Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 303 usuários online :: 4 registrados, 0 invisíveis e 299 visitantes :: 2 motores de buscaCDaros, eduardo barbosa dos santo, JOAOLM, Rvs
O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Tópicos semelhantes
Anuncios
Nenhum anúncio
Amigos fumaça de solda faz mal a saude ?
+9
joaquimrosadesouza
MarcioMM
Emerson Rodrigo Santos
recondicionnamus
BenMA
Rogerio 66
Paranista
saffier
Juliano almeida
13 participantes
Página 1 de 1
Amigos fumaça de solda faz mal a saude ?
amigos uma duvida aquela fumasa q sai durante a soldagem inalando.!fas mal a saude pos trabahlo em lugar fechado.sem ventilacao.dias tras fui interndado mas nao tenho sertesa.fiquei com manchas no corpo ruim mesmo parese uma intoxicacao.pelo q eu sei esa fumasa e toxica.quero uma opiniao dos amigos de estrada?
Juliano almeida- Técnico
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : desde 2010 aprendendo a cada dia.
Cidade/Estado: : Mogi das Cruzes / SP
Humor : mau
Re: Amigos fumaça de solda faz mal a saude ?
faz principalmente pelo chumbo.que produz gases toxicos.
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 46 Anos
Cidade/Estado: : Canoas / RS
sim amigo vou tomar cuidado daqui pra frente.vou usar mascara e instalar esaustor para sugar a fumasa.
Juliano almeida- Técnico
Não dá para afirmar que o que lhe aconteceu foi em decorrencia de aspirar gases produzidos durante a solda, mas realmente eles são tóxicos, não deve trabalhar em ambiente totalmente fechado.
Evite ao soldar, se colocar de maneira a receber toda a fumaça.
Evite ao soldar, se colocar de maneira a receber toda a fumaça.
Paranista- Moderador do fórum
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
Humor : ótimo
óbvio que faz mal amigo, um dos principais componentes é chumbo ele é cancerígeno.
Cidade/Estado: : MT
Humor : procurando ser feliz
O chumbo se vaporiza a mais de 1700ºC - quer dizer, a partir desta temperatura é que começaria a sair gases por ele. A fumaça que sai da solda é do fluxo - se fosse tão tóxico assim muitos já teriam morrido de cancer, efizema pulmonar etc... eu vejo técnicos terem é mais problemas de coluna e rins.
Claro, se tem mania de ficar mastigando o fio de solda a história é outra. Mas claro, se está desconfiando de algo é melhor procurar o médico - mas eu acho que o exaustor não vai resolver se o que está lhe afetanto está em sua bancada, pois é mais fácil estar com um problemas devido ao local de trabalho (o exaustor vai apenas fazer o ar circular por um percuso maior).
Esta história toda de gases do chumbo me faz recordar vários movimentos que já vi pela internet.
Quem lembra daquele que fizeram uma campanha para 'não comprarmos dos chineses' pois os caras trabalhavam em condições subhumans e bla blá - engraçado que esta corja tava tão preocupada com os coitados e nunca fizeram nada a respeito aqui mesmo, como se no Brasil tudo fosse flores. Tá na cara que foram influenciados pelas grandes mentes que não queriam competição.
No caso do chumbo (este movimento já perdeu força no ano passado), tá na cara que são as grandes indústrias que utilizam soldas led free que estão induzindo todos a pensarem assim. Claro, tem a questão meio ambiente, mas do que adianta elimar só o chumbo e jogar na natureza placas que contém inúmeros outros elementos prejudiciais? Do meu ponto de vista, não estão fazendo muita coisa e estão mais interessados em vender e não proteger as gerações futuras(e nem a nós mesmo).
Mas procure um médico amigo, manchas na pele tá mais pra alergia do que intoxicação.
Claro, se tem mania de ficar mastigando o fio de solda a história é outra. Mas claro, se está desconfiando de algo é melhor procurar o médico - mas eu acho que o exaustor não vai resolver se o que está lhe afetanto está em sua bancada, pois é mais fácil estar com um problemas devido ao local de trabalho (o exaustor vai apenas fazer o ar circular por um percuso maior).
Esta história toda de gases do chumbo me faz recordar vários movimentos que já vi pela internet.
Quem lembra daquele que fizeram uma campanha para 'não comprarmos dos chineses' pois os caras trabalhavam em condições subhumans e bla blá - engraçado que esta corja tava tão preocupada com os coitados e nunca fizeram nada a respeito aqui mesmo, como se no Brasil tudo fosse flores. Tá na cara que foram influenciados pelas grandes mentes que não queriam competição.
No caso do chumbo (este movimento já perdeu força no ano passado), tá na cara que são as grandes indústrias que utilizam soldas led free que estão induzindo todos a pensarem assim. Claro, tem a questão meio ambiente, mas do que adianta elimar só o chumbo e jogar na natureza placas que contém inúmeros outros elementos prejudiciais? Do meu ponto de vista, não estão fazendo muita coisa e estão mais interessados em vender e não proteger as gerações futuras(e nem a nós mesmo).
Mas procure um médico amigo, manchas na pele tá mais pra alergia do que intoxicação.
BenMA- Participante
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 2 Anos
Cidade/Estado: : Caxias/MA
Ah sim, se o fluxo resinoso fosse tóxico, por que ninguém ainda começou um movimento contra os fluxos noclean, as pastas de solda... etc. Claro, estou falando com relação a emissão de gases - se o indivíduo tem mania de tocar neles e coçar o olho ou tirar o caroço de arroz do dente com a mão suja, a história é outra.
BenMA- Participante
Aconteceu tambem com os gases refrigerantes R12 e R22, utilizados em geladeiras e freezers, passaram os anos e caiu a patente, em seguida vieram com novos gases, pois os antigos faziam mal ao meio ambiente e a camada de azônio, eu acredito, mas desconfio que o lado econômico é quem provocou as mudanças.
Por precaução, não respiro em cima do local em que estou soldando.
Com relação à eletrônica, vejo muitos preocupados com o chumbo e esquecem dos insumos: solda/pasta de solda, fluxos e por aí vai.
Até o ar que respiramos faz mal a saúde, quanto mais produtos químicos de fontes duvidosas e que não têm o mínimo controle de qualidade(nestes sim, acredito que os riscos são maiores). Eu não utilizo os melhores e sei que estou me arriscando, mas tenho mais cuidado com eles.
Até o ar que respiramos faz mal a saúde, quanto mais produtos químicos de fontes duvidosas e que não têm o mínimo controle de qualidade(nestes sim, acredito que os riscos são maiores). Eu não utilizo os melhores e sei que estou me arriscando, mas tenho mais cuidado com eles.
BenMA- Participante
BenMA escreveu:O chumbo se vaporiza a mais de 1700ºC - quer dizer, a partir desta temperatura é que começaria a sair gases por ele. A fumaça que sai da solda é do fluxo - se fosse tão tóxico assim muitos já teriam morrido de cancer, efizema pulmonar etc... eu vejo técnicos terem é mais problemas de coluna e rins.
Amigo o chumbo contamina de diversas maneiras principalmente através do manuseio do mesmo, o fato de evaporar a altas temperaturas lógico causaria uma intoxicação instantânea seguida de morte pela cristalização dos vapores no pulmão e corrente sanguínea... a fumaça do fio de solda além do chumbo produz vapores tóxicos proveniente do fluxo que contém em seu núcleo, não cheguei a pesquisar sobre a composição do fluxo mas conheço o fato dele conter breu e alguns elementos ácidos que agem limpando a superfície do cobre para melhor aderência da solda. Da mesma forma que pessoas que trabalham no garimpo e demais processos usados no ouro são contaminados pelo mercúrio através do manuseio e da fumaça produzida pelo aquecimento do mercúrio com ouro na remoção de impurezas, nós técnicos corremos o risco de contaminação sim, dores nas costas, problemas renais, coluna etc, podem ser sim sintomas de contaminação pelo chumbo, que uma vez na corrente sanguínea percorre todo o organismo inclusive a medula... Aconselho aos profissionais que trabalhem com esse material a fazerem exames anuais de sangue pedindo ao médico que seja verificado o nível de chumbo no sangue, vale a pena prevenir...
recondicionnamus- Técnico
- TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 26 anos
Cidade/Estado: : Curitiba/PR
Humor : hehehe!
E além de tudo ainda causa impotência sexual.
Eu após ver os comentários aqui vou comprar uma máscara amanha mesmo e parar com a mania que tinha de ficar com um pedaço de solda na boca...alem de ser anti-higiênico faz rande mau a saúde!
Eu após ver os comentários aqui vou comprar uma máscara amanha mesmo e parar com a mania que tinha de ficar com um pedaço de solda na boca...alem de ser anti-higiênico faz rande mau a saúde!
Verdade, eu tenho um amigo que é dentista e teve graves problemas na próstata devido a contaminação por mercúrio e outros metais utilizados na odontologia, lembro que ele sempre tinha as mãos trêmulas devido aos problemas de saúde provocados por esses materiais.
Eu sei que existe solda que não é a base de chumbo. Mas onde se encontra dessa?
Amigo o chumbo contamina de diversas maneiras principalmente através do manuseio do mesmo...
Amigo, foi isto que eu escrevi e por isto informei que é mais fácil o colega estar com alergia de algo - e não só do chumbo... até pelas latas de alimentos do supermercado somos contaminados diariamente e não vejo nenhuma autoridade dar importância para isto. Por que acham que as famílias mais bem educadas culturalmente preferem diedas naturais?
E as soldas que não têm chumbo são as lead free - incrível que toda esta 'estória' de preocupação de chumbo nasceu justamente quando as soldas lead free começaram a entrar no mercado(isto há vários anos atrás).
Até onde eu saiba, a verdadeira ideologia das soldas lead free foi com relação ao meio ambiente e sua contaminação e não ao bem estar do técnico em si - muitas indústrias e o comércio só pegou o bonde andando.
Claro, eu posso ter entendido errado mas mesmo assim não ligo para isto, inclusive sou fumante - mas quem é que pode garantir que vou morrer por causa da contaminação do chumbo ou por doenças causadas pelo fumo? Posso morrer de um acidente, assassinado... existe milhares de forma de morrer e eu é que não vou perder meu tempo pensando em morrer.
BenMA- Participante
Paranista escreveu:Aconteceu tambem com os gases refrigerantes R12 e R22, utilizados em geladeiras e freezers, passaram os anos e caiu a patente, em seguida vieram com novos gases, pois os antigos faziam mal ao meio ambiente e a camada de azônio, eu acredito, mas desconfio que o lado econômico é quem provocou as mudanças.
A bem da verdade os novos fluidos refrigerantes causam dano ao ozônio também, sofreram pequenas alterações na composição tornando-os mais caros. Melhor para quem os fabrica, não é? Por leis e tratados internacionais a recomendação é que seja recolhido o fluido refrigerante quando se consertar aparelhos que o utilizem, esse fluido é recolhido, e após ter sido bem filtrado pode ser reutilizado.
Meu médico disse que faz mal para a vista, colocar uma ventoinha por perto, para não deixar ir nos olhos.
Então faz mau é pra tudo!!!
Faz mal a visão, faz entupir as artérias, causa impotência sexual , irritação na pele e alergias, intoxicação e é cancerígeno...
Faz mal a visão, faz entupir as artérias, causa impotência sexual , irritação na pele e alergias, intoxicação e é cancerígeno...
Exato amigo Márcio, existe em algumas lojas de peças um ventilador com filtro para resolver o problema da fumaça, andei dando uma olhada em alguns e dou a dica aos colegas que queiram podem fazer em casa mesmo...
Pode ser feito com uma ventoinha de fonte de PC e um pedaço de feltro no tamanho da ventoinha, fixe o feltro na ventoinha de modo que o ar circule passando pelo feltro, desse modo a fumaça produzida durante a soldagem é aspirada pela ventoinha sendo filtrada pelo feltro deixando presos nele os materiais pesados que haviam condensado durante a soldagem.
A ventoinha deve ser deixada próxima ao lugar onde está soldando e deve sugar a fumaça fazendo ela passar pelo feltro que é fixado na direção da saída de ar. Espero ter colaborado, é de fácil montagem usa material facilmente encontrado até em sucata e além de tudo é útil.
e amigos obrigado pelos comentarios.sim o mehlor e previni nao mesmo alem de tudo trabahlamos com aparehlos perigosimo como o tubo de tv monitores emitem raios x.perigosimo por iso nunca devemos trabahlar com ele aberto muito menos por tras mesmo pela frente ainda e perigoso e tambm as unidades hoticas q tambm emitem radiacao ultra violeta.ainda temos inocente q qutuca monitores de tv.e ainda inumeros aparehlos perigosos.!
Juliano almeida- Técnico
agredito que não e tóxica tanto porque o fabricante não nos adiverte no sentido para tomarmos uma serta precaução a respeito da mesma.
joaquimrosadesouza- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
Cidade/Estado: : campestre de goias
joaquimrosadesouza escreveu:agredito que não e tóxica tanto porque o fabricante não nos adiverte no sentido para tomarmos uma serta precaução a respeito da mesma.
Essa é sua opinião, porém... vamos aos fatos...
Um dos motivos dos TRC terem a fabricação cessada foi o risco de contaminação pelo chumbo no processo da fabricação (o chumbo é utilizado na fabricação do vidro dando mais pureza e transparência
De uns anos para cá ao abrirmos um equipamento pra conserto encontramos diversos pontos de solda fria, ou em equipamentos com algum uso encontramos mau-contatos causados por falhas de soldagem ou superaquecimento na solda, isso devido ao uso da solda isenta de chumbo, o que gera uma fusão a temperatura mais baixa do que a que é feita com liga de chumbo/estanho, sabemos que o chumbo funde a uma temperatura mais alta que o estanho, mas isso não vem ao caso...
As indústrias eletrônicas não iriam jamais pôr em risco a qualidade da solda em seus equipamentos se não fosse por um bom motivo afinal contam com equipe de engenharia avançada, o bom motivo seria a exigência imposta quanto à segurança dos trabalhadores e talvez indenizações altas que tenham arcado com as custas por conta de funcionários que adoeceram por exposição ao chumbo.
Então se não fizesse tanto mal assim tudo estaria do jeito que era antes não acha?
Juliano almeida escreveu:e amigos obrigado pelos comentarios.sim o mehlor e previni nao mesmo alem de tudo trabahlamos com aparehlos perigosimo como o tubo de tv monitores emitem raios x.perigosimo por iso nunca devemos trabahlar com ele aberto muito menos por tras mesmo pela frente ainda e perigoso e tambm as unidades hoticas q tambm emitem radiacao ultra violeta.ainda temos inocente q qutuca monitores de tv.e ainda inumeros aparehlos perigosos.!
Isso mesmo amigo Juliano, "mais vale uma pitada de prevenção do que um quilo de remédio" (provérbio chinês)....
Custa bem menos a gente ser chamado de bobo e excêntrico e arranjar uma ventoinha e um pedaço de feltro e fabricar esse ventilador com filtro pra aspirar a fumaça da solda do que ao chegar numa idade mais avançada receber do médico a notícia de que está com câncer de próstata causada por contaminação do chumbo...
recondicionnamus escreveu:...mau-contatos causados por falhas de soldagem ou superaquecimento na solda, isso devido ao uso da solda isenta de chumbo, o que gera uma fusão a temperatura mais baixa...
Soldas lead free tem o ponto de fusão mais alto do que as que contêm chumbo - o fato de elas 'racharem' é devido ao efeito chamado cristalização.
Mas enfim, cada um é que é responsável por si próprio, então, tem todo o direito de se proteger da maneira que achar mais conveniente. Mas uma coisa eu afirmo: não tem sentido nenhum esta preocupação com vapores de chumbo.
E mesmo que o @Juliano Almeida vá ao médico e ele fale com relação ao chumbo(vapores), prova que não tem a mínima ideia do que tá falando: pra mim médicos são profissionais como outros qualquer: tem muito mela-mão e poucos realmente entendem o que tá fazendo - a maioria se limita a receitar medicamentos e tratamentos que os laboratórios recomendam (quem já participou de programas de afiliados e mesmo MMN sabe como funcionam as coisas).
Este é meu ponto de vista - et dicam non populo.
BenMA- Participante
Amigos todos os comentários tem seu percentual de verdade; e devemos nos proteger, mas viver é um risco, alguém já viu defunto morrer??
amigo benma?nao preciso sair falando que foi o chumbo que me fes mal.?apenas citei aos amigos da fumasa da solda traz dano.a tua a minha saude ohla ai e ver quantos esperientes diseram sobre o fato da solda!amigo eduardo esta certo vc ja viu defunto morrer?ja pensou se eu fose um defunto!e mais uma coisa non esto populando nada.amigo vc entendeu a pergunta!
Juliano almeida- Técnico
E mesmo que o @Juliano Almeida vá ao médico e ele fale com relação ao chumbo(vapores), prova que não tem a mínima ideia do que tá falando...
Aqui estou me referindo ao médico e não ao senhor! A saúde e vida são tuas, tem o direito inerente de qualquer ser vivo: manter a vida. Se tá sentindo algum problema, vai procurar auxílio enquanto é tempo. Eu apensa expus a minha opinião sobre os vapores de chumbo.
Já conheci pessoas que morreram a toa porque nasceu uma pequena bolha no dedo do pé (tá, eu sei que é artelho) e quando foi se tratar já tava com câncer espalhado por uma boa parte do corpo.
BenMA- Participante
Amigo toda profissão tem seu riscos cabe a nos cuidarmos eu faço com migo tentando não inalar mas os olhos já é tarde pois uso óculos de 4 grual no olho direito e 3,47 no esquerdo; Fazer o que ??? Agora para mim já e tarde. Um desrespeito a saudadezinha OK?
amigos ficam tranquilos.eu fis uma bateria de exame e nao deu nada.eu so fiquei desedratado as minhas plaquetas estavao baixas mas agora esta tudo normal.ok mas daqui pra frente fiquarei atento!
Juliano almeida- Técnico
Juliano almeida escreveu:amigos ficam tranquilos.eu fis uma bateria de exame e nao deu nada.eu so fiquei desedratado as minhas plaquetas estavao baixas mas agora esta tudo normal.ok mas daqui pra frente fiquarei atento!
Que bom amigo. E é isto aí, como o colega citou acima, toda profissão tem seus riscos, e os profissionais delas é que têm a obrigação de se informarem à respeito dos riscos e tomarem as medidas que julgam necessárias.
É como uma recomendação básica aos que trabalham com a manutenção de eletroeletrônicos: usem transformadores isoladores! Mas conhecemos quantos que fazem isto? Dá até pra contar nos dedos!
BenMA- Participante
não sei explicar o porquê mas, próximo do bairro que minha mãe mora em Santo Antônio do Monte-MG, tem uma fábrica de chumbo pra caça. Conheço diversas pessoas que trabalharam lá e com um pouco mais de 6 meses foram internados com altos índices de metais pesados no sangue. O que acontece é que,TODOS OS DIAS COMEMOS METAIS, como, ferro, zinco, em pequenas quantidades, mas os resíduos desses metais saem através da urina e fezes, o que não acontece com o chumbo e o mercúrio por exemplo....
Situação comum aos que trabalham nas minas de carvão ou em carvoarias (pulmao negro).Aslem escreveu:não sei explicar o porquê mas, próximo do bairro que minha mãe mora em Santo Antônio do Monte-MG, tem uma fábrica de chumbo pra caça. Conheço diversas pessoas que trabalharam lá e com um pouco mais de 6 meses foram internados com altos índices de metais pesados no sangue. O que acontece é que,TODOS OS DIAS COMEMOS METAIS, como, ferro, zinco, em pequenas quantidades, mas os resíduos desses metais saem através da urina e fezes, o que não acontece com o chumbo e o mercúrio por exemplo....
http://www.infoescola.com/doencas/pulmao-negro/
O que acontece é que,TODOS OS DIAS COMEMOS METAIS, como, ferro, zinco, em pequenas quantidades, mas os resíduos desses metais saem através da urina e fezes, o que não acontece com o chumbo e o mercúrio por exemplo....
Não saem todos não, o resultado só vemos bem depois - é como câncer de pele causado pelo sol, depois de uns 20 ou 30 anos de acúmulo é que começa a aparecer. Apendicite... ultimamente pelo menos pra cá está se tornando comum
BenMA- Participante
BenMA escreveu:O que acontece é que,TODOS OS DIAS COMEMOS METAIS, como, ferro, zinco, em pequenas quantidades, mas os resíduos desses metais saem através da urina e fezes, o que não acontece com o chumbo e o mercúrio por exemplo....
Não saem todos não, o resultado só vemos bem depois - é como câncer de pele causado pelo sol, depois de uns 20 ou 30 anos de acúmulo é que começa a aparecer. Apendicite... ultimamente pelo menos pra cá está se tornando comum
faz sentido....
Paranista escreveu:Situação comum aos que trabalham nas minas de carvão ou em carvoarias (pulmao negro).Aslem escreveu:não sei explicar o porquê mas, próximo do bairro que minha mãe mora em Santo Antônio do Monte-MG, tem uma fábrica de chumbo pra caça. Conheço diversas pessoas que trabalharam lá e com um pouco mais de 6 meses foram internados com altos índices de metais pesados no sangue. O que acontece é que,TODOS OS DIAS COMEMOS METAIS, como, ferro, zinco, em pequenas quantidades, mas os resíduos desses metais saem através da urina e fezes, o que não acontece com o chumbo e o mercúrio por exemplo....
http://www.infoescola.com/doencas/pulmao-negro/
interessante, não sabia dessa doença....
Boa noite aos amigos do fórum, como este tema ficou meio que cheio de respostas que trouxeram mais dúvidas do que esclarecimentos, encontrei um link sobre o tema que traz muitas informações baseadas em testes feitos especificamente na solda com liga de estanho/chumbo...
http://www.eutectic.com.br/fispq/fispq_157_pa_-_onu1840.pdf
http://www.eutectic.com.br/fispq/fispq_157_pa_-_onu1840.pdf
Notei que nesse site eles acabam mascarando algumas informações sobre a toxicidade do produto, na minha opinião a inalação da fumaça durante anos de trabalho pode causar danos à saúde sim.
BenMA escreveu:O que acontece é que,TODOS OS DIAS COMEMOS METAIS, como, ferro, zinco, em pequenas quantidades, mas os resíduos desses metais saem através da urina e fezes, o que não acontece com o chumbo e o mercúrio por exemplo....
Concordo com você Benma... nasci em uma cidade do interior do Paraná onde o índice de pessoas com problemas renais era assustador, inclusive eu já tive problemas renais quando morava lá... Sabemos que a água que bebemos contém uma carga de minerais em sua composição e através dela é que nosso organismo pode ou não desenvolver problemas.
amigao recondicinnamus.nao sabia da agua nao.ela contem tudo isso.meu Deus honde vamos parar com isso?e mais uma sera porq tanta poluicao no solo.
Juliano almeida- Técnico
A unica água pura - h2O é a água destilada !Juliano almeida escreveu:amigao recondicinnamus.nao sabia da agua nao.ela contem tudo isso.meu Deus honde vamos parar com isso?e mais uma sera porq tanta poluicao no solo.
A restante, mineral ou "torneral", podem possuir uma certa quantidade de sais, enxofre e gases .
cálcio, cloro, cobre cromo, flúor, iodo, ferro, magnésio, manganês, molibdênio, fósforo, potássio, selênio, sódio e zinco, que podem estar dissolvidas !
Todo tipo de fumaça faz mal ou bem, eu não suporto fumaça de escapamento dos outo, principalmente diesel, já estou querendo uma indenização do governo por isso.
Atulio- Participante
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 50 anos
Cidade/Estado: : Ponta Grossa
monóxido de carbono é um gás tóxico . . .e mata!Atulio escreveu:Todo tipo de fumaça faz mal ou bem, eu não suporto fumaça de escapamento dos outo, principalmente diesel, já estou querendo uma indenização do governo por isso.
Ola amigos do ferro de solda!!!!
Muito marketing dos fabricantes e vencimentos de patentes!!!!
Trabalho com montagens e reparaçao desde 1967, bons tempos....!!!!
Tenho colegas de trabalho com quase 90 anos e trabalhando e respirando um pouco da fumaça de solda. Nao conheço nenhum dos meus colegas de profissao que tiveram problemas com essa fumaça da solda. Já o famigerado CIGARRO sim!!!!
Quem tem alguma alergia, deveria usar uma ventoinha para expulsar a fumaça para os lados, quando a atividade com soldas for mais intensa, nos casos de ressoldagem de PCI.
A ultima radiografia que fiz do pulmao, deu tudo normal ( nao sou fumante...).
Nada contra os fumantes...eheheh. Cada um cuida da sua propria vida, nao acham???
Abraços a todos
Muito marketing dos fabricantes e vencimentos de patentes!!!!
Trabalho com montagens e reparaçao desde 1967, bons tempos....!!!!
Tenho colegas de trabalho com quase 90 anos e trabalhando e respirando um pouco da fumaça de solda. Nao conheço nenhum dos meus colegas de profissao que tiveram problemas com essa fumaça da solda. Já o famigerado CIGARRO sim!!!!
Quem tem alguma alergia, deveria usar uma ventoinha para expulsar a fumaça para os lados, quando a atividade com soldas for mais intensa, nos casos de ressoldagem de PCI.
A ultima radiografia que fiz do pulmao, deu tudo normal ( nao sou fumante...).
Nada contra os fumantes...eheheh. Cada um cuida da sua propria vida, nao acham???
Abraços a todos
Juliano almeida escreveu:amigao recondicinnamus.nao sabia da agua nao.ela contem tudo isso.meu Deus honde vamos parar com isso?e mais uma sera porq tanta poluicao no solo.
Não precisou nem que eu me manifestasse sobre o assunto, o amigo Paranista já disse tudo e bem detalhado... agradeço.
Só pra complementar sobre poluição... durante as enchentes em S.P. vi cenas na TV que o jornalismo não comentou, mas mostrou ao vivo o comportamento de um morador que teve sua casa inundada, apesar de saber que o principal motivo das águas subirem rápido é o acúmulo de lixo nas pontes e bueiros, mesmo assim a TV mostrou o porcalhão jogando sacolas plásticas cheias de lixo na água, tem jeito???
A água anda cada vez mais escassa, e o problema do lixo produzido pode comprometer o lençol freático das cidades por infiltração nas camadas do solo. Sei de uma cidade onde o manancial subterrâneo de água está com o uso proibido devido ao cemitério da cidade ficar no ponto mais alto da cidade, além de diversas fossas sépticas antigas nas residências tornaram a água insalubre. Em outra cidade teve o caso de uma sorveteria que utilizava água de um poço para a produção de picolés, o detalhe que a sorveteria ficava ao lado do cemitério, a vigilância sanitária lacrou o poço e fez valer a lei nesse caso.
Sem contar que anos atrás, diversos agricultores lavavam os implementos usados na aplicação de agrotóxicos nos rios que passavam por suas propriedades hoje em dia existe o acompanhamento de agrônomos além de campanhas nos postos de revenda para evitar esses atos.
Vale a pena a gente fazer o uso consciente da água e selecionar o lixo doméstico a fim de descartar cada qual para seu fim apropriado, reciclagem do que for reciclável e descarte normal do lixo orgânico.
Particularmente no meu tempo o lixo orgânico ficava no quintal mesmo, fazia-se um buraco , jogava-se uma quantidade de lixo, algumas pás de cal e nova camada de lixo, depois cobria-se com terra... dali saía depois de uns meses o melhor adubo orgânico para as plantas.
Pena que hoje em dia a redução de espaço nos lares não permita mais essa prática.