Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.

Menu de navegação


Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:






---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================



================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br


_________________
Últimos assuntos
» a decadência da minha eletronica
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyHoje à(s) 10:07 por adriano cesar

» Pré Amplificador CSR Pr Mod Pr-2002
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyOntem à(s) 20:38 por Julio Penna

» Philips Cineos 34PT8422/77 DÚVIDA SOBRE TUBO
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyOntem à(s) 10:52 por MARIO Y. SEGAWA

» Tv hbtv Buster 32l05hd com linhas e imagem travando,e duplicando sem definição.
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyOntem à(s) 05:40 por Guitamukeka

» Firmaware tv philcó PH4t21dg
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQua 15 maio 2024, 23:58 por Maurício godoy

» fonte roteador STARLINK UTP-211C - Identificar diodos SMD NN FM
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQua 15 maio 2024, 20:52 por leandrovivo

» Mesa Ciclotrom Wattsom MXS12II
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQua 15 maio 2024, 16:29 por Eletronica Zukata

» Abrir minha eletrônica ou não, rsrs?!!
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyTer 14 maio 2024, 13:20 por Paranista

» Minisystem cce md3280 não, N tem standby
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyTer 14 maio 2024, 13:17 por Paranista

» Caixa amplificada amvox aca 221 gigante ll . Não carrega bateria
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyTer 14 maio 2024, 09:17 por Pedro Espíndola Neto

» Minisystem cce md3280 não, N tem standby
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySáb 11 maio 2024, 21:13 por Rafael2

» CAIXA DE SOM SOUND BOX FX15 qual valor de R29 e R39..?
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySáb 11 maio 2024, 15:51 por ITA SOM

» Caixa de som multilaser sp359 não liga
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySex 10 maio 2024, 20:47 por Rafael2

» SOM AIWA Z-R997 TRAVADO - SÓ ACENDE PAINEL DE BOTÕES!
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQui 09 maio 2024, 14:12 por Paranista

» Tv semp TCL 32lL800 sem imagem Resolvido
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQua 08 maio 2024, 17:45 por nagkiller

» Esquema do cce md3280
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySeg 06 maio 2024, 22:17 por Rafael2

» Microonda ELECTROLUX MEF33 sem funcionar porcoes liga e cancela Resolvido
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySeg 06 maio 2024, 13:27 por everardes

» Esquema do cce md3280
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySeg 06 maio 2024, 12:01 por francisco constantino

» Módulo taramps TA-3500D liga normal, porém sem áudio
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyDom 05 maio 2024, 14:44 por Nill

» Duvida slot microSD
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyDom 05 maio 2024, 07:52 por gamemaniaco

» Alguém teria o arquivo raiz do receptor Neonsat Tro HD e do receptor satmax 5?
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySáb 04 maio 2024, 07:28 por Claude

» CIRCUITO INTEGRADO USADO NO GRDIENTE PRO1200
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySex 03 maio 2024, 22:33 por Rafael2

» atualizaçao tv philips 42pfl3008d/78
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQui 02 maio 2024, 19:06 por tokiotecnica

» Tv philips 50pug6654, liga tem som,mas não tem imagem
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQui 02 maio 2024, 13:24 por Renaldo Domingos

» [Resolvido]DVD H Buster HBD-9540AV não liga
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyQui 02 maio 2024, 08:52 por Rosélio

» Micro System LG Xboom cm9740 não sai som nas caixas de som
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyTer 30 Abr 2024, 15:52 por sugeda

» CIs damplaca Tcon
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyTer 30 Abr 2024, 12:01 por nagkiller

» Microondas Brastemp MOD- BHS 27A BHNA, visor indicando ERR 3
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptySeg 29 Abr 2024, 19:22 por tokiotecnica

» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyDom 28 Abr 2024, 13:49 por MARIO Y. SEGAWA

»  Aqui no fórum vemos de tudo
Resistor alterado seu valor pra quase metade  EmptyDom 28 Abr 2024, 13:22 por MARIO Y. SEGAWA

Quem está conectado?
289 usuários online :: 4 registrados, 0 invisíveis e 285 visitantes :: 1 motor de busca

everardes, LuizHenrique, MARIO Y. SEGAWA, WALTER JANSEN

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios

    Nenhum anúncio


    Resistor alterado seu valor pra quase metade

    +2
    WALTER JANSEN
    andrecuiabá
    6 participantes

    Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Seg 25 Out 2021, 12:12

    peguei uma caixa de som amplificada com  um resistor alterado de 100r pra 64R .Há tempos ouve uma discursão aqui por causa disso, pois alguns alegavam que resistores só alteravam pra mais ou abriam. na época eu falei que já tinha pegado um resistor de 4,7R em curto em um tv da marca telefunken .se alguém tiver interesse em discutir o assunto novamente eu tenho ate o resistor em mãos .

    abraços
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    MARIO Y. SEGAWA gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Seg 25 Out 2021, 12:16

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Whatsa11
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Seg 25 Out 2021, 12:19

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Whatsa12
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    MARIO Y. SEGAWA gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por WALTER JANSEN Seg 25 Out 2021, 17:04

    Olá André, é interessante
    Que tipo de resistor é? Fio, metalizado, carvão....?
    wj
    avatar
    WALTER JANSEN
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 39 ANOS
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1604
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : CANOAS/RS
    Humor : total
    Data de inscrição : 05/04/2011

    MARIO Y. SEGAWA gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Seg 25 Out 2021, 18:06

    andrecuiabá escreveu:Resistor alterado seu valor pra quase metade  Whatsa12

    O resistor parece ser de carvão. Rolling Eyes
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por tomate Seg 25 Out 2021, 19:46

    e com ele alterado o que acontecia no aparelho?
    tomate
    tomate
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 31 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 160
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : sao roque/sp
    Data de inscrição : 02/08/2021

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Seg 25 Out 2021, 20:21

    ele altera a polarização do par diferencial .são dois .um pra cada lado .negativo e positivo do diferencial.

    o som fica distorcendo e sem qualidade .aquece muito os transistores de saída . como alguns músicos dizem
    "som rachando " eu trouxe esse caso porque já vi muitos técnicos baterem o pé dizendo que resistor não altera pra menos. eu em mais de trinta anos de profissão é a terceira vez que pego. a outra vez foi um de 22R com 8R.e isso tem quase quinze anos. o resistor de 4R7 em curto foi na década de 90.

    quanto ao material dele não sei dizer. mas na foto da pra ver outros e se alguém souber confirme ai. também acho que é de carvão.
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    MARIO Y. SEGAWA gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Seg 25 Out 2021, 21:06

    Esses resistores, quando foram encontrados com valores alterados para menos, ficaram quase ou parcialmente que torrados em todos eles???
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por tomate Seg 25 Out 2021, 23:11

    eu fui um que entrei nesse debate,eu particularmente nos meus 30 anos ou pegei alterado pra mais ou abertos,mas como vc disse ser o terceiro teremos que acreditar nessa possibilidade,como disse eu nunca peguei,os dois resistores de 100r estavam alterados ou somente um?somente os resistor estava alterado ou os transistores tbm tinham fuga,pq se tivesse transistores em curto o estrago seria maior.
    tomate
    tomate
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 31 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 160
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : sao roque/sp
    Data de inscrição : 02/08/2021

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por WALTER JANSEN Ter 26 Out 2021, 08:32

    Olá gente boa.
    André, pela foto parece ser metalizado.
    Os resistores de carvão, devido à forma como são construídos, sempre aumentam o valor, mesmo quando em estuque Já tem tido sua utilização sendo restringida.
    Em resistores de fio já vi acontecer de espiras entrar em curto.
    Em resistores metalizados, quando carbonizam como o da foto, podem fundir a película e diminuir a resistência. São casos raros, o normal é abrirem ou alterarem para mais.
    Eu particularmente só vi acontecer um vez.

    Mas gostei do tema e gostaria de ouvir relatos da experiência de outros parceiros
    wj
    avatar
    WALTER JANSEN
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 39 ANOS
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1604
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : CANOAS/RS
    Humor : total
    Data de inscrição : 05/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Ter 26 Out 2021, 08:44

    MARIO Y. SEGAWA escreveu:Esses resistores, quando foram encontrados com valores alterados para menos, ficaram quase ou parcialmente que torrados em todos eles???



    não ! apenas esse de 100R que apresentou sinal de torrado. os outros dois estavam lindões.



    lembrando que os outros dois foram encontrados em tvs apenas esse de 100R em amplificador.
    mas o defeito era muitas soldas frias e a placa tinha sofrido um pouco com umidade em outros tempos e o falante estava aberto.


    passei a me atentar a isso quando um técnico em uma cidade do interior me mostrou um resistor com essas características e que segundo ele também era a primeira vez que pegava e ja tinha muitos anos de profissão. e que o descobriu a duras penas em trabalho em uma tv.

    logico so parto pra essa situação quando o bicho realmente pega .e ja não se tem muito o que verificar.

    no mais vou seguindo o lema de todos !!!!TESTE POR CIMA E SEGUE O BARCO.




    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Ter 26 Out 2021, 08:52

    WALTER JANSEN escreveu:Olá gente boa.
    André, pela foto parece ser metalizado.
    Os resistores de carvão, devido à forma como são construídos, sempre aumentam o valor, mesmo quando em estuque Já tem tido sua utilização sendo restringida.
    Em resistores de fio já vi acontecer de espiras entrar em curto.
    Em resistores metalizados, quando carbonizam como o da foto, podem fundir a película e diminuir a resistência. São casos raros, o normal é abrirem ou alterarem para mais.
    Eu particularmente só vi acontecer um vez.

    Mas gostei do tema e gostaria de ouvir relatos da experiência de outros parceiros
    wj


    sim ! eu é que sou chato mesmo talvez o motivo de ter me deparado mais com isso. e não gosto de usar multímetro com a escala mentindo .e na duvida comparo com outro igual na placa . foi o que eu fiz no caso desse de 100R pois tem muito deles por lá. e empresa é posto autorizado da MINIPA dai multímetro , quase nem tem rererere
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Ter 26 Out 2021, 16:28

    Prezado André!!

    Serie ótimo que o senhor participasse da live, do Canal Burgoseletrônica/YouTube, a ser realizada, no dia 29-10-2021, às 19:00h, de Brasília. Nessa live, o renomado professor Newton C. Braga, com certeza, estará participando dessa live. Sua participação seria apenas enviar a pergunta sobre resistor, que teve sua resistência alterada para menos e/ou entrou em curto.
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    MARIO Y. SEGAWA gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Ter 26 Out 2021, 16:48

    Poderiamos ver esse caso.embora eu nao seja muito dessas coisas. E o que realmente importa pra mim é que isso é caso veridico e que acontece muito pouco e acredito que um professor dificilmente pegaria um caso desses em bancada.mas como tudo é possivel posso ate levar a live em consideraçáo pra fins de discurssao mesmo. Seria bastante interessante . O problema no meu caso é disponibilidade de tempo. E as vezes demoro muito a chegar em casa devido ao transito. Vamos ver comovai ser nesse dia..
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Ter 26 Out 2021, 17:17

    andrecuiabá escreveu:Poderiamos ver esse caso.embora eu nao seja muito dessas coisas.  E o que realmente importa pra mim é que isso é caso veridico e que acontece muito pouco e acredito que um professor dificilmente pegaria um caso desses em bancada.mas como tudo é possivel posso ate levar a live em consideraçáo pra fins de discurssao mesmo. Seria bastante interessante . O problema no meu caso é disponibilidade de tempo. E as vezes demoro muito a chegar em casa devido ao transito. Vamos ver comovai ser nesse dia..

    Guarde bem esse resistor de 4R7. Outros resistores não estão mais contigo??? Seria bom que enviasse esse resistor de 4R7 para laboratório do professor Burgos ou Newton para que ele analisasse e, no fim, ele emitisse um relatório final. pos
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Ter 26 Out 2021, 17:18

    andrecuiabá escreveu:Poderiamos ver esse caso.embora eu nao seja muito dessas coisas.  E o que realmente importa pra mim é que isso é caso veridico e que acontece muito pouco e acredito que um professor dificilmente pegaria um caso desses em bancada.mas como tudo é possivel posso ate levar a live em consideraçáo pra fins de discurssao mesmo. Seria bastante interessante . O problema no meu caso é disponibilidade de tempo. E as vezes demoro muito a chegar em casa devido ao transito. Vamos ver comovai ser nesse dia..

    Guarde bem esse resistor de 4R7. Outros resistores não estão mais contigo??? Seria bom que enviasse esse resistor de 4R7 para laboratório do professor Burgos ou Newton para que ele o analisasse e, no fim, ele emitisse um relatório final. pos
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Ter 26 Out 2021, 20:10

    MARIO Y. SEGAWA escreveu:
    andrecuiabá escreveu:Poderiamos ver esse caso.embora eu nao seja muito dessas coisas.  E o que realmente importa pra mim é que isso é caso veridico e que acontece muito pouco e acredito que um professor dificilmente pegaria um caso desses em bancada.mas como tudo é possivel posso ate levar a live em consideraçáo pra fins de discurssao mesmo. Seria bastante interessante . O problema no meu caso é disponibilidade de tempo. E as vezes demoro muito a chegar em casa devido ao transito. Vamos ver comovai ser nesse dia..

    Guarde bem esse resistor de 4R7. Outros resistores não estão mais contigo??? Seria bom que enviasse esse resistor de 4R7 para laboratório do professor Burgos ou Newton para que ele o analisasse e, no fim, ele emitisse um relatório final. pos



    o resistor de 4r7 foi encontrado em curto em um tv telefunken preto e branco nos anos 90 ou 91 por ai .não guardei .o outro de 22R alterado pra algo em torno de 8R em um tv philco nos anos 2000 e qualquer coisa mais .não lembro o tempo mas já tem mais de quinze anos. deixei guardado mas o desinteresse sobre eles foi o motivo de descarta-los no lixo.

    esse de 100R foi recentemente (semana passada) nunca pensei em levar isso adiante pois de nada iria resolver mesmo. meu interesse é apenas saber se outros técnicos já se depararam com coisas semelhantes e compartilhar experiências.

    são vários casso de difícil explicação:

    tipo transformador driver que não funciona em um tv e funciona em outra normalmente.

    transistor com ganho zero que peguei em um amplificador.

    capacitor eletrolítico novo que ficou guardado por algum tempo e quando fui usar estava totalmente em curto.

    fusível medindo 2R fazendo o som em um canal ficar baixo em um rádio antigo.

    e por ai vai.

    eletrônica é pra doido mesmo kkkkk


    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Ter 26 Out 2021, 20:40

    andrecuiabá escreveu:
    MARIO Y. SEGAWA escreveu:
    andrecuiabá escreveu:Poderiamos ver esse caso.embora eu nao seja muito dessas coisas.  E o que realmente importa pra mim é que isso é caso veridico e que acontece muito pouco e acredito que um professor dificilmente pegaria um caso desses em bancada.mas como tudo é possivel posso ate levar a live em consideraçáo pra fins de discurssao mesmo. Seria bastante interessante . O problema no meu caso é disponibilidade de tempo. E as vezes demoro muito a chegar em casa devido ao transito. Vamos ver comovai ser nesse dia..

    Guarde bem esse resistor de 4R7. Outros resistores não estão mais contigo??? Seria bom que enviasse esse resistor de 4R7 para laboratório do professor Burgos ou Newton para que ele o analisasse e, no fim, ele emitisse um relatório final. pos
           


    o resistor de 4r7  foi encontrado em curto em  um tv telefunken preto e branco nos anos 90 ou 91 por ai .não guardei .o outro de 22R alterado pra algo em torno de 8R em um tv philco nos anos 2000 e qualquer coisa mais .não lembro o tempo mas já tem mais de quinze anos. deixei guardado mas o desinteresse sobre eles foi o motivo de descarta-los no lixo.

    esse de 100R foi recentemente (semana passada) nunca pensei em levar isso adiante pois de nada iria resolver mesmo. meu interesse é apenas saber se outros técnicos já se depararam com coisas semelhantes e compartilhar experiências.

    são vários casso  de difícil explicação:

    tipo transformador driver que não funciona em um tv e funciona em outra normalmente.

    transistor com ganho zero que peguei em um amplificador.

    capacitor eletrolítico novo que ficou guardado por algum tempo e quando fui usar estava totalmente em curto.

    fusível medindo 2R fazendo o som em um canal ficar baixo em um rádio antigo.

    e por ai vai.

    eletrônica é pra doido mesmo kkkkk

    Eu fiz confusão trocando o resistor de 100R por 4R7, na verdade eu queria dizer 100R, que ocorreu recentemente ....... pos


    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Ter 26 Out 2021, 21:19

    era essa caixa aqui com o resistor de 100R alterado pra 64R nessas fotos o aparelho ja esta pronto faltando apenas montar.

    era apenas um resistor alterado e soldas frias por toda a placa.

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Whatsa13
    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Whatsa14
    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Whatsa15
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    MARIO Y. SEGAWA gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por Convidado Sex 29 Out 2021, 20:51

    andrecuiabá escreveu:peguei uma caixa de som amplificada com  um resistor alterado de 100r pra 64R .Há tempos ouve uma discursão aqui por causa disso, pois alguns alegavam que resistores só alteravam pra mais ou abriam. na época eu falei que já tinha pegado um resistor de 4,7R em curto em um tv da marca telefunken .se alguém tiver interesse em discutir o assunto novamente eu tenho ate o resistor em mãos .

    abraços

    Eu vi isto acontecer uma vez. Eu trabalhava em uma eletrônica, cujo dono era (ainda é) muito bom técnico...e quando detectei ele disse: "resistor não altera para menos, só para mais ou abre! Os de metal fio não alteram, só abrem!" Aí eu disse: então veja!
    Era um módulo de potência, não mais me recordo qual - daquele dono ou era Stanner ou Advanced - mas era pra ser de 100R e marcava 10R. Estava totalmente carbonizado. Ou de fato ao torrar ele reduziu, ou por engano em manutenção anterior foi substituído erroneamente, já que o valor é múltiplo. Nunca saberemos o que ocorreu Very Happy
    Mas eu acredito nos teus relatos.
    avatar
    Convidado
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por andrecuiabá Sáb 30 Out 2021, 09:02

    Talvez seja algum material depositado sobre os componente por ação do tempo ou por animais. Urina ou fezes quem sabe.
    Essa caixa por exemplo tinha muito residuos de oxidação e restos de comida dentre outras coisas colocadas em seu interior por ratos.
    Parece que o dono deixou ela aberta por algum tempo em algum galpao infestado.
    andrecuiabá
    andrecuiabá
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 30 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3336
    Idade : 54
    Cidade/Estado: : Cuiaba MT
    Humor : bom
    Data de inscrição : 24/03/2011

    MARIO Y. SEGAWA gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Sáb 30 Out 2021, 11:00

    Pelo seu relato, provável causa da alteração da resistência para menos seja urina de ratos. A composição química da urina de ratos contém sais minerais, ácidos, água, que conduzem a corrente elétrica. Lá para meado dos anos 80, eu chequei a reparar muitos aparelhos de rádios cujos proprietários moravam na zona rural. Aí, encontrei muitas situações em que os ratos chegavam a fazer ninhos no interior dos aparelhos. Como a montagem dos componentes era feita em pontes de terminais, de fenolita, que tem a propriedade de absorver umidade, absorvia a urina. Também, a chave de onda, do tipo rotativo, cujas pastilhas eram feitas do mesmo material(fenolita). Como a fenolita absorvia a urina passava a conduzir corrente elétrica atuando como se fosse resistor, prejudicando muito a sensibilidade dos aparelhos ou mesmo paralisando totalmente o funcionamento dos aparelhos. Sem contar que a urina prejudicava também os "trimmers", capacitores "styroflex", oxidava terminais dos componentes e terminais das chaves de ondas, etc. Capacitores "styroflex" eram aqueles capacitores de plásticos, transparentes, em que se visualizavam as placas em seu interior e que a urina penetrava pelos terminais, causando fugas. Naquela época, eu utilizava o multímetro que alcançava a resistência de 200 megaohms(HIOKI, AS100D), que pegava fugas em fenolita de pontes de terminais, de chave ondas, de circuito impresso. pos
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por Paranista Ter 09 Nov 2021, 16:01

    Boa tarde, mas neste caso, foi por carbonização, ai nao é "alteração" de valor, o resistor aqueceu por demais, carbonizou e essa parte passa a conduzir, em paralelo ao valor nominal do mesmo, passa a ter um novo valor de leitura.

    _________________
    Tenho osciloscópio
    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Scop10

    A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
                                      Resistor alterado seu valor pra quase metade  Images?q=tbn:ANd9GcRIAz7W-SxaTAfOHo3jqcmwp-dJ7C0NdaHBFM6bdAebF8A9CF7T
    Paranista
    Paranista
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 22420
    Idade : 61
    Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
    Humor : ótimo
    Data de inscrição : 04/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por WALTER JANSEN Ter 09 Nov 2021, 18:09

    É Paranista, é condição inversa de carbonizar e abrir
    Ambos se originam de sobrecorrente, mas terminam de forma diferente

    Mário e quando você abria a tampa e tinha um ninho de barata dentro. Muitas vezes fiz orçamento colocando um inseticida e entregando pro cliente as falecidas em um saco plástico
    wj
    avatar
    WALTER JANSEN
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 39 ANOS
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1604
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : CANOAS/RS
    Humor : total
    Data de inscrição : 05/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Qua 10 Nov 2021, 13:56

    WALTER JANSEN escreveu:É Paranista, é condição inversa de carbonizar e abrir
    Ambos se originam de sobrecorrente, mas terminam de forma diferente

    Mário e quando você abria a tampa e tinha um ninho de barata dentro. Muitas vezes fiz orçamento colocando um inseticida e entregando pro cliente as falecidas em um saco plástico
    wj

    Se naquela época, se eu soubesse dessa dica, eu faria o mesmo!!!! pos
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Olha essa dor de cabeça que peguei.

    Mensagem por Moraesisaias Ter 06 Jun 2023, 10:50

    A teoria sempre rebatida por "técnicos mais experientes", e olha que eu tenho 13 anos na area e não tinha me deparado com essa. Mas sempre questionei essa possibilidade, quando um resistor tenha entrado em curto, logo sua resistencia alterou pra menos. Mas sempre nas conversas eram veementes contextadas que era impossivel esse fato.
    Ta aí, uma placa fonte CCE com circuito pfc desarmando quando o Back ligth ligava. Quebrei a cabeça até constatar que esse disgrama na linha de feedback do circuito pwm estava alterado pra menos. De  1M, com 183 kohms.Resistor alterado seu valor pra quase metade  Img_2019
    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Img_2018

    Moraesisaias
    Moraesisaias
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 13 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1
    Idade : 41
    Cidade/Estado: : SANTA MARIA
    Data de inscrição : 06/06/2023

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por Paranista Ter 06 Jun 2023, 14:23

    Moraesisaias escreveu:A teoria sempre rebatida por "técnicos mais experientes", e olha que eu tenho 13 anos na area e não tinha me deparado com essa. Mas sempre questionei essa possibilidade, quando um resistor tenha entrado em curto, logo sua resistencia alterou pra menos. Mas sempre nas conversas eram veementes contextadas que era impossivel esse fato.
    Ta aí, uma placa fonte CCE com circuito pfc desarmando quando o Back ligth ligava. Quebrei a cabeça até constatar que esse disgrama na linha de feedback do circuito pwm estava alterado pra menos. De  1M, com 183 kohms.Resistor alterado seu valor pra quase metade  Img_2019
    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Img_2018

    SMDs de alto valor é comum dar esse tipo de defeito, mas, normalmente a cola embaixo deles é que provoca esse efeito.

    _________________
    Tenho osciloscópio
    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Scop10

    A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
                                      Resistor alterado seu valor pra quase metade  Images?q=tbn:ANd9GcRIAz7W-SxaTAfOHo3jqcmwp-dJ7C0NdaHBFM6bdAebF8A9CF7T
    Paranista
    Paranista
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 22420
    Idade : 61
    Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
    Humor : ótimo
    Data de inscrição : 04/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por MARIO Y. SEGAWA Qua 07 Jun 2023, 21:35

    Paranista escreveu:
    Moraesisaias escreveu:A teoria sempre rebatida por "técnicos mais experientes", e olha que eu tenho 13 anos na area e não tinha me deparado com essa. Mas sempre questionei essa possibilidade, quando um resistor tenha entrado em curto, logo sua resistencia alterou pra menos. Mas sempre nas conversas eram veementes contextadas que era impossivel esse fato.
    Ta aí, uma placa fonte CCE com circuito pfc desarmando quando o Back ligth ligava. Quebrei a cabeça até constatar que esse disgrama na linha de feedback do circuito pwm estava alterado pra menos. De  1M, com 183 kohms.Resistor alterado seu valor pra quase metade  Img_2019
    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Img_2018

    SMDs de alto valor é comum dar esse tipo de defeito, mas, normalmente a cola embaixo deles é que provoca esse efeito.

    Resistor SMD de alto valor ôhmico é mais sensível a essa variação para menos devido à resina utilizada na sua fixação com o passar do tempo(calor, umidade) a sua composição química sofre alteração apresentando certa resistência.
    MARIO Y. SEGAWA
    MARIO Y. SEGAWA
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 33 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2718
    Idade : 58
    Cidade/Estado: : RIO NEGRO-MS
    Humor : OTIMO
    Data de inscrição : 21/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Resistor alterado seu valor pra quase metade  Empty Re: Resistor alterado seu valor pra quase metade

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos