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Como testar um motor de dvd.
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Re: Como testar um motor de dvd.
ferreira escreveu:alguém tem algum macete para tirar a polia que gira o dvd sem entortala para colocar num motor novo bem como regular a altura?
Veja esta: https://eletronica2002.forumeiros.com/t28602-ferramenta-para-sacar-o-clamp-dos-motores-de-dvd-para-todos?highlight=clamp
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https://www.youtube.com/user/eletronica2002/videos
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Re: Como testar um motor de dvd.
Só esclarecendo, o lubrificante WD 40 é óleo, semelhante ao SINGER (óleo de máquina de costura). Pode usar qualquer óleo lubrificante de máquinas de costura ( marcas:
Singer, Novoil , etc) que é ótimo. Vejam no tópico "Pérolas da bancada" onde ensino a consertar os motores. É necessário prática e saber o que está fazendo, pois muitos colegas disseram que fez e não deu certo.
Convidad- Convidado
Re: Como testar um motor de dvd.
Aqui transcrevo o artigo que ensino no tópico "Perolas da bancada":
https://eletronica2002.forumeiros.com/t60986-perolas-das-bancadas-dicas-diversas?highlight=P%E9rolas+da+bancada
Vou deixar a dica de testes e restauração de motores de aparelhos de DVD ou CD. Aqueles motores sled (que movimenta a unidade optica) e
spindle (que gira o disco cd / dvd). Pois bem existem dois testes complementares de testes nesses motores. Dessolde um dos dois fios deles da pci (ou desconecte dela se tiverem conectores) e com um multimetro ANALÓGICO na escala X1, ajuste-o a 0 OHMS e conecte as ponteiras nos 2 fios do motor. O eixo deve começar a girar. Se girar, está
com 99,9 % de certeza que está bom. Depois desse teste, com o multimetro DIGITAL meça a resistência nestes 2 fios do motor: Deverá
ser de 8 ohms a no máximo 12 ohms. Gire com os dedos o eixo do motor
e repita esse teste para ver se em todas as posições da escova interna do motor não existe sujeiras e mal contatos. Se o motor falhar em algum desses testes é fácil recupera-lo: Coloque nos furinhos traseiros dele óleo de máquina de costura (SINGER ou similares), pode colocar até começar a vazar óleo. Depois pegue papel higiênico e coloque o motor em cima desse papel amassado com o eixo para cima e ligue nele uma fonte de 5 volts ou 6 volts DC, por 15 minutos. Gire o eixo se necessário para iniciar a rotação e aguarde. O óleo irá juntamente com a rotação do eixo do motor LIMPAR TODAS AS ESCOVAS E CONTATOS INTERNOS DO MOTOR fazendo a resistência do circuito das bobinas do induzido voltar aos valores normais (8 a 12 ohms). Depois é
só limpar bem o motor com água e detergente de lavar louças e pincel e secar bem com secador de cabelos.
Se tiver residuo de óleo interno vazando, é só colocar por 30 minutos em papel higiênico amassado, que irá absorver o óleo em excesso.
Aí lave com água e detergente e seque. Pronto um motorzinho novo em
folha. he he. Very Happy Essa dica veio em circular técnica da SEMP TOSHIBA e fiquei surpreso , pois a 8 anos antes dela,eu já utilizava essa técnica para restaurar motores de CD.
Existem técnicas arriscadas de se mergulhar o motor em benzina, thiner, querosene ou alcool e depois ligar ele em 5 volts DC. Isso pode produzir FAÍSCAS INTERNAS NAS ESCOVAS e INICIAR UMA COMBUSTÃO NO LÍQUIDO E PROVOCAR EXPLOSÃO. Segurança e inteligência e bom senso no trabalho sempre evita acidentes.
https://eletronica2002.forumeiros.com/t60986-perolas-das-bancadas-dicas-diversas?highlight=P%E9rolas+da+bancada
Vou deixar a dica de testes e restauração de motores de aparelhos de DVD ou CD. Aqueles motores sled (que movimenta a unidade optica) e
spindle (que gira o disco cd / dvd). Pois bem existem dois testes complementares de testes nesses motores. Dessolde um dos dois fios deles da pci (ou desconecte dela se tiverem conectores) e com um multimetro ANALÓGICO na escala X1, ajuste-o a 0 OHMS e conecte as ponteiras nos 2 fios do motor. O eixo deve começar a girar. Se girar, está
com 99,9 % de certeza que está bom. Depois desse teste, com o multimetro DIGITAL meça a resistência nestes 2 fios do motor: Deverá
ser de 8 ohms a no máximo 12 ohms. Gire com os dedos o eixo do motor
e repita esse teste para ver se em todas as posições da escova interna do motor não existe sujeiras e mal contatos. Se o motor falhar em algum desses testes é fácil recupera-lo: Coloque nos furinhos traseiros dele óleo de máquina de costura (SINGER ou similares), pode colocar até começar a vazar óleo. Depois pegue papel higiênico e coloque o motor em cima desse papel amassado com o eixo para cima e ligue nele uma fonte de 5 volts ou 6 volts DC, por 15 minutos. Gire o eixo se necessário para iniciar a rotação e aguarde. O óleo irá juntamente com a rotação do eixo do motor LIMPAR TODAS AS ESCOVAS E CONTATOS INTERNOS DO MOTOR fazendo a resistência do circuito das bobinas do induzido voltar aos valores normais (8 a 12 ohms). Depois é
só limpar bem o motor com água e detergente de lavar louças e pincel e secar bem com secador de cabelos.
Se tiver residuo de óleo interno vazando, é só colocar por 30 minutos em papel higiênico amassado, que irá absorver o óleo em excesso.
Aí lave com água e detergente e seque. Pronto um motorzinho novo em
folha. he he. Very Happy Essa dica veio em circular técnica da SEMP TOSHIBA e fiquei surpreso , pois a 8 anos antes dela,eu já utilizava essa técnica para restaurar motores de CD.
Existem técnicas arriscadas de se mergulhar o motor em benzina, thiner, querosene ou alcool e depois ligar ele em 5 volts DC. Isso pode produzir FAÍSCAS INTERNAS NAS ESCOVAS e INICIAR UMA COMBUSTÃO NO LÍQUIDO E PROVOCAR EXPLOSÃO. Segurança e inteligência e bom senso no trabalho sempre evita acidentes.
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