Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.

Menu de navegação


Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:






---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================



================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br


_________________
Últimos assuntos
» Philips Cineos 34PT8422/77 DÚVIDA SOBRE TUBO
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyHoje à(s) 05:10 por Noob Sabotado

» Minisystem cce md3280 não, N tem standby
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyOntem à(s) 21:13 por Rafael2

» CAIXA DE SOM SOUND BOX FX15 qual valor de R29 e R39..?
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyOntem à(s) 15:51 por ITA SOM

» Caixa de som multilaser sp359 não liga
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySex 10 maio 2024, 20:47 por Rafael2

» SOM AIWA Z-R997 TRAVADO - SÓ ACENDE PAINEL DE BOTÕES!
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyQui 09 maio 2024, 14:12 por Paranista

» a decadência da minha eletronica
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyQui 09 maio 2024, 13:09 por adriano cesar

» Tv semp TCL 32lL800 sem imagem Resolvido
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyQua 08 maio 2024, 17:45 por nagkiller

» Esquema do cce md3280
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySeg 06 maio 2024, 22:17 por Rafael2

» Microonda ELECTROLUX MEF33 sem funcionar porcoes liga e cancela Resolvido
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySeg 06 maio 2024, 13:27 por everardes

» Esquema do cce md3280
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySeg 06 maio 2024, 12:01 por francisco constantino

» Minisystem cce md3280 não, N tem standby
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySeg 06 maio 2024, 08:55 por francisco constantino

» Módulo taramps TA-3500D liga normal, porém sem áudio
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyDom 05 maio 2024, 14:44 por Nill

» Duvida slot microSD
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyDom 05 maio 2024, 07:52 por gamemaniaco

» Alguém teria o arquivo raiz do receptor Neonsat Tro HD e do receptor satmax 5?
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySáb 04 maio 2024, 07:28 por Claude

» CIRCUITO INTEGRADO USADO NO GRDIENTE PRO1200
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySex 03 maio 2024, 22:33 por Rafael2

» atualizaçao tv philips 42pfl3008d/78
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyQui 02 maio 2024, 19:06 por tokiotecnica

» Tv philips 50pug6654, liga tem som,mas não tem imagem
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyQui 02 maio 2024, 13:24 por Renaldo Domingos

» [Resolvido]DVD H Buster HBD-9540AV não liga
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyQui 02 maio 2024, 08:52 por Rosélio

» Abrir minha eletrônica ou não, rsrs?!!
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyQua 01 maio 2024, 12:14 por Rafael2

» Micro System LG Xboom cm9740 não sai som nas caixas de som
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyTer 30 Abr 2024, 15:52 por sugeda

» CIs damplaca Tcon
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyTer 30 Abr 2024, 12:01 por nagkiller

» Microondas Brastemp MOD- BHS 27A BHNA, visor indicando ERR 3
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySeg 29 Abr 2024, 19:22 por tokiotecnica

» cliente que não busca os aparelhos consertados, o que fazer
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyDom 28 Abr 2024, 13:49 por MARIO Y. SEGAWA

»  Aqui no fórum vemos de tudo
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptyDom 28 Abr 2024, 13:22 por MARIO Y. SEGAWA

» MICROONDAS SAMSUNG MB6752W NÃO RESPONDE COMANDOS DO TECLADO
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySáb 27 Abr 2024, 16:46 por WALTER JANSEN

» Prolongar a vida util das lampadas led.
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySáb 27 Abr 2024, 09:51 por Paranista

» Caixa JBL Max 15 (preciso do valor do R30)
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySáb 27 Abr 2024, 09:28 por Elismark

» CAIXA AMPLIFICADA FRAHM MP5000 APP NÃO LIGA SEM TENSAO NA FONTE SECUNDARIA
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySex 26 Abr 2024, 22:01 por Oliveira Rabelo

» Tv multilaser tl032m modo de servico
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySex 26 Abr 2024, 15:06 por Gustavo machado costa

» Explosound XM 3600 preciso do esquema
(Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito EmptySex 26 Abr 2024, 12:27 por sobraltec

Quem está conectado?
285 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 284 visitantes :: 1 motor de busca

Noob Sabotado

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios

    Nenhum anúncio


    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    +2
    rjmagno
    murilo sestrem
    6 participantes

    Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por murilo sestrem Ter 22 Set 2015, 22:32

    pessoal tenho que substituir um diodo zener de 13 volts/ 5 w na fonte de de uma caixa de som amplificada e não tenho no estoque, encontrei em numa sucata um de 9.2v coloquei e o circuito funcionou ,mas o mesmo tem somete 1w e estou com medo que acabe queimando! minha dúvida é se eu poderia usar um regulador de tensão no lugar do zener?






    murilo sestrem
    murilo sestrem
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 6 ano
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 374
    Idade : 37
    Cidade/Estado: : sc são joão batista
    Data de inscrição : 17/05/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por rjmagno Ter 22 Set 2015, 22:57

    Esse diodo zener está ligado na linha de quantos volts?
    rjmagno
    rjmagno
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9036
    Idade : 47
    Cidade/Estado: : Rio de Janeio / RJ
    Humor : Normal
    Data de inscrição : 05/06/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por p Qua 23 Set 2015, 07:45

    murilo sestrem escreveu:pessoal tenho que substituir um diodo zener de 13 volts/ 5 w na fonte de de uma caixa de som amplificada e não tenho no estoque, encontrei em numa sucata um de 9.2v coloquei e o circuito funcionou ,mas o mesmo tem somete 1w e estou com medo que acabe queimando! minha dúvida é se eu poderia usar um regulador de tensão no lugar do zener?
    p




    rovavelmente esse diodo esta fazendo a fonte q alimenta os ci 4558 de prétem q se colocar esse de 13v ou até 12v.em relação a ele ser de 5w acho q o colega se equivocol pois normal seria ser de 1w.alias nessas caixas só tenho conhecimemto de 1/5w e 1w. mais em relaçao a isso de potencia monitore o aquecimento do mesmo se ele ñ aquece demaispode deixar.
    p
    p
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 7 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2274
    Idade : 43
    Cidade/Estado: : jupi pe
    Data de inscrição : 06/10/2009

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por duc40rj Qua 23 Set 2015, 09:45

    díodo 9v1, trimpot +- 2k2..4k7 no catodo pra terra, leves toques até achar o valor ohmico exato para regular os 13v...isso quebra um galho para a falta do zener 13v.

    _________________
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Tenhom11
    duc40rj
    duc40rj
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 25 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 621
    Idade : 56
    Cidade/Estado: : rio de janeiro/ RJ
    Humor : bom humor
    Data de inscrição : 03/03/2015

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por murilo sestrem Qua 23 Set 2015, 12:35

    obrigado a os amigos pelas dicas, estou sem tempo agora a tarde,mas assim que eu fizer os testes posto o resultado
    murilo sestrem
    murilo sestrem
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 6 ano
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 374
    Idade : 37
    Cidade/Estado: : sc são joão batista
    Data de inscrição : 17/05/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por Dematos Qua 23 Set 2015, 15:23

    Movido para o fórum dos amigos,devido ao modelo do título.
    Dematos
    Dematos
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 1983
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 11143
    Idade : 60
    Cidade/Estado: : RJ
    Humor : Ótimo
    Data de inscrição : 07/12/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por Paranista Qua 23 Set 2015, 15:33

    murilo sestrem escreveu:pessoal tenho que substituir um diodo zener de 13 volts/ 5 w na fonte de de uma caixa de som amplificada e não tenho no estoque, encontrei em numa sucata um de 9.2v coloquei e o circuito funcionou ,mas o mesmo tem somete 1w e estou com medo que acabe queimando! minha dúvida é se eu poderia usar um regulador de tensão no lugar do zener?






    Respondendo a sua pergunta, - sim é possivel, mas, deverá redimencionar (diminua o valor) o resistor que limita a corrente, que vai em série com o diodo zener .

    _________________
    Tenho osciloscópio
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Scop10

    A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
                                      (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Images?q=tbn:ANd9GcRIAz7W-SxaTAfOHo3jqcmwp-dJ7C0NdaHBFM6bdAebF8A9CF7T
    Paranista
    Paranista
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 22414
    Idade : 61
    Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
    Humor : ótimo
    Data de inscrição : 04/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por rjmagno Qua 23 Set 2015, 19:29

    rjmagno escreveu:Esse diodo zener está ligado na linha de quantos volts?
    rjmagno
    rjmagno
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9036
    Idade : 47
    Cidade/Estado: : Rio de Janeio / RJ
    Humor : Normal
    Data de inscrição : 05/06/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por murilo sestrem Qua 23 Set 2015, 21:04

    olá amigo este diodo zener de 13 v vai do terra para a base de um tip 41c entre coletor e terra mede 42v, e entre emissor e terra sai 13v que alimenta a placa de radio e usb da caixa de som,como eu não tenho em mãos um regulador de 13v coloquei um de 9,1 e esta funcionando mas o transistor tip 41c esta esquentando muito estou preocupado
    murilo sestrem
    murilo sestrem
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 6 ano
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 374
    Idade : 37
    Cidade/Estado: : sc são joão batista
    Data de inscrição : 17/05/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por Paranista Qui 24 Set 2015, 09:27

    murilo sestrem escreveu:olá amigo este diodo zener de 13 v vai do terra para a base de um tip 41c  entre coletor e terra mede 42v, e entre emissor e terra sai 13v que alimenta a placa de radio e usb da caixa de som,como eu não tenho em mãos um regulador de 13v coloquei um de 9,1 e esta funcionando mas o transistor tip 41c esta esquentando muito estou preocupado
    Amigo, está se referindo a um circuito regulador série, diferente do que ficou entendido acima, quando creio que não só eu, interpretou que estivesse falando de uma fonte de baixa corrente, limitado por um resisitor e um zener (como abaixo)
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Images?q=tbn:ANd9GcS3--XbBdjm_U8VLWl8_d5LEXGCzs7rsP_dcOCaM3wOmkVBYlop
    Apesar de como citei acima ser possivel colocar um integrado no lugar o zenar, neste teu caso, me parece totalmente desnecessário, já que o projeto original foi calculado de forma que o circuito que aí está, suporte a demanda.
    Se fosse o caso (no teu caso seria desperdicio) seria como abaixo:
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Images?q=tbn:ANd9GcTqRPPKVdGVdlabyaaJpKxKA07toXKuVkg4egLBA9cL_shvCRAwxw
    O Tip 41 vai aquecer mesmo, e bastante,voce pode no maximo melhorar o tamanho do dissipador de calor.
    Quanto ao zener, que tambem vai aquecer, pode adicionar dois em série, que somados, cheguem a tensão 13V do original.

    _________________
    Tenho osciloscópio
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Scop10

    A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
                                      (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Images?q=tbn:ANd9GcRIAz7W-SxaTAfOHo3jqcmwp-dJ7C0NdaHBFM6bdAebF8A9CF7T
    Paranista
    Paranista
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 22414
    Idade : 61
    Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
    Humor : ótimo
    Data de inscrição : 04/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por rjmagno Qui 24 Set 2015, 09:29

    Paranista escreveu:
    murilo sestrem escreveu:olá amigo este diodo zener de 13 v vai do terra para a base de um tip 41c  entre coletor e terra mede 42v, e entre emissor e terra sai 13v que alimenta a placa de radio e usb da caixa de som,como eu não tenho em mãos um regulador de 13v coloquei um de 9,1 e esta funcionando mas o transistor tip 41c esta esquentando muito estou preocupado
    Amigo, está se referindo a um circuito regulador série, diferente do que ficou entendido acima, quando creio que não só eu, interpretou que estivesse falando de uma fonte de baixa corrente, limitado por um resisitor e um zener (como abaixo)
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Images?q=tbn:ANd9GcS3--XbBdjm_U8VLWl8_d5LEXGCzs7rsP_dcOCaM3wOmkVBYlop
    Apesar de como citei acima ser possivel colocar um integrado no lugar o zenar, neste teu caso, me parece totalmente desnecessário, já que o projeto original foi calculado de forma que o circuito que aí está, suporte a demanda.
    Se fosse o caso (no teu caso seria desperdicio) seria como abaixo:
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Images?q=tbn:ANd9GcTqRPPKVdGVdlabyaaJpKxKA07toXKuVkg4egLBA9cL_shvCRAwxw
    O Tip 41 vai aquecer mesmo, e bastante,voce pode no maximo melhorar o tamanho do dissipador de calor.
    Quanto ao zener, que tambem vai aquecer, pode adicionar dois em série, que somados, cheguem a tensão 13V do original.

    Exatamente, por isso perguntei sobre o circuito. Melhor encontrar o original ou fazer o que você sugeriu.
    rjmagno
    rjmagno
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9036
    Idade : 47
    Cidade/Estado: : Rio de Janeio / RJ
    Humor : Normal
    Data de inscrição : 05/06/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por murilo sestrem Dom 11 Out 2015, 15:46

    obrigado os amigos pelas dicas, botei o diodo zener de 9.1 e funcionou sem problemas
    murilo sestrem
    murilo sestrem
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica e informática
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 6 ano
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 374
    Idade : 37
    Cidade/Estado: : sc são joão batista
    Data de inscrição : 17/05/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por Paranista Ter 13 Out 2015, 09:29

    Mas, se o orginal era de 13V, nao seria correto colocar outro do mesmo valor?
    Independente de funcionar ou nao com esse que colocou.
    Com um zener de 13V terás no emissor do tip, em torno dos 12,3V
    Com um zener de 9V1 terás no emissor do tip, em torno dos  8,4V

    _________________
    Tenho osciloscópio
    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Scop10

    A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
                                      (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Images?q=tbn:ANd9GcRIAz7W-SxaTAfOHo3jqcmwp-dJ7C0NdaHBFM6bdAebF8A9CF7T
    Paranista
    Paranista
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 22414
    Idade : 61
    Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
    Humor : ótimo
    Data de inscrição : 04/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito Empty Re: (Dúvida) substituição de um diodo zener de 13v com defeito

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos