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Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
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Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Bom dia. Ontem tentei criar um projeto usando um microcontrolador e um display de leds, 7 segmentos multiplexados(cátodo comum) mas deu um bug quando fui simular então hoje fiz uns testes e aconteceu o seguinte:
Usando pulsos lógicos diretamente nos displays tudo funciona normalmente
Se eu usar buffer inversor também funciona normalmente
Mas se eu usar transistores drivers aí dá um bug
Estou fazendo algo errado ou o Proteus tem esse bug?
Até onde eu sei nesse caso o pulso positivo aplicado na base do transistor, faria ele conduzir de emissor para coletor, injetando então pulso negativo nos cátodos do dígito correspondente (o que acontece realmente) mas ao injetar pulso negativo na base o transistor deixaria de conduzir e o display apagaria e é ai que está o problema, isso não está acontecendo como mostrado aí na imagem.
Usando pulsos lógicos diretamente nos displays tudo funciona normalmente
Se eu usar buffer inversor também funciona normalmente
Mas se eu usar transistores drivers aí dá um bug
Estou fazendo algo errado ou o Proteus tem esse bug?
Até onde eu sei nesse caso o pulso positivo aplicado na base do transistor, faria ele conduzir de emissor para coletor, injetando então pulso negativo nos cátodos do dígito correspondente (o que acontece realmente) mas ao injetar pulso negativo na base o transistor deixaria de conduzir e o display apagaria e é ai que está o problema, isso não está acontecendo como mostrado aí na imagem.
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
É bug no Proteus ?...dificil dar uma resposta certa sem ter mais informações... qual a versão do Proteus que está usando no projeto ?...os transistores parecem estar bugados ou com suas características técnicas de configuração errada no Proteus...sou novo aqui no fórum e gostaria de saber se existe links ou um tópico contendo softwares de simulação de eletrônica para download ?
Obrigado.
Obrigado.
MarceloSS- NOVATO
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Eu uso a versão 8.7 mas acredito que isso possa acontecer com qualquer outro, por isso não especifiquei, claro isso se for bug nele mesmo. Não tem como transistores estarem bugados ou com características de configurações erradas pois são originais da biblioteca dele (BC548). Se existir, o bug pode estar no display por ser multiplexado e ter algum erro na simulação graças a velocidade na multiplexação, acima da percepção da visão humana.
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CACÁ- Administrador Auxiliar
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Repare que todos os coletores estão em nível logico zero!!!
Experimente utilizar resistores de pullup para "forçar" nível logico um em cada coletor (ponto de flutuação). Quando simula com nível lógico ou inversora, tipicamente já está "forçando" a retirar este ponto de flutuação (evidentemente já está atribuindo nível lógico um nos pinos do display).
Também percebi falta de outros resistores nesta simulação.
Flw...
Experimente utilizar resistores de pullup para "forçar" nível logico um em cada coletor (ponto de flutuação). Quando simula com nível lógico ou inversora, tipicamente já está "forçando" a retirar este ponto de flutuação (evidentemente já está atribuindo nível lógico um nos pinos do display).
Também percebi falta de outros resistores nesta simulação.
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nagkiller- Moderador do fórum
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Ah sim imaginei isso mas na prática eu precisaria também desses resistores de pullup? Quanto aos outros resistores se refere aos limitadores que vem nas bases dos transistores e nos segmentos dos displays? No projeto que estava tentando simular eu usei eles, 1k nas bases e 100R nos segmentos aí não coloquei por ser um teste direto.
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Na vida real é outra coisa!!! Não precisa dos pullups...
Flw...
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nagkiller- Moderador do fórum
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
nagkiller escreveu:Na vida real é outra coisa!!! Não precisa dos pullups...
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Vou escrever algo simples aqui pra multiplexar e testar na protoboard, valeu.
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Já peguei um caso em uma simulação em que um circuito com divisor resistivo (usando dois valores iguais), na versão 7.1 do Proteus, que o valor da tensão não era a metade da tensão de entrada!!!
Só não vou me lembrar qual o resistor que apresentou este problema.
Flw...
Só não vou me lembrar qual o resistor que apresentou este problema.
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nagkiller- Moderador do fórum
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
nagkiller escreveu:Já peguei um caso em uma simulação em que um circuito com divisor resistivo (usando dois valores iguais), na versão 7.1 do Proteus, que o valor da tensão não era a metade da tensão de entrada!!!
Só não vou me lembrar qual o resistor que apresentou este problema.
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Já notei que esses displays são meio chatinhos no Proteus, vou fazer testes na protoboard, mais seguro. Simulei com um display de 4 dígitos usando resistor de pull up e funcionou de boa.
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Excelente!!!
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nagkiller- Moderador do fórum
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Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Você pode ter escolhido um 'terra' (Gnd) analógico, o simulador não resolve, não interliga sozinho os dois, você precisa ser específico.
Antonio Barbosa de Jesus- NOVATO
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
O problema não é o GND, observe o primeiro esquema, está tudo interligado!!!
O problema mesmo são os componentes transistor + display... O transistor apenas está chaveando GND para o display, mas como não tem uma referência positiva para o display, então ele sempre fica em referência ao GND.
Diferente de quando você deixa o pino do display em ponto de indecisão (flutuação), ele não consegue decidir se está ligado ou desligado.
Por isso é importante "forçar" VCC para o circuito na simulação, provavelmente em alguns casos, tal fato deverá ser aplicado ao circuito real também.
Analise a(s) figura(s) abaixo:
Perceba que:
- O pino 1 está com resistor de pullup. Funcionamento perfeito, número é ou não apresentado na tela (repare o quadrado vermelho ou azul ao lado do pino).
- O pino 2 está sem resistor de pullup. Funcionamento incorreto, falta uma referência VCC (carga), número sempre é apresentado na tela (repare o quadrado azul ao lado do pino).
- O pino 3 está com divisor resistivo (meio VCC). Não apresenta número na tela (repare o quadrado cinza ao lado do pino).
- O pino 4 não está conectado ("flutuando"). Não apresenta número na tela (repare o quadrado cinza ao lado do pino).
Mais abaixo repare os transistores Q3 e Q4, estão apresentando referência pra GND, neste caso deveriam estar também em "flutuação", pois não há referência para VCC (carga). É necessário ter uma corrente circulando entre Emissor e Coletor, porém quando o transistor não tem uma carga, não há esta corrente.
Desta forma, como os transistores estão com referência para GND, o display entende como se o transistor estivesse em saturação, apresentando o display na tela.
Flw...
O problema mesmo são os componentes transistor + display... O transistor apenas está chaveando GND para o display, mas como não tem uma referência positiva para o display, então ele sempre fica em referência ao GND.
Diferente de quando você deixa o pino do display em ponto de indecisão (flutuação), ele não consegue decidir se está ligado ou desligado.
Por isso é importante "forçar" VCC para o circuito na simulação, provavelmente em alguns casos, tal fato deverá ser aplicado ao circuito real também.
Analise a(s) figura(s) abaixo:
Perceba que:
- O pino 1 está com resistor de pullup. Funcionamento perfeito, número é ou não apresentado na tela (repare o quadrado vermelho ou azul ao lado do pino).
- O pino 2 está sem resistor de pullup. Funcionamento incorreto, falta uma referência VCC (carga), número sempre é apresentado na tela (repare o quadrado azul ao lado do pino).
- O pino 3 está com divisor resistivo (meio VCC). Não apresenta número na tela (repare o quadrado cinza ao lado do pino).
- O pino 4 não está conectado ("flutuando"). Não apresenta número na tela (repare o quadrado cinza ao lado do pino).
Mais abaixo repare os transistores Q3 e Q4, estão apresentando referência pra GND, neste caso deveriam estar também em "flutuação", pois não há referência para VCC (carga). É necessário ter uma corrente circulando entre Emissor e Coletor, porém quando o transistor não tem uma carga, não há esta corrente.
Desta forma, como os transistores estão com referência para GND, o display entende como se o transistor estivesse em saturação, apresentando o display na tela.
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Verdade, segui a sua dica acima sobre os resistores, no caso Pull down porque depois que conferi aqui e vi que o display que tenho é ânodo comum então tive que mudar os transistores pra PNP, mudar os resistores na simulação de pull up pra pull down, mudar a alimentação dos transistores e mudar muita coisa no código mas deu certinho
Simulação
Protoboard (sem os resistores de pull down por não haver necessidade)
Simulação
Protoboard (sem os resistores de pull down por não haver necessidade)
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Bom dia Cacá vc poderia me passar mais informações de quais componentes utilizasse na simulação e se possivel nos enviar a simulação montada do proteus?
No aguardo para poder te ajudar
Jonathan
Técnico em eletronica
Tecnólogo em Mecatrônica
No aguardo para poder te ajudar
Jonathan
Técnico em eletronica
Tecnólogo em Mecatrônica
Eletronico_Jonathan- NOVATO
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Eletronico_Jonathan escreveu:Bom dia Cacá vc poderia me passar mais informações de quais componentes utilizasse na simulação e se possivel nos enviar a simulação montada do proteus?
No aguardo para poder te ajudar
Jonathan
Técnico em eletronica
Tecnólogo em Mecatrônica
Envio sim amigo mas como já disse, está tudo certo já.
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Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?
Simulação mais código fonte
https://mega.nz/#!eZoTUQyT!snrjXouT3Hzg_lOZboXmLriDC0T9OdiZbQQYZarxFDs
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