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placa eletronica lavar brastemp
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placa eletronica lavar brastemp
Senhores, boa tarde.
Estou preciando de informações tecnica. Quem pode me dar dicas para remover
a resina da placa eletronica lavar brastemp, para conserto. Esta placa atualmente é recon-
dicionada. Aguardo retorno.
grato
Paulo Roberto Carlos
email-rpctrans2000@yahoo.com.br
Estou preciando de informações tecnica. Quem pode me dar dicas para remover
a resina da placa eletronica lavar brastemp, para conserto. Esta placa atualmente é recon-
dicionada. Aguardo retorno.
grato
Paulo Roberto Carlos
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prc2010- Participante
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Re: placa eletronica lavar brastemp
transferido para o forum correto.
_________________
Não dou dicas por MP nem E-mail
Tenho capa miter2002
Tony Eletronica- Moderador do fórum
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Re: placa eletronica lavar brastemp
amigo da uma olhada ai acho mais facil tirar informacoes...
http://www.eletrodomesticosforum.com/faq_lav_brastemp1.htm
http://www.eletrodomesticosforum.com/faq_lav_brastemp1.htm
Última edição por roberto albuquerque em Qui 10 Mar 2011, 16:00, editado 1 vez(es)
Roberto Albuquerque- Moderador do fórum
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Não existe como derreter essa resina...
Esquece isso amigo, eu já tentei desde acido sulfurico ou bases quimicas fortes como soda caustica e nunca consegui... e mesmo que eu conseguisse, com certeza iria detonar os componentes!
Esquece isso amigo, eu já tentei desde acido sulfurico ou bases quimicas fortes como soda caustica e nunca consegui... e mesmo que eu conseguisse, com certeza iria detonar os componentes!
Leandrão- Técnico
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Data de inscrição : 07/07/2010
Re: placa eletronica lavar brastemp
Tambem não sei como eles removem a resina só sei que se ele for trocar a placa eles vão querer a dele a base de troca.
Tem um amigo meu aqui que conserta maquinas de lavar roupa e toda vez que ele vai trocar a placa eles pedem a base de troca.
Tem um amigo meu aqui que conserta maquinas de lavar roupa e toda vez que ele vai trocar a placa eles pedem a base de troca.
Mauricio Ribeiro- Moderador do fórum
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Eles raspam a placa perto dos componentes criticos que são justamente os tiristores que chaveiam a carga para o motor.. esses tiristores sempre queimam !
É que eu não tenho tempo, mais se tivesse tempo iria projetar uma placa paralela para usar no lugar dessas.. se alguém um dia fizer um circuito capaz de cumprir as mesmas funções vai faturar bastante...
Achei uma sacanagem da brastemp fazer isso, foi um desrespeito com os técnicos e também com os clientes que muitas vezes tem que pagar muito mais caro por causa da substituição da placa.
É que eu não tenho tempo, mais se tivesse tempo iria projetar uma placa paralela para usar no lugar dessas.. se alguém um dia fizer um circuito capaz de cumprir as mesmas funções vai faturar bastante...
Achei uma sacanagem da brastemp fazer isso, foi um desrespeito com os técnicos e também com os clientes que muitas vezes tem que pagar muito mais caro por causa da substituição da placa.
Leandrão- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Sem falar que o porcaria do engenheiro não lembrou de um fator fundamental que é a dissipação de calor dos componentes que ficam abafados.. essa placa foi um tiro no pé deles...
Leandrão- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Será que usando ar quente não derrete a resina?
_________________
Tenho Capa Miter 2002
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Michel Chagas- Moderador do fórum
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Re: placa eletronica lavar brastemp
ELETRONICA ALFA OMEGA
Achei ......... DEZ....... O link sobre aparelhos eletricos e eletronicos.
Achei ......... DEZ....... O link sobre aparelhos eletricos e eletronicos.
PAULOFRANCO- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
EU TAMBEM GOSTEI MUITO BOM
martins 175- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Não é possivel aquecer, pois isto afeta os componentes.
Com uma retifica, que usa aqueles disquinhos de lixa-papel, cortar a resina ao redor dos componentes e depois, com um formão fino, forçar para quebrar somente a resina.Como o Leandrão informou, sempre queimam os tiristores.Eu não tinha me ligado, mas quase sempre os tiristores de toda maquina de lavar vão para o espaço. Tanto faz se é Consul, Brastemp ou Eletrolux.
Sds
Com uma retifica, que usa aqueles disquinhos de lixa-papel, cortar a resina ao redor dos componentes e depois, com um formão fino, forçar para quebrar somente a resina.Como o Leandrão informou, sempre queimam os tiristores.Eu não tinha me ligado, mas quase sempre os tiristores de toda maquina de lavar vão para o espaço. Tanto faz se é Consul, Brastemp ou Eletrolux.
Sds
sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Olá pessoal.
Eu não tenho dificuldades em retirar os componentes da placa com a resina. Uma vez que vou extrair o componete da placa, aqueço a ilha com o ferro de solda, aplico um pouco mais de estanho e puxo com o sulgador.
O componente é extraido numa boa.
Aproveitando a oportunidade. Estou com um problema com a minha máquina brastemp smart 5k. Será que alguém poderia me passar umas dicas. É o seguinte: O motor não estava dando conta de centrifugar, verifiquei que o capacitor de partida de 15mf estava apresentando 8mf. Pensei problema resolvido, instalei um capacitor novo, a máquina funciou normalmente até a hora de centrifugar apartir desse intante o motor começou a aquecer até fumaçar. Pensei que talvez o motor teria danificado por ter funcionado com o capacitor anterior danificado. O motor aqueceu até parar de funcionar, foi para o espaço. Comprei um motor novo e para minha surpresa começou a ocorrer o mesmo problema, o motor novo aqueceu logo no inicio da lavagem antes mesmo da centrifugação acho que desliguei a tempo de não danificar o motor. Estou com a placa eletrônica em bancada já testei os triac's e os mesmos estão bons. Mas será que o multimetro faz a leitura do componente normal, mas quando colocado a placa em funcionamento apresenta alguma fuga a ponto de fazer o motor aquecer? Se algum amigo poder dar alguma dica? Fica o meu agradecimento
Obrigado.
At.: Frank
Eu não tenho dificuldades em retirar os componentes da placa com a resina. Uma vez que vou extrair o componete da placa, aqueço a ilha com o ferro de solda, aplico um pouco mais de estanho e puxo com o sulgador.
O componente é extraido numa boa.
Aproveitando a oportunidade. Estou com um problema com a minha máquina brastemp smart 5k. Será que alguém poderia me passar umas dicas. É o seguinte: O motor não estava dando conta de centrifugar, verifiquei que o capacitor de partida de 15mf estava apresentando 8mf. Pensei problema resolvido, instalei um capacitor novo, a máquina funciou normalmente até a hora de centrifugar apartir desse intante o motor começou a aquecer até fumaçar. Pensei que talvez o motor teria danificado por ter funcionado com o capacitor anterior danificado. O motor aqueceu até parar de funcionar, foi para o espaço. Comprei um motor novo e para minha surpresa começou a ocorrer o mesmo problema, o motor novo aqueceu logo no inicio da lavagem antes mesmo da centrifugação acho que desliguei a tempo de não danificar o motor. Estou com a placa eletrônica em bancada já testei os triac's e os mesmos estão bons. Mas será que o multimetro faz a leitura do componente normal, mas quando colocado a placa em funcionamento apresenta alguma fuga a ponto de fazer o motor aquecer? Se algum amigo poder dar alguma dica? Fica o meu agradecimento
Obrigado.
At.: Frank
Re: placa eletronica lavar brastemp
As vezes a economia é a base da porcaria.
Se a maquina é de algum parente teu, e voce não tem o conhecimento suficiente é melhor levar ao tecnico.
Mas mesmo assim vou passar uma informação: na parte de baixo da lavadora tem um mecanismo chamado solenoide ou atuador da embreagem, que se estiver com defeito não centrifuga.Se a bomba dagua não estiver jogando agua fora, a lavadora não centrifuga.
Para estar esquentando o motor, o problema está no atuador da embreagem ( ou solenoide). Na lavadora Consul ( 10 kg ou 08 kg) quando o atuador está pifado, chega a queimar o chicote de fios.
Bom, estou acreditando que esta maquina está de acordo com a tensão da cidade ( 220 ou 127 volts)
Sds
Se a maquina é de algum parente teu, e voce não tem o conhecimento suficiente é melhor levar ao tecnico.
Mas mesmo assim vou passar uma informação: na parte de baixo da lavadora tem um mecanismo chamado solenoide ou atuador da embreagem, que se estiver com defeito não centrifuga.Se a bomba dagua não estiver jogando agua fora, a lavadora não centrifuga.
Para estar esquentando o motor, o problema está no atuador da embreagem ( ou solenoide). Na lavadora Consul ( 10 kg ou 08 kg) quando o atuador está pifado, chega a queimar o chicote de fios.
Bom, estou acreditando que esta maquina está de acordo com a tensão da cidade ( 220 ou 127 volts)
Sds
sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
.Será que usando ar quente não derrete a resina?
ajuda muito a retirar varios tipos de resina.
Convidad- Convidado
Re: placa eletronica lavar brastemp
Olá Sergio Leal,
A máquina é uma brastemp smart 5k. Vou fazer mais testes em relação ao atuador, mas me parece que esta bom, é possível ver o mecanismo funcionar esticando a mola e atuando no freio também. A bomba dagua funciona e também centrifuga, mas isso tudo aquecendo o motor de forma anormal.
É possível a máquina funcionar com a solenoide do atuador desligado? E eu fazer a função do atuador manualmente?
Acho que funcionando a máquina com a solenide desligado eu eliminaria um possível curto na solenoide.
Será que dá certo?
A máquina é uma brastemp smart 5k. Vou fazer mais testes em relação ao atuador, mas me parece que esta bom, é possível ver o mecanismo funcionar esticando a mola e atuando no freio também. A bomba dagua funciona e também centrifuga, mas isso tudo aquecendo o motor de forma anormal.
É possível a máquina funcionar com a solenoide do atuador desligado? E eu fazer a função do atuador manualmente?
Acho que funcionando a máquina com a solenide desligado eu eliminaria um possível curto na solenoide.
Será que dá certo?
Re: placa eletronica lavar brastemp
Só uma perguntinha: Esta Brastemp é parecida com a Clean?????
Ela tem agitador tipo "carambola" ou é daquele tipo disco, que fica no fundo do cesto????
Quando o solenoide ou atuador ( não sei qual dos dois tem nesta maquina) não funcionam, a lavadora só não centrifuga, as demais operações ela faz.
Se o atuador trabalhar com 220 volts ou 127 volts, pode ser testado fora da maquina, para verificar se está funcionando.
Pegue um fio com dois terminais, encaixe nos terminais do solenoide ou atuador,puxe o embolo para fora, ligue na tomada( usando de preferencia lampada em serie).Tome cuidado com a energia.
Se o embolo não recolher pode susbituir a peça.
Ela tem agitador tipo "carambola" ou é daquele tipo disco, que fica no fundo do cesto????
Quando o solenoide ou atuador ( não sei qual dos dois tem nesta maquina) não funcionam, a lavadora só não centrifuga, as demais operações ela faz.
Se o atuador trabalhar com 220 volts ou 127 volts, pode ser testado fora da maquina, para verificar se está funcionando.
Pegue um fio com dois terminais, encaixe nos terminais do solenoide ou atuador,puxe o embolo para fora, ligue na tomada( usando de preferencia lampada em serie).Tome cuidado com a energia.
Se o embolo não recolher pode susbituir a peça.
sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Sergio, Verifiquei umas imagens pela rede e a Clean se parece um pouco, não sei se tem a mesma mecânica. De qualquer forma veja nesse link algumas imagens da Smart, inclusive tem uma imagem por baixo da mecânica.
http://www.google.com.br/images?q=imagem%20da%20brastemp%20smart%205k&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1024&bih=544
A máquina esta fazendo todo o ciclo. A minha ideia de desligar a solenoide ou atoador seria para ver se esta peça poderia ser a responsavel pelo aquecimento anormal do motor.
Olha nesse esse link achei interessante e acho que podera ser útil para mim.
http://www.linkes.com.br/animacao-do-funcionamento-de-uma-lavadora-de-roupas
Tem um filminho em flash mostrando o funcionamento do ciclo completo da máquina. Apartir desse ciclo elétrico vou aferir tensão e corrente de trabalho em cima do motor, espero descobrir algo.
Se você tiver mais algumas dicas agradeço.
At.: Frank
http://www.google.com.br/images?q=imagem%20da%20brastemp%20smart%205k&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1024&bih=544
A máquina esta fazendo todo o ciclo. A minha ideia de desligar a solenoide ou atoador seria para ver se esta peça poderia ser a responsavel pelo aquecimento anormal do motor.
Olha nesse esse link achei interessante e acho que podera ser útil para mim.
http://www.linkes.com.br/animacao-do-funcionamento-de-uma-lavadora-de-roupas
Tem um filminho em flash mostrando o funcionamento do ciclo completo da máquina. Apartir desse ciclo elétrico vou aferir tensão e corrente de trabalho em cima do motor, espero descobrir algo.
Se você tiver mais algumas dicas agradeço.
At.: Frank
Re: placa eletronica lavar brastemp
Frank, testa o motor sem a correia.
Pode ser que o mecanismo esteja trancado por estarem os rolamentos enferrujados.
Deixa o motor na maquina, só tira a correia e nota se ele aquece.
Pelo que voce colocou no seu tópico, a impressão que tenho é que os rolamentos do mecanismo estão enferrujados, e o motor tem que fazer um esforço extra, o que leva ao superaquecimento.
Aguardo sua postagem, para dar outras dicas, se assim se fizer necessario.
Sds
Pode ser que o mecanismo esteja trancado por estarem os rolamentos enferrujados.
Deixa o motor na maquina, só tira a correia e nota se ele aquece.
Pelo que voce colocou no seu tópico, a impressão que tenho é que os rolamentos do mecanismo estão enferrujados, e o motor tem que fazer um esforço extra, o que leva ao superaquecimento.
Aguardo sua postagem, para dar outras dicas, se assim se fizer necessario.
Sds
sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Já tirei essa resina, e realmente queimam os tiristores. Use um soprador serigráfico daqueles de encolher insulfilm/dessoldar smd, aqueça BEM e quando ele já estiver bem quente,(quase cheirando a queimado) pare, apoie a placa de lado na bancada e com uma chave de fenda "afiada" vá forçando a saída da resina, ela se solta com alguma dificuldade mas soltará o suficiente para mexer onde for necessário. Cuidado para não quebrar a placa! Bata com a chave pelo lado da solda.
Infelizmente essas resinas e os famigerados chip-bolha estão acabando com o mercado de reparação de vários eletrônicos. Depois reclamam do efeito estufa...
Infelizmente essas resinas e os famigerados chip-bolha estão acabando com o mercado de reparação de vários eletrônicos. Depois reclamam do efeito estufa...
shaolinjianghu- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Olá shaolinjianghu,
Você já pegou algum defeito como esse meu? Testei os triac's e a leitura do multimetro não indicou curto ou fuga. A minha dúvida seria se ao ligar a placa e colocar em operação com o motor, os triac's poderia apresentar alguma alteração na corrente de trabalho levando a aquecer o motor.
O amigo Sergio deu uma dicar em relação aos rolamentos, vou fazer os testes, mas me recordo que movimentei a pulia com as maos sem esforço, mas de qualquer forma vale apena testar..
At.: Frank
Você já pegou algum defeito como esse meu? Testei os triac's e a leitura do multimetro não indicou curto ou fuga. A minha dúvida seria se ao ligar a placa e colocar em operação com o motor, os triac's poderia apresentar alguma alteração na corrente de trabalho levando a aquecer o motor.
O amigo Sergio deu uma dicar em relação aos rolamentos, vou fazer os testes, mas me recordo que movimentei a pulia com as maos sem esforço, mas de qualquer forma vale apena testar..
At.: Frank
Re: placa eletronica lavar brastemp
Frank.Vamos por etapas.A função dos triacs é fazer a agitação da agua e roupa, ou seja, uma vez para a esquerda e outra para a direita.Se voce notar, tem um eixo estriado, que acopla o agitador plastico dentro do cesto da maquina.O esforço do motor para esta função é pouco.Para centrifugar, o atuador eletrico recolhe o êmbolo, e o motor gira todo o cesto, que é fixado no tubo do mecanismo.Neste tubo do mecanismo tem dois rolamentos, que se por acaso o retentor deixar passar a agua do cesto para o mecanismo,os rolamentos se enferrujam e "engripam", fazendo com que o motor fique apenas roncando, levando-o a queimar, se houver insistencia.
Faça o seguinte: Tente girar o cesto, com as mãos, com a lavadora desligada da energia.Tire a correia do motor.Desengate o acoplador da cinta de freio e veja se o cesto gira.
O cesto e o agitador funcionam por processos diferentes.
Girar o agitador é facil, pois o eixo entalhado dificilmente enferruja.
Girar o cesto, quando os rolamentos estiverem "engripados", quero ver.
Sds
Faça o seguinte: Tente girar o cesto, com as mãos, com a lavadora desligada da energia.Tire a correia do motor.Desengate o acoplador da cinta de freio e veja se o cesto gira.
O cesto e o agitador funcionam por processos diferentes.
Girar o agitador é facil, pois o eixo entalhado dificilmente enferruja.
Girar o cesto, quando os rolamentos estiverem "engripados", quero ver.
Sds
sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Tem um colega meu aki na minha cidade que o cara so faz isso recuperar placas eletronicas o cara não pega mais tv som dvd em hipotese alguma eo que eu estou observando pelo menos aki na minha cidade tem muito tecnico abandonado tv para concertar lavadoras qualquer maquina e milão um tv 20 polegadas e rs 350
sebastiao rodrigues marqu- Participante
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Olá Sergio,
As coisas andam corridas por aqui. Vou trabalhar a máquina nesse sábado, vou fazer um pente fino, rolamento, engrenagem, motor, placa... Espero com isso descobrir essa cabeça de bode que esta enterrado... rs
Abraços
As coisas andam corridas por aqui. Vou trabalhar a máquina nesse sábado, vou fazer um pente fino, rolamento, engrenagem, motor, placa... Espero com isso descobrir essa cabeça de bode que esta enterrado... rs
Abraços
Re: placa eletronica lavar brastemp
Olá Sergio,
Conforme postei anteriormente, tirei o dia de hoje para trabalhar na máquina. Desmontei a coitada todinha para verificar os rolamentos, os mesmos estão íntegros, não estão enferrujados de qualquer forma troquei os dois e também o retentor, mas antes de fazer isso fiz alguns giros da polia com as mãos para movimentar o cesto para assim depois da troca dos rolamentos fazer um comparativo. Já com os rolamentos novos não achei diferença na resistência do peso ao movimentar a polia manualmente.
Seguindo a sua orientação fiz o teste do motor sem a correia.
Monitorei o funcionamento do motor, corrente e temperatura. Usei um alicate amperímetro.
Tensão de trabalho do motor é 220v.
Em modo lavar a corrente de trabalho oscila entre:
Fio vermelho = 1.0 a 1.7 amp.
Fio amarelo = 1.0 a 1.5 amp.
Fio branco = 1.0 a 1.7 amp.
A temperatura do motor é sempre crescente. Em seis minutos no modo lavar o motor não passa do primeiro ciclo de lavagem e a temperatura chega 92°.
Nesta temperatura o cheiro de verniz aquecido já é bem forte me obrigando a desligar para não perder o motor.
Aguardei o motor esfriar para teste em centrifugação.
Fio vermelho = 1.6 amp.
Fio amarelo = 1.8 amp.
Fio branco = 1.0 amp.
A temperatura do motor também é crescente, mas chega ao máximo a 74°, nesse momento acaba o ciclo de centrifugação e desliga.
Conforme descrito no inicio desse tópico, revisei a placa eletrônica com o multímetro e não achei irregularidade. A não ser que algum componente em funcionamento apresente alteração.
Alguma dica?
A cabeça de bode continha enterrada. Rs...
At.: Frank
Conforme postei anteriormente, tirei o dia de hoje para trabalhar na máquina. Desmontei a coitada todinha para verificar os rolamentos, os mesmos estão íntegros, não estão enferrujados de qualquer forma troquei os dois e também o retentor, mas antes de fazer isso fiz alguns giros da polia com as mãos para movimentar o cesto para assim depois da troca dos rolamentos fazer um comparativo. Já com os rolamentos novos não achei diferença na resistência do peso ao movimentar a polia manualmente.
Seguindo a sua orientação fiz o teste do motor sem a correia.
Monitorei o funcionamento do motor, corrente e temperatura. Usei um alicate amperímetro.
Tensão de trabalho do motor é 220v.
Em modo lavar a corrente de trabalho oscila entre:
Fio vermelho = 1.0 a 1.7 amp.
Fio amarelo = 1.0 a 1.5 amp.
Fio branco = 1.0 a 1.7 amp.
A temperatura do motor é sempre crescente. Em seis minutos no modo lavar o motor não passa do primeiro ciclo de lavagem e a temperatura chega 92°.
Nesta temperatura o cheiro de verniz aquecido já é bem forte me obrigando a desligar para não perder o motor.
Aguardei o motor esfriar para teste em centrifugação.
Fio vermelho = 1.6 amp.
Fio amarelo = 1.8 amp.
Fio branco = 1.0 amp.
A temperatura do motor também é crescente, mas chega ao máximo a 74°, nesse momento acaba o ciclo de centrifugação e desliga.
Conforme descrito no inicio desse tópico, revisei a placa eletrônica com o multímetro e não achei irregularidade. A não ser que algum componente em funcionamento apresente alteração.
Alguma dica?
A cabeça de bode continha enterrada. Rs...
At.: Frank
Re: placa eletronica lavar brastemp
Vamos começar tudo de novo.
O principio de funcionamento da lavadora é o seguinte:
Acoplar a mangueira de entrada de agua, na maquina e ligue a torneira.
Selecione o nivel da agua.Selecione o modo de lavação.Ligue o plug na tomada.Acione o botão liga. Se a valvula de entrada de agua está Ok, vai começar a entrar agua, indo até o limite que foi selecionado(baixo,medio,alto)Assim que nivel for atingido, a lavadora começa a agitar, indo uma vez para a esquerda e outra para a direita.Quando termina este ciclo, vai colocar a agua fora, com a bomba funcionando perfeitamente.Se a bomba não funcionar, não haverá centrifugação.Se o capacitor não estiver de acordo, o motor não vai ter força suficiente para centrifugar, mesmo que ele consiga agitar.Depois, vem o enxague, que a lavadora tambem faz uma serie de 3 a 4 ciclos de centrifugação curtos.Depois ela vai encher de agua novamente, até o nivel escolhido anteriormente, e agitar.Finda a agitação, começa a bombear agua para fora e em seguida vai centrifugar.
Quem comanda os ciclos da lavadora, é o seletor de funções que fica no painel, onde está fixado o botão dos programas.
Só esclarecendo, para que voce rode o cesto com as mãos, como se fosse a centrifugação,( com a lavadora desligada e sem agua dentro) é preciso que a embreagem seja acionada, para que a polia gire todo o mecanismo.
Verifique se a fiação está correta.Se a bobina ( que é aquele fio todo enrolado ) não está partida.
Leia e analise a situação e em seguida me comunique ( pode ser por MP.)
Sds
O principio de funcionamento da lavadora é o seguinte:
Acoplar a mangueira de entrada de agua, na maquina e ligue a torneira.
Selecione o nivel da agua.Selecione o modo de lavação.Ligue o plug na tomada.Acione o botão liga. Se a valvula de entrada de agua está Ok, vai começar a entrar agua, indo até o limite que foi selecionado(baixo,medio,alto)Assim que nivel for atingido, a lavadora começa a agitar, indo uma vez para a esquerda e outra para a direita.Quando termina este ciclo, vai colocar a agua fora, com a bomba funcionando perfeitamente.Se a bomba não funcionar, não haverá centrifugação.Se o capacitor não estiver de acordo, o motor não vai ter força suficiente para centrifugar, mesmo que ele consiga agitar.Depois, vem o enxague, que a lavadora tambem faz uma serie de 3 a 4 ciclos de centrifugação curtos.Depois ela vai encher de agua novamente, até o nivel escolhido anteriormente, e agitar.Finda a agitação, começa a bombear agua para fora e em seguida vai centrifugar.
Quem comanda os ciclos da lavadora, é o seletor de funções que fica no painel, onde está fixado o botão dos programas.
Só esclarecendo, para que voce rode o cesto com as mãos, como se fosse a centrifugação,( com a lavadora desligada e sem agua dentro) é preciso que a embreagem seja acionada, para que a polia gire todo o mecanismo.
Verifique se a fiação está correta.Se a bobina ( que é aquele fio todo enrolado ) não está partida.
Leia e analise a situação e em seguida me comunique ( pode ser por MP.)
Sds
sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Sabe Sergio, Também gostei deste assunto da maquina de lavar;
Pois tenho uma consul 10kg maré super também com defeito.
Porém o defeito dela é que não bate. Não faz o agito.
Tentei retirar a placa eletronica mas não obtive sucesso pois estava ficando
tarde da noite. Na proxima oportunidade conseguirei tira-la do local e vou verificar alguns componentes.
Mas te faço uma pergunta;
A programaçao destas maquinas não é feita por memórias?
Até breve.
Pois tenho uma consul 10kg maré super também com defeito.
Porém o defeito dela é que não bate. Não faz o agito.
Tentei retirar a placa eletronica mas não obtive sucesso pois estava ficando
tarde da noite. Na proxima oportunidade conseguirei tira-la do local e vou verificar alguns componentes.
Mas te faço uma pergunta;
A programaçao destas maquinas não é feita por memórias?
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sr. wilson- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Desculpe- Sergio,
Esqueci de falar que ao programar a maquina para bater, ela dá um toque
para direita e outro para esquerda, indicando que o motor está travado.
Até mais.
Esqueci de falar que ao programar a maquina para bater, ela dá um toque
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sr. wilson- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
O Capacitor pifado tambem faz o mesmo efeito.
Na placa eletronica da maquina, tem dois triac, que fazem com que a maquina agite a roupa e agua, uma vez para a direita e outra para a esquerda.
Quem comanda o capacitor são os triac.Se os triac estão comandando e o capacitor não manda a informação para o motor, pode trocar o capacitor que está pifado.
Vamos ao assunto da Consul Maré.
Quando o atuador da embreagem está pifado (inoperante) geralmente queima o chicote de fios.
A Consul Mare tem duas placas.Uma de comando e a outra de potencia.
Quando os problemas são eletronicos, troca-se as duas placas.
Antes de trocar as placas, olhe o atuador da embreaagem.
Sds
Na placa eletronica da maquina, tem dois triac, que fazem com que a maquina agite a roupa e agua, uma vez para a direita e outra para a esquerda.
Quem comanda o capacitor são os triac.Se os triac estão comandando e o capacitor não manda a informação para o motor, pode trocar o capacitor que está pifado.
Vamos ao assunto da Consul Maré.
Quando o atuador da embreagem está pifado (inoperante) geralmente queima o chicote de fios.
A Consul Mare tem duas placas.Uma de comando e a outra de potencia.
Quando os problemas são eletronicos, troca-se as duas placas.
Antes de trocar as placas, olhe o atuador da embreaagem.
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sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Boa tarde Sergio,
estou consertando uma lavadora Brastemp, modelo: BWG 10A BANADO, 127Volts, Serie: CE7930771,
que ao ligar, acende todos os led's por um curto tempo e desliga na sequência. Não faz nada além disto. Tem alguma dica sobre isto?????
Grato pela atenção.
Marcos.
estou consertando uma lavadora Brastemp, modelo: BWG 10A BANADO, 127Volts, Serie: CE7930771,
que ao ligar, acende todos os led's por um curto tempo e desliga na sequência. Não faz nada além disto. Tem alguma dica sobre isto?????
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MarcosaCruz- NOVATO
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Vamos por partes.
Esta Lavadora é aquela que tem uma membrana do lado direito da tampa??????
Se for, esta maquina tem duas placas.Uma de função(aquela do lado direito) e uma de tensão (ao lado esquerdo da lavadora) que precisa tirar a tampa fixa para encontrá-la.
Assim que voce passar as informações, vamos ver se consigo ajudar.
Sds
Esta Lavadora é aquela que tem uma membrana do lado direito da tampa??????
Se for, esta maquina tem duas placas.Uma de função(aquela do lado direito) e uma de tensão (ao lado esquerdo da lavadora) que precisa tirar a tampa fixa para encontrá-la.
Assim que voce passar as informações, vamos ver se consigo ajudar.
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sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
faça isso ai que o kara falou é batata
Já tirei essa resina, e realmente queimam os tiristores. Use um soprador serigráfico daqueles de encolher insulfilm/dessoldar smd, aqueça BEM e quando ele já estiver bem quente,(quase cheirando a queimado) pare, apoie a placa de lado na bancada e com uma chave de fenda "afiada" vá forçando a saída da resina, ela se solta com alguma dificuldade mas soltará o suficiente para mexer onde for necessário. Cuidado para não quebrar a placa! Bata com a chave pelo lado da solda.
Já tirei essa resina, e realmente queimam os tiristores. Use um soprador serigráfico daqueles de encolher insulfilm/dessoldar smd, aqueça BEM e quando ele já estiver bem quente,(quase cheirando a queimado) pare, apoie a placa de lado na bancada e com uma chave de fenda "afiada" vá forçando a saída da resina, ela se solta com alguma dificuldade mas soltará o suficiente para mexer onde for necessário. Cuidado para não quebrar a placa! Bata com a chave pelo lado da solda.
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Re: placa eletronica lavar brastemp
ok Sergio,
exatamente a que tem membrana do lado direito da tampa e duas placas.
Já verifiquei toda mecânica da mesma e ta tudo em bom estado (só por efeito de prevenção). Dizem que é uma placa barato, mas no momento o aprendizado para mim é o mais importante. Espero que possa me ajudar.
Grato.
exatamente a que tem membrana do lado direito da tampa e duas placas.
Já verifiquei toda mecânica da mesma e ta tudo em bom estado (só por efeito de prevenção). Dizem que é uma placa barato, mas no momento o aprendizado para mim é o mais importante. Espero que possa me ajudar.
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Então faz o seguinte.
Tire a placa que está embaixo da membrana, e troque todas as chaves de toque.Verifique tambem se não tem trilha interrompida, pois tem uma bem fininha, que se rompe.
SDS
Tire a placa que está embaixo da membrana, e troque todas as chaves de toque.Verifique tambem se não tem trilha interrompida, pois tem uma bem fininha, que se rompe.
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sergio leal- Técnico
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Sergio,
retirei as chaves de toque e tem duas (as das extremidades) com mal contato, e já troquei. Não encontrei trilhas rompidas, mas encontrei sim na outra placa sinal de queimado (curto-circuito) entre AC1 e AC2.
AC1 é a Entrada de energia 127/220V (comum com as cargas).
AC2 é a Entrada de energia 127/220V (chaveamento das cargas).
O C22 estava escuro como se queimado, mas ao retirar o mesmo do circuito, está em bom estado. 100nf.
Como deve ter percebido, sou novo em eletrônica de consertos, e não sei se posso testar transistor sem retirar o mesmo do circuito. Posso???E oque significa a escrita MT1 no circuito?????
Grato,
Marcos.
retirei as chaves de toque e tem duas (as das extremidades) com mal contato, e já troquei. Não encontrei trilhas rompidas, mas encontrei sim na outra placa sinal de queimado (curto-circuito) entre AC1 e AC2.
AC1 é a Entrada de energia 127/220V (comum com as cargas).
AC2 é a Entrada de energia 127/220V (chaveamento das cargas).
O C22 estava escuro como se queimado, mas ao retirar o mesmo do circuito, está em bom estado. 100nf.
Como deve ter percebido, sou novo em eletrônica de consertos, e não sei se posso testar transistor sem retirar o mesmo do circuito. Posso???E oque significa a escrita MT1 no circuito?????
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MarcosaCruz- NOVATO
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Re: placa eletronica lavar brastemp
Siga as trilhas de AC1 e AC2 e verifique se não tem nenhum curto nos componentes.
As vezes as trilhas são tão proximas que a energia pula de uma para a outra, e produz centelhas, que pode escurecer os terminais do soquete.
Acredito que voce pode colocar a placa dos comandos de volta, e testar a lavadora.
Quanto aos transistores, êles devem ser medidos fora da placa.
Sds
As vezes as trilhas são tão proximas que a energia pula de uma para a outra, e produz centelhas, que pode escurecer os terminais do soquete.
Acredito que voce pode colocar a placa dos comandos de volta, e testar a lavadora.
Quanto aos transistores, êles devem ser medidos fora da placa.
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sergio leal- Técnico
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