Últimos assuntos
Quem está conectado?
Há 212 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 212 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Tópicos semelhantes
Anuncios
Nenhum anúncio
reflow ou reballing...
5 participantes
Página 1 de 1
reflow ou reballing...
Amigos quem sabe reflow ou reballing qual a diferença entres.
Agradeços a todos que possam me ajudar nessa duvida.
klebertv- Participante
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 10 anos
Cidade/Estado: : fortaleza-ce
Humor : Sempre na presença de DEUS
Re: reflow ou reballing...
Amigo, embora essas palavras(reflow e reballing) não existam no inglês, usamos essas expressões para determinar o tipo de serviço realizado, "Reflow" aqui onde trabalho é apenas um aquecimento no chip para que ele baixe e volte ao lugar, reballing já é um trabalho mais profissional, onde se faz a remoção do chip, limpeza do mesmo e da placa e colocação de novas esferas e do chip.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
Paulo Costa II- Técnico
- DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 26
Cidade/Estado: : Rio de Janeiro
Paulo Costa II escreveu:Amigo, embora essas palavras(reflow e reballing) não existam no inglês, usamos essas expressões para determinar o tipo de serviço realizado, "Reflow" aqui onde trabalho é apenas um aquecimento no chip para que ele baixe e volte ao lugar, reballing já é um trabalho mais profissional, onde se faz a remoção do chip, limpeza do mesmo e da placa e colocação de novas esferas e do chip.
Espero ter ajudado.
Amigos como posso fazer um reflow que é mais simples, pois tenho um netbook com o teclado funcionando alguns letras e vir na net que os procedimentos podem resolver o problema, então ira fazer o mais fácil.
klebertv- Participante
Amigo, essa informação não está correta. Abra um tópico com o modelo do notebook e o defeito e tentaremos ajudá-lo.
Paulo Costa II- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 26
Cidade/Estado: : Rio de Janeiro
okPaulo Costa II escreveu:Amigo, essa informação não está correta. Abra um tópico com o modelo do notebook e o defeito e tentaremos ajudá-lo.
klebertv- Participante
Amigos como posso fazer um reflow que é mais simples, pois tenho um netbook com o teclado funcionando alguns letras e vir na net que os procedimentos podem resolver o problema, então ira fazer o mais fácil.[/quote]
ola amigo!!! não te aconselho fazer um reflow se não tiver experiencia, reflow é um procedimento que já não é muito aconselhavel para quem tem experiencia, para quem nunca fez e quer começar logo na placa de um netbook acho bem temeroso, se vc tem alguma experiencia nesse tipo de reparo aconselho dar uma treinadinha em aparelhos mais velhos, se não tem experiencia melhor procurar um tecnico pois um reflow mal feito pode danificar de vez o chip e ainda danificar componentes em volta
ola amigo!!! não te aconselho fazer um reflow se não tiver experiencia, reflow é um procedimento que já não é muito aconselhavel para quem tem experiencia, para quem nunca fez e quer começar logo na placa de um netbook acho bem temeroso, se vc tem alguma experiencia nesse tipo de reparo aconselho dar uma treinadinha em aparelhos mais velhos, se não tem experiencia melhor procurar um tecnico pois um reflow mal feito pode danificar de vez o chip e ainda danificar componentes em volta
leprex- Técnico
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 11 anos
Cidade/Estado: : sao thome das letras MG
Humor : maneiro!!!
leprex escreveu:Amigos como posso fazer um reflow que é mais simples, pois tenho um netbook com o teclado funcionando alguns letras e vir na net que os procedimentos podem resolver o problema, então ira fazer o mais fácil.
[/quote]
Amigo você conhece algum video como fazer reflow, que eu possa ver.
klebertv- Participante
Da uma olhada nesse ai, se não gostar no YouTube tem uma monte, espero que ajude.
rjmagno- Moderador do fórum
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
Cidade/Estado: : Rio de Janeio / RJ
Humor : Normal
klebertv escreveu:Amigos quem sabe reflow ou reballing qual a diferença entres.
Na verdade, nos procedimentos de retrabalho em chipsets BGA, existem três termos técnicos utilizados:
1 - Reflow - Consiste em um aquecimento geralmente com estação de ar quente controlada, a fim de que este aquecimento na superfície do chipset, faça com que as esferas de solda consigam atingir um ponto de fusão, e que seu contato consiga ser restabelecido por um tempo. No caso das placas pós 2006, a liga de solda é "lead free", ou seja, não contém chumbo na sua composição, o que tira a maleabilidade da liga de solda, por isso o problema de solda fria com o tempo de uso do equipamento. É muito comum técnicos que iniciam realizar este procedimento, por falta de uma estação de BGA, porém, o defeito volta em curto prazo. O certo mesmo é a troca das esferas do BGA por esferas novas, com chumbo em sua composição
2- Reballing - Consiste em retirada do chipset para retrabalho do componente, ou seja, retirada das esferas velhas "lead free" e colocação de esferas novas a base de chumbo. Este processo é criterioso e feito através de stencils com a máscara correspondente ao componente a ser retrabalhado. É o processo mais certo ao meu ver, pois o técnico tem uma qualidade melhor do serviço, e o índice de retorno é pouco em relação ao reflow. Porém, em alguns casos o chip pode não aguentar o processo, devido a reflows sofridos, falhas elétricas e manuseio incorreto com a retirada e colocação de esferas. No caso de um reballing o equipamento não funcionar, aí procede-se com a substituição do chipset por outro idêntico.
3- Replace (ou substituição) - É o método utilizado caso o reballing não funcione, ou o chip tenha estragado. É feita a retirada do chip antigo, limpeza da placa e soldagem do novo chip. Na aquisição do chip é sempre bom verificar com o vendedor se o mesmo vem com esferas lead free, ou de chumbo. Caso venha lead free, o recomendável é que faça a remoção destas esferas e coloque as de chumbo, mas se quiser trabalhar com lead free não tem problema, mas saiba que um dia poderá retornar, mesmo bem depois da garantia, devido as ligas lead free não se adaptarem com o clima do nosso país.
O que recomendo é que antes de fazer qualquer procedimento de BGA, analisar criteriosamente se o equipamento em questão realmente tem problemas de BGA.
Muitos acabam matando placas, por achar que as vezes tudo se resume ao coitado do BGA.
Nem sempre uma máquina que não liga ou não exibe vídeo a culpa é do BGA.
Porque uma vez feito o bga e a situação piorar, o técnico fica meio sem noção do que fazer, acaba condenando um equipamento que ainda poderia ter reparo.
Não podes responder a tópicos
Ontem à(s) 18:05 por prva
» OU O FÓRUM ACABOU OU NINGUÉM PARTICIPA DO FÓRUM MAIS.
Ontem à(s) 09:09 por Paranista
» Tv lcd,marca Aoc, modelo- LE 39D0330 -defeito,só liga depois de um tempo(quando aquece)
Ontem à(s) 08:28 por jailton da silva santos
» Notbook asus mod. X44C K43L versão 1 preciso do esquema
Ontem à(s) 02:30 por willian8952
» ameaçado por nao consertar aparelho por falta de peças
Sex 22 Nov 2024, 22:19 por joaquimrosadesouza
» Componentes estourados Fonte Usina Spark 120A
Sex 22 Nov 2024, 21:13 por antonio carlos bitti
» fonte usina 60 amperes cai tensao qdo conecta bateria
Sex 22 Nov 2024, 21:04 por antonio carlos bitti
» Tv Philips 50pug6654/78 sem imagem
Sex 22 Nov 2024, 16:02 por SEBCICM
» PS2 Slim 90k testar entradas do memory card
Sex 22 Nov 2024, 11:51 por gamemaniaco
» Procuro a placa lateral do sistema de som Sony MHC-GTX88 e Ci BD3451KS
Sex 22 Nov 2024, 10:16 por Silas Silva Nogueira
» fonte taramps tef 60 amperes ci estourado
Qui 21 Nov 2024, 19:27 por antonio carlos bitti
» [Resolvido] TV PLASMA SAMSUNG PL51F4900AG Não liga , led stand by piscando ( RESOLVIDO )
Qui 21 Nov 2024, 13:28 por Paranista
» TV LG MODELO 42LB5600 ACENDE O LED MAS NÃO LIGA
Qua 20 Nov 2024, 18:27 por Tales g
» TV STI DL3270 A W , sem audio
Qua 20 Nov 2024, 15:02 por valdircp
» Compro placa principal da LG 42lh45ed ou 42lh40ed
Seg 18 Nov 2024, 11:22 por Paulo Costa II
» Som Philips fw c 505 Ajuda entender o esquema
Sáb 16 Nov 2024, 10:03 por nagkiller
» (Resolvido) AIWA NSXF959 SEM SOM MÉDIOS AGUDOS
Sáb 16 Nov 2024, 00:31 por ZACREAL
» como descartar TRC
Sex 15 Nov 2024, 08:32 por jailton da silva santos
» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Sex 15 Nov 2024, 00:59 por MARIO Y. SEGAWA
» compro placa pricipal tv lg 50pb560
Qua 13 Nov 2024, 11:11 por Eletronica Manoel
» Modulo Taramps t800.1 com os resistores r32 e r5 torrados
Seg 11 Nov 2024, 10:41 por prisma eletronica
» Akai AA-A35 Seletor de Tensão
Seg 11 Nov 2024, 08:34 por city2010
» [RESOLVIDO] TV LCD UN50FH5303G Componentes danificados
Seg 11 Nov 2024, 00:54 por nagkiller
» TV PANASONIC TC- 32A400B Imagem travando
Dom 10 Nov 2024, 16:01 por ramon figueiredo
» ATENÇÃO de todos os usuários da 2002! (Nova regra).
Dom 10 Nov 2024, 12:00 por robsonseixas
» Microondas MEF-41 Eletrolux, não acende luz da porta quando abre, e quando fecha não liga
Sex 08 Nov 2024, 22:30 por joaquimrosadesouza
» Caixa som Ciclotron mult 500 Preciso do esquema
Sex 08 Nov 2024, 21:34 por prisma eletronica
» Pessoal tenho placa barato.
Sex 08 Nov 2024, 20:47 por francisco carlos de jesus
» PLACA PWM dos Módulos Roadstar RS-10000D Earthkaque e RS-6800D Agressive SPL
Sex 08 Nov 2024, 19:23 por NITRO
» Projetor LG BS 275 Liga e logo da mensagem de cooler bloqueado
Sex 08 Nov 2024, 13:05 por Paranista