Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 328 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 326 visitantes :: 2 motores de buscaMARIO Y. SEGAWA, osso
O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex Jul 24, 2015 9:41 am
Tópicos semelhantes
Anuncios
Nenhum anúncio
Sobre garantia de serviço - Campanha de conscientização ao cliente
+8
rjmagno
Rafael2
Raimundo costa
Edwilson
Ed Franco
Paranista
jailton da silva santos
Malucão da eletrônica
12 participantes
Página 1 de 1
Sobre garantia de serviço - Campanha de conscientização ao cliente
Os fabricantes, assim como os meios de comunicação, etc..., deveriam fazer campanha de conscientização à população, quanto à serviços feitos em equipamentos.
Se um aparelho (por exemplo), foi trocado o saída de som, a garantia é de mão de obra+saída de som, e pronto. NÃO EXISTE garantia total do aparelho, só porque o mesmo foi feito um serviço. Exceto se tratar de aparelho comprado ou trocado. Aí esse mesmo aparelho de som do exemplo, resolve da defeito no leitor óptico, temos que trocar de graça, porque é garantia?
O cliente em si sabe, que nada tem a ver, mas como fala em gastar, o mesmo dá uma de brabo, manhosamente.
Outra visão errada que tem que acabar, é de cliente ficar achando que um aparelho deu defeito em pouco tempo, porque foi consertado... . Tem cliente que eu digo: - Seja técnico(a) amanhã depois, e você verá que terá aparelho que irá voltar, mesmo sendo novo.
Enfim, é preciso conscientizar o cliente dessas coisas!!! Independentemente de um aparelho ser novo ou ter sido consertado, pode dar defeito imprevisivelmente, onde: nem técnico, nem loja, nem fabricante e nem ninguém, pode prever. O bom é que o percentual que retorna em pouco tempo, é um percentual pequeno.
Ah, e a lei? Bom, ao meu ver, existem leis e mais leis, que só servem pra ferrar o sério e certo, e dar brecha ou razão ao errado, e ponto final.
Se um aparelho (por exemplo), foi trocado o saída de som, a garantia é de mão de obra+saída de som, e pronto. NÃO EXISTE garantia total do aparelho, só porque o mesmo foi feito um serviço. Exceto se tratar de aparelho comprado ou trocado. Aí esse mesmo aparelho de som do exemplo, resolve da defeito no leitor óptico, temos que trocar de graça, porque é garantia?
O cliente em si sabe, que nada tem a ver, mas como fala em gastar, o mesmo dá uma de brabo, manhosamente.
Outra visão errada que tem que acabar, é de cliente ficar achando que um aparelho deu defeito em pouco tempo, porque foi consertado... . Tem cliente que eu digo: - Seja técnico(a) amanhã depois, e você verá que terá aparelho que irá voltar, mesmo sendo novo.
Enfim, é preciso conscientizar o cliente dessas coisas!!! Independentemente de um aparelho ser novo ou ter sido consertado, pode dar defeito imprevisivelmente, onde: nem técnico, nem loja, nem fabricante e nem ninguém, pode prever. O bom é que o percentual que retorna em pouco tempo, é um percentual pequeno.
Ah, e a lei? Bom, ao meu ver, existem leis e mais leis, que só servem pra ferrar o sério e certo, e dar brecha ou razão ao errado, e ponto final.
Malucão da eletrônica- Moderador do fórum
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 2000
Cidade/Estado: : Salvador / BA
Humor : Bom
Re: Sobre garantia de serviço - Campanha de conscientização ao cliente
Sempre eu digo: Desde que o aparelho está ligado funcionando ,está sujeito a da defeito a qualquer hora independente se for consertado ou novo.
jailton da silva santos- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 36
Cidade/Estado: : Itabatã Mucuri / Bahia
Se deixar claro os componentes que substituiu e o circuito que foi manutenido, pode limitar tua garantia a esses componentes/circuito. Normalmente sai mais em conta resolver o problema do que arrumar uma boa briga!
Paranista- Moderador do fórum
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
Humor : ótimo
Parabéns, "Malucão da eletrônica" Muito boa postagem. Concordo plenamente.
Mas num país de "isspertos" como esse vai ser difícil não ter problemas com os clientes. É o país da "Lei de Gerson" , hehehehe.
edfranco
Mas num país de "isspertos" como esse vai ser difícil não ter problemas com os clientes. É o país da "Lei de Gerson" , hehehehe.
edfranco
Ed Franco- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 35 anos de experiencia.
Cidade/Estado: : Rio de Janeiro
é amigos, é difícil mesmo a coisa, tem cliente que liga vários aparelhos numa pobre extensão dando mal contatos,e isso com certeza vai diminuir muito a vida útil dos aparelhos novos ou consertados, mas se foi consertados o culpado só é agente, no caso da troca de uma saída de som, o cara passa uma tarde tomando umas com o som no máximo coisa que nunca fez isso quando o som era novo,mas faz agora só pra se der problema correr atrás da garantia, mas é como Paranista falou mesmo, pra se livrar de uma briga em último caso devolvi-se ate o dinheiro kkkk.
Edwilson- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 8 anos
Cidade/Estado: : sao joao do jaguaribe ceara
Já eu só informo em detalhes pro cliente só se for a troca de um componente muito simples, por ex: fusível chaves etc. já em reparos mais complexo, falo mais em termos técnico, independentemente de qual seja o defeito, Já faço toda uma preventiva e consequentemente cobro pela mesma, dando assim uma garantia geral do aparelho.
Raimundo costa- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 2008
Cidade/Estado: : Maranhão
Ao meu ver, o cliente foi e é muito mal acostumado, é tudo questão de lógica: como que posso dar garantia de tudo, se não mexi em tudo? Quer dizer que tenho que assumir uma garantia que o próprio fabricante já encerrou? Ou seja, um aparelho que a garantia era de 1 ano, já acabou porque o mesmo tem por exemplo 2 ano de uso, certo? Aí eu faço um serviço (troco 1 alto-falante por exemplo), e tenho que dar garantia total?
Super errado isso!!!! O brabeza do cliente, não é nem pelo fato em si, mas sim porque terá que GASTAR, no mínimo arcando com o outro componente que queimou.
Vá num dentista por exemplo, extraia um dente, e com 1 mês depois, vá lá pedir pra ele consertar um outro dente que começou a doer, que você vai achar tratamento de graça...Ah se vai...
Vá num eletricista de alto, conserte um farol esquerdo e no outro dia peça pra ele trocar o direito, de graça, porque o mesmo queimou também... A garantia de um dentista é de "todos" os dentes, e a a garantia do eletricista de alto, é de "todo" o carro.
Se houvesse campanha na mídia, rádio, etc..., num instante acabaria com isso, de forma mais rápida. Só que o interesse do sistema, sempre foi e é ferrar o trabalhador correto e dar razão ao erro, infelizmente!!!
Super errado isso!!!! O brabeza do cliente, não é nem pelo fato em si, mas sim porque terá que GASTAR, no mínimo arcando com o outro componente que queimou.
Vá num dentista por exemplo, extraia um dente, e com 1 mês depois, vá lá pedir pra ele consertar um outro dente que começou a doer, que você vai achar tratamento de graça...Ah se vai...
Vá num eletricista de alto, conserte um farol esquerdo e no outro dia peça pra ele trocar o direito, de graça, porque o mesmo queimou também... A garantia de um dentista é de "todos" os dentes, e a a garantia do eletricista de alto, é de "todo" o carro.
Se houvesse campanha na mídia, rádio, etc..., num instante acabaria com isso, de forma mais rápida. Só que o interesse do sistema, sempre foi e é ferrar o trabalhador correto e dar razão ao erro, infelizmente!!!
Essa e uma situaçao complicada,pois um saida de som queimada, um auto falante aberto, um transistor de mute com defeito, falta de alimentaçao no ci de saida de audio.tera basicamente os mesmos sintomas e o cliente como um leigo nao entendera, e vai pensar que o tecnico esta querendo lhe passar a perna, ja que muitos clientes ja tem uma visao negativa em relaçao as assistencias tecnicas.
Rafael2- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : hobista
Cidade/Estado: : sao paulo
Humor : bom
Estou com um caso parecido ou igual.
Consertei um amplificador que estava abrindo o fusível de entrada de tensão.
Só que já se faz dois meses o cliente trouxe novamente com o fusível abrindo,,,que azar o canal que consertei está bom ,deu defeito no outro canal que faz com que o fusível abre também,pois esse amplificador não tem os fusíveis na saída de som e nem tem fusíveis na fonte simétrica.
Como explicar que deu defeito no outro canal?
Só que ele ligou altos falantes a mais,que outra pessoa mim falou,mas ele disse que não.
E o pior que já veio dizendo: tá do mesmo jeito.
Só que já se faz dois meses o cliente trouxe novamente com o fusível abrindo,,,que azar o canal que consertei está bom ,deu defeito no outro canal que faz com que o fusível abre também,pois esse amplificador não tem os fusíveis na saída de som e nem tem fusíveis na fonte simétrica.
Só que ele ligou altos falantes a mais,que outra pessoa mim falou,mas ele disse que não.
Se não der na conversa - o melhor a fazer é resolver o problema.
Por isso que orçamentos muito baratos e achando que fez um bom negocio leva muitos tecnicos a reclamar ou desistir da profissão.
Orce para reparar o amplificador, se der retorno, está dentro do previsto.
Com relação a amplificadores, sou muito criteriosa ao pegar para manutenção, explico bem como deve ligar as caixas e os limites das mesmas (quantia/impedância).
Por isso que orçamentos muito baratos e achando que fez um bom negocio leva muitos tecnicos a reclamar ou desistir da profissão.
Orce para reparar o amplificador, se der retorno, está dentro do previsto.
Com relação a amplificadores, sou muito criteriosa ao pegar para manutenção, explico bem como deve ligar as caixas e os limites das mesmas (quantia/impedância).
tô gostando do assunto amigos, tô aprendendo muito, vocês tão respondendo o que sempre quis perguntar a alguém e não tinha a quem, vamos debatendo quem sabe encontramos uma saída pra esse sufoco hehe.
Edwilson- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 8 anos
Cidade/Estado: : sao joao do jaguaribe ceara
rodiney escreveu:Essa e uma situaçao complicada,pois um saida de som queimada, um auto falante aberto, um transistor de mute com defeito, falta de alimentaçao no ci de saida de audio.tera basicamente os mesmos sintomas e o cliente como um leigo nao entendera, e vai pensar que o tecnico esta querendo lhe passar a perna, ja que muitos clientes ja tem uma visao negativa em relaçao as assistencias tecnicas.
jailton da silva santos escreveu:Estou com um caso parecido ou igual.
Essas são boas observações.
Quando pego um aparelho que retornou, onde o sintoma é o mesmo, porém os componentes causadores são diferentes, eu prefiro reparar e devolver, sem cobrar. Ou então devolvo o aparelho e o dinheiro, se por algum motivo, não der preu reparar.
Cliente, na maioria das vezes pensa da seguinte forma: "
Mexeu no meu aparelho, o filho é dele". Ta na garantia do serviço. E olhe lá até ele entender que a peça que queimou não tem nada a ver com o reparo que foi executado em seu aparelho.
Aparelhos amplificadores são os campeões.
Mexeu no meu aparelho, o filho é dele". Ta na garantia do serviço. E olhe lá até ele entender que a peça que queimou não tem nada a ver com o reparo que foi executado em seu aparelho.
Aparelhos amplificadores são os campeões.
rjmagno- Moderador do fórum
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
Cidade/Estado: : Rio de Janeio / RJ
Humor : Normal
Malucão da eletrônica escreveu:
Quando pego um aparelho que retornou, onde o sintoma é o mesmo, porém os componentes causadores são diferentes, eu prefiro reparar e devolver, sem cobrar. Ou então devolvo o aparelho e o dinheiro, se por algum motivo, não der preu reparar.
Acho a melhor maneira de resolver o problema, porque cliente alguns são compreensivos, outros nem tanto.
Marcelo Minas- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 de Setembro 1985
Cidade/Estado: : Minas Gerais
quando chega um cliente querendo que eu repare um serviço que eu não mexi só porque esta na garantia , uso exemplos de oficinas mecanicas , digo que quando um carro da defeito na suspensão não tem o porque mexer no motor , explico que dentro de um aparelho eletrônico os circuitos são separados e agente conserta só onde deu o defeito , ja explico na entrega do aparelho que a garantia que estou dando vai cobrir somente o defeito consertado , ja digo garantia só se voltar o mesmo defeito , em casos de cliente cri cri, eu digo ,olha posso até resolver mas como o defeito é outro e ainda esta na garantia você não me paga a mão de obra mas paga o componente.
Gamaliel- Participante
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 16 anos
Cidade/Estado: : guararapes
Esse assunto meus amigos é como se diz: "dá mto pano pra manga" sabemos perfeitamente que a lei favorece o consumidor, a polêmica sempre gira em torno das mesmas situações: garantia, cliente manda consertar e não retira, posso levar amanhã passo para pagar? e por aí vai..... esses fatores acabam por defasar e até mesmo levar mtos amigos a desistirem da profissão. Quem que teve ou vai ter uma discussão com um cliente? sabemos perfeitamente que o mercado de peças em alguns casos nos colocam em situações de "risco" peças FALSAS....e aí como é bem explicado se trabalha duas vezes e de graça. Eu penso que em anos futuros mtos técnicos vão se direcionar para outras áreas, a lei da sobrevivência nos obriga a trilhar caminhos diferentes, em um futuro próximo não haverá mais reparos e sim trocas de sistemas (placas) querem um exemplo? no Japão, na Ásia, em países desenvolvidos...tem técnicos? sim tem técnicos mas não em troca de peças e sim de sistemas mais avançados. Em resumo meus amigos, ou se aprimoramos em novas tecnologias ou ficaremos sendo acervos de museu...
O cliente no fundo, sabe que nada tem a ver. O fato de cliente ficar brabo, é o GASTAR.
Tanto é que, se por exemplo, um aparelho retorna com um defeito totalmente diferente, e você diz que irá consertar na garantia, ou então irá devolver o dinheiro, não tem problema, correto? Agora, quando fala em pagar, aí tem brabeza, incompreensão manhosa, etc... .
Quer ver uma coisa? Digamos que consertei uma placa de fonte de uma tv, e com pouco tempo (no período de garantia) a mesma retorna com a tela com defeito, e o cliente quer que por quer, que você ajeite sem cobrar... . Sei que o certo, seria o cliente pagar pela tela e eu colocar sem cobrar mão de obra, ou caso não queira pagar, levar sem consertar e não teríamos que devolver dinheiro, certo? Mas se assim o cara não quiser, como citaram aí e sabemos, que tem cliente brabinho de manha, eu devolvo é o dinheiro dele, que sai até mais barato e prático pra mim (mais barato até que uma ela em muitos casos) e ele que fique com o aparelho dele sem consertar.
Enfim, se o cliente for muito chato, incompreensivo, etc..., prefiro me sair dele, devolvendo aparelho e dinheiro, a depender do caso. Mas repito: isso não é o correto, seria preciso que houvessem campanhas de conscientização ao óbvio.
Tanto é que, se por exemplo, um aparelho retorna com um defeito totalmente diferente, e você diz que irá consertar na garantia, ou então irá devolver o dinheiro, não tem problema, correto? Agora, quando fala em pagar, aí tem brabeza, incompreensão manhosa, etc... .
Quer ver uma coisa? Digamos que consertei uma placa de fonte de uma tv, e com pouco tempo (no período de garantia) a mesma retorna com a tela com defeito, e o cliente quer que por quer, que você ajeite sem cobrar... . Sei que o certo, seria o cliente pagar pela tela e eu colocar sem cobrar mão de obra, ou caso não queira pagar, levar sem consertar e não teríamos que devolver dinheiro, certo? Mas se assim o cara não quiser, como citaram aí e sabemos, que tem cliente brabinho de manha, eu devolvo é o dinheiro dele, que sai até mais barato e prático pra mim (mais barato até que uma ela em muitos casos) e ele que fique com o aparelho dele sem consertar.
Enfim, se o cliente for muito chato, incompreensivo, etc..., prefiro me sair dele, devolvendo aparelho e dinheiro, a depender do caso. Mas repito: isso não é o correto, seria preciso que houvessem campanhas de conscientização ao óbvio.
nessa questão de retorno em garantia quando muitas vezes é apenas um resistor e que ñ deu muito trabalho pra se localizar ou outro reparo simples assim, até podemos fazer.mais digo uma coisa.95% dos aparelhos que retornão não é o mesmo defeito ou peça que foi subistituida e sim outro defeito que resolvel se manifestar para nos complicar.sempre digo garanto a peça que coloquei e explico o setor EX;VERTICAL/ HORIZONTAL/...etc para tentar previnir algumas cituações futuras.essa semana concertei uma tv que não ligava,entreguei funcionando epouco mais de uma hora ela voltou sem funciona.só que dessa vez foi apenas o botão que fica junto com chave geral que simplesmente resolvel quebrar e ñconseguia empurrar a chave para ligar.em 10minutos isso foi resolvido e explicado para o cliente que entedeu a situação.
p- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 7 anos
Cidade/Estado: : jupi pe
Para certos clientes problemáticos, é bom fazer o seguinte: se substituiu uma placa por exemplo, é bom guardar a placa ruim pelo menos durante os 90 dias, marcando na mesma, a data de saída do aparelho, porque, se o aparelho retorna por exemplo, com a tela ruim, e o cliente quer bancar o esperto ou brabo, achando que você tem que trocar tela na garantia, você pode simplesmente repor a placa ruim, devolver o aparelho como estava, e ficar com sua placa boa.
Ai depois você pode mercar a placa na internet ou em grupo de whatsapp de trabalho (pra quem tem como eu), e alguém comprando, você vem a amenizar seu prejuízo.
Sai bem melhor pra você fazer assim e não tem cliente pra obrigar você trocar tela, que apesar de não ter nada a ver, a mesma seria uma nota.
Ai depois você pode mercar a placa na internet ou em grupo de whatsapp de trabalho (pra quem tem como eu), e alguém comprando, você vem a amenizar seu prejuízo.
Sai bem melhor pra você fazer assim e não tem cliente pra obrigar você trocar tela, que apesar de não ter nada a ver, a mesma seria uma nota.
p escreveu:...mais digo uma coisa.95% dos aparelhos que retornão não é o mesmo defeito ou peça que foi subistituida e sim outro defeito que resolvel se manifestar...
Pura verdade...
O bom é que o número de aparelhos, que retorna num espaço curto de tempo, é um número pequeno. Mas como dito aí, a maioria dessa minoria que retorna, o defeito apresentado, nada tem a ver com o serviço feito.
é verdade a maioria dos retornos , é outro defeito que temos que resolver, comigo aconteceu a seguinte situação mes passado, consertei a fonte de uma tv semp 29polegada, com mais ou manos 15 dias a tv voltou parada mas o defeito agora era flay-back, mas o sintoma era o mesmo tv não ligava nesse caso o cliente não quais conversa, ainda bem que eu tinha um flay no meu estoque ,senão teria que comprar e por para o cliente sem cobrar .
Gamaliel- Participante
Tomar cuidado com "orçar" um aparelho e orçar um defeito!
entendido amigo paranista ,no dia da entrega do aparelho , disse para o cliente que o defeito estava na fonte , tentei esplicar que a tv voltou com outro problema , mas o cliente se fazendo de desentendido só dizia, esta a mesma coisa tv não liga , vai esplicar que o defeito é horizontal.
Gamaliel- Participante
se orçarmos o aparelho temos que dar gantia total do aparelho , eu costumo sempre passar orçamento do defeito que estou consertando , com isso sempre tive pouca dor de cabeça com retornos.
Gamaliel- Participante
Pior para ferrar o cara mais ainda e os aparelhos com tantas proteções, da à entender que o defeito é o mesmo,pois dependendo do aparelho com defeito em quase todas as etapas o aparelho desliga. Como por exemplo: Defeito no vertical ou no horizontal ou no amplificador de som os sintomas é o mesmo.