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Dicas de som Aiwa.
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Dicas de som Aiwa.
DEFEITOS ENCONTRADOS NO AIWA
NSX-F9, NSX-F98, NSX-F99, NSX-F12 e NSX-F15
Microfone não finciona – j601, j621, Q600 e IC603
Sem áudio – IC801
Motor do deck não funciona – Q501, Q504
Motor com rotação errada – Q1 e R4
Não seleciona os discos – R424, IC403, chaves 5451 a 5456
Não funciona analisador de espectro (VU das freqüências) – IC380 e R390
Fonte funciona mais o som não faz mais nada – IC201
Som não liga – Q421, D204, R204, R205 e R206
Som do mic fica muito baixo – D600, Q600, C611, C615
Display 1 não acende (BJ539GK) – R347, R348, R114, e PR101
Display 2 não acende (BJ504GK) – R344, R346
Não seleciona função – IC601
Não apaga fita gravada – Q357, Q358, Q359
Não grava e nem reproduz – IC301, Q351, Q353, Q354, Q355
Não responde ao controle remoto – IC102
Não tem +VL nem -VL – D102 e capacitores associados
Não tem +VH nem -VH – D101 e capacitores associados
Não tem eco – IC901
Som liga mas não tem áudio – Q601 e Q602, muito comum esse defeito
Fitas gravadas com chiados – Limpar as cabeças ou desmagnetizar
Gravação muito grave – Limpezas das cabeças
Comendo fita – Verificar rolo pressor, correias, polias e mecânicas
Leds indicadores de função não acendem – Verificar os leds e os resistores em série com os mesmos. Ver IC401, IC402 e IC403
Não sintoniza AM e FM – IC720, D721, R715 (placa principal HL agora).
Não funciona o tuner – Q711, IC601
Não sintoniza o FM – ver tuner FFE801 e Q805
Não seleciona funções – IC601
Não apaga a gravação anterior de uma fita – Q357, Q358, Q359
Não toca a fita – IC301
Falta tensão de 12v – Q101, Q102, Q103 e Q104
Falta tensão de 10v – Q105
PLACA PRINCIPAL HL:
Sem áudio – Q203, Q212, Q233, Q236 e todos os resistores de polarização.
Nada funciona – Trafo PT101 e fusiveis F101 e F102
OBS: Reparou que quando sem som, o problema pode estar na placa HL ou no IC801, ou Q601 e 602. daí o técnico ficar perdido. Troca a saída e tudo e nada.
NSX-F9, NSX-F98, NSX-F99, NSX-F12 e NSX-F15
Microfone não finciona – j601, j621, Q600 e IC603
Sem áudio – IC801
Motor do deck não funciona – Q501, Q504
Motor com rotação errada – Q1 e R4
Não seleciona os discos – R424, IC403, chaves 5451 a 5456
Não funciona analisador de espectro (VU das freqüências) – IC380 e R390
Fonte funciona mais o som não faz mais nada – IC201
Som não liga – Q421, D204, R204, R205 e R206
Som do mic fica muito baixo – D600, Q600, C611, C615
Display 1 não acende (BJ539GK) – R347, R348, R114, e PR101
Display 2 não acende (BJ504GK) – R344, R346
Não seleciona função – IC601
Não apaga fita gravada – Q357, Q358, Q359
Não grava e nem reproduz – IC301, Q351, Q353, Q354, Q355
Não responde ao controle remoto – IC102
Não tem +VL nem -VL – D102 e capacitores associados
Não tem +VH nem -VH – D101 e capacitores associados
Não tem eco – IC901
Som liga mas não tem áudio – Q601 e Q602, muito comum esse defeito
Fitas gravadas com chiados – Limpar as cabeças ou desmagnetizar
Gravação muito grave – Limpezas das cabeças
Comendo fita – Verificar rolo pressor, correias, polias e mecânicas
Leds indicadores de função não acendem – Verificar os leds e os resistores em série com os mesmos. Ver IC401, IC402 e IC403
Não sintoniza AM e FM – IC720, D721, R715 (placa principal HL agora).
Não funciona o tuner – Q711, IC601
Não sintoniza o FM – ver tuner FFE801 e Q805
Não seleciona funções – IC601
Não apaga a gravação anterior de uma fita – Q357, Q358, Q359
Não toca a fita – IC301
Falta tensão de 12v – Q101, Q102, Q103 e Q104
Falta tensão de 10v – Q105
PLACA PRINCIPAL HL:
Sem áudio – Q203, Q212, Q233, Q236 e todos os resistores de polarização.
Nada funciona – Trafo PT101 e fusiveis F101 e F102
OBS: Reparou que quando sem som, o problema pode estar na placa HL ou no IC801, ou Q601 e 602. daí o técnico ficar perdido. Troca a saída e tudo e nada.
Re: Dicas de som Aiwa.
DICAS DA AIWA – PARTE 2
NSX -F9, NSX-F98, NSX-F99, NSX-F12 e NSX-F15
Agora vamos na unidade de CD.
Não lê disco – Unidade óptica, Q11e VR1
CD sem áudio - Ver se tem áudio nos pinos 4 e 5 dos conectores CON5, se não houver verifique IC201
Não abre a gaveta – IC601 (TA72915) e componentes associados
Não gira a bandeija – Q401 a Q406
Não funciona o cd – Q301 a Q303
DICA: A maioria dos modelos Aiwa usam uma destas unidades óticas:
KSS210A
KSS213
A kss213 pode ser substituida pela KSS213B ou pela KSS213C.
Um outro aparelho que usa essa lente é a First Line.
Fiquem atento para novas dicas de defeitos da Aiwa nos modelos:
· CX-NSX-S-229 / CX-NS-229LH / NSX-420 / NSX-520 e NSX-999
· AS 675C e AS 785C
· Em equipos que usa o STK 4182 e AN 7164
· Funções de alguns IC da Aiwa.
NSX -F9, NSX-F98, NSX-F99, NSX-F12 e NSX-F15
Agora vamos na unidade de CD.
Não lê disco – Unidade óptica, Q11e VR1
CD sem áudio - Ver se tem áudio nos pinos 4 e 5 dos conectores CON5, se não houver verifique IC201
Não abre a gaveta – IC601 (TA72915) e componentes associados
Não gira a bandeija – Q401 a Q406
Não funciona o cd – Q301 a Q303
DICA: A maioria dos modelos Aiwa usam uma destas unidades óticas:
KSS210A
KSS213
A kss213 pode ser substituida pela KSS213B ou pela KSS213C.
Um outro aparelho que usa essa lente é a First Line.
Fiquem atento para novas dicas de defeitos da Aiwa nos modelos:
· CX-NSX-S-229 / CX-NS-229LH / NSX-420 / NSX-520 e NSX-999
· AS 675C e AS 785C
· Em equipos que usa o STK 4182 e AN 7164
· Funções de alguns IC da Aiwa.
Re: Dicas de som Aiwa.
DICAS DE APARELHOS DE SOM AIWA
NSX-999, NSX 999-MK2, NSX 2200
Defeito : Display fraco.
- Trocar capacitores eletrolíticos C107 e C108 (Placa lateral, próximo aos capacitores da fonte).
- Sempre ressoldar os pinos do filamento dos dois displays, pois sempre dão mau contato.
Defeito : Bandeja giratória do CD parando fora de centro.
- Na placa do CD, no pino 12 do conector, existe um capacitor (na maioria dos modelos é de 33 μF). Em paralelo tem um resistor SMD de 1K (102).
Substitua esse resistor por um de 1K5. Não se esqueça sempre de remover toda a graxa velha do conjunto e re-engraxar e também de trocas as correias da gaveta e da bandeja.
NSX-F959, NSX-F969, NSX-F960
Defeito : Display apagado.
- Troque o fusistor PR 107 do painel frontal. Essa é mais uma das falhas de projeto desses equipamentos, onde o fusístor foi mal dimensionado.
Se possível troque-o por um de 1A, se não encontrar, coloque um resistor de 1 Ohm por 1 Watt.
Defeito : Controle de volume não atua ou está muito instável (para todos os modelos de chave giratória).
- Remova a placa frontal e remova a chave giratória de volume. Desmonte-a e limpe toda a graxa com benzina.
Limpe a pista de contato com Kaol, Brasso ou algum polidor semelhante, até que a superfície fique brilhante.
Aplique uma fina camada de graxa de silicone (não exagere!).
Aperte os contatos e monte a chave novamente. Funciona em 99,9% dos casos, desde que se tenha cuidado na desmontagem / remontagem.
TODOS OS MODELOS DE TOCA-FITAS AUTO-REVERSE.
- É comum esses aparelhos travarem os compartimentos do cassete.
Para resolver isso, sempre troque o kit de correias, mesmo de equipamentos que ainda não apresentaram esse defeito. Isso é uma forma de manutenção preventiva, evitando reclamações dos clientes poucos meses depois da retirada de um aparelho.
- Remova o mecanismo do toca-fitas e remova as correias velhas. Limpe os volantes com álcool, principalmente por onde passam as correias.
- Com um pincel fino retire toda a poeira e com cotonetes limpe os cabeçotes e os rolos pressores. Não coloque graxa e nem um outro tipo de óleo, pois isso só atrapalha nesses mecanismos.
- Depois de recolocadas as correias faça o teste manual antes de colocar o mecanismo no lugar. De um toque na solenóide que fica atrás do conjunto enquanto gira os volantes.
A seqüência é:
> 1 toque - Carrega o mecanismo até a posição play (cabeçote em cima, rolos encostados no capstan)
> 2 toque - Desloca o mecanismo para a posição FF ou RW (cabeçote em cima, rolos desencostados do capstan)
> 3 toque - Mecanismo se descarrega (cabeçote desce e fica a 90 graus da posição play).
- Se durante o carregamento do mecanismo para a posição play você segurar o solenóide ao invés de dar apenas um toque, o cabeçote vira para a posição
play, mas 180 graus em relação á carga anterior, ou seja, na posição play-reverse.
O restante é o mesmo procedimento.
- Teste os dois mecanismos, então o recoloque para os testes finais e ajustes.
- Com o mecanismo no lugar, você poderá acioná-lo sem fita para saber se está tudo OK. Abra o compartimento do cassete e com o dedo pressione a chave que fica na parte de cima, bem no meio do mecanismo.
Acione play no painel e veja se tudo está OK. Poucos segundos depois ele dá o auto-reverse automaticamente. Veja se gira o conjunto bobinador e capstan normalmente.
Esse procedimento é bom para se poder limpar os rolos pressores e o capstan com algodão enrolado numa chave de fenda. Use para isso álcool, nunca benzina.
DICAS DE MANUTENCÃO EM APARELHOS DE SOM
AIWA COM SAIDAS DE SOM TRANSISTORIZADAS
Essas dicas servem para aparelhos modelos:
- NSX-S70 - NSX-S74 - NSX-S90 - NSX-S74
- NSX F-9 (somente os modelos com saída transistorizada)
- NSX-F12 - NSX-F15 - Z-R710 - Z-R800 - Z-R900
O defeito mais comum desses modelos e na saída de som, o que também faz com
que o aparelho não ligue, dando a impressão que o micro-controlador do painel
está queimado.
Em 99,9% das vezes são apenas um dos pares de transistores de saída que estão em curto.
Quando se depararem com um aparelho desses totalmente apagado, siga as instruções abaixo na seqüência e você economizara tempo.
Antes de iniciar, descarregue os capacitores da fonte na placa lateral.
Use um resistor de 100 Ohms e 5 Watts para evitar estouros.
01 - Meça o fusível de AC. Medindo resistência nos pinos do cabo AC, devera
haver uma resistência baixa e próxima de 1 Ohm. Se não der resistência, veja se
o cabo e o fusível estão inteiros. Se estiverem vá direto ao fusível térmico que fica
entre dois pinos do trafo. Basta fazer um “jump" entre esses dois pinos e testar a
resistência no cabo AC novamente.
02 - Se tudo na entrada estiver correto, então meça os 4 fusitores da placa do transformador, ( PR001, PR002, PR005, PR006 ). Uma dica é, para medir se os
fusitores estão inteiros sem retirar o trafo do lugar basta medir a resistência no co- nector WH101, na placa lateral. Devera ter uma resistência bem baixa, menor que 1 Ohm em relação ao terra. Observe que dois desses terminais do conector não dão em relação ao terra porque são do filamento do display.
03 - Meça agora os 2 fusitores da placa lateral (PR201 e PR202).
04 - Meca os Mos-Fets 2SK2723 (Q219 e Q220). Em alguns aparelhos são usados outros códigos. O substituto universal para eles e o BUK444-500.
O defeito mais comum nesses Fets e entrarem em curto. Com o multímetro na escala X-1, com a ponta preta no terminal central, não deverá apresentar resistência baixa.
Algo acima de 1K estará normal, o importante e não haver curto entre o D e o S. Fora do circuito e fácil disparar o Gate desses Fets, colocando a ponta vermelha do multímetro no S, a ponta preta no D e, sem tirar a ponta preta do D, dar um toque no G. Assim teremos certeza que o Fet está bom.
05 - Meça os transistores de saída. O único defeito que dão é estarem em curto.
Colocando as pontas de prova do multímetro entre o coletor e o emissor é fácil de constatar.
06 - Meça os diodos de polarização que ficam entre as bases dos transistores de
saída. Meça também os resistores de ( 0,15 Ohms por 2 Watts ), que ficam nos
emissores.É comum que num canal queimado esses resistores abram ou alterem
seu valor para mais. Isso causa desligamento do aparelho ao aumentar o volume.
Observação:
Até aqui seria para o aparelho estar ligando normalmente.O que pode ocorrer aqui
agora é um desarme ao apertar o botão Power.
Então siga os detalhes abaixo para sanar esses problemas.
01- Na placa lateral e veja se nos coletores dos transistores, Q101 e Q102 ( no
dissipador ) tem 12 volts. Essa e a tensão de Stand-by do aparelho.
02 - Meça a voltagem no estágio médio, que vai até os Falantes.
Sempre devera estar em 0 Volt.
03 - Veja se o terminal de proteção (Hold), tem uma voltagem em torno de 4Volts.
04 - Meca os resistores R287 e R288 (SMD de 39 Ohms).
Meça também os resistores R215, R216, R291 e R292 (SMD de 100 Ohms).
Se tudo estiver normal e ainda desarmar, verifique os circuitos de proteção :
A - Detector excesso de corrente no estágio médio (Q213 e Q214)
B - Detector de DC no estágio médio (Q106 e Q107).
C - Detector de falta de tensão AC que vem do trafo (Q108 e Q109). O transistor
Q110 e o responsável final pelo Hold (trava) em caso de DC na saída ou falta de
uma das tensões do trafo.
Depois que estiver funcionando tudo normal, é aconselhável fazer uma alteração
recomendada pela AIWA para evitar danos ao Fet (Q219), que provavelmente foi
vitima de um erro de projeto.
01 - Remova o R237 e SMD 470K
02 - Remova o R239 e SMD 1K
03 – Remova o D227 e coloque o seu anodo no catodo do D219 e seu catodo
mantenha onde estava antes, ou seja, no Gate do Fet Q219.
04 - Coloque um Zener de 10 Volts e 500mW em paralelo com o capacitor SMD
C215. O catodo desse Zener ficará no gate do Fet Q219. Fazendo essas altera-ções diminuem os retornos por queima de saídas e Fets.
Outra coisa a ser observada sempre e o estados das caixas de som. É comum a
queima do divisor de freqüência e também dos alto-falantes. Alto-falantes que es-
tejam “batendo bobina", queimam a saída de som facilmente. Para testes seria bom usar uma carga resistiva de 6 ou 8 Ohms por 200 Watts. Já tive muitas expe-riências desastrosas com alto-falantes recondicionados, causando retorno do apa- relho e da caixa, ambos queimados. Se for possível, use peças originais
É melhor e mais garantido. Uma boa recondicionadora pode resolver o problema, porem aqui na minha cidade não tive sorte ainda. Espero que essas dicas ajudem á todos que se aventuram na manutenção dessas “buchas" da AIWA.
Não se esqueçam da boa e velha lâmpada série e de uma boa limpeza na placa com benzina ou ( álcool isopropílico ).
NSX-999, NSX 999-MK2, NSX 2200
Defeito : Display fraco.
- Trocar capacitores eletrolíticos C107 e C108 (Placa lateral, próximo aos capacitores da fonte).
- Sempre ressoldar os pinos do filamento dos dois displays, pois sempre dão mau contato.
Defeito : Bandeja giratória do CD parando fora de centro.
- Na placa do CD, no pino 12 do conector, existe um capacitor (na maioria dos modelos é de 33 μF). Em paralelo tem um resistor SMD de 1K (102).
Substitua esse resistor por um de 1K5. Não se esqueça sempre de remover toda a graxa velha do conjunto e re-engraxar e também de trocas as correias da gaveta e da bandeja.
NSX-F959, NSX-F969, NSX-F960
Defeito : Display apagado.
- Troque o fusistor PR 107 do painel frontal. Essa é mais uma das falhas de projeto desses equipamentos, onde o fusístor foi mal dimensionado.
Se possível troque-o por um de 1A, se não encontrar, coloque um resistor de 1 Ohm por 1 Watt.
Defeito : Controle de volume não atua ou está muito instável (para todos os modelos de chave giratória).
- Remova a placa frontal e remova a chave giratória de volume. Desmonte-a e limpe toda a graxa com benzina.
Limpe a pista de contato com Kaol, Brasso ou algum polidor semelhante, até que a superfície fique brilhante.
Aplique uma fina camada de graxa de silicone (não exagere!).
Aperte os contatos e monte a chave novamente. Funciona em 99,9% dos casos, desde que se tenha cuidado na desmontagem / remontagem.
TODOS OS MODELOS DE TOCA-FITAS AUTO-REVERSE.
- É comum esses aparelhos travarem os compartimentos do cassete.
Para resolver isso, sempre troque o kit de correias, mesmo de equipamentos que ainda não apresentaram esse defeito. Isso é uma forma de manutenção preventiva, evitando reclamações dos clientes poucos meses depois da retirada de um aparelho.
- Remova o mecanismo do toca-fitas e remova as correias velhas. Limpe os volantes com álcool, principalmente por onde passam as correias.
- Com um pincel fino retire toda a poeira e com cotonetes limpe os cabeçotes e os rolos pressores. Não coloque graxa e nem um outro tipo de óleo, pois isso só atrapalha nesses mecanismos.
- Depois de recolocadas as correias faça o teste manual antes de colocar o mecanismo no lugar. De um toque na solenóide que fica atrás do conjunto enquanto gira os volantes.
A seqüência é:
> 1 toque - Carrega o mecanismo até a posição play (cabeçote em cima, rolos encostados no capstan)
> 2 toque - Desloca o mecanismo para a posição FF ou RW (cabeçote em cima, rolos desencostados do capstan)
> 3 toque - Mecanismo se descarrega (cabeçote desce e fica a 90 graus da posição play).
- Se durante o carregamento do mecanismo para a posição play você segurar o solenóide ao invés de dar apenas um toque, o cabeçote vira para a posição
play, mas 180 graus em relação á carga anterior, ou seja, na posição play-reverse.
O restante é o mesmo procedimento.
- Teste os dois mecanismos, então o recoloque para os testes finais e ajustes.
- Com o mecanismo no lugar, você poderá acioná-lo sem fita para saber se está tudo OK. Abra o compartimento do cassete e com o dedo pressione a chave que fica na parte de cima, bem no meio do mecanismo.
Acione play no painel e veja se tudo está OK. Poucos segundos depois ele dá o auto-reverse automaticamente. Veja se gira o conjunto bobinador e capstan normalmente.
Esse procedimento é bom para se poder limpar os rolos pressores e o capstan com algodão enrolado numa chave de fenda. Use para isso álcool, nunca benzina.
DICAS DE MANUTENCÃO EM APARELHOS DE SOM
AIWA COM SAIDAS DE SOM TRANSISTORIZADAS
Essas dicas servem para aparelhos modelos:
- NSX-S70 - NSX-S74 - NSX-S90 - NSX-S74
- NSX F-9 (somente os modelos com saída transistorizada)
- NSX-F12 - NSX-F15 - Z-R710 - Z-R800 - Z-R900
O defeito mais comum desses modelos e na saída de som, o que também faz com
que o aparelho não ligue, dando a impressão que o micro-controlador do painel
está queimado.
Em 99,9% das vezes são apenas um dos pares de transistores de saída que estão em curto.
Quando se depararem com um aparelho desses totalmente apagado, siga as instruções abaixo na seqüência e você economizara tempo.
Antes de iniciar, descarregue os capacitores da fonte na placa lateral.
Use um resistor de 100 Ohms e 5 Watts para evitar estouros.
01 - Meça o fusível de AC. Medindo resistência nos pinos do cabo AC, devera
haver uma resistência baixa e próxima de 1 Ohm. Se não der resistência, veja se
o cabo e o fusível estão inteiros. Se estiverem vá direto ao fusível térmico que fica
entre dois pinos do trafo. Basta fazer um “jump" entre esses dois pinos e testar a
resistência no cabo AC novamente.
02 - Se tudo na entrada estiver correto, então meça os 4 fusitores da placa do transformador, ( PR001, PR002, PR005, PR006 ). Uma dica é, para medir se os
fusitores estão inteiros sem retirar o trafo do lugar basta medir a resistência no co- nector WH101, na placa lateral. Devera ter uma resistência bem baixa, menor que 1 Ohm em relação ao terra. Observe que dois desses terminais do conector não dão em relação ao terra porque são do filamento do display.
03 - Meça agora os 2 fusitores da placa lateral (PR201 e PR202).
04 - Meca os Mos-Fets 2SK2723 (Q219 e Q220). Em alguns aparelhos são usados outros códigos. O substituto universal para eles e o BUK444-500.
O defeito mais comum nesses Fets e entrarem em curto. Com o multímetro na escala X-1, com a ponta preta no terminal central, não deverá apresentar resistência baixa.
Algo acima de 1K estará normal, o importante e não haver curto entre o D e o S. Fora do circuito e fácil disparar o Gate desses Fets, colocando a ponta vermelha do multímetro no S, a ponta preta no D e, sem tirar a ponta preta do D, dar um toque no G. Assim teremos certeza que o Fet está bom.
05 - Meça os transistores de saída. O único defeito que dão é estarem em curto.
Colocando as pontas de prova do multímetro entre o coletor e o emissor é fácil de constatar.
06 - Meça os diodos de polarização que ficam entre as bases dos transistores de
saída. Meça também os resistores de ( 0,15 Ohms por 2 Watts ), que ficam nos
emissores.É comum que num canal queimado esses resistores abram ou alterem
seu valor para mais. Isso causa desligamento do aparelho ao aumentar o volume.
Observação:
Até aqui seria para o aparelho estar ligando normalmente.O que pode ocorrer aqui
agora é um desarme ao apertar o botão Power.
Então siga os detalhes abaixo para sanar esses problemas.
01- Na placa lateral e veja se nos coletores dos transistores, Q101 e Q102 ( no
dissipador ) tem 12 volts. Essa e a tensão de Stand-by do aparelho.
02 - Meça a voltagem no estágio médio, que vai até os Falantes.
Sempre devera estar em 0 Volt.
03 - Veja se o terminal de proteção (Hold), tem uma voltagem em torno de 4Volts.
04 - Meca os resistores R287 e R288 (SMD de 39 Ohms).
Meça também os resistores R215, R216, R291 e R292 (SMD de 100 Ohms).
Se tudo estiver normal e ainda desarmar, verifique os circuitos de proteção :
A - Detector excesso de corrente no estágio médio (Q213 e Q214)
B - Detector de DC no estágio médio (Q106 e Q107).
C - Detector de falta de tensão AC que vem do trafo (Q108 e Q109). O transistor
Q110 e o responsável final pelo Hold (trava) em caso de DC na saída ou falta de
uma das tensões do trafo.
Depois que estiver funcionando tudo normal, é aconselhável fazer uma alteração
recomendada pela AIWA para evitar danos ao Fet (Q219), que provavelmente foi
vitima de um erro de projeto.
01 - Remova o R237 e SMD 470K
02 - Remova o R239 e SMD 1K
03 – Remova o D227 e coloque o seu anodo no catodo do D219 e seu catodo
mantenha onde estava antes, ou seja, no Gate do Fet Q219.
04 - Coloque um Zener de 10 Volts e 500mW em paralelo com o capacitor SMD
C215. O catodo desse Zener ficará no gate do Fet Q219. Fazendo essas altera-ções diminuem os retornos por queima de saídas e Fets.
Outra coisa a ser observada sempre e o estados das caixas de som. É comum a
queima do divisor de freqüência e também dos alto-falantes. Alto-falantes que es-
tejam “batendo bobina", queimam a saída de som facilmente. Para testes seria bom usar uma carga resistiva de 6 ou 8 Ohms por 200 Watts. Já tive muitas expe-riências desastrosas com alto-falantes recondicionados, causando retorno do apa- relho e da caixa, ambos queimados. Se for possível, use peças originais
É melhor e mais garantido. Uma boa recondicionadora pode resolver o problema, porem aqui na minha cidade não tive sorte ainda. Espero que essas dicas ajudem á todos que se aventuram na manutenção dessas “buchas" da AIWA.
Não se esqueçam da boa e velha lâmpada série e de uma boa limpeza na placa com benzina ou ( álcool isopropílico ).
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