Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 330 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 329 visitantes :: 2 motores de buscaallexborrero
O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Tópicos semelhantes
Anuncios
Nenhum anúncio
informações
2 participantes
Página 1 de 1
informações
Amigos, gostaria de saber, principalmente dos amigos que trabalham com notebooks, qual a porcentagem (aproximada) de defeitos em BGA.
Ex: de Cada 100 notebook que entra na sua oficina para manutenção qual a porcentagem que o defeito foi na BGA, 20% ? 40 % ? etc.
É que fiz um curso recentemente de manutenção em notebook e em nenhum momento foi citado esse defeito durante o curso e as oficinas daqui, todo not que se leva pra eles, eles apontam o defeito na BGA, gostaria de ter uma idéia
sobre isso.
Obrigado a todos.
Ex: de Cada 100 notebook que entra na sua oficina para manutenção qual a porcentagem que o defeito foi na BGA, 20% ? 40 % ? etc.
É que fiz um curso recentemente de manutenção em notebook e em nenhum momento foi citado esse defeito durante o curso e as oficinas daqui, todo not que se leva pra eles, eles apontam o defeito na BGA, gostaria de ter uma idéia
sobre isso.
Obrigado a todos.
Joãocm- Técnico
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 10 anos e aprendendo
Cidade/Estado: : Rio Claro/SP
Humor : ótimo
Re: informações
depende do tipo de defeito apresentado pelo not,se for leds acendendo e tela não tem imagem,aqui na oficina de cada 10 que chegam com esse sintoma 7 é o dito bga,más veja bem!desses 7 somente um ou dois é preciso substituir o bga.
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Informática desde 2002 Eletrônica desde 2009
Cidade/Estado: : Campo Grande/ Mato Grosso do Sul
Humor : Gosto De Contar Piadas! As Vezes Sou Um Comecozinho.
Ok amigo edinho, no caso, como você diz 1 ou 2 é preciso substituir, o restante seria então apenas a ressolda ? (sem tirá-lo da placa ) ou seja apenas aquecê-lo novamente com a estação de infra ? seria isso ?
Obrigado pelo retorno
Obrigado pelo retorno
Joãocm- Técnico
No meu caso é 20% é caso de solda fria na BGA que entra na minha oficina por causa da lei de 2006 proibida à fabricação e exportação de eletrônicos com solda que contém chumbo.
Os 50% são defeitos nos reguladores de tensão da fonte e chaveadores pela péssima qualidade dos fornecedores de energia elétrica.
Os 30% é problemas no sistema de carregador de bateria e fonte inverter da tela LCD.
Para fazer um trabalho na garantia quando é BGA eu faço o seguinte: Eu retiro o BGA, limpo, coloco esferas com chumbo e faço o retraballho com estação de ar quente. E que se dane o meio ambiente, que é pura hipocrisia global
Espero que esta informação seja útil ao amigo...
Os 50% são defeitos nos reguladores de tensão da fonte e chaveadores pela péssima qualidade dos fornecedores de energia elétrica.
Os 30% é problemas no sistema de carregador de bateria e fonte inverter da tela LCD.
Para fazer um trabalho na garantia quando é BGA eu faço o seguinte: Eu retiro o BGA, limpo, coloco esferas com chumbo e faço o retraballho com estação de ar quente. E que se dane o meio ambiente, que é pura hipocrisia global
Espero que esta informação seja útil ao amigo...
Convidad- Convidado
Amigo Anderson M, eu entendi sua explicação, mas me diga, você tira o BGA com a estação de infra vermelho ? qual técnica você usa para retirar o BGA ?, porque tentei com a estação de ar quente numa placa velha ( para treinamento ) e não consegui retirar, o que estou fazendo de errado ?
Obrigado amigo pela ajuda
Joãocm- Técnico
Joãocm escreveu:Amigo Anderson M, eu entendi sua explicação, mas me diga, você tira o BGA com a estação de infra vermelho ? qual técnica você usa para retirar o BGA ?, porque tentei com a estação de ar quente numa placa velha ( para treinamento ) e não consegui retirar, o que estou fazendo de errado ?
Bom amigo, eu uso estação de ar quente mesmo para retirar e recolocar a BGA. Vc deve estar errando em três processos.
1º Vc deve fazer um pré aquecemento com uma temperatura de 50º graus na PCI para evitar que o choque térmico de trincar a PCI.
2º Passo o fluxo de solda em pasta em todo corpo da BGA, É para melecar mesmo sem perdão.
3º Vc regula o aquecimento da estação para 250º e regule a pressão do ar para um fluxo de ar médio.
4º Passe o ar em todo o corpo da BGA e com uma pinça de sucção puxe para cima para retirar o BGA.
Detalhe: Coloque papel alumínio na PCI e só deixe onde vc vai trabalhar livre. O papel alumínio evita vc de soltar os componentes SMDs da placa sem querer com o fluxo de ar quente.
Faça o teste aí, é questão de praticar amigo, cada um tem uma maneira de fazer este tipo de serviço, estou postando como eu faço e apresenta um excelente resultado.
Convidad- Convidado
Ok amigo, vou seguir os seus passos para ver se consigo aprender essa técnica, vou fazer o teste em uma placa velha, depois vou postar aqui os passos que fiz aí se você puder me corrigir eu te agradeço, pois preciso aprender esse serviço.
Obrigado pela sua atenção e boa vontade.
Joãocm- Técnico
Joãocm escreveu:Ok amigo, vou seguir os seus passos para ver se consigo aprender essa técnica, vou fazer o teste em uma placa velha, depois vou postar aqui os passos que fiz aí se você puder me corrigir eu te agradeço, pois preciso aprender esse serviço.
Beleza amigo, esta minha técnica o BGA sai como manteiga, mas vc deve praticar bastante que vc consegue retirá-lo. Lembre-se passe bastante fluxo de solda em pasta na parte de cima do BGA, pois no modo seco não vai dar certo.
Estamos aí amigo, boa sorte
Convidad- Convidado
é isso mesmo amigo,90% dos notes que entram aqui na oficina para conserto em bga,é só fazer uma resolda no danado,hoje eu trabalho com uma estação,más já fiz muitas resoldas em bga com secador de cabelos,e dava certo,nunca tive retorno,outro macete amigo,eu ganho uma graninha legal,vendendo notebook cooler para os clientes que me trazem notes com problemas de bga,eu incentivo eles a comprarem o cooler,dizendo que sem o cooler o note poderá apresentar o defeito novamente e tals,alem de ganhar uns trocos vendendo o cooler ainda garanto que o note que foi feito o retrabalho não dara retorno,pois o que provoca o problema no bga é o superaquecimento.Joãocm escreveu:Ok amigo edinho, no caso, como você diz 1 ou 2 é preciso substituir, o restante seria então apenas a ressolda ? (sem tirá-lo da placa ) ou seja apenas aquecê-lo novamente com a estação de infra ? seria isso ?
Obrigado pelo retorno
amigo edinho, eu já ouvi falar por aqui, que alguns técnicos depois de aquecer a bga eles costumam acelerar o cooler e isso também ajuda para sair um serviço legal, e evitar retorno, ainda não sei fazer isso, porque estou começando agora a mexer com nots.
Valeu pelas dicas
Valeu pelas dicas
Joãocm- Técnico
Outra dúvida amigos, Já vi por aqui uma Adaptação que eles usam um soprador térmico acoplado a estação de ar quente, no caso, a estação estaria servindo apenas como um regulador de temperatura e ar, porque o que estaria aquecendo mesmo seria o soprador, alguém ja viu isso, saberia me orientar como montar uma estação dessas, com essa adaptação ?
Obrigado a todos
Obrigado a todos
Joãocm- Técnico
Colegas, tentei uma experiência por aqui e gostaria de saber a opinião de vocês que são feras no assunto:
Teve colega que disse fazer com secador de cabelos, outros com soprador então resolvi tentar da seguinte maneira:
Comprei um soprador térmico de 220 V e acoplei um termometro digital
deixei o mesmo programado para 380 gaus e coloquei sobre uma placa de sucata, atingiu os 380 graus em menos de 2 minutos e chegou até soltar a BGA da placa, acredito que nem precise de uma temperatura dessas, mas para o teste foi bom.
O que vocês acham ? dá pra trabalhar assim ? qual temperatura vocês aconselham ?
obrigado a todos
Teve colega que disse fazer com secador de cabelos, outros com soprador então resolvi tentar da seguinte maneira:
Comprei um soprador térmico de 220 V e acoplei um termometro digital
deixei o mesmo programado para 380 gaus e coloquei sobre uma placa de sucata, atingiu os 380 graus em menos de 2 minutos e chegou até soltar a BGA da placa, acredito que nem precise de uma temperatura dessas, mas para o teste foi bom.
O que vocês acham ? dá pra trabalhar assim ? qual temperatura vocês aconselham ?
obrigado a todos
Joãocm- Técnico
olha amigo acredito que dessa forma tu vai danificar tanto o chip quanto os componentes próximos a ele,pois o bico do soprador é muito largo e vai espalhar o ar quente,aqui eu já consigo começar a retirar o chip quando atinge 260 graus,más para ter sucesso tu tem que usar bastente fluxo,passe fluxo em uma das laterais entre o chip e a placa sempre tomando cuidado para o fluxo não cair em cima do chip,tu deve aquecer debaixo para cima,começe a aqueçer e assim que tu notar que o fluxo atravessou,ai tu bota o aquecedor rapidamente em cima do chip,a distancia tu tem que controlar na hora ,faça movimentos circulares em cima do chip,assim que tu notar que o chip está se soltando,tu começa a empurralo de lado nunca puche para cima porque fazendo isso tu pode correr o risco de arrancar as trilha da placa e com isso condenala...amigo eu citei mais acima que já usei no passado um secador de cabelos,más era somente para aquecer o chip e não para tiralo,a ferramenta indicada e é a unica ferramenta indicada é a estação de retrabalho,não tente com outra ferramenta pois no lugar de consertar tu vai danificar mais,mesmo com a estação já é complicado para muitos,agora tu imagina com outra ferramenta que não seja a indicada.
É isso amigo edinho que estou querendo no momento, somente aquecer o chip, mas preciso saber como fazer, qual temperatura,como medir esa temperatura etc,
obrigado aí amigo pela ajuda
obrigado aí amigo pela ajuda
Joãocm- Técnico
bem amigo,eu recuperei muitos notes com esse procede,más não era nada técnico,não tinha uma temperatura expecifica e nem um tempo determinado,eu isolava a placa do note com papel aluminio deixando somente o chip a vista,em seguida eu ia aquecendo ele com movimentos circulares,aproximava e distanciava o secador,ficava aquecendo ele por aproximadamente dois minutos,era raro um que não dava certo,alguns voltavam com o mesmo problema um mes depois outros dois meses e outros nunca voltaram,e é por essa inconstancia que não se pode adotar como um serviço técnico,se for usar esse procede,não esqueça de isolar bem a placa e retire tudo da placa inclusive a placa wirelles e tome cuidado com o teclado pois o calor pode empenar ele,boa sorte.
o que eu fazia era bem parecido com isso:
só que eu não chegava a tirar o chip,só aquecia.
só que eu não chegava a tirar o chip,só aquecia.
Valeu edinho, obrigado pela ajuda e pelo video, estou pensando futuramente investir numa estação de retrabalho em bga, mas está muito caro e no momento não posso.
Joãocm- Técnico
Edinhocg®- Técnico
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ontem à(s) 19:50 por celso.pereira
» Peças de reposição
Ontem à(s) 14:34 por prva
» Tv LCD Sony kdl55hx755 - Liga gera imagem e tem som mas backligh apagado.
Ontem à(s) 14:13 por Jadson G. Nascimento
» tcl 43s5300 a tela fica alternando cores verm aazul verd
Ontem à(s) 10:50 por manoel lima
» Radio cmik-mk-918 som baixo
Seg 25 Nov 2024, 17:46 por antonio benedito de queir
» Akai AA-A35 Display apagado
Seg 25 Nov 2024, 17:32 por city2010
» TV STI DL3270 A W , sem audio
Seg 25 Nov 2024, 14:00 por valdircp
» OU O FÓRUM ACABOU OU NINGUÉM PARTICIPA DO FÓRUM MAIS.
Sáb 23 Nov 2024, 09:09 por Paranista
» Tv lcd,marca Aoc, modelo- LE 39D0330 -defeito,só liga depois de um tempo(quando aquece)
Sáb 23 Nov 2024, 08:28 por jailton da silva santos
» Notbook asus mod. X44C K43L versão 1 preciso do esquema
Sáb 23 Nov 2024, 02:30 por willian8952
» ameaçado por nao consertar aparelho por falta de peças
Sex 22 Nov 2024, 22:19 por joaquimrosadesouza
» Componentes estourados Fonte Usina Spark 120A
Sex 22 Nov 2024, 21:13 por antonio carlos bitti
» fonte usina 60 amperes cai tensao qdo conecta bateria
Sex 22 Nov 2024, 21:04 por antonio carlos bitti
» Tv Philips 50pug6654/78 sem imagem
Sex 22 Nov 2024, 16:02 por SEBCICM
» PS2 Slim 90k testar entradas do memory card
Sex 22 Nov 2024, 11:51 por gamemaniaco
» Procuro a placa lateral do sistema de som Sony MHC-GTX88 e Ci BD3451KS
Sex 22 Nov 2024, 10:16 por Silas Silva Nogueira
» fonte taramps tef 60 amperes ci estourado
Qui 21 Nov 2024, 19:27 por antonio carlos bitti
» [Resolvido] TV PLASMA SAMSUNG PL51F4900AG Não liga , led stand by piscando ( RESOLVIDO )
Qui 21 Nov 2024, 13:28 por Paranista
» TV LG MODELO 42LB5600 ACENDE O LED MAS NÃO LIGA
Qua 20 Nov 2024, 18:27 por Tales g
» Compro placa principal da LG 42lh45ed ou 42lh40ed
Seg 18 Nov 2024, 11:22 por Paulo Costa II
» Som Philips fw c 505 Ajuda entender o esquema
Sáb 16 Nov 2024, 10:03 por nagkiller
» (Resolvido) AIWA NSXF959 SEM SOM MÉDIOS AGUDOS
Sáb 16 Nov 2024, 00:31 por ZACREAL
» como descartar TRC
Sex 15 Nov 2024, 08:32 por jailton da silva santos
» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Sex 15 Nov 2024, 00:59 por MARIO Y. SEGAWA
» compro placa pricipal tv lg 50pb560
Qua 13 Nov 2024, 11:11 por Eletronica Manoel
» Modulo Taramps t800.1 com os resistores r32 e r5 torrados
Seg 11 Nov 2024, 10:41 por prisma eletronica
» Akai AA-A35 Seletor de Tensão
Seg 11 Nov 2024, 08:34 por city2010
» [RESOLVIDO] TV LCD UN50FH5303G Componentes danificados
Seg 11 Nov 2024, 00:54 por nagkiller
» TV PANASONIC TC- 32A400B Imagem travando
Dom 10 Nov 2024, 16:01 por ramon figueiredo
» ATENÇÃO de todos os usuários da 2002! (Nova regra).
Dom 10 Nov 2024, 12:00 por robsonseixas