Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.

Menu de navegação


Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:






---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================



================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br


_________________
Últimos assuntos
» a decadência da minha eletronica
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyHoje à(s) 10:07 por adriano cesar

» Pré Amplificador CSR Pr Mod Pr-2002
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyOntem à(s) 20:38 por Julio Penna

» Philips Cineos 34PT8422/77 DÚVIDA SOBRE TUBO
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyOntem à(s) 10:52 por MARIO Y. SEGAWA

» Tv hbtv Buster 32l05hd com linhas e imagem travando,e duplicando sem definição.
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyOntem à(s) 05:40 por Guitamukeka

» Firmaware tv philcó PH4t21dg
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQua 15 maio 2024, 23:58 por Maurício godoy

» fonte roteador STARLINK UTP-211C - Identificar diodos SMD NN FM
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQua 15 maio 2024, 20:52 por leandrovivo

» Mesa Ciclotrom Wattsom MXS12II
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQua 15 maio 2024, 16:29 por Eletronica Zukata

» Abrir minha eletrônica ou não, rsrs?!!
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyTer 14 maio 2024, 13:20 por Paranista

» Minisystem cce md3280 não, N tem standby
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyTer 14 maio 2024, 13:17 por Paranista

» Caixa amplificada amvox aca 221 gigante ll . Não carrega bateria
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyTer 14 maio 2024, 09:17 por Pedro Espíndola Neto

» Minisystem cce md3280 não, N tem standby
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySáb 11 maio 2024, 21:13 por Rafael2

» CAIXA DE SOM SOUND BOX FX15 qual valor de R29 e R39..?
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySáb 11 maio 2024, 15:51 por ITA SOM

» Caixa de som multilaser sp359 não liga
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySex 10 maio 2024, 20:47 por Rafael2

» SOM AIWA Z-R997 TRAVADO - SÓ ACENDE PAINEL DE BOTÕES!
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQui 09 maio 2024, 14:12 por Paranista

» Tv semp TCL 32lL800 sem imagem Resolvido
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQua 08 maio 2024, 17:45 por nagkiller

» Esquema do cce md3280
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySeg 06 maio 2024, 22:17 por Rafael2

» Microonda ELECTROLUX MEF33 sem funcionar porcoes liga e cancela Resolvido
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySeg 06 maio 2024, 13:27 por everardes

» Esquema do cce md3280
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySeg 06 maio 2024, 12:01 por francisco constantino

» Módulo taramps TA-3500D liga normal, porém sem áudio
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyDom 05 maio 2024, 14:44 por Nill

» Duvida slot microSD
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyDom 05 maio 2024, 07:52 por gamemaniaco

» Alguém teria o arquivo raiz do receptor Neonsat Tro HD e do receptor satmax 5?
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySáb 04 maio 2024, 07:28 por Claude

» CIRCUITO INTEGRADO USADO NO GRDIENTE PRO1200
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySex 03 maio 2024, 22:33 por Rafael2

» atualizaçao tv philips 42pfl3008d/78
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQui 02 maio 2024, 19:06 por tokiotecnica

» Tv philips 50pug6654, liga tem som,mas não tem imagem
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQui 02 maio 2024, 13:24 por Renaldo Domingos

» [Resolvido]DVD H Buster HBD-9540AV não liga
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyQui 02 maio 2024, 08:52 por Rosélio

» Micro System LG Xboom cm9740 não sai som nas caixas de som
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyTer 30 Abr 2024, 15:52 por sugeda

» CIs damplaca Tcon
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyTer 30 Abr 2024, 12:01 por nagkiller

» Microondas Brastemp MOD- BHS 27A BHNA, visor indicando ERR 3
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptySeg 29 Abr 2024, 19:22 por tokiotecnica

» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyDom 28 Abr 2024, 13:49 por MARIO Y. SEGAWA

»  Aqui no fórum vemos de tudo
Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! EmptyDom 28 Abr 2024, 13:22 por MARIO Y. SEGAWA

Quem está conectado?
283 usuários online :: 4 registrados, 0 invisíveis e 279 visitantes :: 1 motor de busca

everardes, LuizHenrique, MARIO Y. SEGAWA, WALTER JANSEN

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios

    Nenhum anúncio


    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    5 participantes

    Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Sáb 24 Jun 2023, 22:46

    Ontem, dia 23 de junho de 2023, retirei de um despertador de marca chinesa, três pilhas alcalinas, AAA, da marca Panasonic. Esse despertador parou de funcionar. Fui retirar essas pilhas para medir sua tensões. A primeira pilha apresentou 1,1V, e a segunda 1,05V, ambas com deflexão do ponteiro do multímetro deslocando para direita. A terceira pilha causou deflexão do ponteiro para esquerda, indicando -0,6V ou seja 0,6V negativo. Repeti as medições umas três vezes, em nenhum momento, eu inverti as ponteiras do multímetro. Eu, em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto, uma pilha trocar de polaridade!!! Pode ser que isso aconteceu porque perdeu totalmente a carga!!! Será que alguém, aqui, do Fórum, já presenciou isso??? Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Question Question Question
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por nagkiller Dom 25 Jun 2023, 11:02

    Essa é nova pra mim também.

    Mas e ai, vc colocou 3 pilhas novas e o equipamento voltou a funcionar?

    Será que não é alguma gambiarra no projeto?

    Todas elas são ligadas em serie ou alguma delas é ligada em outra etapa do circuito?

    Flw...

    _________________
    No mundo só existem 10 tipos de pessoas: as que conhecem binário e as que não conhecem!!!
    nagkiller
    nagkiller
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1990
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2854
    Idade : 43
    Cidade/Estado: : Garça - São Paulo
    Humor : Depende
    Data de inscrição : 23/11/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Dom 25 Jun 2023, 13:26

    nagkiller escreveu:Essa é nova pra mim também.

    Mas e ai, vc colocou 3 pilhas novas e o equipamento voltou a funcionar?

    Será que não é alguma gambiarra no projeto?

    Todas elas são ligadas em serie ou alguma delas é ligada em outra etapa do circuito?

    Flw...

    O relógio despertador/termômetro da marca chinesa funciona normalmente, porém consome demasiadamente a corrente enfraquecendo a carga das pilhas. Em pouco tempo que o deixei com pilhas no compartimento, parou de funcionar. Fui retirar essas pilhas do despertador para medir suas tensões, para minha surpresa, uma delas perdeu tanta carga que fez o ponteiro do multímetro movimentasse para esquerda, indicando -0,6V ou 0,6 V negativo.

    A grande novidade está em uma das pilhas, que internamente trocou de polaridade, após a carga da mesma ficar menor que Zero volt. Quanto ao equipamento(relógio despertador) funciona normalmente, porém seu circuito está consumindo excessivamente corrente elétrica levando o desgaste prematuro das carga das pilhas.

    Dado ao seu alto consumo de corrente elétrica, o jeito é deixar o despertador ligado diretamente 24 horas por dia na tomada, e deixar as três pilhas novas no seu compartimento para evitar interrupção no funcionamento numa eventual queda de energia elétrica.

    Em se tratando de um projeto chinês tudo pode acontecer ...........

    Externamente não encontrei nenhum parafuso, nem mesmo no interior do compartimento das pilhas para que pudesse levar à abertura do mesmo para se observar melhor os detalhes internos. O porta pilhas foi feito para receber três pilhas, do tipo AAA, em série. pos





    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por Valdeni Oliveira Seg 26 Jun 2023, 22:55

    Tempos atrás eu comprei uma bateria 9v que veio com a polaridade invertida, erro de fábrica kkkk.

    Coisas raras de acontecer, mas acontece!

    _________________
    **Canal do fórum Eletrônica-2002 no Youtube, se inscreva para apoiar o canal!**
    https://www.youtube.com/user/eletronica2002/videos


    **Site da Eletrônica-2002**
    http://www.eletronica2002.com.br/index.htm
    Valdeni Oliveira
    Valdeni Oliveira
    Administrador fundador do fórum2002
    Administrador fundador do fórum2002

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1984
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 48722
    Idade : 59
    Cidade/Estado: : Guaíba / RS
    Humor : Bom
    Data de inscrição : 03/06/2008

    http://www.eletronica2002.com.br/index.html

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Ter 27 Jun 2023, 13:58

    Valdeni Oliveira escreveu:Tempos atrás eu comprei uma bateria 9v que veio com a polaridade invertida, erro de fábrica kkkk.  

    Coisas raras de acontecer, mas acontece!

    Faz muito tempo atrás, lá na década dos anos 80, eu cheguei a comprar o transistor cuja face apresentava a inscrição BC-548, um NPN, entretanto, nos testes desse transistor, internamente, tratava-se de um transistor PNP. Esse fabricante deve ter trocado os lotes de transistor NPN por PNP. Shocked
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por Valdeni Oliveira Ter 27 Jun 2023, 14:22

    MARIO Y. SEGAWA escreveu:
    Valdeni Oliveira escreveu:Tempos atrás eu comprei uma bateria 9v que veio com a polaridade invertida, erro de fábrica kkkk.  

    Coisas raras de acontecer, mas acontece!

    Faz muito tempo atrás, lá na década dos anos 80, eu cheguei a comprar o transistor cuja face apresentava a inscrição BC-548, um NPN, entretanto, nos testes desse transistor, internamente, tratava-se de um transistor PNP. Esse fabricante deve ter trocado os lotes de transistor NPN por PNP.  Shocked

    A uns 6-7 anos atrás também passei por isso, comprei uns transistores pela net que era para ser NPN e veio PNP, ainda bem que pude devolver kkk.

    Outro dia, comprei uns MPF102 que era para ser FET, e veio transistor normal medindo igual a um BC548 kkkk, ainda tenho eles aqui, pois estes não devolvi, porem não serve pra nada, pois não se sabe do que se trata Laughing

    _________________
    **Canal do fórum Eletrônica-2002 no Youtube, se inscreva para apoiar o canal!**
    https://www.youtube.com/user/eletronica2002/videos


    **Site da Eletrônica-2002**
    http://www.eletronica2002.com.br/index.htm
    Valdeni Oliveira
    Valdeni Oliveira
    Administrador fundador do fórum2002
    Administrador fundador do fórum2002

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1984
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 48722
    Idade : 59
    Cidade/Estado: : Guaíba / RS
    Humor : Bom
    Data de inscrição : 03/06/2008

    http://www.eletronica2002.com.br/index.html

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Ter 27 Jun 2023, 15:00

    Valdeni Oliveira escreveu:
    MARIO Y. SEGAWA escreveu:
    Valdeni Oliveira escreveu:Tempos atrás eu comprei uma bateria 9v que veio com a polaridade invertida, erro de fábrica kkkk.  

    Coisas raras de acontecer, mas acontece!

    Faz muito tempo atrás, lá na década dos anos 80, eu cheguei a comprar o transistor cuja face apresentava a inscrição BC-548, um NPN, entretanto, nos testes desse transistor, internamente, tratava-se de um transistor PNP. Esse fabricante deve ter trocado os lotes de transistor NPN por PNP.  Shocked

    A uns 6-7 anos atrás também passei por isso, comprei uns transistores pela net que era para ser NPN e veio PNP, ainda bem que pude devolver kkk.

    Outro dia, comprei uns MPF102 que era para ser FET, e veio transistor normal medindo igual a um BC548 kkkk, ainda tenho eles aqui, pois estes não devolvi, porem não serve pra nada, pois não se sabe do que se trata Laughing

    Com fabricantes chineses dominando o mercado mundial de semicondutores, tudo poderá acontecer .... precisamos ficar bem atentos quanto à procedência desses semicondutores na hora de adquirir componentes. pos
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Valdeni Oliveira gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por Márcio Elias de Morais Seg 10 Jul 2023, 09:03

    Geralmente esses relógios que usam displays de LED, consomem muita carga das pilhas. Se esse for o caso, considere como normal. Geralmente as pilhas é só pra salvar em caso de falta de energia da rede. Quanto a a inversão da polaridade, é normal , pois desde que as pilhas descarregaram, houve uma polarização inversa nos polos da pilha e se estabeleceu uma carga inversa da mesma.
    avatar
    Márcio Elias de Morais
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 25 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Recife/PE
    Data de inscrição : 30/01/2013

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por ronaldo silva sanos Ter 11 Jul 2023, 13:57

    sim aconteceu comigo, polaridade invertida kkkk, pior que foi a mesma marca panasonic AA
    são essas panasonic cor de ouro com vermelho do lado do negativo
    ronaldo silva sanos
    ronaldo silva sanos
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 10 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 802
    Idade : 38
    Cidade/Estado: : perdizes - mg
    Data de inscrição : 18/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por Valdeni Oliveira Qua 19 Jul 2023, 00:05

    Há algumas circunstâncias em que uma pilha pode inverter sua polaridade. Uma delas é se a pilha for exposta a um curto-circuito. Quando isso acontece, a corrente flui muito rapidamente através da pilha e pode causar a inversão da polaridade. Outra circunstância em que uma pilha pode inverter sua polaridade é se for exposta a uma voltagem muito alta. Quando isso acontece, a voltagem pode causar a inversão da polaridade da pilha.

    A inversão da polaridade de uma pilha pode causar vários problemas. Um problema é que a pilha pode não ser mais capaz de fornecer energia. Outro problema é que a pilha pode vazar ou explodir. Se você achar que uma pilha teve sua polaridade invertida, é importante descartá-la de forma segura.

    Aqui estão algumas dicas para evitar a inversão da polaridade de uma pilha:

    Evite curto-circuitar a pilha.
    Não exponha a pilha a voltagens muito altas.
    Use o tipo de pilha correto para o dispositivo.
    Instale as pilhas corretamente.
    Armazene as pilhas em um local fresco e seco.
    Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a proteger suas pilhas contra a inversão da polaridade.

    _________________
    **Canal do fórum Eletrônica-2002 no Youtube, se inscreva para apoiar o canal!**
    https://www.youtube.com/user/eletronica2002/videos


    **Site da Eletrônica-2002**
    http://www.eletronica2002.com.br/index.htm
    Valdeni Oliveira
    Valdeni Oliveira
    Administrador fundador do fórum2002
    Administrador fundador do fórum2002

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1984
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 48722
    Idade : 59
    Cidade/Estado: : Guaíba / RS
    Humor : Bom
    Data de inscrição : 03/06/2008

    http://www.eletronica2002.com.br/index.html

    Ir para o topo Ir para baixo

    Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!! Empty Re: Em toda vida de técnico, eu nunca tinha visto isso!!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos