Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 310 usuários online :: 3 registrados, 0 invisíveis e 307 visitantes :: 1 motor de buscajoaquimrosadesouza, nagkiller, uell
O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios
Nenhum anúncio
tecnicas para um bom reparo........
+3
andrekelly
Rogerio 66
rjmagno
7 participantes
Página 1 de 1
tecnicas para um bom reparo........
abri um topico falando sobre mediçoes em componentes,esse e para como fazer um bom reparo quais tecnicas os amigos usam para nao ter futuros retornos,sei que tem muitos que so troca o componente avariado e nao faz mais nada,vamos por as tecnicas a mostra para futuros tecnicos eletronicos ou fuçadores
Convidado- Convidado
Re: tecnicas para um bom reparo........
Nesse caso, acho que tópico deve ser aberto no fórum restrito a técnicos, em restrito, e que os fuçadores se explodam pesquisando noites à dentro, varando madrugada estudando para saber como funciona as coisas.
rjmagno- Moderador do fórum
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
Cidade/Estado: : Rio de Janeio / RJ
Humor : Normal
fuçador nao vai longe se falar tecnicamente
Convidado- Convidado
primeira dica uma boa limpeza primeiramente,limpeza sem agua e sabao Omo kkkkk nada de lavar placa,pincel e pano seco para limpeza de gabinete e crt,como trabalho sempre com a placa fora do gabinete se torna mais facil e pratica a limpeza da placa,no correr do topico passarei mais dicas
Convidado- Convidado
Acho fundamental ser organizado, organização evita aborrecimentos, um bom conserto começa desde que a gente recebe o aparelho, observando defeitos de uso no aparelho e sempre relatando ao cliente.
outra coisa é ser paciente, prefiro sempre depois do conserto deixar o parelho em teste.
Trabalho muito com conserto de PS2 e faço um diferencial ao clientes, sempre apos o conserto dependendo do estado desmonto e lavo com detergente, depois de montado passo um silicone e passo papel filme.
me sinto bem fazendo isso.
outra coisa é ser paciente, prefiro sempre depois do conserto deixar o parelho em teste.
Trabalho muito com conserto de PS2 e faço um diferencial ao clientes, sempre apos o conserto dependendo do estado desmonto e lavo com detergente, depois de montado passo um silicone e passo papel filme.
me sinto bem fazendo isso.
Cidade/Estado: : MT
Humor : procurando ser feliz
bom dia amigos
eu particulamente o primeiro passo qdo coloco qualquer aparelho na bancada,seja tv,som,game ou dvd,ligo ele antes de abrir e vejo o qual defeito.
ai abro o aparelho e fico uns 10 min olhando,vendo se tem algum componente estourado,enfim faço uma boa visualização,ai passo um pincel pra tirar a poeira,dou uma geral,só no pincel,nada de meter agua,a seco mesmo...só depois que parto para medições.
não sei se é o correto,mas não gosto de usar agua.
abraço
eu particulamente o primeiro passo qdo coloco qualquer aparelho na bancada,seja tv,som,game ou dvd,ligo ele antes de abrir e vejo o qual defeito.
ai abro o aparelho e fico uns 10 min olhando,vendo se tem algum componente estourado,enfim faço uma boa visualização,ai passo um pincel pra tirar a poeira,dou uma geral,só no pincel,nada de meter agua,a seco mesmo...só depois que parto para medições.
não sei se é o correto,mas não gosto de usar agua.
abraço
Jaragua do Sul-SC
F:(47)3374-2834
andrekelly- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 12 anos
Cidade/Estado: : jaragua do sul/SC
tomate escreveu:fuçador nao vai longe se falar tecnicamente
....dexiste logo.................he he he.
berteli- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : desde 1975.
Cidade/Estado: : criciuma / sc
Humor : depende do abacaxi?????????
Bom pessoal, uma boa manutenção começa com uma boa inspeção visual, com cuidado, muitas vezes, vc encontra uma solda fria, uma trilha aberta , acontece muito, perto dos conectores soldados na placa . Uma boa limpeza na placa,se faz com alcool isopropílico, não oxida terminais e ajuda na ressoldagem.
Agora falando em medições nos componentes, resistor nunca entra em curto, ou altera para um valor maior, aumentando a tensão em um ponto do circuito, acionando uma proteção, ou despolarizando um transistor, por exemplo, ou abre, matando a tensão em um ponto. Capacitor, ele se carrega e por ele não circula corrente, portanto, não há queda de tensão nele, quando usado como filtro, ou em circuitos integradores,dobradores,se cair a tensão nele, troca. Diodo, tensão no anodo, 0,6V maior que no catodo. Transistor, se for NPN, tensão na base 0,6V maior que no emissor, se for PNP, tensão no emissor 0,6V maior que na base,a não ser quando usado em osciladores, aí essa diferença, que o faz conduzir fica 0,3V entre base e emissor, outra coisa, quando se medir uma tensão alterada em um transistor e ele aquecer, por exemplo, indicando alta condução ou por alguma fuga ou por polarização excessiva, para saber se este transistor está bom, com um alicate de bico curtocircuita base e emissor, com isso vc força o transistor a ir ao corte, porque a corrente sempre circula por onde encontra uma menor resistencia e vc provocando um curto entre base e emissor, vc desvia a corrente de polarização do transistor, esse teste vc pode fazer em saídas de audio, ou saída horizontal dos antigos tvs de tubo que hoje ainda aparecem muito,Pessoal que concerta micro ondas, uma ponta de alta tensão ( custa em média 150 ) é fundamental, lembrando que a isolação dessas pontas comuns do multímetro é para 600V, e quando se pesquisa defeitos na área de alta tensão do micro ondas, medindo entre a carcaça e o terminal do magnetron, vc vai encontrar 2K VCA, e medindo-se entre o diodo de alta e a carcaça vai medir algo em torno de 3,6k VCA, Na bancada é de praxe em uma ou duas tomadas, ligadas a elas, ter uma lâmpada série ou uma combinação que quando vc ligar o aparelho a potencia dessas lampadas seja de 2,5 X a potencia do aparelho em teste, a lampada evita de queimar componentes e fusíveis durante a manutenção, pois ascende com brilho indicando curto e esse brilho diminiu de acordo com o consumo do aparelho
Agora falando em medições nos componentes, resistor nunca entra em curto, ou altera para um valor maior, aumentando a tensão em um ponto do circuito, acionando uma proteção, ou despolarizando um transistor, por exemplo, ou abre, matando a tensão em um ponto. Capacitor, ele se carrega e por ele não circula corrente, portanto, não há queda de tensão nele, quando usado como filtro, ou em circuitos integradores,dobradores,se cair a tensão nele, troca. Diodo, tensão no anodo, 0,6V maior que no catodo. Transistor, se for NPN, tensão na base 0,6V maior que no emissor, se for PNP, tensão no emissor 0,6V maior que na base,a não ser quando usado em osciladores, aí essa diferença, que o faz conduzir fica 0,3V entre base e emissor, outra coisa, quando se medir uma tensão alterada em um transistor e ele aquecer, por exemplo, indicando alta condução ou por alguma fuga ou por polarização excessiva, para saber se este transistor está bom, com um alicate de bico curtocircuita base e emissor, com isso vc força o transistor a ir ao corte, porque a corrente sempre circula por onde encontra uma menor resistencia e vc provocando um curto entre base e emissor, vc desvia a corrente de polarização do transistor, esse teste vc pode fazer em saídas de audio, ou saída horizontal dos antigos tvs de tubo que hoje ainda aparecem muito,Pessoal que concerta micro ondas, uma ponta de alta tensão ( custa em média 150 ) é fundamental, lembrando que a isolação dessas pontas comuns do multímetro é para 600V, e quando se pesquisa defeitos na área de alta tensão do micro ondas, medindo entre a carcaça e o terminal do magnetron, vc vai encontrar 2K VCA, e medindo-se entre o diodo de alta e a carcaça vai medir algo em torno de 3,6k VCA, Na bancada é de praxe em uma ou duas tomadas, ligadas a elas, ter uma lâmpada série ou uma combinação que quando vc ligar o aparelho a potencia dessas lampadas seja de 2,5 X a potencia do aparelho em teste, a lampada evita de queimar componentes e fusíveis durante a manutenção, pois ascende com brilho indicando curto e esse brilho diminiu de acordo com o consumo do aparelho
gerson.cc- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 23 anos
Cidade/Estado: : São Paulo
como disse primeiro faço uma boa limpeza placa,e crt qdo tv,depois faço inspeçao visual em busca de componente avariado fisicamente,a seguir vou no esquema e analizou se foi trocado componentes principalmente por curiosos pq senao ja sabe se for ligar de imediato,lembrando tbm que tem muitos tecnicos meia boca que fazem gatos caso cliente nao aceite orçamento coisa que nao se deve ser feito,apos fazer testes e ter quase certeza ai faço a troca do mesmo,apos colocar tv em funcionamento refaço resolda em fonte, fly,tsh,saida vertical,soquete crt,transistor ou ic rgb,pinos do conector defletora e tbm costumo colocar silicone na chupeta do crt faço isso em todas tv que reparo, dificilmente tenho retorno principalmente de vertical e tbm de outras avarias e tbm trocar capacitores em etapas que mais apresenta avarias tipo fonte vertical e horizontal,isso na verdade onde vejo necessidade de fazer, mais esses que citei e de praxe,e por fim uma boa limpeza no gabinete do aparelho,fico feliz qdo a satisfaçao e do cliente
Convidado- Convidado
tomate escreveu:como disse primeiro faço uma boa limpeza placa,e crt qdo tv,depois faço inspeçao visual em busca de componente avariado fisicamente,a seguir vou no esquema e analizou se foi trocado componentes principalmente por curiosos pq senao ja sabe se for ligar de imediato,lembrando tbm que tem muitos tecnicos meia boca que fazem gatos caso cliente nao aceite orçamento coisa que nao se deve ser feito,apos fazer testes e ter quase certeza ai faço a troca do mesmo,apos colocar tv em funcionamento refaço resolda em fonte, fly,tsh,saida vertical,soquete crt,transistor ou ic rgb,pinos do conector defletora e tbm costumo colocar silicone na chupeta do crt faço isso em todas tv que reparo, dificilmente tenho retorno principalmente de vertical e tbm de outras avarias e tbm trocar capacitores em etapas que mais apresenta avarias tipo fonte vertical e horizontal,isso na verdade onde vejo necessidade de fazer, mais esses que citei e de praxe,e por fim uma boa limpeza no gabinete do aparelho,fico feliz qdo a satisfaçao e do cliente
tá ai..... disse tudo que tem que fazer pra não ter retorno !
isso não pode nem chamar de conserto !
isso é uma reforma geral! hehehe
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : desde 2006
Cidade/Estado: : santo andre / SP
Humor : depende do dia e hora!!
por tomate Ontem à(s) 21:16
como disse primeiro faço uma boa limpeza placa,e crt qdo tv,depois faço inspeçao visual em busca de componente avariado fisicamente,a seguir vou no esquema e analizou se foi trocado componentes principalmente por curiosos pq senao ja sabe se for ligar de imediato,lembrando tbm que tem muitos tecnicos meia boca que fazem gatos caso cliente nao aceite orçamento coisa que nao se deve ser feito,apos fazer testes e ter quase certeza ai faço a troca do mesmo,apos colocar tv em funcionamento refaço resolda em fonte, fly,tsh,saida vertical,soquete crt,transistor ou ic rgb,pinos do conector defletora e tbm costumo colocar silicone na chupeta do crt faço isso em todas tv que reparo, dificilmente tenho retorno principalmente de vertical e tbm de outras avarias e tbm trocar capacitores em etapas que mais apresenta avarias tipo fonte vertical e horizontal,isso na verdade onde vejo necessidade de fazer, mais esses que citei e de praxe,e por fim uma boa limpeza no gabinete do aparelho,fico feliz qdo a satisfaçao e do cliente.
Você também da a garantia estendida, né mesmo porque dessa maneira que vc,executa o seu serviço nos próximos três anos não tem o retorno desse mesmo aparaelho,agora é o momento de vc,elaborar apostilas relacionado a eletrônica e divulgar seu um cursinho já com teoria pratica e tudo,impressionante,hehe....
como disse primeiro faço uma boa limpeza placa,e crt qdo tv,depois faço inspeçao visual em busca de componente avariado fisicamente,a seguir vou no esquema e analizou se foi trocado componentes principalmente por curiosos pq senao ja sabe se for ligar de imediato,lembrando tbm que tem muitos tecnicos meia boca que fazem gatos caso cliente nao aceite orçamento coisa que nao se deve ser feito,apos fazer testes e ter quase certeza ai faço a troca do mesmo,apos colocar tv em funcionamento refaço resolda em fonte, fly,tsh,saida vertical,soquete crt,transistor ou ic rgb,pinos do conector defletora e tbm costumo colocar silicone na chupeta do crt faço isso em todas tv que reparo, dificilmente tenho retorno principalmente de vertical e tbm de outras avarias e tbm trocar capacitores em etapas que mais apresenta avarias tipo fonte vertical e horizontal,isso na verdade onde vejo necessidade de fazer, mais esses que citei e de praxe,e por fim uma boa limpeza no gabinete do aparelho,fico feliz qdo a satisfaçao e do cliente.
Você também da a garantia estendida, né mesmo porque dessa maneira que vc,executa o seu serviço nos próximos três anos não tem o retorno desse mesmo aparaelho,agora é o momento de vc,elaborar apostilas relacionado a eletrônica e divulgar seu um cursinho já com teoria pratica e tudo,impressionante,hehe....
nao faço serviço porco,meia boca,se faço tudo isso e porque gosto do que faço,agora se muitos aparelhos retornam e pq o tecnico e meia boca,prefiro que fique anos sem retorno do que ouvir bla,bla,bla de cliente que as vezes tem muita razao,pq entrega seus aparelhos nas maos de açougueiros,que nao conseguem consertar ai fazem merlim no circuito,profissonais sem etica nenhuma,esses morreram de fome,pq nao ira ter espaço pra profissionais que trabalham sem dedicaçao no que faz,e so respondendo o nosso amigo claudio eu nao trabalho so tv crt amigo,trabalho com uma gama de aparelhos,e nao preciso dar garantia estendida pq meus clientes me conhecem e sabe o serviço que presto a eles no mais um forte abraço
Convidado- Convidado
por tomate Ontem à(s) 21:16
Eu tô entendendo vc,amigo só que só que tudo isso que vc,descreve ainda tá prá nascer este técnico em eletrônica,a minha oficina é igual mecânico de automóvel é aparelho esparramado prá todo canto e a garantia dos serviços que eu executo é só tres meses,trabalho com todos os tipos de aparelhos multimarca antigamente poderia até acreditar nisso onde se comprava peças de qualidade originais hoje em dia consertamos qualquer aparelho com estas peças de má qualidade sei lá e fica torcendo para que de tudo certo e que não de retorno pelomenos nós proximos 6 meses,hehe....
Eu tô entendendo vc,amigo só que só que tudo isso que vc,descreve ainda tá prá nascer este técnico em eletrônica,a minha oficina é igual mecânico de automóvel é aparelho esparramado prá todo canto e a garantia dos serviços que eu executo é só tres meses,trabalho com todos os tipos de aparelhos multimarca antigamente poderia até acreditar nisso onde se comprava peças de qualidade originais hoje em dia consertamos qualquer aparelho com estas peças de má qualidade sei lá e fica torcendo para que de tudo certo e que não de retorno pelomenos nós proximos 6 meses,hehe....
onde compro componente nunca tive que reclamar,nem de unidade otica essas sim tem que tomar cuidado mas demais componentes nunca tive problema nao,
Convidado- Convidado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ontem à(s) 22:30 por joaquimrosadesouza
» como descartar TRC
Ontem à(s) 22:23 por joaquimrosadesouza
» Caixa som Ciclotron mult 500 Preciso do esquema
Ontem à(s) 21:34 por prisma eletronica
» Pedido de ajuda
Ontem à(s) 21:02 por sergio 21
» Pessoal tenho placa barato.
Ontem à(s) 20:47 por francisco carlos de jesus
» PLACA PWM dos Módulos Roadstar RS-10000D Earthkaque e RS-6800D Agressive SPL
Ontem à(s) 19:23 por NITRO
» Projetor LG BS 275 Liga e logo da mensagem de cooler bloqueado
Ontem à(s) 13:05 por Paranista
» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Ontem à(s) 13:02 por Paranista
» Caixa de Som Amplificada CSR 4000A Som Distorcido e Pouca Potência!!!
Ontem à(s) 08:38 por Nill
» Cd Player Carrossel Sony - Não fecha a gaveta nem gira o carrossel
Qui 07 Nov 2024, 14:15 por Denisson Ventura
» OU O FÓRUM ACABOU OU NINGUÉM PARTICIPA DO FÓRUM MAIS.
Qui 07 Nov 2024, 12:09 por Paranista
» TV LCD UN50FH5303G
Qua 06 Nov 2024, 23:30 por Jadson G. Nascimento
» TV PHILCO TP1452N TELA ESCURA
Qua 06 Nov 2024, 17:36 por jailton da silva santos
» TV LED LE3256(A)w dados da flash Resolvido
Qua 06 Nov 2024, 12:12 por everardes
» Akai AA-A35 Seletor de Tensão
Ter 05 Nov 2024, 13:12 por Paranista
» Procuro esquema elétrico da fonte TV lg 42lb5800 EAX65423701(2.1)
Seg 04 Nov 2024, 12:22 por joaquimrosadesouza
» diodo de chaveamento
Seg 04 Nov 2024, 09:05 por Paranista
» FONTE FTMINE9C
Dom 03 Nov 2024, 15:15 por joaquimrosadesouza
» tv lg // 43lf6350 // ligar na bancada
Sex 01 Nov 2024, 16:29 por DANTEX
» Tv AOC le32d1440/20 reiniciando
Qui 31 Out 2024, 21:58 por joaquimrosadesouza
» PHILIPS FWT3600 ESQUEMA
Qui 31 Out 2024, 18:59 por Rafael2
» Monitor tomate . Mod.1024 . liga e desliga.
Qua 30 Out 2024, 11:45 por Viana*
» Tv Sansung UN48J5200AG liga apos segundos apaga imagem
Ter 29 Out 2024, 18:50 por faz tudo
» SOM TORRE PANASONIC SC - UA7 NAO LIGA TOTALMENTE MORTO
Ter 29 Out 2024, 00:12 por Rafael2
» Notebook Lenovo Ideapad 320 15IKB (80YH) - Liga e desliga
Seg 28 Out 2024, 23:16 por juniorkim22
» tv philco ph28n91 liga acende os leds,tem audio mas não sai imagem tela azul
Sáb 26 Out 2024, 18:11 por xavier32
» Aparelho de som FST-ZUX9 sony - Não liga, Solicito dicas de reparo
Sex 25 Out 2024, 20:57 por Eduardo Toda
» Resolvido - MICROONDAS PANASSONIC MODELO NN ST67HSRUK DISPLAY 88:88