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precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
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precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
precizo de um esqueminha pra montar um cdi para uma joguinha que esta em um sitio,e nao to encontrando aq perto onde moro pra comprar um novo,entao qeria fazer um so qui nao to conseguindo,apesar de ter feito buscas pelo google nao achei nada que service,gostaria de saber se alguem ai conhece algum esqueminha que funcione para m passar,grato desde ja pela ajuda
rogerdx- Participante
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rogerdx- Participante
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
desculpa a ignorância, mas o que é CDI???
eduardo santana- Técnico
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
retirei essa informaçao de uma pagina pra aqueles q ainda nao conhece...
Caro colega, a unidade de CDI é destinada exclusivamente à ignição da vela, esta responsável pela queima da mistura, dentro dos cilindros. Pra entender melhor, vou fazer uma analogia simples com o nosso corpo... a CDI é como se fosse o nosso cérebro... a vela, a nossa mão. A bobina, o ante-braço. hehehehe
Para se entender melhor o seu princípio de funcionamento, deve-se entender como é o funcionamento de um motor à combustão. Admite-se uma mistura de ar e gasolina, dentro dos cilindros... essa mistura é comprimida pelo pistão, dentro do cilindro totalmente vedado (valvulas de admissão e escape, nessa etapa, estão fechadas), e em um ponto determinado, a vela lança uma centelha, que faz essa mistura comprimida explodir, forçando a descida do pistão, que se encarrega de girar o virabrequim. Basicamente, a combustão deve ocorrer em um momento preciso do funcionamento do motor... ela não deve, por exemplo, ocorrer no momento em que o pistão inicia a subida, e nem deve ser tão tarde, no momento em que o pistão já está meio curso na descida. Existem retardos e avanços na ignição, dependendo da rotação, maximizando o rendimento do motor, pois variados fenômenos podem ocorrer, se a curva de ignição fosse "plana", desde batidas de pino, até queimas incompletas.
Existem centrais de ignição onde se privilegiam maior potência, ou maior torque... isso é conseguido justamente alterando a curva de ignição, de modo que a faísca ocorra antes ou depois de um certo ponto "x" médio... Há meios de se alterar a curva da ignição, "tapeando" o módulo, como por exemplo, modificando a posição de uma polia de referência - no caso das motos, normalmente localizada no magneto.
A CDI original de fábrica é programada com uma curva de ignição padrão, com o uso de escapamento, filtro, vela e carburação originais... qualquer mexida nesses componentes, em tese, modificaria a queima, ocasionando mais desgaste, e/ou mais consumo, e/ou mais ou menos desempenho. O ideal, depois de se mexer em componentes do sistema de alimentação e escape, é reprogramar o sistema de ignição. Como esse sistema, original de fábrica, não é reprogramável, lança-se mão de gambiarras, favorecendo um determinado comportamento (avançar ou retardar a ignição modificando a posição da polia de referência, ou adicionar algum componente elétrico ou eletrônico, que retarde ou avance a atuação da CDI, etc).
Outra importante função da CDI é limitar o giro do motor, cortando a ignição em uma determinada rotação. É o famoso "corte", que os motoboys adoram fazer, acelerando até o talo com a moto parada... poderia haver uma programação na CDI, que se o indivíduo repetisse essa operação mais de uma vez, no mesmo dia, ela se auto desligaria... veríamos diversas motos com motor desbielado, por excesso de rotação heheuehe
Existem no mercado kits de injeção e ignição programáveis, onde o usuário reprograma todas as curvas, de injeção e de ignição, otimizando elas de acordo com o sistema instalado - escapamento esportivo, filtro esportivo, injeção mais pesada, comando de válvulas alterado, tudo requer uma ignição diferenciada, de modo a deixar a mistura 100% ideal, em todas as faixas de rotação. São caríssimas essas centrais, coisa de R$1500 ou mais.
Os fios da CDI são ligados em 3 locais: de alguma polia (recebe sinal da posição do virabrequim), para a bobina (envia sinal a ela, para que ela gere a corrente para vela), e de alimentação (liga/desliga - normalmente, ligada no botão de ignição ou na chave de contato). Pode ter outros fios conectados, por exemplo, do contagiros, ou da central de injeção eletrônica, etc.
Caro colega, a unidade de CDI é destinada exclusivamente à ignição da vela, esta responsável pela queima da mistura, dentro dos cilindros. Pra entender melhor, vou fazer uma analogia simples com o nosso corpo... a CDI é como se fosse o nosso cérebro... a vela, a nossa mão. A bobina, o ante-braço. hehehehe
Para se entender melhor o seu princípio de funcionamento, deve-se entender como é o funcionamento de um motor à combustão. Admite-se uma mistura de ar e gasolina, dentro dos cilindros... essa mistura é comprimida pelo pistão, dentro do cilindro totalmente vedado (valvulas de admissão e escape, nessa etapa, estão fechadas), e em um ponto determinado, a vela lança uma centelha, que faz essa mistura comprimida explodir, forçando a descida do pistão, que se encarrega de girar o virabrequim. Basicamente, a combustão deve ocorrer em um momento preciso do funcionamento do motor... ela não deve, por exemplo, ocorrer no momento em que o pistão inicia a subida, e nem deve ser tão tarde, no momento em que o pistão já está meio curso na descida. Existem retardos e avanços na ignição, dependendo da rotação, maximizando o rendimento do motor, pois variados fenômenos podem ocorrer, se a curva de ignição fosse "plana", desde batidas de pino, até queimas incompletas.
Existem centrais de ignição onde se privilegiam maior potência, ou maior torque... isso é conseguido justamente alterando a curva de ignição, de modo que a faísca ocorra antes ou depois de um certo ponto "x" médio... Há meios de se alterar a curva da ignição, "tapeando" o módulo, como por exemplo, modificando a posição de uma polia de referência - no caso das motos, normalmente localizada no magneto.
A CDI original de fábrica é programada com uma curva de ignição padrão, com o uso de escapamento, filtro, vela e carburação originais... qualquer mexida nesses componentes, em tese, modificaria a queima, ocasionando mais desgaste, e/ou mais consumo, e/ou mais ou menos desempenho. O ideal, depois de se mexer em componentes do sistema de alimentação e escape, é reprogramar o sistema de ignição. Como esse sistema, original de fábrica, não é reprogramável, lança-se mão de gambiarras, favorecendo um determinado comportamento (avançar ou retardar a ignição modificando a posição da polia de referência, ou adicionar algum componente elétrico ou eletrônico, que retarde ou avance a atuação da CDI, etc).
Outra importante função da CDI é limitar o giro do motor, cortando a ignição em uma determinada rotação. É o famoso "corte", que os motoboys adoram fazer, acelerando até o talo com a moto parada... poderia haver uma programação na CDI, que se o indivíduo repetisse essa operação mais de uma vez, no mesmo dia, ela se auto desligaria... veríamos diversas motos com motor desbielado, por excesso de rotação heheuehe
Existem no mercado kits de injeção e ignição programáveis, onde o usuário reprograma todas as curvas, de injeção e de ignição, otimizando elas de acordo com o sistema instalado - escapamento esportivo, filtro esportivo, injeção mais pesada, comando de válvulas alterado, tudo requer uma ignição diferenciada, de modo a deixar a mistura 100% ideal, em todas as faixas de rotação. São caríssimas essas centrais, coisa de R$1500 ou mais.
Os fios da CDI são ligados em 3 locais: de alguma polia (recebe sinal da posição do virabrequim), para a bobina (envia sinal a ela, para que ela gere a corrente para vela), e de alimentação (liga/desliga - normalmente, ligada no botão de ignição ou na chave de contato). Pode ter outros fios conectados, por exemplo, do contagiros, ou da central de injeção eletrônica, etc.
rogerdx- Participante
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
CDI capacitor discharge ignition: ignição por descarga capacitiva.
Embora complexo, o funcionamento da ignição CDI pode ser facilmente explicado e ilustrado.
A tensão gerada pelo conjunto magneto e estator (onda superior), carrega o capacitor. Logo após a bobina sensora (pick-up) aciona a "chave" do cdi fechando o circuito e provocando a passagem da corrente pela bobina de alta tensão (bobina de ignição / bobina de faísca) que transforma a tensão descarregada pelo capacitor em alta tensão provocando a faísca na vela.
Embora complexo, o funcionamento da ignição CDI pode ser facilmente explicado e ilustrado.
A tensão gerada pelo conjunto magneto e estator (onda superior), carrega o capacitor. Logo após a bobina sensora (pick-up) aciona a "chave" do cdi fechando o circuito e provocando a passagem da corrente pela bobina de alta tensão (bobina de ignição / bobina de faísca) que transforma a tensão descarregada pelo capacitor em alta tensão provocando a faísca na vela.
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
parece tao simples né rsrsrsrs pela ultima mensagem postada ai rsrs ,mais nao achei nem um projetinho confiavel pra monta si algem tiver alguma ideia ai pa monta um fico grato desde ja
rogerdx- Participante
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
Me desculpe a ignorância, mas não entendi nada! hehe
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
tranquilo esquenta nao rsrsrsrs na verdade precizo projetar um cdi pra fazer faisca pra vela d um motinha rsrsrs uma jog e nao to conseguindo rsrsrs
Última edição por rogerdx em Seg 09 Ago 2010, 21:46, editado 1 vez(es)
rogerdx- Participante
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
Ok!
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
roger, tente colocar um cdi paralelo de CG mesmo ... nessa faixa de cilindradas, as bobinas impulsoras dentro do magneto são: quase tudo a mesma coisa ! .... se a faísca ficar fraca você troca elas , tem bobina impulsora paralela de r$3,00 no mercado !rogerdx escreveu:tranquilo esquenta nao rsrsrsrs na verdade precizo projetar um cdi pra fazer faisca pra vela d um motinha rsrsrs uma jog e nao to conseguindo rsrsrs
EDIT
pegue o manual de ignição da cd450, http://www.4shared.com/document/eFMp-3E6/IGNICAO_cb_450.html
*http://www.4shared.com/document/eFMp-3E6/IGNICAO_cb_450.html*
lá tem um desenho das bobinas e uma idéia dos diodos/capacitores e SCR de gatilho do CDI ...
ACHO que nas motos de menor cilindrada só não tem o pulsador de avanço ...
_________________
Scope: Analógico 20mhz 2 traços c/ Gerador funções 1Hz-1Mhz Esr Made Home: 80Khz 0.12V |
- Não deixe que nada te desanime,
pois até mesmo um pé na bunda te empurra pra FRENTE !
- Não se preocupe tanto em deixar um mundo melhor para seu filho ...
... Dê mais atenção em deixar um filho melhor para o mundo .
"Mulher gosta de CARINHO e tem terror a BARATA:
-Mulher gosta de CARINHO...Vestido carinho, sapato carinho, restaurante carinho...
-E tem horror a BARATA...roupa barata, viagem barata, jóia barata..."
Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
valeuuuu marcos muito bom aqele esquema,mais sabe o poblema é q to numa cidade ruim pra comprar cdi nao tem,i na cidade visinha que é campinas nem sei aonde q deve ter loja que vende,sera q eu conseguiria pelo esqueminha q se passo o link fazer um em casa mesmo?sera q daria certo eim, q vc acha? pelo q vi eu creio q sim só precizaria saber o valor do capacitor pra por la,vc teria alguma ideia para o valor do capacitor? aaaa brigadao pela atençao
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
Nobre, peça de CG tem em todo lugar, isso a gente recebe de troco em buteco de vila !
This gate drive circuit is using R1 between 1 and 10Kohm and C1 between 1 and 10 uF
http://www.simplecircuitdiagram.com/2010/05/07/capacitive-discharge-ignition-cdi/
This gate drive circuit is using R1 between 1 and 10Kohm and C1 between 1 and 10 uF
http://www.simplecircuitdiagram.com/2010/05/07/capacitive-discharge-ignition-cdi/
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Re: precizo de uma ajudinha ai dos amigos sobre cdi
ok marcos valeu mesmo pela ajuda,vou tentar construir um rsrsrs apartir desses esqueminhas ai i fazer um teste pa ve como fica rsrss falo valeu eimm pela ajuda e pela atençao
rogerdx- Participante
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