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VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
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Robson Luís
PROF.PARDAL
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VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
DEVOLVER , OU RESSARCIR O VALOR COBRADO AO CLIENTE É A COISA MAIS CONTRADITÓRIA QUE UM PROFISSIONAL TEM QUE PASSAR , DÁ A IMPRESSÃO QUE VC NÃO CUMPRIU COM SEU PAPEL , E QUANDO VC TROCA ALGUNS COMPONENTES E FAZ O APARELHO FUNCIONAR ,E LOGO APÓS APRESENTA OUTRO DEFEITO E VC TEM QUE AGUARDAR A PROCURA DA PEÇA OU PEÇA PENDENTE, E O CLIENTE MESMO QUE VOCE EXPLICA A DEMORA , ELE NÃO CONCORDA EM AGUARDAR MAIS , E QUER O DINHEIRO DE VOLTA , AÍ VOCE TEM QUE COLOCAR AS PEÇAS ANTERIORES NO LUGAR , E DEIXAR O APARELHO COMO ENTROU NA OFICINA , RESULTADO ,PERDA DE TEMPO , TRABALHO DOBRADO , E O CLIENTE NÃO TE PAGA NEM O ORÇAMENTO,JÁ PERDI DINHEIRO POR ESTA ATITUDE DE CERTOS CLIENTES ,DEPOIS DE 30 ANOS NO RAMO EU RESOLVI QUE, FAZER O APARELHO FUNCIONAR E DEIXAR EM TESTE É MAIS SEGURO,AÍ SIM EU PASSO O ORÇAMENTO COM CONVICÇÃO, E VOCÊ . QUAL O SEU PROCEDIMENTO...prof.pardal
Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Já devolví sim. O maior problema que tenho aqui é encontrar unidades óticas de boa qualidade. Quando se fala em Sony,então...
Não adianta nem perder tempo colocando as recondicionadas. É retorno na certa.Por isso quando tenho algum problema desse tipo, devolvo o dinheiro sem pensar duas vezes. Já ví que fazendo isso o cliente sempre volta com outro serviço.
Não adianta nem perder tempo colocando as recondicionadas. É retorno na certa.Por isso quando tenho algum problema desse tipo, devolvo o dinheiro sem pensar duas vezes. Já ví que fazendo isso o cliente sempre volta com outro serviço.
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NINGUÉM É TÃO GRANDE QUE NÃO POSSA APRENDER, NEM TÃO PEQUENO QUE NÃO POSSA ENSINAR.
Robson Luís- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
ESTOU COM UMA TV QUE VOU DEVOLVER O DINHEIRO SEGUNDA FEIRA, MAS ESSE CLIENTE EU NAÕ QUERO MAIS NA MINHA OFICINA ,ELE E A MULHER SAÕ DUAS ZICAS , AQUELAS AZIAS QUE SÓ DE OLHAR ATACA.
ICO- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Também vou devolver uma TV e o dinheiro para um cliente que peguei para comprar peças e o mesmo resolveu não arrumar mais a TV. infelizmente faz parte do ofício.
jairo jamaica- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Eu ja devolvi tambem algumas vezes , o cliente , é leigo não entende por vezes voce conserta uma tv cobra uma determinada quantia , depois de uma semana estraga outra coisa , o cliente não quer gastar mais e quer a tv consertada , e se o defeito é grande , eu devolvo o dinheiro digo que não achei o defeito , e me livro do pepino , depois a gente recupera o prejuizo em outra tv .
Convidad- Convidado
Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
E quem não devolveu, heim? Acho que todos já devolveram, temos que fazer o possível para isso não acontecer. Por falta de peça não porque em SP capital temos tudo e é aquí pertinho. Dinheiro adiantado de cliente não pego, só se a peça custar muito caro tipo tubo de imagem, algum processador etc. Quando tiramos peças para teste não deveremos deixar vestígios, pois um outro mau profissional poderá dizer que trocamos a peça boa por uma ruim. Faço o possível e o impossível para não devolver aparelho sem consertar e muito menos devolver dinheiro, mas já devolví sim principalmente quando vejo que o cliente é chato. As vezes dou outra Tv para ele na mesma hora (sempre tenho Aps para vender) e fico com a dele, no início da profissão trabalhei em uma oficina que um dos lemas do dono era esse: "nunca tirar a razão do cliente, só o dinheiro" heheheheh.
Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
ja e sempre faço, pq nem sempre o conserto dar certo e ninguem e dono da sabedoria, se os cientistas da nasa falham quem diria eu. a melhor coisa e devolver a grana pq o criente vai falar mal de vc mesmo, mais um dia ele volta, ja era tempo que eu ficava esquentando a cabeça pra tirar um defeito dificil ou provocado por curioso, eu ate sonhava na cama pensando, estressado puto da vida chutando tudo, nao e feio devolver a grana e o aparelho nao, feio e ficar com a grana e sem resolver o aparelho do fregues. :drunken: :drunken: :drunken:
penafort- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
o que mais chateia nisso tudo é que o cliente autoriza o conserto, depois volta atras, ai não tem jeito irmão ,eu digo que está pronta , e ele se vira pra pagar ,se eu tiver o material em mãos eu uso desta tática, e o cliente tem que se virar , pois ele tinha autorizado.....,afinal nós não estamos brincando de técnico, vou repetir aqui o lema do Helio
"nunca tirar a razão do cliente, só o dinheiro" heheheheh.
"nunca tirar a razão do cliente, só o dinheiro" heheheheh.
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
TEM VEZES QUE NÃO TEM JEITO "SÓ DEVOLVENDO DINHEIRO" ACHO DIFICIL, QUE ALGUEM QUE TRABALHE COM ELETRÔNICA NÃO TENHA PASSADO POR ISSO APEZAR DE QUE TAMBEM É UMA SITUAÇÃO UM POUCO CONSTRAGEDORA, MAS ATÉ PRA DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO É NECESSÁRIO UMAS IDÉIAS CONVICENTES PRA QUE O CLIENTE NÃO FIQUE MAGOADO. MAS HA CASOS TAMBEM QUE TEM ALGUNS CLIÊNTES QUE DA VONTADE ATÉ DE PAGAR PRA ELE NEM ENTRAR NA OFICINA, MAS NÃO TEM JEITO ,APARTIR DO MOMENTO QUE A PESSOA RESOLVE TRABALHAR COM ELETRÔNICA E PRINCIPALMENTE, ABRIR UMA OFICINA TEM QUE SE CONTROLAR PRA NÃO PERDER A PACIÊNCIA.É COMO DIZ O NOSSO AMIGO GABRIEL O PENSSADOR (AJOELHOU AGORA VAI TER QUE REZAR)
fabiano alves- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
devolvo e sem muito bla bla bla satisfação do serviço ou devolução do dinheiro, isto em caso de retorno sem futuro, sempre procuro satisfaser o cliente com o bom serviço, em caso de falta de peças ou cliente apressadinho a devolução é o melhor negocio, prejuiso pouco tambem é lucro
Jandui Cavalcante- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Quando dá retorno, eu tento ao máximo resolver o novo problema do aparelho para não ter que devolver o dinheiro. O cliente não entende que o defeito apresentado é outro... Acho que eles pensam que não consertamos direito, sei lá!
Aqui, toda TV que conserto, é no mínimo 6 horas ligada para dar o orçamento. Vale ressaltar que sempre faço uma ressoldagem básica na placa, nos pontos de maior potência, reguladores e CIs... Verifico a ESR de eletrolas e substituo antes que possam me dar algum problema.
Mesmo assim, tomando esses cuidados, volta e meia voltam alguns aparelhos. E, se dentro do prazo de três meses após a entrega, não cobro pelo serviço. Quando a peça é cara, infelizmente tenho que repassar o valor para o cliente, mas deixo bem claro que a mão de obra é gratis.
Aqui, toda TV que conserto, é no mínimo 6 horas ligada para dar o orçamento. Vale ressaltar que sempre faço uma ressoldagem básica na placa, nos pontos de maior potência, reguladores e CIs... Verifico a ESR de eletrolas e substituo antes que possam me dar algum problema.
Mesmo assim, tomando esses cuidados, volta e meia voltam alguns aparelhos. E, se dentro do prazo de três meses após a entrega, não cobro pelo serviço. Quando a peça é cara, infelizmente tenho que repassar o valor para o cliente, mas deixo bem claro que a mão de obra é gratis.
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Tenho Capa Miter 2002
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Michel Chagas- Moderador do fórum
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Já devolvi tbm.. é meio constrangedor, mas sempre faço o possível para recuperar o aparelho.
Coisa que eu não faço em hipótese algume é pegar o dinheiro adiantado ( tenho superstições sobre isso) parece que sempre da uma "zebra", outra coisa que faço é como falou nosso amigo Michel, sempre Conserto o aparelho e testo bem antes de passar o orçamento, faço uma ressolda geral para evitar futuros problemas..
Abraço!
Coisa que eu não faço em hipótese algume é pegar o dinheiro adiantado ( tenho superstições sobre isso) parece que sempre da uma "zebra", outra coisa que faço é como falou nosso amigo Michel, sempre Conserto o aparelho e testo bem antes de passar o orçamento, faço uma ressolda geral para evitar futuros problemas..
Abraço!
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Eletrotec Eletrônica- Participante
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Acho que todo técnico passa sim por esse inconveniente de ter que devolver o dinheiro em alguns casos. Eu tambem já passei por isso. Mas quanto ainda em orçamento eu tenho evitado consertar aparelhos primeiro antes de passar o orçamento quando vejo que o cliente não tem muito interesse de consertar o mesmo. Pois há certos aparelhos que dão muita mão-de-obra para se fazer orçamento e dai o cliente não quer consertar de forma nenhuma ai sim é triste ter que desfazer o serviço para deixar o aparelho como estava, principalmente quando é mal-contato na placa, troca de CI, Flyback, e depois retornar como estava. Não é muito comum mas acontece Tem cliente que já traz o aparelho vindo de outro orçamento e se o seu orçamento não for menor ou igual ao que ele já fez, ele acaba não querendo fazer. E o que é pior é que eles nem sempre falam que outro já mexeu, isso é bem chato. Eu tento sempre saber do cliente se ele está afim de consertar. Caso ele esteje ai sim eu já deixo o seviço encaminhado, caso contrario nem perco tempo examinando se é caso trabalhoso. Claro que alguns aparelhos é necessário consertar para testar antes de passar o orçamento. Mas ai vai de cada um tambem.
Renaldoxx- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Concordo com o Renaldoxx. Eu já devolvi dinheiro para o cliente, motivo de demora em encontrar o componente desejado. Para quem não sabe, Anápolis é uma cidade com 400.000 habitantes e fica entre duas capitais: para Goiania, trevo a trevo, 49 KM, Brasilia 110 kms. Com êste porte, em matéria de componentes eletrônicos É PÉSSIMA, e, as autorizadas aproveitam para cobrar dobrado nas peças. Exemplo: o BU508, custa na loja 4,80, enquanto na autorizada 15,00. Agora, quando o aparelho já vem de outro para fazer o orçamento, eu tenho de ter cuidado, normalmente vem faltando um resistor ou deixa algo desconectado. Já "apanhei" nisso. É isso aí...
Cécil- Técnico
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Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
Quando não vou fazer o serviço em aparelho que vou devolver eu tomo o cuidado de não deixar faltando nada, nem mesmo um fuzível, para não dar motivo a outro técnico dizer que tirei peças do aparelho, a menos que já vem faltando. Pois o cliente não entende que se um outro disser que foi tirado uma peça do aparelho dele, isso para o clente que é leigo é motivo de caso de polícia. Mas tem uns "Futucadores" que ao não conseguir acertar o aparelho devolve-o faltando alguma coisa, mas aviso logo o cliente que alguem já mexeu e está faltando algo.
Realmente tem cliente que não entende. Quer por que quer o aparelho logo e como as vezes demora se para conseguir peças ele acha que outro vai consertar mais rápido. Tenho visto que as autorizadas pedem um prazo de sete dias úteis para passar um orçamento, não sei se são todas assim. como eu não quero perder o cliente por esse motivo, procuro passar o orçamento até o dia seguinte se ele está com muita pressa, mas se o cliente for daqueles chato que quer orçamento na hora, eu não pego, caso ele não aceitar ou porque não confia sei-lá, que procure outro. já aconteceu de o cliente chato não aceitar e ir procurar outro e depois voltar com o aparelho e deixar para fazer o orçamento com tempo.
Também tem aqueles clientes que some e não procura saber do aparelho, mesmo a gente entrando em contato com ele assim mesmo o tempo vai passando. Mas fazer oque.
Realmente tem cliente que não entende. Quer por que quer o aparelho logo e como as vezes demora se para conseguir peças ele acha que outro vai consertar mais rápido. Tenho visto que as autorizadas pedem um prazo de sete dias úteis para passar um orçamento, não sei se são todas assim. como eu não quero perder o cliente por esse motivo, procuro passar o orçamento até o dia seguinte se ele está com muita pressa, mas se o cliente for daqueles chato que quer orçamento na hora, eu não pego, caso ele não aceitar ou porque não confia sei-lá, que procure outro. já aconteceu de o cliente chato não aceitar e ir procurar outro e depois voltar com o aparelho e deixar para fazer o orçamento com tempo.
Também tem aqueles clientes que some e não procura saber do aparelho, mesmo a gente entrando em contato com ele assim mesmo o tempo vai passando. Mas fazer oque.
Renaldoxx- Técnico
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
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Data de inscrição : 31/07/2010
Re: VOCE JA TEVE QUE DEVOLVER O DINHEIRO DO CLIENTE ,POR ALGUM MOTIVO ????
aqui na minha cidade , que é uma area de praias e cachoeiras, temos muito este tipo de problemas, em vista que tem muito veranista na cidade,e querem resolver enquanto estiverem por aqui, aí sou obrigado a passar orçamento no mesmo diaRenaldoxx escreveu:Quando não vou fazer o serviço em aparelho que vou devolver eu tomo o cuidado de não deixar faltando nada, nem mesmo um fuzível, para não dar motivo a outro técnico dizer que tirei peças do aparelho, a menos que já vem faltando. Pois o cliente não entende que se um outro disser que foi tirado uma peça do aparelho dele, isso para o clente que é leigo é motivo de caso de polícia. Mas tem uns "Futucadores" que ao não conseguir acertar o aparelho devolve-o faltando alguma coisa, mas aviso logo o cliente que alguem já mexeu e está faltando algo.
Realmente tem cliente que não entende. Quer por que quer o aparelho logo e como as vezes demora se para conseguir peças ele acha que outro vai consertar mais rápido. Tenho visto que as autorizadas pedem um prazo de sete dias úteis para passar um orçamento, não sei se são todas assim. como eu não quero perder o cliente por esse motivo, procuro passar o orçamento até o dia seguinte se ele está com muita pressa, mas se o cliente for daqueles chato que quer orçamento na hora, eu não pego, caso ele não aceitar ou porque não confia sei-lá, que procure outro. já aconteceu de o cliente chato não aceitar e ir procurar outro e depois voltar com o aparelho e deixar para fazer o orçamento com tempo.
Também tem aqueles clientes que some e não procura saber do aparelho, mesmo a gente entrando em contato com ele assim mesmo o tempo vai passando. Mas fazer oque.
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