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Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
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Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Amigos,
Fonte chegou com o capacitor de filtro do secundário "estufado". Os diodos retificadores do secundário bons, indutor de filtro bom, circuito de controle estabiliza tensão em 14,4V corretamente, circuito snubber sem alteração, pulsos nos gate's dos igbts sem distorção, a fonte do controlador pwm também estabilizadas e dobrador do primário com tensão normal (rede 127v aqui). Mesmo assim, com carga resistiva apresenta um ripple razoável na saída...
Enfim, desta forma o capacitor de filtro do secundário aquece bastante. Outro detalhe, fui o primeira a fazer manutenção no equipamento. Capacitor substituído por um de mesma marca e valor (ketuo de 4700uf/25v) coloquei tensão de 25 o original era 16. E o esr do capacitor esta em 0.01.
Abaixo forma de onda nos bornes de saída com carga em 20A.
Alguém já pegou esse defeito, esse ripple esta normal?
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Fonte chegou com o capacitor de filtro do secundário "estufado". Os diodos retificadores do secundário bons, indutor de filtro bom, circuito de controle estabiliza tensão em 14,4V corretamente, circuito snubber sem alteração, pulsos nos gate's dos igbts sem distorção, a fonte do controlador pwm também estabilizadas e dobrador do primário com tensão normal (rede 127v aqui). Mesmo assim, com carga resistiva apresenta um ripple razoável na saída...
Enfim, desta forma o capacitor de filtro do secundário aquece bastante. Outro detalhe, fui o primeira a fazer manutenção no equipamento. Capacitor substituído por um de mesma marca e valor (ketuo de 4700uf/25v) coloquei tensão de 25 o original era 16. E o esr do capacitor esta em 0.01.
Abaixo forma de onda nos bornes de saída com carga em 20A.
Alguém já pegou esse defeito, esse ripple esta normal?
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Ohm- Técnico
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fonte Spark
Acho que é normal pois;você esta usando carga resistiva e a finalidade do produto seria bateria automotiva(que caso serviria tbem de filtro)
dg1998- NOVATO
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Bom dia meu amigo, em fontes lineares a regra é 1000uF a cada 1A certo!? Agora com onda quadrada creio ser menor, não sei, mas nitidamente 4700uF pra 90A está muito pouco, em casa tenho uma usina, tem dois capacitores grandes na saída, quando chegar eu mando os valores pra você ter uma noção, creio que ela seja de 60A ou seja, inferior a essa sua. A onda do pwm está perfeita você disse e a alimentação dos igbts também?
Leirbag- NOVATO
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Bom dia.
Concordo com amigo Leirbag, é pouco filtro.
Como disseste que o capacitor esta aquecendo verifique se os diodos do secundário não estão com fuga
Concordo com amigo Leirbag, é pouco filtro.
Como disseste que o capacitor esta aquecendo verifique se os diodos do secundário não estão com fuga
Nois- NOVATO
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
A tela do oscilo é de uma bateria ou fonte de alimentação?
Verifica os diodos e os capacitores em redor do driver e na saida do retificador.
Agora, 4700 e muito pouco para essa corrente.
Até!
Verifica os diodos e os capacitores em redor do driver e na saida do retificador.
Agora, 4700 e muito pouco para essa corrente.
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Unitecnet- Participante
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Ahhhh, esqueci! a frequência e alta é seria "inaudivel", acredito que esteja normal com essa carga. Amplificador não consome de forma lineal, e sempre pulsado, nunca vai chegar a essa carga direto!
Até!
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Unitecnet- Participante
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Unitecnet, realmente se for pro módulo, há a elevação da tensão e muita filtragem, tornando esse ruido da fonte desprezível. Mas é curioso como o sinal pwm está bacana e a saída com ruído, acho quem nem se parece com Ripple essa onda ai.
Leirbag- NOVATO
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Pois e Leirbag, são transitorios de conmutação, o filtro LC, da saida da fonte tinha que absorver, deberia ter um diodo rápido ou 2 um na entrada do filtro e outro na saída, para retirar esse pico de 4v, mas deve ser pela carga muito elevada na fonte, aumentando a largura do pulso de conmutação.
Até!
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Unitecnet- Participante
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Leirbag escreveu:Bom dia meu amigo, em fontes lineares a regra é 1000uF a cada 1A certo!? Agora com onda quadrada creio ser menor, não sei, mas nitidamente 4700uF pra 90A está muito pouco, em casa tenho uma usina, tem dois capacitores grandes na saída, quando chegar eu mando os valores pra você ter uma noção, creio que ela seja de 60A ou seja, inferior a essa sua. A onda do pwm está perfeita você disse e a alimentação dos igbts também?
Bom dia. Também achei o capacitor de filtro do secundário pouco, porém, na própria placa de circuito impresso está inscrito "4700/16". Enfim, imaginei que talvez seja uma falha de montagem e o equipamento veio com indutor de filtro errado (reatância indutiva baixa)!
Sim, os igbt's (chaveadores do primário) estão trabalhando com a tensão correta. O dobrador de tensão age corretamente. Outra dificuldade é a ausência de esquema.
Obrigado pela resposta.
Ohm- Técnico
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Dg1998, uma das primeiras linhas de raciocino também foi essa. Por trabalhar em conjunto com baterias "elas" servirão de filtro. Não testei em baterias.
Bom mesmo seria se algum amigo pudesse verificar a forma de onda desse modelo nesse regime de trabalho (carga resistiva). Talvez seja normal!
Bom mesmo seria se algum amigo pudesse verificar a forma de onda desse modelo nesse regime de trabalho (carga resistiva). Talvez seja normal!
Última edição por Ohm em Qui 20 Set 2018, 10:18, editado 2 vez(es)
Ohm- Técnico
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Bom dia Nois, os retificadores estão bons. Outro detalhe é que trabalha em frequência alta, naturalmente exige menos capacitores, porém, somente um de 4700uF achei pouco.
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Por gentileza, responda as dicas apresentadas!
Em caso de solução não esqueça de apresentá-la.
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Unitecnet escreveu:Pois e Leirbag, são transitorios de conmutação, o filtro LC, da saida da fonte tinha que absorver, deberia ter um diodo rápido ou 2 um na entrada do filtro e outro na saída, para retirar esse pico de 4v, mas deve ser pela carga muito elevada na fonte, aumentando a largura do pulso de conmutação.
Até!
Sim concordo, o filtro LC deveria impedir a componente ac de passar. Imagino que foi mal dimensionado ou erro de montagem na linha de produção ou até mesmo proposital por trabalhar na maioria em conjunto com baterias e amplificadores que possuem muito filtro na entrada. A retificação e feita em onda completa por 4 diodos.
Ohm- Técnico
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Como prometido segue a foto da Usina que tenho na sucata, Dois capacitores Epcos de 4700uF/16V, ligados em paralelo. Usina Spark 60A.
Leirbag- NOVATO
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Obrigado pela atenção Leirbag,
Observei que o indutor de saída tem muito mais espiras, ou seja, maior indutância.
Observei que o indutor de saída tem muito mais espiras, ou seja, maior indutância.
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Re: Fonte automotiva Spark Usina plus+ 90A com alto ripple na saída
Bom dia a todos.
Aparelho está funcionando a mais de um mês com o cliente. Até então, sem retorno. Entreguei da forma que foi apresentado no tópico.
Moderação, por gentileza encerrar o tópico.
Obrigado pela atenção de todos.
Aparelho está funcionando a mais de um mês com o cliente. Até então, sem retorno. Entreguei da forma que foi apresentado no tópico.
Moderação, por gentileza encerrar o tópico.
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