Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.

Menu de navegação

Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:

---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================

================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyOntem à(s) 17:46 por antonio benedito de queir

» Akai AA-A35 Display apagado
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyOntem à(s) 17:32 por city2010

» TV STI DL3270 A W , sem audio
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyOntem à(s) 14:00 por valdircp

» Caixa de Som Amplificada CSR 4000A Som Distorcido e Pouca Potência!!!
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySáb 23 Nov 2024, 18:05 por prva

»  OU O FÓRUM ACABOU OU NINGUÉM PARTICIPA DO FÓRUM MAIS.
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySáb 23 Nov 2024, 09:09 por Paranista

» Tv lcd,marca Aoc, modelo- LE 39D0330 -defeito,só liga depois de um tempo(quando aquece)
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySáb 23 Nov 2024, 08:28 por jailton da silva santos

» Notbook asus mod. X44C K43L versão 1 preciso do esquema
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySáb 23 Nov 2024, 02:30 por willian8952

» ameaçado por nao consertar aparelho por falta de peças
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 22 Nov 2024, 22:19 por joaquimrosadesouza

» Componentes estourados Fonte Usina Spark 120A
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 22 Nov 2024, 21:13 por antonio carlos bitti

» fonte usina 60 amperes cai tensao qdo conecta bateria
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 22 Nov 2024, 21:04 por antonio carlos bitti

» Tv Philips 50pug6654/78 sem imagem
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 22 Nov 2024, 16:02 por SEBCICM

» PS2 Slim 90k testar entradas do memory card
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 22 Nov 2024, 11:51 por gamemaniaco

» Procuro a placa lateral do sistema de som Sony MHC-GTX88 e Ci BD3451KS
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 22 Nov 2024, 10:16 por Silas Silva Nogueira

» fonte taramps tef 60 amperes ci estourado
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyQui 21 Nov 2024, 19:27 por antonio carlos bitti

» [Resolvido] TV PLASMA SAMSUNG PL51F4900AG Não liga , led stand by piscando ( RESOLVIDO )
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyQui 21 Nov 2024, 13:28 por Paranista

» TV LG MODELO 42LB5600 ACENDE O LED MAS NÃO LIGA
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyQua 20 Nov 2024, 18:27 por Tales g

» Compro placa principal da LG 42lh45ed ou 42lh40ed
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySeg 18 Nov 2024, 11:22 por Paulo Costa II

» Som Philips fw c 505 Ajuda entender o esquema
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySáb 16 Nov 2024, 10:03 por nagkiller

» (Resolvido) AIWA NSXF959 SEM SOM MÉDIOS AGUDOS
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySáb 16 Nov 2024, 00:31 por ZACREAL

» como descartar TRC
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 15 Nov 2024, 08:32 por jailton da silva santos

» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 15 Nov 2024, 00:59 por MARIO Y. SEGAWA

» compro placa pricipal tv lg 50pb560
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyQua 13 Nov 2024, 11:11 por Eletronica Manoel

» Modulo Taramps t800.1 com os resistores r32 e r5 torrados
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySeg 11 Nov 2024, 10:41 por prisma eletronica

» Akai AA-A35 Seletor de Tensão
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySeg 11 Nov 2024, 08:34 por city2010

» [RESOLVIDO] TV LCD UN50FH5303G Componentes danificados
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySeg 11 Nov 2024, 00:54 por nagkiller

» TV PANASONIC TC- 32A400B Imagem travando
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyDom 10 Nov 2024, 16:01 por ramon figueiredo

» ATENÇÃO de todos os usuários da 2002! (Nova regra).
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptyDom 10 Nov 2024, 12:00 por robsonseixas

» Microondas MEF-41 Eletrolux, não acende luz da porta quando abre, e quando fecha não liga
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 08 Nov 2024, 22:30 por joaquimrosadesouza

» Caixa som Ciclotron mult 500 Preciso do esquema
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 08 Nov 2024, 21:34 por prisma eletronica

» Pessoal tenho placa barato.
Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? EmptySex 08 Nov 2024, 20:47 por francisco carlos de jesus

Quem está conectado?
451 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 451 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios

Nenhum anúncio

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?

5 participantes

Ir para baixo

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Empty Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?

Mensagem por CACÁ Qua 25 Abr 2018, 11:14

Bom dia. Ontem tentei criar um projeto usando um microcontrolador e um display de leds, 7 segmentos multiplexados(cátodo comum) mas deu um bug quando fui simular então hoje fiz uns testes e aconteceu o seguinte:

Usando pulsos lógicos diretamente nos displays tudo funciona normalmente
    Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Caso210

Se eu usar buffer inversor também funciona normalmente
    Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Caso310

Mas se eu usar transistores drivers aí dá um bug
    Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Caso110

Estou fazendo algo errado ou o Proteus tem esse bug?
    Até onde eu sei nesse caso o pulso positivo aplicado na base do transistor, faria ele conduzir de emissor para coletor, injetando então pulso negativo nos cátodos do dígito correspondente (o que acontece realmente) mas ao injetar pulso negativo na base o transistor deixaria de conduzir e o display apagaria e é ai que está o problema, isso não está acontecendo como mostrado aí na imagem.

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Unnamed
    CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 17 anos/ 9 anos
    Número de Mensagens : 19804
    Cidade/Estado: : Ritápolis Minas Gerais
    Humor : Bom

Ir para o topo Ir para baixo

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Empty Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?

Mensagem por MarceloSS Qui 26 Abr 2018, 11:18

É bug no Proteus ?...dificil dar uma resposta certa sem ter mais informações... qual a versão do Proteus que está usando no projeto ?...os transistores parecem estar bugados ou com suas características técnicas de configuração errada no Proteus...sou novo aqui no fórum e gostaria de saber se existe links ou um tópico contendo softwares de simulação de eletrônica para download ?
    Obrigado.
    MarceloSS
    MarceloSS
    NOVATO
    NOVATO

DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : estudante
    Número de Mensagens : 2
    Cidade/Estado: : Indaiatuba/SP

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Empty Re: Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?

Mensagem por CACÁ Qui 26 Abr 2018, 11:47

Eu uso a versão 8.7 mas acredito que isso possa acontecer com qualquer outro, por isso não especifiquei, claro isso se for bug nele mesmo. Não tem como transistores estarem bugados ou com características de configurações erradas pois são originais da biblioteca dele (BC548). Se existir, o bug pode estar no display por ser multiplexado e ter algum erro na simulação graças a velocidade na multiplexação, acima da percepção da visão humana.

CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

Mensagem por nagkiller Qui 26 Abr 2018, 22:55

Repare que todos os coletores estão em nível logico zero!!!
    Experimente utilizar resistores de pullup para "forçar" nível logico um em cada coletor (ponto de flutuação). Quando simula com nível lógico ou inversora, tipicamente já está "forçando" a retirar este ponto de flutuação (evidentemente já está atribuindo nível lógico um nos pinos do display).

Também percebi falta de outros resistores nesta simulação.

Flw...
    nagkiller
    nagkiller
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1990
    Número de Mensagens : 2997
    Cidade/Estado: : Garça - São Paulo
    Humor : Depende

Mensagem por CACÁ Sex 27 Abr 2018, 00:49

Ah sim imaginei isso mas na prática eu precisaria também desses resistores de pullup? Quanto aos outros resistores se refere aos limitadores que vem nas bases dos transistores e nos segmentos dos displays? No projeto que estava tentando simular eu usei eles, 1k nas bases e 100R nos segmentos aí não coloquei por ser um teste direto.

CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

Mensagem por nagkiller Sex 27 Abr 2018, 06:53

Na vida real é outra coisa!!! Não precisa dos pullups...

Flw...

Moderador do fórum
    Moderador do fórum

Mensagem por CACÁ Sex 27 Abr 2018, 10:14

nagkiller escreveu:Na vida real é outra coisa!!! Não precisa dos pullups...

Flw...

Vou escrever algo simples aqui pra multiplexar e testar na protoboard, valeu.

CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

Mensagem por nagkiller Sex 27 Abr 2018, 12:50

Já peguei um caso em uma simulação em que um circuito com divisor resistivo (usando dois valores iguais), na versão 7.1 do Proteus, que o valor da tensão não era a metade da tensão de entrada!!!

Só não vou me lembrar qual o resistor que apresentou este problema.

Flw...

Moderador do fórum
    Moderador do fórum

Mensagem por CACÁ Sex 27 Abr 2018, 13:23

nagkiller escreveu:Já peguei um caso em uma simulação em que um circuito com divisor resistivo (usando dois valores iguais), na versão 7.1 do Proteus, que o valor da tensão não era a metade da tensão de entrada!!!

Só não vou me lembrar qual o resistor que apresentou este problema.

Flw...

Já notei que esses displays são meio chatinhos no Proteus, vou fazer testes na protoboard, mais seguro. Simulei com um display de 4 dígitos usando resistor de pull up e funcionou de boa.

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Captur21

CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

Mensagem por nagkiller Sex 27 Abr 2018, 18:02

Excelente!!!

Moderador do fórum
    Moderador do fórum

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Empty Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado?

Mensagem por Antonio Barbosa de Jesus Sáb 12 maio 2018, 11:21

Você pode ter escolhido um 'terra' (Gnd) analógico, o simulador não resolve, não interliga sozinho os dois, você precisa ser específico.
    Antonio Barbosa de Jesus
    NOVATO
    NOVATO

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 48 anos
    Número de Mensagens : 1
    Cidade/Estado: : Turmalina - MG

Mensagem por nagkiller Dom 13 maio 2018, 12:00

O problema não é o GND, observe o primeiro esquema, está tudo interligado!!!

O problema mesmo são os componentes transistor + display... O transistor apenas está chaveando GND para o display, mas como não tem uma referência positiva para o display, então ele sempre fica em referência ao GND.
    Diferente de quando você deixa o pino do display em ponto de indecisão (flutuação), ele não consegue decidir se está ligado ou desligado.

Por isso é importante "forçar" VCC para o circuito na simulação, provavelmente em alguns casos, tal fato deverá ser aplicado ao circuito real também.

Analise a(s) figura(s) abaixo:
    Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? 100010

Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? 100110

Perceba que:
    - O pino 1 está com resistor de pullup. Funcionamento perfeito, número é ou não apresentado na tela (repare o quadrado vermelho ou azul ao lado do pino).
    - O pino 2 está sem resistor de pullup. Funcionamento incorreto, falta uma referência VCC (carga), número sempre é apresentado na tela (repare o quadrado azul ao lado do pino).
    - O pino 3 está com divisor resistivo (meio VCC). Não apresenta número na tela (repare o quadrado cinza ao lado do pino).
    - O pino 4 não está conectado ("flutuando"). Não apresenta número na tela (repare o quadrado cinza ao lado do pino).

Mais abaixo repare os transistores Q3 e Q4, estão apresentando referência pra GND, neste caso deveriam estar também em "flutuação", pois não há referência para VCC (carga). É necessário ter uma corrente circulando entre Emissor e Coletor, porém quando o transistor não tem uma carga, não há esta corrente.

Desta forma, como os transistores estão com referência para GND, o display entende como se o transistor estivesse em saturação, apresentando o display na tela.

Flw...

Moderador do fórum
    Moderador do fórum

Mensagem por CACÁ Dom 13 maio 2018, 14:29

Verdade, segui a sua dica acima sobre os resistores, no caso Pull down porque depois que conferi aqui e vi que o display que tenho é ânodo comum então tive que mudar os transistores pra PNP, mudar os resistores na simulação de pull up pra pull down, mudar a alimentação dos transistores e mudar muita coisa no código mas deu certinho

Simulação
    Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Captur22

Protoboard (sem os resistores de pull down por não haver necessidade)
    Isso seria um bug no Proteus ou estou fazendo algo errado? Wp_20110

CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

Mensagem por Eletronico_Jonathan Ter 15 maio 2018, 10:40

Bom dia Cacá vc poderia me passar mais informações de quais componentes utilizasse na simulação e se possivel nos enviar a simulação montada do proteus?

No aguardo para poder te ajudar

Jonathan
    Técnico em eletronica
    Tecnólogo em Mecatrônica
    Eletronico_Jonathan
    NOVATO
    NOVATO

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 1 ano
    Número de Mensagens : 1
    Cidade/Estado: : Jaraguá do Sul/Sc

Mensagem por CACÁ Ter 15 maio 2018, 12:55

Eletronico_Jonathan escreveu:Bom dia Cacá vc poderia me passar mais informações de quais componentes utilizasse na simulação e se possivel nos enviar a simulação montada do proteus?

No aguardo para poder te ajudar

Jonathan
    Técnico em eletronica
    Tecnólogo em Mecatrônica

Envio sim amigo mas como já disse, está tudo certo já.

CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

Mensagem por CACÁ Ter 15 maio 2018, 13:47

CACÁ
    CACÁ
    Administrador Auxiliar
    Administrador Auxiliar

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos