Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.

Menu de navegação

Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:

---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================

================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br

Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyOntem à(s) 19:50 por celso.pereira

» Peças de reposição
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyOntem à(s) 14:34 por prva

» Tv LCD Sony kdl55hx755 - Liga gera imagem e tem som mas backligh apagado.
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyOntem à(s) 14:13 por Jadson G. Nascimento

» tcl 43s5300 a tela fica alternando cores verm aazul verd
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyOntem à(s) 10:50 por manoel lima

» Radio cmik-mk-918 som baixo
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySeg 25 Nov 2024, 17:46 por antonio benedito de queir

» Akai AA-A35 Display apagado
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySeg 25 Nov 2024, 17:32 por city2010

» TV STI DL3270 A W , sem audio
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySeg 25 Nov 2024, 14:00 por valdircp

»  OU O FÓRUM ACABOU OU NINGUÉM PARTICIPA DO FÓRUM MAIS.
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySáb 23 Nov 2024, 09:09 por Paranista

» Tv lcd,marca Aoc, modelo- LE 39D0330 -defeito,só liga depois de um tempo(quando aquece)
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySáb 23 Nov 2024, 08:28 por jailton da silva santos

» Notbook asus mod. X44C K43L versão 1 preciso do esquema
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySáb 23 Nov 2024, 02:30 por willian8952

» ameaçado por nao consertar aparelho por falta de peças
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 22 Nov 2024, 22:19 por joaquimrosadesouza

» Componentes estourados Fonte Usina Spark 120A
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 22 Nov 2024, 21:13 por antonio carlos bitti

» fonte usina 60 amperes cai tensao qdo conecta bateria
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 22 Nov 2024, 21:04 por antonio carlos bitti

» Tv Philips 50pug6654/78 sem imagem
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 22 Nov 2024, 16:02 por SEBCICM

» PS2 Slim 90k testar entradas do memory card
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 22 Nov 2024, 11:51 por gamemaniaco

» Procuro a placa lateral do sistema de som Sony MHC-GTX88 e Ci BD3451KS
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 22 Nov 2024, 10:16 por Silas Silva Nogueira

» fonte taramps tef 60 amperes ci estourado
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyQui 21 Nov 2024, 19:27 por antonio carlos bitti

» [Resolvido] TV PLASMA SAMSUNG PL51F4900AG Não liga , led stand by piscando ( RESOLVIDO )
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyQui 21 Nov 2024, 13:28 por Paranista

» TV LG MODELO 42LB5600 ACENDE O LED MAS NÃO LIGA
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyQua 20 Nov 2024, 18:27 por Tales g

» Compro placa principal da LG 42lh45ed ou 42lh40ed
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySeg 18 Nov 2024, 11:22 por Paulo Costa II

» Som Philips fw c 505 Ajuda entender o esquema
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySáb 16 Nov 2024, 10:03 por nagkiller

» (Resolvido) AIWA NSXF959 SEM SOM MÉDIOS AGUDOS
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySáb 16 Nov 2024, 00:31 por ZACREAL

» como descartar TRC
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 15 Nov 2024, 08:32 por jailton da silva santos

» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySex 15 Nov 2024, 00:59 por MARIO Y. SEGAWA

» compro placa pricipal tv lg 50pb560
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyQua 13 Nov 2024, 11:11 por Eletronica Manoel

» Modulo Taramps t800.1 com os resistores r32 e r5 torrados
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySeg 11 Nov 2024, 10:41 por prisma eletronica

» Akai AA-A35 Seletor de Tensão
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySeg 11 Nov 2024, 08:34 por city2010

» [RESOLVIDO] TV LCD UN50FH5303G Componentes danificados
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptySeg 11 Nov 2024, 00:54 por nagkiller

» TV PANASONIC TC- 32A400B Imagem travando
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyDom 10 Nov 2024, 16:01 por ramon figueiredo

» ATENÇÃO de todos os usuários da 2002! (Nova regra).
Como determinar o resistor de carga de uma fonte EmptyDom 10 Nov 2024, 12:00 por robsonseixas

Quem está conectado?
385 usuários online :: 2 registrados, 0 invisíveis e 383 visitantes :: 2 motores de busca

Nill, volnei43

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios

Nenhum anúncio

Como determinar o resistor de carga de uma fonte

+2
    Tony Eletronica
    Mbr
    6 participantes

Ir para baixo

Como determinar o resistor de carga de uma fonte Empty Como determinar o resistor de carga de uma fonte

Mensagem por Mbr Qua 29 Ago 2012, 13:36

Boa tarde!

Estou aqui com uma fonte de saída de 9V a 1,2 Amperes, é um circuito retificador de onda completa em ponte.

No circuito da fonte, tem um resistor de 750 ohms.

O trafo da fonte fornece 12,5V e 1,5A no secundario (medi com um multimetro) e gostaria de saber como foi calculado esse valor do resistor de forma a simular uma carga de 1200mA na saida da fonte. Como é o calculo para determinar o resistor e sua dissipação? Qual é a fórmula?

Mbr
    Participante
    Participante

DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Iniciante
    Número de Mensagens : 32
    Cidade/Estado: : Belo Horizonte/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como determinar o resistor de carga de uma fonte Empty Re: Como determinar o resistor de carga de uma fonte

Mensagem por Tony Eletronica Qua 29 Ago 2012, 13:55

movido.................

Tenho capa miter2002
    Como determinar o resistor de carga de uma fonte Capami10
    Tony Eletronica
    Tony Eletronica
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1997
    Número de Mensagens : 30882
    Cidade/Estado: : São Bento / PB
    Humor : Ótimo

Como determinar o resistor de carga de uma fonte Empty Re: Como determinar o resistor de carga de uma fonte

Mensagem por PITERSIGMA Qua 29 Ago 2012, 14:31

veja um exemplo,

se voce colocar,um resitor de 1 r na saida da fonte,

e aplicar 1 VOLT E UM R DE 1 R = 1A

OU SEJA i= E/R=A

PITERSIGMA
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 23 anos
    Número de Mensagens : 12445
    Cidade/Estado: : sao paulo capital guarulhos
    Humor : Nao desisto nunca

Mensagem por Michel Chagas Qua 29 Ago 2012, 15:50

Divide-se a tensão pela corrente de saída da fonte para determinar o menor resistor de carga a ser utilizado.

9 : 1,2 = 7,5 Ohms

P = 9 x 1,2 = 10,8W => 15W

"Dai de graça o que recebeis de graça"
    Michel Chagas
    Michel Chagas
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1998.
    Número de Mensagens : 10172
    Cidade/Estado: : Bayeux/PB

Mensagem por Convidad Qua 29 Ago 2012, 16:00

A lei de ohm faz maravilhas:::

Segue aí::: e comprove o que o amigo Michel comentou.

http://www.eletronica2002.com.br/calculator.html
    Convidad
    Convidado

Mensagem por Mbr Qua 29 Ago 2012, 23:01

ok senhores, quanto à lei de ohma, está tranquilo.
    Pelo calculo do michel chagas, o resistor saiu em 7,5 ohms.
    mas porque foi usado um resistor de 750 ohms, e não o de 7,5?
    Mbr
    Participante
    Participante

Mensagem por Ohm Qui 30 Ago 2012, 00:57

Esse resistor de 750 não é a "carga", de certo ele é para descarregar o capacitor de filtro quando desligar a fonte.

Você deve ter feito confusão com os cálculos pois com 750 ohms em 9 V terá consumo de apenas 0,012A.

Em relação a você ter medido com o multimetro 12,5V na saída da fnte, a explicação é simpes: ela não é estabilizada, sem consumo vc terá a tensão de pico (9 x 1,41= 12,75)

Essa fonte é de que?
    Ohm
    Ohm
    Técnico
    Técnico

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 15 anos
    Número de Mensagens : 468
    Cidade/Estado: : alfenas/mg

Mensagem por Michel Chagas Qui 30 Ago 2012, 09:58

Eu calculei o MENOR resistor que ele poderia usar como carga.

Esse resistor de 750 Ohms serve para manter o regulador da fonte polarizado.

"Dai de graça o que recebeis de graça"
    Michel Chagas
    Michel Chagas
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1998.
    Número de Mensagens : 10172
    Cidade/Estado: : Bayeux/PB

Mensagem por Mbr Qui 30 Ago 2012, 14:54

oi jerry, essa fonte é a do console mega drive.
    acho que não é uma fonte regulada, pois não tem nenhum regulador de tensão, como o michel disse.

agora, jerry, esses 12,5V que eu encontrei foi no secundario do transformador da fonte, não na saída da fonte. Eu coloquei as pontas de prova do multim nos dois fios do secundario (é um trafo sem o center tap) e ele mediu 12,5V. medi com o trafo em aberto, sem nada conectado.
    que eu sei, essa tensão do trafo é eficaz (Vef), não a de pico Vp.

o trafo fornece 12,5V e 1,5A no secundario. quando diz que a fonte é de 9V e 1,2A significa que o video game vai consumir 9V e 1,2A desses 12,5 e 1,5? Me confirme se é isso mesmo.
    Mbr
    Participante
    Participante

Mensagem por Dematos Qui 30 Ago 2012, 16:05

Pode ser amigo,que na entrada do vídeo game,tem internamente um circuito regulador que estabiliza esta tensão de 12,5/1,5A para 9vcc/1,2A.

Última edição por Heleno em Qui 30 Ago 2012, 18:03, editado 1 vez(es)
    Dematos
    Dematos
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1983
    Número de Mensagens : 11143
    Cidade/Estado: : RJ
    Humor : Ótimo

Mensagem por Mbr Qui 30 Ago 2012, 17:36

Na verdade tem mesmo,eu lembrei desses reguladores, já abri o mega drive e próximo à entrada da fonte tem dois reguladores de tensão acoplados em um dissipador de calor, só não sei quais reguladores são.

bom, então como se trata de uma fonte não estabilizada porque não tem nenhum regulador de tensão na fonte, a tensão e corrente que são fornecidas pelo secundario do trafo só irão atender à especificação de 9Vcc e 1,2A quando passarem pelo circuito regulador interno do video game, estou certo?

Outra coisa, agora que sabemos que o resistor de 750 ohms não é a 'carga', é apenas para descarregar o capacitor de filtro quando desligar a fonte, como que eu faria para calcular o valor desse resistor e achar 750? Por que não é um resistor maior, ou menor que isso? Tem alguma fórmula? Sei que na fonte tem um capacitor de 3300 uF 16V.
    Mbr
    Participante
    Participante

Mensagem por Ohm Qua 05 Set 2012, 16:59

Tentarei explicar o porque dos 12V em vez de 9:

1-Confirme a tensão de entrada do fonte (talvéz seja 100V e não os 127V) uma possibilidade de explicar os 12V -alguns equipamentos importados para o Brasil tem tensão de alimentação menor, claro que isso no passado...
    2-Outra possibilidade, esse fonte pode ter sido feito manutenção e o técnico colocou outro trafo. Está escrito no trafo 12,5v 1,5A??

Sobre o R 750;
    já verifiquei a existência de muitos na prática principalmente em fonte chaveada que necessita de uma pequena carga para dar mais estabilidade no funcionamento...veja que esse resistor representa 100x menos a capacidade da fonte talvés seja esse o cálculo!
    Ohm
    Ohm
    Técnico
    Técnico

Mensagem por Mbr Qui 06 Set 2012, 15:01

jerryjerry, realmente na fonte tem escrito entrada 100V. Mas a tensão daqui de casa é de 127V.
    Então é por isso que sai 12V do secundário do trafo, ao invez de 9V?

Agora, não vi nenhuma especificação tensão/amperagem no trafo, não diz se é 12,5V/1,5A.
    Esses valores eu encontrei usando um multimetro mesmo.A amperagem eu achei ligando no secundario resistores até achar uma queda de tensão de 10%. Por exemplo, com um resistor de 10R achei a queda de +- 11,5V. Então, I = V/R = 11,5/10 = 1,15. Como não tinha um resist menor que 10R, se eu abaixasse mais o resistor (um de 8 ou 6R),talvez o calculo daria os 1,5A.
    Mbr
    Participante
    Participante

Mensagem por Ohm Sex 07 Set 2012, 00:33

Confere MBR, o trafo foi construído para funcionar em 100v de entrada para fornecer 9v de saída...aumentando 27% na entrada teremos 27% à mais na saída.

Ohm
    Técnico
    Técnico

Mensagem por Mbr Sáb 08 Set 2012, 19:32

olha só, eu tenho aqui duas fontes do mega drive, uma é essa que sai esses 12V no secundário como eu falei. Suas especificações:
    INPUT - Vac 100v, 20W, 50/60Hz
    OUTPUT - Vdc 9v, 1,2A
    .................................
    eu tenho uma outra fonte também do mega drive, e diz:
    INPUT - Vac 117v, 60Hz
    OUTPUT - Vdc 9v, 1,2A

Como essa de 117v está funcionando aqui em 127v, então tem um aumento de 8,55%.
    Nessa fonte eu medi o secundário com o multimetro e mediu 11V.
    Se essa fonte funcionasse em 117v na entrada, então pelo que vc disse é só eu diminuir 8,55% na tensão do secundario, e daria:
    11v x 8,55%=0,94v => 11v - 0,94v=10,06v

Na outra fonte o cálculo é:
    12,5v x 27%=9,13v

Então é isso mesmo que vc disse, essas fontes foram feitas para trabalhar na tensão local, de outro país, e fornecer em torno de 9v como diz na saida. Como aqui a tensão é 127v, vai ter esse aumento mesmo.
    Mas acho que não tem tanto problema em sair um pouco mais no secundario do trafo porque o regulador de tensão do circuito interno do aparelho é o 7805 que fornece 5v ao restante do circuito. Pelo que pesquisei, esses reguladores exigem no mínimo 3v acima da tensão de saída, e a máxima tensão de entrada neles é 35v.

Mbr
    Participante
    Participante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo