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Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
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Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
Olá amigos, tenho uma parati G3 2003, as travas eletricas das portas não então funcionando ela não tranca as portas mas se eu vou la e tranco manualmente ai ela destranca normal, só não tranca o resto ta tudo funcionando normal. Alguém entende desse assunto?
Última edição por Wermann em Sex 08 Out 2010, 11:25, editado 1 vez(es)
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
Se a porta do motorista comandar, as outras atendem , é isso ?
verifique a centralina (caixinha com os relês de comando das trancas)... , da marca positron deve custar em média uns 40,00 ...
verifique a centralina (caixinha com os relês de comando das trancas)... , da marca positron deve custar em média uns 40,00 ...
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
Marcos, desde que comprei o carro nunk a porta do motorista comandou, isso eu estranhei desde o começo mas isso não importa eu uso sempre o controle, e ela não chaveia mais, tem uma caixinha azul de baixo do painel mais ou menos do tamanho da palma da mão será que é essa?
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
Se eu pego e baixo os 4 pinos das portas e vou no controle ela deschaveia as portas, mas se eu aperto no controle para chaviar ela só da uns barulinhos de relé e não baixa os pinos de nem uma porta.A porat do motorista nunk comandou mas isso não precisa uso o controle a interface também parou não chaveia mais as portas quando começo a andar.
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
azul, preta, prata , depende do fabricante ...Wermann escreveu:Marcos, desde que comprei o carro nunk a porta do motorista comandou, isso eu estranhei desde o começo mas isso não importa eu uso sempre o controle, e ela não chaveia mais, tem uma caixinha azul de baixo do painel mais ou menos do tamanho da palma da mão será que é essa?
faz o seguinte , acione as travas e veja se essa caixinha faz um CLICK do relê atracando !
geralmente, na porta do motorista tem o motor de comando (no caso de trava por pino) , ela que manda o sinal pra centralina travar tudo... e o alarme também manda o sinal ....
A centralina é apenas uma caixa de relês que manda um pulso de 0+12V , ou 12V+0 (faz a inversão) para os motores das travas ....
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
OK. vou verificar e dou o retorno!
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
Fiz o teste, o relé não atraca quando aciono a trava, ja quando desaciono a trava o outro relé atraca e com isso mexe um pouco os pinos das portas, então deve ser a centralina com problema??? se for vou abrir ela e consertar, pois sou tecnico em eletronica mas na parte de auto eletrica não mexo.
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
dê uma "fuçada" com o multimetro , e veja se entra o pulso na centralina ...Wermann escreveu:Fiz o teste, o relé não atraca quando aciono a trava, ja quando desaciono a trava o outro relé atraca e com isso mexe um pouco os pinos das portas, então deve ser a centralina com problema??? se for vou abrir ela e consertar, pois sou tecnico em eletronica mas na parte de auto eletrica não mexo.
se for padrão é assim:
- entra pulso no fio X , atraca 1 rele e levanta os pinos,
- entra pulso no fio Y , atraca o outro relê e abaixa os pinos ...
em caso de dúvidas mesmo, cada relê desses custa em torno de 3,00 , as vezes até vale trocar direto sem testar , sei lá ;)
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
De onde vem esse pulso que vai para a centralina?e como vou saber qual é os fios que leva?de quantos volts é esse pulso?
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
o pulso vem do alarme e/ou da trava principal (pino da porta do motorista, ou botão de trava no painel/console)Wermann escreveu:De onde vem esse pulso que vai para a centralina?e como vou saber qual é os fios que leva?de quantos volts é esse pulso?
o pulso é de 12V , porque dá pra "pegar" ele com lâmpada de teste... dura +/- 250ms (1/4 de segundo)
Como funciona a trava elétrica dos carros?por André Sartorelli
1- A chave de um carro com trava elétrica tem um controle remoto, formado por uma pequena placa eletrônica. Quando alguém aperta os botões de controle da chave, o chip dessa placa cria um código que pode ter mais de 1 trilhão de combinações numéricas. Esse código garante que a chave de um carro não acione a trava de outro veículo.
2- Para chegar ao carro, o código precisa do impulso de um minúsculo transmissor, que também fica na placa eletrônica da chave. Além do código gerado pelo chip, o transmissor envia um outro código, chamado de função, que representa o comando travar ou destravar portas. A combinação dos dois códigos torna o sistema ainda mais seguro.
3- Os códigos saem do transmissor via ondas de rádio, que se propagam pelo ar até serem captadas por um sistema de alarme. Esse equipamento fica na central elétrica do carro, em geral, atrás do painel. Por meio de fios, o alarme está conectado a outra peça, a centralina, um tipo de processador que traduz o código recebido e gera um pulso elétrico.
4- Da centralina sai uma grande fiação que chega até cada uma das travas posicionadas nas portas do carro. Geralmente, a trava na porta do motorista, chamada de trava mestre, recebe mais fios, pois é a partir dela que as demais travas vão realizar o movimento de fechar ou abrir as portas.
5- Toda trava possui um pequeno motor que aciona um conjunto de engrenagens dentro dela. Dessas engrenagens saem hastes metálicas que atravessam a porta até a fechadura. Dependendo do comando recebido da centralina, as engrenagens da trava movimentam as hastes metálicas para abrir ou para bloquear a fechadura da porta.
CONSULTORIA: GABRIEL ANTÔNIO RIBEIRO, TÉCNICO EM ELETRÔNICA E PROFESSOR DO SENAI-SP
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
Amigo marcos consegui resolver, peguei a centralina e abri ela testei os relés e estava tudo OK, então medi um diodo que é ligado junto com o relé que arma a trava o diodo estava em curto, coloquei um IN4148 no lugar daquele porque o diodo era smd e não tinha numero coloquei a centralina no carro e funcionou tudo normal, ela chaveia as portas tudo normal e interface funciona normal esta tudo OK, até aprendi como funciona as travas de um carro, aqui na minha cidade eu popei uns 80 reais com esse conserto das travas que iriam me cobrar.
Amigo Marcos agradeço muito pela sua atenção e agredeço muito por suas dicas qualquer coisa só da um tok.Valeu amigo.
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
Wermann escreveu:...consegui resolver,
...o diodo estava em curto, coloquei um IN4148 ...
SHOW DE BOLA !
agora o seguinte, se esse diodo estiver ligado na bobina do relê, coloque um 1n4004 no lugar que nunca mais dará esse problema!
... o diodo serve pra absorver a "contra motriz" da bobina, por isso ele entra em curto quando é muito fraco .
[]´s
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
OK. Vou fazer isso e ta tudo resolvido.
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Re: Trava elétrica do meu carro!!! alguém entende? (resolvido)
grato pela dica,
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Abraços.
Leonardo Tavares.
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