Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.

Menu de navegação


Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:






---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================



================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br


_________________
Últimos assuntos
» Caixa SPM 1502A só funciona sem proteção
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyOntem à(s) 20:09 por jomebs

» Mini System Philips FX 50 - Solicito o esquema
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyOntem à(s) 08:47 por Carlos Locks

» Solicito Esquema Eletrico do Projetor LG-BS275
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyTer 01 Out 2024, 23:49 por epa2024

»  Projetor LG BS 275 Liga e logo da mensagem de cooler bloqueado
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyTer 01 Out 2024, 23:31 por epa2024

» Orange 5 Programador Alguem Tem Calculadoras/Scrypts
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyTer 01 Out 2024, 17:14 por nagkiller

» SOM SONY HCD GPX55 - Solicito dados da memória nand flash
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptySeg 30 Set 2024, 18:47 por gerldo

» TV samsug un46d6400ugxzd Como baixar a tensão das Leds
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptySeg 30 Set 2024, 14:29 por Daviasp

» PRECISO DO ESQUEMA ELETRICO DA FONTE DA TV CCE HPS 1471
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptySáb 28 Set 2024, 07:51 por Rafael2

» Máquina lava e seca Eletrolux LST12 - Preciso do esquema
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptySáb 28 Set 2024, 07:22 por Rafael2

» Tv philips 42pfl5604d led branco aceso
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptySáb 28 Set 2024, 04:59 por Gustavo machado costa

» esquema eletrico nobreak 600 va -800 sms
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQui 26 Set 2024, 15:43 por nagkiller

» TV TCL LT32MB208 - Solicito o esquema
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 25 Set 2024, 23:03 por nagkiller

» Som Sony GPX88 - Não pega o rádio
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 25 Set 2024, 14:42 por Valdeni Oliveira

» esquema eletrico dobson gsa 6000
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 25 Set 2024, 10:25 por fernando0

» [Resolvido]Ajuda com Marshall Valvestate 100V 8100
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 25 Set 2024, 09:59 por Nill

» TV CCE 24" LED - LW2401 som baixinho
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyTer 24 Set 2024, 15:52 por Paska

» Aparelho de som FST-ZUX9 sony - Não liga, Solicito dicas de reparo
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptySeg 23 Set 2024, 23:58 por Valdeni Oliveira

» Encerrado - Philco pht5000 comandos demoram a obedecer.
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyDom 22 Set 2024, 16:16 por Valdeni Oliveira

» Esquema TV CCE 24" - LW2401
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyDom 22 Set 2024, 15:57 por Paska

» Esquema de ar condicionado komeko,independente de modelos
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptySáb 21 Set 2024, 19:40 por DIODO ZENER

» Atualização Philco TV PTV58F60SN 4K LED
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQui 19 Set 2024, 10:54 por Rede Studio de Radios

» Tv LG 32LF20FR não acende as lâmpadas do backligh
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQui 19 Set 2024, 08:52 por JR.

» caixa acústica mondial modelo cm400 (Solicito esquema)
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQui 19 Set 2024, 00:23 por Frederick

» Microondas MEF-41 Eletrolux, não acende luz da porta quando abre, e quando fecha não liga
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 18 Set 2024, 23:41 por Edivano Gonsaga

» (Resolvido) System LG CM-4350 - Audio cortando
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 18 Set 2024, 21:55 por Valdeni Oliveira

» dimmer para luminaria led aqualed 4k 45w
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 18 Set 2024, 16:12 por Paranista

» ameaçado por nao consertar aparelho por falta de peças
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 18 Set 2024, 15:14 por MARIO Y. SEGAWA

» dimmer
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 18 Set 2024, 14:29 por WALTER JANSEN

» Pedido de arquivo
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyQua 18 Set 2024, 09:00 por nagkiller

» esquema da placa Controladora Numark N4 - Placa Principal NKM4 IO PCB PC10C044
antena para internet bi quad eu fiz funcionou... EmptyTer 17 Set 2024, 12:09 por editecnet

Quem está conectado?
239 usuários online :: 1 registrado, 0 invisíveis e 238 visitantes :: 2 motores de busca

ras2000br

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios

    Nenhum anúncio


    antena para internet bi quad eu fiz funcionou...

    2 participantes

    Ir para baixo

    antena para internet bi quad eu fiz funcionou... Empty antena para internet bi quad eu fiz funcionou...

    Mensagem por wagner leandro Sex 12 Fev 2010, 16:55

    Quad'antena: Construindo uma Antena BiQuad para WiFi
    Bom pessoal, há alguns meses eu postei em meu blog algumas construções de antenas para WiFi, e fiquei muito feliz por ver que várias pessoas gostaram destas antenas, as construíram, testaram, e a maioria gostou dessas antenas. Agora, vou postar mais um esquema de construção de antena.

    A antena que vamos aprender a fazer hoje é do tipo BiQuad. O post de hoje é uma tradução livre do post How-To: Build a BiQuad Dish Antenna, do site Engadget. Algumas alterações por minha parte nas fórmulas para acertar corretamente as frequências e algumas referências extras de imagens, e deixo para vocês mais um a ótima antena para WiFi. Espero que gostem!

    Quad'antena: Construindo uma Antena BiQuad para WiFi

    Fácil de construir, a biquad é uma antena alternativa que pode realmente resolver diversos problemas de conexão ruim ou ausência total de comunicação. Esta antena, colocada em paralelo com uma superfície refletora, possui a forma de um oito angular e se tornou bastante popular na internet.

    Basicamente, a biquad consiste em dois quadrados. A medida de cada lado desses quadrados corresponde a um quarto do comprimento de onda (aproximadamente 30,5 mm). Para fabricá-la, basta um fio de cobre rígido com 1 mm de seção. A antena deve ser colocada numa distância de 15 a 17 mm da superfície refletora e a alimentação desta é feita por um “objeto” localizado no ponto onde os dois quadrados se encontram. A palavra “objeto” foi empregada porque não existe uma regra. Pode-se utilizar desde um cilindro construído manualmente até um conector tipo N. O formato da superfície refletora ideal também deve ser um quadrado de metal com 123 mm de lado.



    Eu tenho feito algumas experiências com várias antenas dipolos, de 24dBi, e acrescentando pratos refletores consegui melhorar o desempenho da antena.

    Esta antena pode cobrir até 10Km de distância, apenas com uma potência de 30 mW. Claro que em uma área aberta.


    Material:

    * Placa de Circuito Impresso virgem, medindo 123 x123mm.
    * Tubo de cobre com 5cm de comprimento e 1/2 " de diâmetro.
    * 30cm de cabo coaxial CNT - 400 ou LMR - 400 baixa perda.
    * 25 cm de fio de cobre rígido com 1,5 mm de diâmetro.
    * N conector

    A placa de circuito impresso virgem, é para o refletor, mas pode-se usar qualquer material que seja eletricamente condutivo, que possa ser ligado eletricamente à malha do cabo coaxial, ou seja, qualquer placa metálica funcionará sem problemas.

    Refletor:

    Corte um pedaço quadrado da placa de circuito impresso, com 123x123mm.
    Use lã de aço (BomBril) para remover qualquer mancha ou oxidação. A limpeza do cobre irá facilitar a solda.


    Placa de circuito impresso virgem

    Corte um pedaço de 50 mm de comprimento do tubo de cobre, e deixe ambas as extremidades lisas. Usando uma lixa e lã de aço, até que o tubo (incluindo o interior) fique bem limpo.


    Dimensões do tubo de cobre

    Faça um entalhe em uma das extremidades do tubo de cobre, eliminando aproximadamente 2 mm de metade da circunferência.


    O tubo de cobre chanfrado em uma das extremidades.

    Perfurar o centro da placa de circuito para que o tubo de cobre entre bem justo neste furo.


    Placa já com o furo.

    Insira o tubo de cobre no furo, de maneira que o chanfro fique sobre o lado cobreado da placa. A extremidade do tubo deve ficar 16 mm acima da superfície cobreada da placa.


    Tubo já inserido à placa

    Soldar o tubo na placa, para garantir o contato físico e elétrico.


    Tubo soldado à placa.

    Um pouco de calor é necessário, devido à espessura do tubo de cobre. Um ferro de solda de 100 Watts seria o ideal. Eu usei um mini maçarico a gás para este serviço.

    Formar o Elemento Irradiante

    O elemento é formado a partir de um pedaço de fio de cobre, dobrado de forma adequada.
    Note que o comprimento de cada "lado" deverá ser tão próxima de 30,5 mm quanto
    possível, que é correspondente a um quarto de onda em 2.4GHz


    Forma e dimensões do elemento irradiante.

    Retire o isolamento, e corte um pedaço 244 mm comprimento do fio de cobre, e deixe-o mais esticado possível.

    Meça a metade do comprimento e dobre em 90º. Deixe o canto da dobra o mais vivo possível.


    Dobrar em 90º

    Medir a metade de cada metade, e fazer duas dobras com 90º cada uma, de modo que se pareça com a foto mostrada abaixo.



    Mais uma vez, medir a metade de cada seção, e fazer as respectivas dobras de 90º, resultando no que é mostrado abaixo.



    Faça o mesmo para o outro lado, e aí está a forma biquad (quadro duplo).



    Limpar todo o elemento, e assegurar a cada um dos lados do elemento estejam perfeitamente alinhados, e com suas medidas tão proximas de 30,5 milímetros quanto possível.

    Note que será necessário cortar uma pequena quantia ao largo de cada extremidade do fio para atingir o objetivo de soldá-los ao tubo de cobre.

    Montagem:

    O elemento agora deve se anexado ao refletor. Note que apenas as duas "pontas" do fio de cobre, devem ser soldadas ao tubo de cobre. O centro do elemento não deve tocar o tubo de cobre (daí o entalhe, que foi cortado na extremidade do tubo de cobre. O elemento deve ficar aproximadamente 15 mm afastado do refletor.

    Testei o desempenho da antena variando esse espaçamento entre os fios de cobre e o elemento refletor. Indico um espaçamento de aproximadamente 15 milímetros, pois oferece o mais baixo SWR. (Stationary Wave Relation - Relação de Onda Estacionária).



    Descasque aproximadamente 30 milímetros da capa exterior do cabo coaxial.



    Dobre a malha sobre a capa exterior, e corte a guarnição do centro condutor, a fim de que cerca de 4 milímetros do polo vivo do cabo fique exposto.



    Insira a malha no tubo de cobre, de modo que o polo central (vivo) fique alinhado com a extremidade do tubo de cobre, e solde o centro do elemento a ele, assegurando que o centro do elemento não fique em contato com o tubo.



    Note que o alimento entre o refletor traseiro e o elemento tem de ser perfeito.



    Agora soldar a outra extremidade do cabo coaxial a um conector N.
    Se desejar, você pode adicionar espaçadores isolantes em cada extremidade do elemento, a fim de garantir que o mesmo não se mova em relação ao refletor.

    Se você pretender usar a antena externamente, poderá montá-la dentro de uma tupperware, ou qualquer recipiente de plástico que caiba o conjunto.

    Isso pode ser conseguido através da perfuração em um dos lados do recipiente, e passar o cabo coaxial, deixando a biquad dentro do recipiente.



    Variações:

    Algumas pessoas têm sugerido o espaçamento entre o elemento e o refletor de 30,5 milímetros, ou seja, 1/4 de onda, em vez de 15 milímetros. No entanto, os resultados dos testes indicam que a SWR da biquad é minimizada quando o espaçamento é de aproximadamente 15 - 17 milímetros. Aumentar o espaçamento de 30,5 milímetros aumenta a SWR significativamente, reduzindo assim a eficiência do biquad.

    Quando usar um biquad para estabelecer uma ligação a outro dispositivo sem fio, é preciso garantir que a polarização da biquad é a mesma que a antena dos outros equipamentos. Do mesmo modo, se fizer uma conexão com duas biquads, deve-se garantir que eles estejam orientados para a mesma polarização.

    Não igualar a polarização resultará em perda significativa do sinal.


    Polarização vertical-----Polarização horizontal

    Alterar a polarização é só uma questão de rotação da antena em 90º. A antena biquad não é perfeitamente direcional, pois tem amplo ângulo de irradiação. 3dB para uma biquad é tipicamente cerca de 40º a 50º de ângulo de irradiação, tornando ideal para qualquer aplicação onde você deseja ampla cobertura.

    O amplo ângulo de irradiação também faz uma biquad muito adequada para captar sinais sem necessidade de alinhar a antena diretamente com a origem do sinal.

    Para atenuar os lóbulos traseiros da antena, muitos dobram a superfície refletora em suas extremidades.



    Alguns afirmam que a biquad é capaz de atingir um SWR de 1:1.15 com um ganho entre 10 dB e 12 dB. Inclusive, há relatos de PCs portáteis conectados em pontos de acesso localizados a alguns quilômetros de distância.

    Por enquanto é isso. Algumas partes do post são de minha autoria, mas a grande maioria do texto é do link do começo do post. No entanto, espero mais uma vez ajudado vocês a construir uma boa antena. Até um próximo post!

    Postado por Eduardo Rolim às 00:19:00

    Marcadores: Redes
    Posts Relacionados

    * Terceiro dia em Brasília: Técnicas de Transmissão e Link Budget
    * Segundo dia do Curso de Redes Wireless
    * Simpl'antena - Jeito simples de aumentar o ganho de antenas WiFi
    * O Inimigo das redes Wireless
    * Antena Colinear de Elementos Variáveis
    * Quad'antena: Construindo uma Antena BiQuad para WiFi
    * Como configurar um smartphone com TIM para GPRS - Tim Connect Fast
    * Tub'antena: Construindo uma antena Colinear de 6dBi para WiFi
    * Sinha'ntena: Construindo uma Antena Waveguide para WiFi
    * Último dia em brasília, Construção de Antenas e outras coisas ...

    Cria aqui um Site Grátis! Create your Free Website! Denunciar este site | Publicidade | Sites Grátis no Comunidades.net

    _________________
    VISITE MEU FORÚM

    www.eletronica.ativo-forum.com
    wagner leandro
    wagner leandro
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 806
    Idade : 47
    Cidade/Estado: : Rio de Janeiro/ CP. grande
    Data de inscrição : 12/01/2010

    http://www.bomnegocio.com/loja/id/9691

    Ir para o topo Ir para baixo

    antena para internet bi quad eu fiz funcionou... Empty Re: antena para internet bi quad eu fiz funcionou...

    Mensagem por wagner leandro Sex 12 Fev 2010, 16:58

    pessoal fiz por três vezes na terceira consegui foi perceverança total igual o cara que inventou a lâmpada não desisti e deu certo gastei só o cabo e plug,a distâcia da rede que eu uso fica uns 850 mts do local e funciona perfeitamente.

    _________________
    VISITE MEU FORÚM

    www.eletronica.ativo-forum.com
    wagner leandro
    wagner leandro
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 806
    Idade : 47
    Cidade/Estado: : Rio de Janeiro/ CP. grande
    Data de inscrição : 12/01/2010

    http://www.bomnegocio.com/loja/id/9691

    Ir para o topo Ir para baixo

    antena para internet bi quad eu fiz funcionou... Empty Re: antena para internet bi quad eu fiz funcionou...

    Mensagem por TOBE Sex 12 Fev 2010, 17:06

    Sou leigo sobre este assunto, ela serve para conectar a internet?
    TOBE
    TOBE
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 9 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1037
    Idade : 43
    Cidade/Estado: : Paraiba
    Data de inscrição : 01/12/2008

    Ir para o topo Ir para baixo

    antena para internet bi quad eu fiz funcionou... Empty Re: antena para internet bi quad eu fiz funcionou...

    Mensagem por wagner leandro Sex 12 Fev 2010, 17:17

    sim eu não tinha condicões de comprar uma, ai fiz e deu certo e muito boa
    mais vc precisa de um adaptador usb tipo um modem ele tem um mec (tipo código) ai vc contrata o dono da rede mais perto de sua casa passa o mec ele libera o sinal p/ vc .existe um kit cliente q já vem com antena,isso a pra internet via rádio ok!

    _________________
    VISITE MEU FORÚM

    www.eletronica.ativo-forum.com
    wagner leandro
    wagner leandro
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 806
    Idade : 47
    Cidade/Estado: : Rio de Janeiro/ CP. grande
    Data de inscrição : 12/01/2010

    http://www.bomnegocio.com/loja/id/9691

    Ir para o topo Ir para baixo

    antena para internet bi quad eu fiz funcionou... Empty Re: antena para internet bi quad eu fiz funcionou...

    Mensagem por TOBE Sex 12 Fev 2010, 18:08

    Ok, valeu pela explicação.
    TOBE
    TOBE
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 9 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1037
    Idade : 43
    Cidade/Estado: : Paraiba
    Data de inscrição : 01/12/2008

    Ir para o topo Ir para baixo

    antena para internet bi quad eu fiz funcionou... Empty Re: antena para internet bi quad eu fiz funcionou...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo


     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos