Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 897 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 894 visitantes :: 2 motores de buscaDenilson Araujo, Jadson G. Nascimento, prva
O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Tópicos semelhantes
Anuncios
Nenhum anúncio
TV LCD PHILIPS 32PFL3605/78 DEF. FONTE
+9
robson2
Edilson_tv
Mauricio Rodrigues
Brecha_Nilceu
ALVERNEPAIVA
marques2009
José Luíz "SJC"
eletronica mauvin
Fernando Duque
13 participantes
Página 1 de 1
TV LCD PHILIPS 32PFL3605/78 DEF. FONTE
Ola amigos do fórum estou com esta TV fusível queimado Q501 em curto R517 queimada e diodo D210 em curto alguém poderia me ajudar.
Última edição por Fernando Duque em Qua 27 Abr 2011, 22:32, editado 1 vez(es)
resolvido
teu problema esta resolvido + com um detale voce tem que substituir essas peças que identificou e o integrado 1207 smd feito isso a tv funciona mas vc tem que conseguir as peças senão a substituição da placa o que eu prefiro conserta-lajavascript( munnrá )
eletronica mauvin- Participante
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
Cidade/Estado: : Abaetetuba p.a
Humor : alegre quando nescessário sério
Re: TV LCD PHILIPS 32PFL3605/78 DEF. FONTE
Amigos, anotei a descrição e valores dos principais componentes desta fonte, normalmente danifica somente o Q501, D210 e D510.
Mas acabei de reparar uma que aparentemente assustava pela quantidade de componentes danificados, mas no final deu tudo certo com a troca dos seguintes componentes:
R513 = 220R
R514 = 10R
R515 = 10K (apenas conferir)
R517 = 0,33R
R519 = 120R
D510 = UF4007 (ou SK4F1/08)
D210 = SB3200 (ou SB360, ou BYW95)
D503 = Dido SMD S1J ou S1F (1A/600V comum)
D504 = Idêntico ao D503
Q501 = FET FQPF6N80C
U501 = NCP1207A (tem que ser com final A)
P.S. Com certeza nem sempre danificará todos estes componentes, mas sempre que se depararem com o R517 aberto é bom checar todos estes componentes indicados!
Espero que a informação seja útil e ajude os amigos!
Abs,
José Luíz
Mas acabei de reparar uma que aparentemente assustava pela quantidade de componentes danificados, mas no final deu tudo certo com a troca dos seguintes componentes:
R513 = 220R
R514 = 10R
R515 = 10K (apenas conferir)
R517 = 0,33R
R519 = 120R
D510 = UF4007 (ou SK4F1/08)
D210 = SB3200 (ou SB360, ou BYW95)
D503 = Dido SMD S1J ou S1F (1A/600V comum)
D504 = Idêntico ao D503
Q501 = FET FQPF6N80C
U501 = NCP1207A (tem que ser com final A)
P.S. Com certeza nem sempre danificará todos estes componentes, mas sempre que se depararem com o R517 aberto é bom checar todos estes componentes indicados!
Espero que a informação seja útil e ajude os amigos!
Abs,
José Luíz
Amigos,
Recebi um desta LCD aqui que está "detonada" não acho aqui no comércio local os componentes. saberiam me informar telefone ou site de loja que tenha para vender estes componentes.
CI NPC1207A
Diodo S1F ou J
FET FQPF6n80C
Obrigado
Recebi um desta LCD aqui que está "detonada" não acho aqui no comércio local os componentes. saberiam me informar telefone ou site de loja que tenha para vender estes componentes.
CI NPC1207A
Diodo S1F ou J
FET FQPF6n80C
Obrigado
marques2009- Participante
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 25 anos de eletrônica e Instrumentação
Cidade/Estado: : Vila Velha/Esp. Santo
marques2009 escreveu:Amigos,
CI NPC1207A
Diodo S1F ou J
FET FQPF6n80C
Obrigado
No Mercado Livre você encontra com facilidade!
Olá, o diodo 503 é na verdade o 51F que é o identificador da Fairchild a referência do diodo é MMSD4148W e é um diodo chaveador rápido com tensão de retorno de 100V. Pode usar o BAS21 no lugar. O diodo SB360 tem uma tensão reversa de 60V apenas enquanto o SB3200 tem uma tensão de 200V , cuidado esse diodo trabalha com uma elevada carga nas costas e se ele entrar em curto leva todo seu investimento ,e algumas trilhas pro saco. Eu uso o MUR460 é fácil de encontrar e suporta 400v em 3A. Já perdi muita peça procurando um diodo pra colocar nesse local . do mais é só partir pro abraço. Em caso de dúvida veja os datasheets dos componentes. O transistor use mesmo o original , cuidado o P6n80 não substitui o desse aparelho. eles tem características diferentes.
ALVERNEPAIVA- Participante
- TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 15
Cidade/Estado: : Santa Quitéria-Ceará
Eu comprei todos os componentes que uso no ebay.com . o problema é a demora pra receber , por isso comprei logo vários , já que são muito baratinhos por lá.
Galera obrigado pelas dicas valiosas.
Só não entendi o FET, achei o 1A06BB-FQPF-6N80C. Este é o original, ou estou enganado?
O AlvernePaiva Falou que o 6N80C não serve neste aparelho, agora enrolou, é o que está no lugar.
Comprar o e-bay algumas peças para estoque é interessante.
Só não entendi o FET, achei o 1A06BB-FQPF-6N80C. Este é o original, ou estou enganado?
O AlvernePaiva Falou que o 6N80C não serve neste aparelho, agora enrolou, é o que está no lugar.
ALVERNEPAIVA escreveu:Olá, o diodo 503 é na verdade o 51F que é o identificador da Fairchild a referência do diodo é MMSD4148W e é um diodo chaveador rápido com tensão de retorno de 100V. Pode usar o BAS21 no lugar. O diodo SB360 tem uma tensão reversa de 60V apenas enquanto o SB3200 tem uma tensão de 200V , cuidado esse diodo trabalha com uma elevada carga nas costas e se ele entrar em curto leva todo seu investimento ,e algumas trilhas pro saco. Eu uso o MUR460 é fácil de encontrar e suporta 400v em 3A. Já perdi muita peça procurando um diodo pra colocar nesse local . do mais é só partir pro abraço. Em caso de dúvida veja os datasheets dos componentes. O transistor use mesmo o original , cuidado o P6n80 não substitui o desse aparelho. eles tem características diferentes.
Caro colega ALVERNEPAIVA, os diodos D503 e D504 são realmente S1J http://parts.digikey.com/1/parts/418118-diode-1a-600v-sma-s1j-e3-51t.html
Não são chaveadores rápido, pois na posição deles, entende-se que um é apenas clamp, pois está em paralelo com o resistor responsável em enviar a frequência ao gate do fet, e "supostamente" para proteger o integrado, caso o fet entre em curto. O outro em monitorar o Source, no caso de excesso do consumo ele é responsável em desativar o trabalho do 1207A, diria que os dois são os 1N4148 das tradicionais fontes chaveadas!
No caso do diodo parrudo, eu concordo contigo, apesar de que os original é exatamente o SB3200, na dúvida da procedência sobre a originalidade do componente, eu prefiro o famoso da Philips BYW95C que também é de 3A http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/eic/BYW95C.pdf pois neste caso o preocupante não é a tensão e sim a alta frequência que este diodo tem que suportar!
Outra opção segura para o Fet é o utilizado na fonte da TV CCE, no caso o STP6NK90Z http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/9198.pdf este trabalha geladinho!
Minha intensão foi apenas dar uma luz aos caros colegas, os componentes originais são estes descritos, mas cada um se adapta conforme sua disponibilidade de peças e, é claro que sempre se orientando nas características originais de cada componente desta fonte.
Abraços!
Obrigado, este forum é 10.
Aqui o espaço e de todos e todos aprendem se ajudando.
Boa explicação.
Uma duvida, não estou achando o S1j. O 1n4148 pode ser usado, apesar de não ser SMD?
Att
Aqui o espaço e de todos e todos aprendem se ajudando.
Boa explicação.
Uma duvida, não estou achando o S1j. O 1n4148 pode ser usado, apesar de não ser SMD?
Att
José Luíz "SJC" escreveu:ALVERNEPAIVA escreveu:Olá, o diodo 503 é na verdade o 51F que é o identificador da Fairchild a referência do diodo é MMSD4148W e é um diodo chaveador rápido com tensão de retorno de 100V. Pode usar o BAS21 no lugar. O diodo SB360 tem uma tensão reversa de 60V apenas enquanto o SB3200 tem uma tensão de 200V , cuidado esse diodo trabalha com uma elevada carga nas costas e se ele entrar em curto leva todo seu investimento ,e algumas trilhas pro saco. Eu uso o MUR460 é fácil de encontrar e suporta 400v em 3A. Já perdi muita peça procurando um diodo pra colocar nesse local . do mais é só partir pro abraço. Em caso de dúvida veja os datasheets dos componentes. O transistor use mesmo o original , cuidado o P6n80 não substitui o desse aparelho. eles tem características diferentes.
Caro colega ALVERNEPAIVA, os diodos D503 e D504 são realmente S1J http://parts.digikey.com/1/parts/418118-diode-1a-600v-sma-s1j-e3-51t.html
Não são chaveadores rápido, pois na posição deles, entende-se que um é apenas clamp, pois está em paralelo com o resistor responsável em enviar a frequência ao gate do fet, e "supostamente" para proteger o integrado, caso o fet entre em curto. O outro em monitorar o Source, no caso de excesso do consumo ele é responsável em desativar o trabalho do 1207A, diria que os dois são os 1N4148 das tradicionais fontes chaveadas!
No caso do diodo parrudo, eu concordo contigo, apesar de que os original é exatamente o SB3200, na dúvida da procedência sobre a originalidade do componente, eu prefiro o famoso da Philips BYW95C que também é de 3A http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/eic/BYW95C.pdf pois neste caso o preocupante não é a tensão e sim a alta frequência que este diodo tem que suportar!
Outra opção segura para o Fet é o utilizado na fonte da TV CCE, no caso o STP6NK90Z http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/9198.pdf este trabalha geladinho!
Minha intensão foi apenas dar uma luz aos caros colegas, os componentes originais são estes descritos, mas cada um se adapta conforme sua disponibilidade de peças e, é claro que sempre se orientando nas características originais de cada componente desta fonte.
Abraços!
Ah sim, sem dúvidas também quis ajudar o colega, e se tivesse lido seu post a alguns meses atrás não teria penado tanto para resolver um problema desses que tive , tanto que só discordei do valor de alguns diodos o resto, na minha humilde opinião, está tudo perfeito e parabéns pois essa fonte é dureza.
Mas insisto com o diodo não é S1j e sim 51f essa marcação pode variar de fabricante para fabricante , as vezes componentes diferentes tem a mesma marcação como o amigo já deve ter notado em algumas situações do dia a dia.
A referência correta desse diodo é MMSD4148W , obviamente não dá pra escrever tudo isso em cima de um smd por isso eles botam esse código. O fabricante original desse diodo é a Fairchild e ele não é igual ao 1n4148, (o 1n4148 se você dé uma olhada no datasheet vai ver que ele é sim um diodo de chaveamento rápido de baixa corrente).
A tensão reversa é primordial sim, diodos de chaveamento são submetidos em situações de tensão reversa o tempo todo e não se pode ignorar esse parâmetro. O BYW95C tem condição de suportar sim a função do DB3200 nesse circuito.
O transistor da CCE tem RDS(on) de 2Ω enquanto o original tem RDS(on) de 2,5Ω isso é pode fazer alguma diferença no ponto que o circuito de proteção vai acionar . Verifique que o resistor usado em série com a a junção DS do transistor é de 0,33R q é quase a diferença de resistência entre os dois transistores. Lembrando que esse parâmetro , RSD(on) representa a resistencia em ohms que a junção vai ter quando o transistor estiver ligado , e ela se soma à resistência do resistor 0,33R para determinar a corrente que circulará pela malha. Certamente irá aquecer menos pois a resistência da junção é menor que do original mas por outro lado vai transferir para o resistor de 0,33 e o enrolamento primário do trafo a pontência que seria dissipada pelo transistor.
Tenho alguns esquemas de fontes usadas em outros aparelhos Philips , por sinal é bem dificil de encontrar pois não vi em nenhum dos esquemas da net a parte da fonte, o esquema que tenho usa praticamente as mesmas peças e a mesma construção do desse modelo. Se quiser é só dá um toque , certamente vai esclarecer essa sua dúvida.
tai o link 4shared.com 42PFLx403_IPB_SM.html, pegue e analise o circuito, lembrando que não é exatamente igual pois é de outro modelo mas usa praticamente os mesmos componentes e construção.
Obrigado.
Estava vendo este post....e nosso amigo Marques2009 deveria abrir uma outra postagem pra não misturar ,mais lendo achei bem interessante o assunto que não vou pedir para separar.......pois bem lendo esse post lembrei de um artigo sobre caracteristicas e equivalencias de SMDs que postei aqui no forum 2002 ,então fui dar uma olhada e não achei o 51f mais achei o s1j que para meu espanto é equivalente ao 1n4005 retificador comum ,bem então estou colocando o link desse code ebook .....pra esquentar mais esse assunto que esta muito bom......
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/document/dYf6PXIu/SMD_Codes_Ebook.html
http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/document/dYf6PXIu/SMD_Codes_Ebook.html
https://eletronica2002.forumeiros.com/t88877-lembrete-para-todos#625403
Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Este fórum destina-se a reparação de aparelhos eletrônicos (destinado a técnicos de eletrônica). Nossa intenção é ajudar nossos colegas de profissão. Sejam bem vindos ao fórum da eletrônica2002.Valdeni administrador.
Brecha_Nilceu- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : .....59 anos.....
Cidade/Estado: : SP/SP
brecha_nilceu escreveu:Estava vendo este post....e nosso amigo Marques2009 deveria abrir uma outra postagem pra não misturar ,mais lendo achei bem interessante o assunto que não vou pedir para separar.......pois bem lendo esse post lembrei de um artigo sobre caracteristicas e equivalencias de SMDs que postei aqui no forum 2002 ,então fui dar uma olhada e não achei o 51f mais achei o s1j que para meu espanto é equivalente ao 1n4005 retificador comum ,bem então estou colocando o link desse code ebook .....pra esquentar mais esse assunto que esta muito bom......
Siim , o amigo tem razão. Eu tenho esse documento que o amigo citou . Essa marcação smd é muito chata de se interpretar, mas se procurar pela referência ao invés da marcação smd vai ser mais fácil saber . A referência correta é MMSD4148W , e veja o amigo acima que o 1n4148 não sbustitui diretamente esse diodo, apesar dos dois serem de chaveamento rápido , o smd tem tensão de recuperação reversa 100v enquanto o comum tem de 75v.
Mesmo esse diodo MMSD4148 quando de outros fabricantes tem uma marcação diferente, o F do final geralmente é para identificar o fabricante, o do televisor 51F o F significa Fairchild.
Ah, e quanto à discursão certamente tanto da minha parte quanto do colega é saudável , amistosa e trará vantagens a todos os colegas do fórum. Seria interessante se algum colega que tenha acesso ao serviço autorizado Philips pudesse esclarecer esse ponto.
Afinal tudo está relacionado a esta TV LCD philips que quando resolve dar problema na fonte, queima com força.
O post está show, enriqueceu muito a todos que precisarem orientação sobre esta TV.
O post está show, enriqueceu muito a todos que precisarem orientação sobre esta TV.
marques2009 escreveu:Afinal tudo está relacionado a esta TV LCD philips que quando resolve dar problema na fonte, queima com força.
Você pegou o esquema que postei o link? É de um televisor com iluminação LED da Philips se 42 polegadas , se não me engano.
Quando eu vi esse esquema chega deu um brilho nos olhos pois é muito dificil de conseguir essas coisas ,mesmo porque a parte da fonte acompanha o display por isso a Philips nem adicionou no Manual de Serviço. Apenas diz no Manual de Serviço que em caso de pane da placa é para trocar a placa toda e enviar a queimada para a Philips para reparo. provavelmente volta pra outra TV em algum lugar.
caso nao tenha pego, e quiser conferir ai vai:
"http://www.4shared.com/document/ciOQMgHC/42PFLx403_IPB_SM.html"
E o amigo Fernando , deu certo seu aparelho?
Bom o Fernando não sei, mais o meu só estou esperando chegar os componentes, montar, testar, entregar e embolsar rsss Claro se funcionar. kkkkk.
Mais depois de um post deste, se não funcionar...vou ter que trocar o ....técnico.
Mais depois de um post deste, se não funcionar...vou ter que trocar o ....técnico.
Companheiro ALVERNEPAIVA, fico feliz em saber que o debate é saudavel e, com certeza ao final todos adquirimos mais conhecimento e principalmente prática na manutenção desta fonte que era considerada um "bicho papão" para muitos de nós, mas temos que virar o jogo, parar de ficar trocando placa e cair pra cima delas!
Nossa maior dificuldade é a falta de informação, esquemas e principalmente encontrar alguns determinados componentes. Precisamos manter este espirito de companheirismo e mais uma vez sobreviver a esta nova mudança de tecnologia, isso já aconteceu no passado, lembro que quando comecei minha carreira de técnico, foi exatamente na transição de valvula para transistor, passei pela atualização de Toca Disco de Vinil para CD, TV's com seletor de VHF para UHF embutido, em todas estas fases as opiniões pessimistas eram unânimes em dizer "manutensão vai acabar, no Brasil vai ser igual ao Japão, pifou joga fora e compra um novo". Mas muitos de nós sobrevivemos a tudo isso, aprendemos que a união faz a força, a troca de informação é o caminho correto, todos saímos ganhando de alguma forma, pois sempre encontramos uma informação útil para nosso dia-a-dia na bancada.
Quanto aos diodos em questão, os códigos comercias são exatamente "MMSD4148W" como você bem explicou, e no trecho do seu post onde você comenta: "A referência correta desse diodo é MMSD4148W , obviamente não dá pra escrever tudo isso em cima de um smd por isso eles botam esse código" neste seu brilhante comentário você definiu tudo... a descrição dos diodos que eu relatei foi a que eu pude ler no corpo dos ditos cujos e através de uma lente de aumento digital. como eu estava com 2 placas em mãos, pude verificar que em uma placa havia a nitida descrição de S1J enquanto que na outra era S1F, por isso coloquei toda a relação de peças obtidas na pratica. Busquei informações sobre os diodos e encontrei exatamente com tais descrições.
Por fim, tecnicamente analizando eu diria que os dois diodos não são submetidos a alta frequência e nem muito menos a tensões elevadas. Observem que no diagrama em questão o D205 está apenas na condição de clamp, como descrevi no meu post anterior.
Abraços e boa sorte a todos nós!
marques2009 escreveu:Galera obrigado pelas dicas valiosas.
É , esse transistor que se vende com referência P6n80 é na verdade a abreviatura de STP6n80 o que veio nela é FQPF6N80C, você mesmo pode comparar os parâmetros no datasheet dos dois e verá que tem caraterísticas diferentes em alguns parâmetros.
Eu comprei 5 no ebay , originais da Toshiba e aparentemente de alta qualidade.
Ps. Só corrigindo, não da Toshiba e sim da Fairchild.
Última edição por ALVERNEPAIVA em Dom 30 Out 2011, 20:43, editado 2 vez(es)
José Luíz "SJC" escreveu:
Companheiro ALVERNEPAIVA, fico feliz em saber que o debate é saudavel e, com certeza ao final todos adquirimos mais conhecimento e principalmente prática na manutenção desta fonte que era considerada um "bicho papão" para muitos de nós, mas temos que virar o jogo, parar de ficar trocando placa e cair pra cima delas!
Nossa maior dificuldade é a falta de informação, esquemas e principalmente encontrar alguns determinados componentes. Precisamos manter este espirito de companheirismo e mais uma vez sobreviver a esta nova mudança de tecnologia, isso já aconteceu no passado, lembro que quando comecei minha carreira de técnico, foi exatamente na transição de valvula para transistor, passei pela atualização de Toca Disco de Vinil para CD, TV's com seletor de VHF para UHF embutido, em todas estas fases as opiniões pessimistas eram unânimes em dizer "manutensão vai acabar, no Brasil vai ser igual ao Japão, pifou joga fora e compra um novo". Mas muitos de nós sobrevivemos a tudo isso, aprendemos que a união faz a força, a troca de informação é o caminho correto, todos saímos ganhando de alguma forma, pois sempre encontramos uma informação útil para nosso dia-a-dia na bancada.
Quanto aos diodos em questão, os códigos comercias são exatamente "MMSD4148W" como você bem explicou, e no trecho do seu post onde você comenta: "A referência correta desse diodo é MMSD4148W , obviamente não dá pra escrever tudo isso em cima de um smd por isso eles botam esse código" neste seu brilhante comentário você definiu tudo... a descrição dos diodos que eu relatei foi a que eu pude ler no corpo dos ditos cujos e através de uma lente de aumento digital. como eu estava com 2 placas em mãos, pude verificar que em uma placa havia a nitida descrição de S1J enquanto que na outra era S1F, por isso coloquei toda a relação de peças obtidas na pratica. Busquei informações sobre os diodos e encontrei exatamente com tais descrições.
Por fim, tecnicamente analizando eu diria que os dois diodos não são submetidos a alta frequência e nem muito menos a tensões elevadas. Observem que no diagrama em questão o D205 está apenas na condição de clamp, como descrevi no meu post anterior.
Com certeza, acho que com as informações obtidas nesse post muitos irão reparar essas fontes com muito mais tranquilidade e com certeza de poder dar uma garantia para o cliente sem ter que ficar com a preocupação de que algum componente que foi colocado irá falhar por não ter certeza se era adequado para aquela função.
Fiquei com um aparelho com uma fonte dessas por uns 4 meses na minha bancada , queimei a mesma fonte umas 3 vezes pondo componentes para tentar reparar (sem esquema é osso ) , por fim encontrei esse material que o amigo mostrou no seu post e foi uma oportunidade enorme pra mim, procurei nas lojas e nas autorizadas da marca os componentes originais , nas lojas nada das peças (até encontrei a placa) e na autorizada nem se fala em vender peças pois querem logo vender a placa toda. Resolvi comprar tudo no ebay mas ai os correios entraram em greve e a encomenda que dura cerca de 25 dias para chegar da China em minhas mãos demorou mais de 2 meses e o cliente resolveu não esperar , mas eu não tava a fim de deixar passar essa oportunidade de aprender e num instante de maluquice perguntei quanto ele queria no aparelho ele pediu quase o preço dum novinho, apesar de ser novinho mesmo , funcionou apenas 10 dias depois de comprado mas pus uma oferta e ele aceitou. Nada barato esse curso de fonte , pra minha surpresa , 3 dias depois as peças do ebay chegaram , pus tudo no lugar e pronto , tenho uma TV LCD LED na minha eletrônica para assistir o chaves e reparar computadores pois ele tem entrada VGA o modelo é a 40pfl3605d e usa a mesma fonte.
No mercado livre tem gente trocando essas placas em outras reparadas e pedindo R$ 150 pilas de diferença. Praticamente R$ 150 cobrando pra reparar a placa substituindo componentes que eu não gastei 30 paara comprar. Lucro até bonzim .
O amigo tá de parabéns em ter reparado essa fonte e encontrado os componentes certos mesmo sem ter o esquema , elas eram osso , agora não são mais . Não concorda?
Caro marques certamente depois que chegarem seus componentes não tenho dúvida que será só embolsar a grana e ter um cliente satisfeito.
Amigos para informar, a Panavision tem um Kit de reparo para esta fonte.
Compõe o Fet, o CI smd, resistor, e o Diodo.
Quem puder dê uma olhada.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204217733-kit-para-reparo-de-placas-da-fonte-philips-_JM
Comprei ele, só falta o diodo S1j.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204217733-kit-para-reparo-de-placas-da-fonte-philips-_JM
marques2009 escreveu:Amigos para informar, a Panavision tem um Kit de reparo para esta fonte.
O problema que eu vejo nesse kit é o preço muito alto.
Ôpa!
sim , concordo plenamento com o amigo , no diodo D205 serve para limitar a tensão a 0,7V evitando que em casos onde a sobrecarga seja muito alta na fonte e uma tensão maior aparecer em cima do R218 . Eu complementaria o seu raciocínio dizendo que ele está fazendo a função um zener de 0,7V clipando a tensão.
Mas se observar o outro diodo D202 vai ver que ele trabalha diretamente na saida PWM do IC, trabalhando na frequência de chaveamento do IC, eu num entendi muito bem a função dele mas parece que ele serve para colocar mais um resistor em paralelo com R204 .
No meu modo de pensar o R205 só vai entrar em ação quando por algum motivo for exigida uma maior corrente nessa malha e o diodo entre em condução. Para isso precisaria as tensões em seus terminais estarem acima de 0,6v , mas por outro lado se sabe que os MOSFETs são controlados por tensão e não por corrente como os bipolares , então meu raciocinio fica meio fora de jogada.
Última edição por ALVERNEPAIVA em Dom 30 Out 2011, 20:30, editado 1 vez(es)
Boa noite aos amigos; fico feliz pelas informações aqui postadas pois estou com um tv igual a esta com o mesmo problema só estava com dificuldades de encontrar o kit , agora lendo este tópico já tenho onde encontrar esse fórum realmente é 10 e os técnicos estão de parabéns .
Mauricio Rodrigues- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
Cidade/Estado: : Maricá/Rio de Janeiro
Humor : feliz
[quote="ALVERNEPAIVA"]
Companheiro ALVERNEPAIVA, seu raciocínio sobre os diodos tem muita lógica! Mas eu vejo com outra ótica, vamos lá: O pino 3 é responsável pelo controle de potência, ele monitora o Source do Fet, neste caso praticamente a tensão neste pino 3 é quase que zero volts, pois se observarmos o Source está aterrado através do R218 e ainda mais passando pelo R208, portanto pela lógica conclui-se que este circuito funciona perfeitamente bem sem o D205. Mas a pergunta que não quer calar: Porque então existe este diodo? Resposta: Proteção contra pico reverso sobre o 1207A devido a um eventual curto no Fet.
Imaginemos o Fet entrando em curto principalmente entre Dreno e Source (que é o mais comum), o R218 não suportando toda a carga, a tensão iria toda ao pino 3, e quem suportaria tudo isso? Primeiramente o D205 abre ou entra em curto e, quase que simultâneamente o R208 abre!
Na minha humilde opinião, para salvar o 1207A, era só colocar um Zener de +/- 4.7V/1W em paralelo com o R218, colocaria outro Zener do mesmo valor na junção entre Gate e R204/205 ao terra, desta forma protegeria com mais segurança o 1207A. Mas como os engenheiros recebem a ordem de economizar no material, para baratear o produto, acontece tudo isso!
Quanto ao D202 não vejo muito sentido dele no circuito, uma vez que o PWM circula na verdade pelo R204... não tenho mais comentários sobre ele.
Uma dica para os amigos que pretendem comprar o KIT desta fonte no famoso ML, é que os principais componentes a serem comprados são: NCP1207A, o FET FQPF6n80C (ou equiv.) e o diodo SB3200 (ou equiv.), neste caso estas peças são encontradas facilmente em fornecedores de São Paulo e também no Rio de Janeiro por preço de banana, o restante das peças dá pra retirar da famosa sucata que todos os técnicos tem guardado.
Aqui em São José dos Campos eu encontro o 1207A por R$5,00, o Fet e o Diodão eu tenho em estoque, no caso eu uso o STP6NK90ZFP e o BYW95C, que dá um total de uns R$20,00 tudo.
P.S. Peço desculpas ao Moderador do Forum, caso eu esteja estrapolando de alguma forma e, se estiver é só dar um grito aí que eu diminuo na quantidade de caracteres nos próximos posts, ok?
Boa semana a todos,
Fiquem com Deus!
Ôpa!
sim , concordo plenamento com o amigo , no diodo D205 serve para limitar a tensão a 0,7V evitando que em casos onde a sobrecarga seja muito alta na fonte e uma tensão maior aparecer em cima do R218 . Eu complementaria o seu raciocínio dizendo que ele está fazendo a função um zener de 0,7V clipando a tensão.
Mas se observar o outro diodo D202 vai ver que ele trabalha diretamente na saida PWM do IC, trabalhando na frequência de chaveamento do IC, eu num entendi muito bem a função dele mas parece que ele serve para colocar mais um resistor em paralelo com R204 .
No meu modo de pensar o R205 só vai entrar em ação quando por algum motivo for exigida uma maior corrente nessa malha e o diodo entre em condução. Para isso precisaria as tensões em seus terminais estarem acima de 0,6v , mas por outro lado se sabe que os MOSFETs são controlados por tensão e não por corrente como os bipolares , então meu raciocinio fica meio fora de jogada.
Companheiro ALVERNEPAIVA, seu raciocínio sobre os diodos tem muita lógica! Mas eu vejo com outra ótica, vamos lá: O pino 3 é responsável pelo controle de potência, ele monitora o Source do Fet, neste caso praticamente a tensão neste pino 3 é quase que zero volts, pois se observarmos o Source está aterrado através do R218 e ainda mais passando pelo R208, portanto pela lógica conclui-se que este circuito funciona perfeitamente bem sem o D205. Mas a pergunta que não quer calar: Porque então existe este diodo? Resposta: Proteção contra pico reverso sobre o 1207A devido a um eventual curto no Fet.
Imaginemos o Fet entrando em curto principalmente entre Dreno e Source (que é o mais comum), o R218 não suportando toda a carga, a tensão iria toda ao pino 3, e quem suportaria tudo isso? Primeiramente o D205 abre ou entra em curto e, quase que simultâneamente o R208 abre!
Na minha humilde opinião, para salvar o 1207A, era só colocar um Zener de +/- 4.7V/1W em paralelo com o R218, colocaria outro Zener do mesmo valor na junção entre Gate e R204/205 ao terra, desta forma protegeria com mais segurança o 1207A. Mas como os engenheiros recebem a ordem de economizar no material, para baratear o produto, acontece tudo isso!
Quanto ao D202 não vejo muito sentido dele no circuito, uma vez que o PWM circula na verdade pelo R204... não tenho mais comentários sobre ele.
Uma dica para os amigos que pretendem comprar o KIT desta fonte no famoso ML, é que os principais componentes a serem comprados são: NCP1207A, o FET FQPF6n80C (ou equiv.) e o diodo SB3200 (ou equiv.), neste caso estas peças são encontradas facilmente em fornecedores de São Paulo e também no Rio de Janeiro por preço de banana, o restante das peças dá pra retirar da famosa sucata que todos os técnicos tem guardado.
Aqui em São José dos Campos eu encontro o 1207A por R$5,00, o Fet e o Diodão eu tenho em estoque, no caso eu uso o STP6NK90ZFP e o BYW95C, que dá um total de uns R$20,00 tudo.
P.S. Peço desculpas ao Moderador do Forum, caso eu esteja estrapolando de alguma forma e, se estiver é só dar um grito aí que eu diminuo na quantidade de caracteres nos próximos posts, ok?
Boa semana a todos,
Fiquem com Deus!
José Luíz você não está estrapolando, por favor, não economise o seu teclado com informação de tal valor.
O forum agradece toda e qualquer informação, ainda mais quando tão bem esplanada junto aos amigos que estão participando deste tópico.
Agradecimento a todos e deem continuação ao tópico se for o caso.
O forum agradece toda e qualquer informação, ainda mais quando tão bem esplanada junto aos amigos que estão participando deste tópico.
Ao criar um tópico observe se digitou certo a marca do aparelho.
PHILIPS MITSUBISHI BLUESKY PANASONIC TOSHIBA SANYO SONY PHILCO SHARP SAMSUNG MAGNAVOX
Edilson_tv- Moderador do fórum
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1982
Cidade/Estado: : Contagem - MG
Humor : Genioso, mas bem humorado.
Edilson_tv escreveu:José Luíz você não está estrapolando, por favor, não economise o seu teclado com informação de tal valor.
Concordo com certeza caro Edilson.
Estou encaminhando mais um membro do nosso forum com o mesmo problema.....
https://eletronica2002.forumeiros.com/t92135-tv-philips42pfl-3604-78-queimando-a-fonte#581196
https://eletronica2002.forumeiros.com/t92135-tv-philips42pfl-3604-78-queimando-a-fonte#581196
https://eletronica2002.forumeiros.com/t88877-lembrete-para-todos#625403
Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Este fórum destina-se a reparação de aparelhos eletrônicos (destinado a técnicos de eletrônica). Nossa intenção é ajudar nossos colegas de profissão. Sejam bem vindos ao fórum da eletrônica2002.Valdeni administrador.
Brecha_Nilceu- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : .....59 anos.....
Cidade/Estado: : SP/SP
Manda ele para cá, aqui tem tudo que ele precisa.
Eu ainda não consegui o S1F.
Tá osso. Vou colocar um 4148.
Edilson_tv escreveu:José Luíz você não está estrapolando, por favor, não economise o seu teclado com informação de tal valor.
Agradeço ao amigo Edilson_tv, minha intensão é unica e exclusiva de ajudar, assim como já fui ajudado várias vezes através deste Forum, no sentido de encontrar preciosas dicas, esquemas e arquivos e2p.
Parabéns a toda equipe deste Forum, que considero o melhor do gênero, sem sobra de duvidas!
marques2009 escreveu:Manda ele para cá, aqui tem tudo que ele precisa.
Amigo marques2009, uma dica quente pra você!
Dá uma olhada nos outros diodos SMD's desta placa, vai notar que a grande maioria são os ditos cujos... Então faça o seguinte: Retire os 2 diodos que está precisando de outro local não tão critico e, coloque no lugar destes que você retirar, outros da família 1N4148 em versão SMD, com certeza você encontra com facilidade em algum desmanche de fonte de Plasma ou LCD.
É o que tenho feito por aqui, me preocupo somente com 3 itens: Fet, 1207A e o SD3200, estes tem que ser de qualidade e ter procedência, o resto é melzinho na chupeta! rsrs
Falando em melzinho na chupeta, hoje eu reparei mais uma fonte da Philips, não era este modelo em questão, mas era da mesma linhagem e com os mesmos componentes, porém os famosos diodos desta vez eram S1K... daqui a pouco vamos acabar encontrando o alfabeto completo nestes diodos! rsrsrs
Enfim, faça desta forma que vai dar tudo certo, só não coloque os convencionais 1N4148, apesar de ser uma "adaptação técnica" eu não aconselho. Depois de pronta e funcionando é só partir pro abraço e que venham as próximas!
Boa sorte e abraços!
marques2009 escreveu:Manda ele para cá, aqui tem tudo que ele precisa.
eu uso esses diodos , tem caracteristicas acima do original e são uma mixaria.
"http://www.ebay.com/itm/Infineon-Switching-Diode-BAS21-03W-SOD323-SC-76-100pcs-/160624067906?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2565f0c542"
Aqui o datasheet do original, que veio na tv
"http://www.fairchildsemi.com/ds/MM/MMSD4148.pdf"
E aqui o do 1n4148
"http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/15021/PHILIPS/1N4148.html"
Não sei se algum amigo compra no ebay , se não estão comprando estão perdendo tempo e grana. Se não compram e precisar de indicação de bons vendedores , é so chamar.
Consegui o diodo em placas sucatas, show.
Resolvido.
Estou navegando no e-bay e realmente tem muita coisa. Se oamigo ALVERNEPAIVA puder fornecer dicas de fornecedores no Brasil. agradeço.
Resolvido.
Estou navegando no e-bay e realmente tem muita coisa. Se oamigo ALVERNEPAIVA puder fornecer dicas de fornecedores no Brasil. agradeço.
ALVERNEPAIVA escreveu:marques2009 escreveu:Manda ele para cá, aqui tem tudo que ele precisa.
"http://www.ebay.com/itm/Infineon-Switching-Diode-BAS21-03W-SOD323-SC-76-100pcs-/160624067906?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2565f0c542"
E aqui o do 1n4148
Não sei se algum amigo compra no ebay , se não estão comprando estão perdendo tempo e grana. Se não compram e precisar de indicação de bons vendedores , é so chamar.
Amigo ALVERNEPAIVA, sobre o e-Bay é realmente uma ótima opção pera se fazer um bom estoque destes componentes difíceis de se encontrar aqui no Brasil e, quando encontramos custa um absurdo de caro, como por exemplo o CI AS15-G que usa na T-Con V315B1-C01 aqui no Brasil custa em média uns R$40,00, enquanto dá para comprar direto da China através do e-Bay 10 peças por aproximadamente uns 100,00 já com frete incluso.
Aconselho aos amigos que, se forem comprar no e-Bay, dêem preferência pelos componentes pequenos, que sejam aqueles moscas brancas e caros aqui no Brasil, pois geralmente o frete é um pouco salgado, demora em média de 20 a 30 dias pra chegar e também corremos o risco da encomenda ser barrada na alfandega, neste caso para liberar temos que pagar o imposto, outra coisa é que o pagamento é somente com Cartão de Crédito Internacional. Eu já tive uma encomenda barrada e o molho saiu mais caro que o peixe!
Uma boa e segura dica para comprar em SP é nesta loja: http://sistemacomponentes.com.br/lista.asp
E no RJ tem um fornecedor forte também: "http://www.4shared.com/document/KxbP63uX/Componentes_Dificeis.html"
José Luíz "SJC" escreveu:ALVERNEPAIVA escreveu:marques2009 escreveu:Manda ele para cá, aqui tem tudo que ele precisa.
E aqui o do 1n4148
Amigo ALVERNEPAIVA, sobre o e-Bay é realmente uma ótima opção pera se fazer um bom estoque destes componentes difíceis de se encontrar aqui no Brasil e, quando encontramos custa um absurdo de caro, como por exemplo o CI AS15-G que usa na T-Con V315B1-C01 aqui no Brasil custa em média uns R$40,00, enquanto dá para comprar direto da China através do e-Bay 10 peças por aproximadamente uns 100,00 já com frete incluso.
Aconselho aos amigos que, se forem comprar no e-Bay, dêem preferência pelos componentes pequenos, que sejam aqueles moscas brancas e caros aqui no Brasil, pois geralmente o frete é um pouco salgado, demora em média de 20 a 30 dias pra chegar e também corremos o risco da encomenda ser barrada na alfandega, neste caso para liberar temos que pagar o imposto, outra coisa é que o pagamento é somente com Cartão de Crédito Internacional. Eu já tive uma encomenda barrada e o molho saiu mais caro que o peixe!
Uma boa e segura dica para comprar em SP é nesta loja: http://sistemacomponentes.com.br/lista.asp
E no RJ tem um fornecedor forte também: "http://www.4shared.com/document/KxbP63uX/Componentes_Dificeis.html"
Foi uma infelicidade que não é muito comum, eu tenho 182 compras e tive problema em apenas 1 , e reavi o dinheiro junto ao Paypal. Já comprei até um osciloscopio USB e foi só alegria. é so não se extrapolar o valor de 500 doláres pra evitar ter que contratar um despachante que a coisa é moleza.
Os vendedores costumam ser muito honestos e atenciosos e preocupados com a reputação , que lá é medido em décimos. É muito comum se vê vendedores com 99,1 de feedback positivo e outros com 99,3. Certamente a gente vai escolher o de maior reputação. Sem falar da variedade gigante que se tem e os preços insignificantes na maioria das vezes.
Eu trabalho bastante com BGA em notebooks e se não fosse o ebay as coisas seriam bem complicadas. ICs de notebook que lá eu compro por 10 reais os caras vendem no mercado livre por 60, fora o frete. Então , eu sempre que compro algo assim , aproveito pra comprar logo 5 unidades.
Você compra nesse site que passou o link? é seguro?
Última edição por ALVERNEPAIVA em Ter 01 Nov 2011, 13:50, editado 1 vez(es)
O amigo ALVERNEPAIVA poderia abrir um tópico para falar sobre manutenção de notebook. Já estive pensando em adquirir uma máquina para BGA mais fico com receio. Muita gente liga perguntando se conheço quem faça manutenção nestas máquinas, mais não sou muito bom no hardware delas.
marques2009 escreveu:O amigo ALVERNEPAIVA poderia abrir um tópico para falar sobre manutenção de notebook. Já estive pensando em adquirir uma máquina para BGA mais fico com receio. Muita gente liga perguntando se conheço quem faça manutenção nestas máquinas, mais não sou muito bom no hardware delas.
tenho uma t870. tem um fórum muito bom nesse assunto mas não sei se posso postar links aqui de outros foruns. Tenho muitos esquemas de notebook , quem quiser é so falar.
Amigo ALVERNEPAIVA, então está explicado... a questão é o valor, pois o produto que havia comprado era um Automodelo de valor bem exprecivo, o próprio EMS me informou que eu teria de pagar uma taxa de imposto para liberar na alfandega, neste caso paguei e foi liberado.
Quanto ao site da loja "SISTEMA Componentes Eletrônicos" é seguro sim, apesar que as compras não são on-line, a pagina serve apenas para consultar a disponibilidade e preço da peça, veja como comprar: http://sistemacomponentes.com.br/como_comprar.asp
O outro fornecedor, apesar de não ter site da loja, o procedimento é o mesmo.
Quanto ao assunto principal que é a fonte em questão, gostaria de saber se ainda tem algum companheiro com alguma dúvida, alguém que também resolveu ou mais alguma dica ou informação a ser acrescentada, vamos lá amigos deixem comentários...
Quanto ao site da loja "SISTEMA Componentes Eletrônicos" é seguro sim, apesar que as compras não são on-line, a pagina serve apenas para consultar a disponibilidade e preço da peça, veja como comprar: http://sistemacomponentes.com.br/como_comprar.asp
O outro fornecedor, apesar de não ter site da loja, o procedimento é o mesmo.
Quanto ao assunto principal que é a fonte em questão, gostaria de saber se ainda tem algum companheiro com alguma dúvida, alguém que também resolveu ou mais alguma dica ou informação a ser acrescentada, vamos lá amigos deixem comentários...
marques2009 escreveu:O amigo ALVERNEPAIVA poderia abrir um tópico para falar sobre manutenção de notebook. Já estive pensando em adquirir uma máquina para BGA mais fico com receio. Muita gente liga perguntando se conheço quem faça manutenção nestas máquinas, mais não sou muito bom no hardware delas.
Tenho alguns companheiros que usam equipamentos caseiros com muito sucesso. Geralmente usam um grill , desses de cozinha e baratinhos, e uma estação de ar que se encontra no Mercado Livre por um preço baratinho.
ola amigos esto com uma tv philips lcd 32pfl3605d com probremas na fonte
troquei o fet ci 1207a mas nao sei a referencia de duas resistencias
a R514 e R515 e o DIODO D503 quem puder mi ajudar ficarei muito agradecida
troquei o fet ci 1207a mas nao sei a referencia de duas resistencias
a R514 e R515 e o DIODO D503 quem puder mi ajudar ficarei muito agradecida
robson2- NOVATO
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 10 anos
Cidade/Estado: : recife/pernambuco
Amigo Robson,
Este deve ser um dos melhores tópicos se não o melhor.
Sua pergunta já foi respondida e muito bem detalhada nas respostas acima, veirifque, por favor,
Este deve ser um dos melhores tópicos se não o melhor.
Sua pergunta já foi respondida e muito bem detalhada nas respostas acima, veirifque, por favor,
OLÁ COMPANHEIROS TROQUEI DUAS VEZES OS COMPONENTES DESSA PLACA MAS ELA ESTOUROU, O FET O COMEÇA A ESQUENTAR E POUCOS SEGUNDOS BUM!!! ALGUEM SABE ALGO A RECOMENDAR.
agildocicero- Participante
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 19 anos
Cidade/Estado: : Belém - PA
Humor : "Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento". Albert Einstein
Amigo Agildo,abra um tópico com o seu problema no fórum de lcd/plasma e led,para melhor ser respondido,grato.
Dematos- Moderador do fórum
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1983
Cidade/Estado: : RJ
Humor : Ótimo
Assunto muito bom aqui!
Este fórum destina-se a reparação de aparelhos eletrônicos (destinado a técnicos de eletrônica). Nossa intenção é ajudar nossos colegas de profissão.
Roberto Soares- Moderador do fórum
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 34 anos
Cidade/Estado: : R. - RJ
Humor : bom
muito bom esse assunto estou com uma aqui queimando neurônios.
teixeira- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 5 anos
Cidade/Estado: : garanhuns-pe