Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 731 usuários online :: 5 registrados, 0 invisíveis e 726 visitantes :: 3 motores de buscaeletronica castelo sbo, joao bola, manoel lima, tonhoj, volnei43
O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios
Nenhum anúncio
MICRO SYSTEM LG RAD 125 FONTE EM CURTO
4 participantes
Página 1 de 1
MICRO SYSTEM LG RAD 125 FONTE EM CURTO
Ola pessoal, este micro system passou pela oficina de um colega tres vezes, sempre co Q902 em curto. A suspeita e que a falha tenha algo a ver com uso em 220V. No esquema que baixei da ELECTRONICA PT este FET e SPA04N80CE e foi utilizado SPA08N80C3 (sugerido para os modelos mais potentes) Nao acredito que seja um problema salvo falsificacao,mesmo que o 04n80 tenha mais resistencia (RDS) que o 08n80 Nesta placa nao tem os transistores Q912 e 913 e os valores de R907 e rR948 sao diferentes tambem nao esta instalado ZD905 embora tenha marca de solda (isto vem a ser outra versao o uma modificacao) Nao encontrei esquema que contemple isto. Se alguem puder ajudar agradeco.
O circuito do controlador IC901 esta operando e entregando os 3,7V, +VF, 6V no VUSB e VKK. Os +5 e +12, se entendi corretamente, dependem do power on o que me leva a crer que se levar os 3,7V via um resistor ao power on posso liberar os +12V para o segundo controlador (IC902) e testar a fonte por fora.
Segundo o Tecnico da oficina do colega, o equipamento ficou em teste por dias em 110V sem apresentar aquecimento ou distorcoes no audio
Alguem que tenha experiencia neste equipamento pode sugerir algo
wj
O circuito do controlador IC901 esta operando e entregando os 3,7V, +VF, 6V no VUSB e VKK. Os +5 e +12, se entendi corretamente, dependem do power on o que me leva a crer que se levar os 3,7V via um resistor ao power on posso liberar os +12V para o segundo controlador (IC902) e testar a fonte por fora.
Segundo o Tecnico da oficina do colega, o equipamento ficou em teste por dias em 110V sem apresentar aquecimento ou distorcoes no audio
Alguem que tenha experiencia neste equipamento pode sugerir algo
wj
WALTER JANSEN- Técnico
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 39 ANOS
Cidade/Estado: : CANOAS/RS
Humor : total
Re: MICRO SYSTEM LG RAD 125 FONTE EM CURTO
Outra duvida e em relacao aos resistores do Source do FET. No esquema aparece dois resistores de 0,3 ohms e no fisico estao dois de 1 ohm mas parece que as soldas sao originais
wj
wj
WALTER JANSEN- Técnico
Ola Walter, já verificou o circuito do (snubber,amortecedor)
cristianoc- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Eterno aprendiz iniciante aprendendo cada dia
Cidade/Estado: : São Paulo
Humor : bom
Ola Cristiano, testei os componentes na placa, pareceram bons, mas vou levantar para ter certeza
wj
wj
WALTER JANSEN- Técnico
Levantei todos os componentes passaram no teste.
O que eu encontrei, trilha de D913 quebrada e resistor R950 alterado para valor mais alto ( aprox 3 vezes o valor). Estou aguardando chegada de IC902 novo. Acredito que tenha sofrido com o curto repetitivo de Q902.
wj
O que eu encontrei, trilha de D913 quebrada e resistor R950 alterado para valor mais alto ( aprox 3 vezes o valor). Estou aguardando chegada de IC902 novo. Acredito que tenha sofrido com o curto repetitivo de Q902.
wj
WALTER JANSEN- Técnico
Ola Walter, de uma conferida no R915,eo Q911, eles são ligados na mesma linha do resistor que alterou R950,pra ter certeza que não sofrerão nenhum dano .
Sucesso no seu reparo.
Sucesso no seu reparo.
cristianoc- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Eterno aprendiz iniciante aprendendo cada dia
Cidade/Estado: : São Paulo
Humor : bom
Sim, ja medi e estao bons
wj
wj
WALTER JANSEN- Técnico
Buenas gente boa, estive fora por uns dias (pescando com amigos) e agora retornando para o divertimento. Recebi o IC902 novo e instalei junto com um FET novo. Estou com a fonte fora do circuito. Ligando ficam as tensoes ja mencionadas, liberando power on via resistor do 3,7V arma os 5V e os 12V. Libera os 18V para o segundo regulador, mas nao dispara (Gate fica em zero)
Unica coisa que acontece e pino 7 (VCC) subir para 18V e pino 2 (FB) subir para 5V Pinos 1, 3 e 6 permanecem em zero
Posso estar interpretando errado ou ter me escapado algo, mas esta me parecendo defeito no proprio regulador que comprei
Unica coisa que acontece e pino 7 (VCC) subir para 18V e pino 2 (FB) subir para 5V Pinos 1, 3 e 6 permanecem em zero
Posso estar interpretando errado ou ter me escapado algo, mas esta me parecendo defeito no proprio regulador que comprei
WALTER JANSEN- Técnico
Ola pessoal, coloquei tres reguladores novos (IC902) e todos com mesmo resultado. Pelo datasheet com vcc entre 17 e 19v deveria entrar em funcionamento mas gate permanece em zero. Coloquei capacitores de disco no lugar dos smd (c916, c918 e c928) Levantei todos os resistores e ok Levantei os zeners e testei a regulagem ok Testei todos os outros diodos e tambem ok
|O que e que esta me escapando ou sera que entendi errado o funcionamento do regulador
|O que e que esta me escapando ou sera que entendi errado o funcionamento do regulador
WALTER JANSEN- Técnico
A função do DZ905 é proteção da junção "Gate" "source" do mosfet que suporta até 20V (causaria uma eventual queima do Q902). Eu colocaria um zener de 15v ou 18V. Troque sem medir C912, C913 e C915 (também causaria queima). A trilha rompida no D913 também modificaria a forma de onda no gate.
Agora em relação a tensão de 5v no pino 2 "fb" é porque internamente é ligado a uma tensão de referencia de justamente 5v. Quanto maior for o valor da associação de R917 com R918 mais sensível será o acionamento da proteção OLP. Eu colocaria valores próximos do esquema, pode ser o motivo dela está protegendo. Por ultimo, o chopper tem indícios de aquecimento, pode ter alterado o enrolamento primário.
Agora em relação a tensão de 5v no pino 2 "fb" é porque internamente é ligado a uma tensão de referencia de justamente 5v. Quanto maior for o valor da associação de R917 com R918 mais sensível será o acionamento da proteção OLP. Eu colocaria valores próximos do esquema, pode ser o motivo dela está protegendo. Por ultimo, o chopper tem indícios de aquecimento, pode ter alterado o enrolamento primário.
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 15 anos
Cidade/Estado: : alfenas/mg
Ola Ohm, pensamos igual. Ja havia colocado zener de 18v no ZD905. Quanto a R917 e 918 estao com o valor do esquema 0,3 ohms, cheguei a colocar um jumper no lugar mas tensao de gate nao sobe
Medi trilhas de ponto a ponto, usei uma lupa e analisei toda area quanto a eventual residuo de solda entre trilhas mas tudo ok. Suspeito da qualidade dos integrados mas o fornecedor informou que nao tem tido reclamacao.
Medi trilhas de ponto a ponto, usei uma lupa e analisei toda area quanto a eventual residuo de solda entre trilhas mas tudo ok. Suspeito da qualidade dos integrados mas o fornecedor informou que nao tem tido reclamacao.
WALTER JANSEN- Técnico
Boa noite amigo,
Acredito que o controlador pwm está protegendo por algum motivo. Porém, as qualidades de componentes atualmente deixa um simples problema com horas de dedicação e desafio.
Pois bem, você tem osciloscópio para verificar os pulsos no gate? Pode está havendo falha de controle. Vamos partir para o secundário... troca o tl431 IC904, foto acoplador PC903, e confira todas resistências de polarização do tl431.
Acredito que o controlador pwm está protegendo por algum motivo. Porém, as qualidades de componentes atualmente deixa um simples problema com horas de dedicação e desafio.
Pois bem, você tem osciloscópio para verificar os pulsos no gate? Pode está havendo falha de controle. Vamos partir para o secundário... troca o tl431 IC904, foto acoplador PC903, e confira todas resistências de polarização do tl431.
Ola Ohm, se entendi corretamente o datasheet, existem tres monitoramentos. Um e o FB que age no PWM (usa o Vref interno) outro e o CS que derruba o gate se houver um aumento da corrente e o terceiro e o ZC que tambem corta a operacao se houver uma sobretensao.
Bom se nao tem realimentacao deveria oscilar livre. Se nao tem corrente circulando no Fet CS inativo. Se nao oscila tambem nao tem sobretensao
Entao o que estaria inibindo o sinal do GATE
De qualquer forma vou simular uma tensao no secundario e avaliar a malha de realimentacao
Por hora grato pelas sugestoes e troca de ideias, volto com resultado
wj
Bom se nao tem realimentacao deveria oscilar livre. Se nao tem corrente circulando no Fet CS inativo. Se nao oscila tambem nao tem sobretensao
Entao o que estaria inibindo o sinal do GATE
De qualquer forma vou simular uma tensao no secundario e avaliar a malha de realimentacao
Por hora grato pelas sugestoes e troca de ideias, volto com resultado
wj
WALTER JANSEN- Técnico
Boa tarde Walter,
Me veio em mente, o mosfet 902 estava em curto entre dreno e source? Se sim e as resistências de dreno, ntc e fusível não romperam... seu chopeer vai estar com enrolamento do primário aberto.
Sim, o controlador pwm inicia os pulsos do gate quando vcc (pino 7) fica próximo dos 10v, porém, o monitoramento de tensão no CS e FD é na ordem de dezenas de milisegundos... muito rápido para multímetro.
Se o mosfet entrou em curto entre dreno e gate, troque sem testar o foto acoplador.
Por fim, vejo que a monitoração/controle dessa fonte são de poucos componentes. Tenho certeza que você já conferiu todos... vai acabar sendo pwm com defeito de fabrica ou chopper avariado pelo histórico do aparelho.
Boa sorte!
Me veio em mente, o mosfet 902 estava em curto entre dreno e source? Se sim e as resistências de dreno, ntc e fusível não romperam... seu chopeer vai estar com enrolamento do primário aberto.
Sim, o controlador pwm inicia os pulsos do gate quando vcc (pino 7) fica próximo dos 10v, porém, o monitoramento de tensão no CS e FD é na ordem de dezenas de milisegundos... muito rápido para multímetro.
Se o mosfet entrou em curto entre dreno e gate, troque sem testar o foto acoplador.
Por fim, vejo que a monitoração/controle dessa fonte são de poucos componentes. Tenho certeza que você já conferiu todos... vai acabar sendo pwm com defeito de fabrica ou chopper avariado pelo histórico do aparelho.
Boa sorte!
Ola Ohm, Q902 e novo e tem +186V no Dreno. Quando alimenta pino 7 nao se ve nenhum pulso na linha do Gate. Ja coloquei tres integrados novos e todos iguais. Consegui mais um emprestado de um colega que foi comprado em de um fornecedor via REDE e tambem nao oscila. Tem que ter um gato ai que ainda nao vi. Cheguei a testar sem o Fet instalado, deveria ao menos dar um pulso e nada.
wj
wj
WALTER JANSEN- Técnico
No datasheet menciona que as únicas proteções que esse ic protege e para de gerar pulsos (Latched Off Mode) é de sobre tensão e "enrolamento em curto". Nesse modo só reinicia os pulsos após retirar o aparelho da tomada e descarregar os capacitores.
As outras proteções ele reinicia a oscilação ( Auto Restart Mode ) depois de alguns instantes que são: baixa tensão de vcc; sobre tensão de vcc; sobrecarga; e temperatura alta. Ele obrigatoriamente tem que gerar pelo menos um pulso para o pino cs monitorar e interromper o nível alto que seja em funcionamento normal ou proteção. Tenta mudar o modo de trigger do seu osciloscópio, talvez o pulso esteja passando "despercebido".
Você conseguiu até outro ic para teste! Aumento minha suspeita do chopper avariado. Conferiu a integridade do transformador chopper?
As outras proteções ele reinicia a oscilação ( Auto Restart Mode ) depois de alguns instantes que são: baixa tensão de vcc; sobre tensão de vcc; sobrecarga; e temperatura alta. Ele obrigatoriamente tem que gerar pelo menos um pulso para o pino cs monitorar e interromper o nível alto que seja em funcionamento normal ou proteção. Tenta mudar o modo de trigger do seu osciloscópio, talvez o pulso esteja passando "despercebido".
Você conseguiu até outro ic para teste! Aumento minha suspeita do chopper avariado. Conferiu a integridade do transformador chopper?
Bem pessoal, atualizando.
Desliguei o chopper e coloquei um resistor de 10K no lugar, nao gerou pulso
resolvi testar a malha do 431. Aplicando uma tensao
externa na malha o pino 1 (ref) 2,5v e o pino 3 Catodo 26V Pela formula tensao de zener (1+r1/r2) x vref Aplicando os valores (1+17k/1,8k) x 2,5 = 26,1v Podemos considerar a malha ok
Acoplador otico tambem testado e ok.
Outra coisa, coloquei este regulador em um protoboard e alimentei com fonte externa. Coloquei um resistor de 12k entre pinos 3 e 5. Coloquei um resistor de 220 do pino 3 para GND e um resistor de 3,9k do pino1 para GND Imaginei que deveria gerar pulsos na saida mas nada????
Desliguei o chopper e coloquei um resistor de 10K no lugar, nao gerou pulso
resolvi testar a malha do 431. Aplicando uma tensao
externa na malha o pino 1 (ref) 2,5v e o pino 3 Catodo 26V Pela formula tensao de zener (1+r1/r2) x vref Aplicando os valores (1+17k/1,8k) x 2,5 = 26,1v Podemos considerar a malha ok
Acoplador otico tambem testado e ok.
Outra coisa, coloquei este regulador em um protoboard e alimentei com fonte externa. Coloquei um resistor de 12k entre pinos 3 e 5. Coloquei um resistor de 220 do pino 3 para GND e um resistor de 3,9k do pino1 para GND Imaginei que deveria gerar pulsos na saida mas nada????
WALTER JANSEN- Técnico
Pra mim analise toda esta correta até aqui. Eu voto por peça falsificada, tanto os seus 3 como o do seu amigo, se é que estava bom esse...
Fornecedores de confiança hoje são bem complicados, muitos possuem loja na China e aí "la qualidad soy io". Esse CI 2QS03 também é utilizado em fonte de home theater samsung, linha HT-Z120, 220, 320... Já tive uma experiência de por um soquete no lugar do CI e ir no fornecedor para testar um a um, poucos funcionaram. Nas fontes dos home apresentam falha no zener em paralelo ao opto, nesse caso ZD904, mas duvido que seja ele.
Fornecedores de confiança hoje são bem complicados, muitos possuem loja na China e aí "la qualidad soy io". Esse CI 2QS03 também é utilizado em fonte de home theater samsung, linha HT-Z120, 220, 320... Já tive uma experiência de por um soquete no lugar do CI e ir no fornecedor para testar um a um, poucos funcionaram. Nas fontes dos home apresentam falha no zener em paralelo ao opto, nesse caso ZD904, mas duvido que seja ele.
Trabalho exclusivamente com linha hi-end e profissional.
Tem outro detalhe que a LG é campeã, já sofri em alguns aliás...
Algumas fontes apresentam falha entre a ilha e a trilha, a olho nu e medindo com multimetro não pegava nada, tudo marcava bom, aí resolvi sair aquecendo terminal por terminal da fonte e achei esse tipo de falha, pois a ilha se levanta ao encostar o ferro.
Algumas fontes apresentam falha entre a ilha e a trilha, a olho nu e medindo com multimetro não pegava nada, tudo marcava bom, aí resolvi sair aquecendo terminal por terminal da fonte e achei esse tipo de falha, pois a ilha se levanta ao encostar o ferro.
Trabalho exclusivamente com linha hi-end e profissional.
Boa noite Walter,
Foi o que comentei acima, "a qualidade de componentes atualmente deixa um simples problema com horas de dedicação e desafio." Infelizmente é uma triste realidade.
Voltando ao assunto, agora com seu ultimo teste e o relato de nosso amigo Eduardo, sem dúvida, você está com componentes avariados de fábrica.
Era ṕara esse danado de controlador pwm enviar pelo menos um pulso, mesmo antes de entrar em qualquer uma das proteções.
E digo mais, a queima do mosfet Q902 foi a instabilidade do funcionamento do controlador pwm.
Veja o diagrama em bloco do ic, como é complexo e cheio de comparadores...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Foi o que comentei acima, "a qualidade de componentes atualmente deixa um simples problema com horas de dedicação e desafio." Infelizmente é uma triste realidade.
Voltando ao assunto, agora com seu ultimo teste e o relato de nosso amigo Eduardo, sem dúvida, você está com componentes avariados de fábrica.
Era ṕara esse danado de controlador pwm enviar pelo menos um pulso, mesmo antes de entrar em qualquer uma das proteções.
E digo mais, a queima do mosfet Q902 foi a instabilidade do funcionamento do controlador pwm.
Veja o diagrama em bloco do ic, como é complexo e cheio de comparadores...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ohm- Técnico
Ola Eduardo e Ohm, por via das duvidas ressoldei totos os terminais, mas ficou igual. Quanto ao ZD 904 realmente ok.
Consegui da oficina de um colega uma placa de fonte do modelo CM4330 que esta carbonizado a regiao do ic901 e perifericos.
peguei o IC 902 que e igual a deste modelo e intalei na minha fonte. Chega a oscilar mas derruba a fonte de VCC18V (cai para 13V e fica pedalando ) e nao consegue atingir tensao correta na saida.
Penso que a nossa conclusao fecha, peca de ma qualidade
wj
Consegui da oficina de um colega uma placa de fonte do modelo CM4330 que esta carbonizado a regiao do ic901 e perifericos.
peguei o IC 902 que e igual a deste modelo e intalei na minha fonte. Chega a oscilar mas derruba a fonte de VCC18V (cai para 13V e fica pedalando ) e nao consegue atingir tensao correta na saida.
Penso que a nossa conclusao fecha, peca de ma qualidade
wj
WALTER JANSEN- Técnico
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Hoje à(s) 14:34 por prva
» Tv LCD Sony kdl55hx755 - Liga gera imagem e tem som mas backligh apagado.
Hoje à(s) 14:13 por Jadson G. Nascimento
» tcl 43s5300 a tela fica alternando cores verm aazul verd
Hoje à(s) 10:50 por manoel lima
» Radio cmik-mk-918 som baixo
Ontem à(s) 17:46 por antonio benedito de queir
» Akai AA-A35 Display apagado
Ontem à(s) 17:32 por city2010
» TV STI DL3270 A W , sem audio
Ontem à(s) 14:00 por valdircp
» Caixa de Som Amplificada CSR 4000A Som Distorcido e Pouca Potência!!!
Sáb 23 Nov 2024, 18:05 por prva
» OU O FÓRUM ACABOU OU NINGUÉM PARTICIPA DO FÓRUM MAIS.
Sáb 23 Nov 2024, 09:09 por Paranista
» Tv lcd,marca Aoc, modelo- LE 39D0330 -defeito,só liga depois de um tempo(quando aquece)
Sáb 23 Nov 2024, 08:28 por jailton da silva santos
» Notbook asus mod. X44C K43L versão 1 preciso do esquema
Sáb 23 Nov 2024, 02:30 por willian8952
» ameaçado por nao consertar aparelho por falta de peças
Sex 22 Nov 2024, 22:19 por joaquimrosadesouza
» Componentes estourados Fonte Usina Spark 120A
Sex 22 Nov 2024, 21:13 por antonio carlos bitti
» fonte usina 60 amperes cai tensao qdo conecta bateria
Sex 22 Nov 2024, 21:04 por antonio carlos bitti
» Tv Philips 50pug6654/78 sem imagem
Sex 22 Nov 2024, 16:02 por SEBCICM
» PS2 Slim 90k testar entradas do memory card
Sex 22 Nov 2024, 11:51 por gamemaniaco
» Procuro a placa lateral do sistema de som Sony MHC-GTX88 e Ci BD3451KS
Sex 22 Nov 2024, 10:16 por Silas Silva Nogueira
» fonte taramps tef 60 amperes ci estourado
Qui 21 Nov 2024, 19:27 por antonio carlos bitti
» [Resolvido] TV PLASMA SAMSUNG PL51F4900AG Não liga , led stand by piscando ( RESOLVIDO )
Qui 21 Nov 2024, 13:28 por Paranista
» TV LG MODELO 42LB5600 ACENDE O LED MAS NÃO LIGA
Qua 20 Nov 2024, 18:27 por Tales g
» Compro placa principal da LG 42lh45ed ou 42lh40ed
Seg 18 Nov 2024, 11:22 por Paulo Costa II
» Som Philips fw c 505 Ajuda entender o esquema
Sáb 16 Nov 2024, 10:03 por nagkiller
» (Resolvido) AIWA NSXF959 SEM SOM MÉDIOS AGUDOS
Sáb 16 Nov 2024, 00:31 por ZACREAL
» como descartar TRC
Sex 15 Nov 2024, 08:32 por jailton da silva santos
» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Sex 15 Nov 2024, 00:59 por MARIO Y. SEGAWA
» compro placa pricipal tv lg 50pb560
Qua 13 Nov 2024, 11:11 por Eletronica Manoel
» Modulo Taramps t800.1 com os resistores r32 e r5 torrados
Seg 11 Nov 2024, 10:41 por prisma eletronica
» Akai AA-A35 Seletor de Tensão
Seg 11 Nov 2024, 08:34 por city2010
» [RESOLVIDO] TV LCD UN50FH5303G Componentes danificados
Seg 11 Nov 2024, 00:54 por nagkiller
» TV PANASONIC TC- 32A400B Imagem travando
Dom 10 Nov 2024, 16:01 por ramon figueiredo
» ATENÇÃO de todos os usuários da 2002! (Nova regra).
Dom 10 Nov 2024, 12:00 por robsonseixas