Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
https://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.

Menu de navegação


Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:






---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================



================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br


_________________
Últimos assuntos
»  [Resolvido ] TV SONY KDLR 305B ACENDE OS LED E APAGA PISCA 5 VEZES
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyHoje à(s) 09:03 por Paranista

» Estou precisando do esquema da caixa de som JBL, modelo,DJ Xpear J2515.
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyHoje à(s) 08:59 por Paranista

» tv semp toshiba 2085 U1 tela azul sem imagem sem caracteris
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 21:41 por MARIO Y. SEGAWA

» Tv Sansumg UN65AU7700GXZD Led piscando duas vezes
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 21:11 por verino Andrade de Sá

» Esquema módulo Buster BB-1600GL
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 18:11 por Claudinho@10

» Vamos expor aqui nossas experiências em retirada e reposição de DISPLAYS.
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 16:04 por jailton da silva santos

» Fonte JFA turbo 1000x código do diodo zener
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 15:49 por juliocddc

» Esquema TV LG 50PH4700-SD
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 13:33 por alexandre cruzinha

» Positivo All In One 520 TV - 71r-c14cu6-t810 onde está a bios?
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 13:15 por nagkiller

» Tv LG 29ln300b sem áudio
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 07:50 por marcossreiss

» Tv TCL . modelo 50P635. Redução de tensão dos leds.
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyOntem à(s) 00:05 por jailton da silva santos

» Som gradiente mcz140c não lê cd
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyTer 26 Mar 2024, 17:12 por Gustavo machado costa

» tv panasonic tc 49d400b led vermelho piscando
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyTer 26 Mar 2024, 13:52 por jaireletronica

» tv lcd panasonic tc-l42g11b liga acende o led verde depois fica vermelho piscando.
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyTer 26 Mar 2024, 13:05 por joaquimrosadesouza

» Prolongar a vida util das lampadas led.
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyTer 26 Mar 2024, 12:16 por Paranista

» Rádio Zenith transoceanic royal D7000Y não sintoniza nada
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySeg 25 Mar 2024, 19:45 por WALTER JANSEN

» TV LG 32LM3400 defeito na fonte os 3,5v oscilando
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyDom 24 Mar 2024, 18:16 por Rafael2

» TV Buster HBTV 40D02FD
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySáb 23 Mar 2024, 23:13 por edv4ld0

» CIRCUITO INTEGRADO USADO NO GRDIENTE PRO1200
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySáb 23 Mar 2024, 20:01 por calbano8

» Tv JVC modelo LT32N750U looping infinito RGB
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySáb 23 Mar 2024, 18:15 por Kafs

» Tv toshiba Chassi U13 sem imagem e com som
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySex 22 Mar 2024, 20:39 por MARIO Y. SEGAWA

» esquema da tv aoc 32s5195/78g
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyQui 21 Mar 2024, 12:03 por Paranista

» Som cce modelo md3280 parou de funcionar nem o stanby acende
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyQua 20 Mar 2024, 16:13 por eduardoscooby

» Não consigo opinar no tópico sobre display.
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyQua 20 Mar 2024, 15:27 por CACÁ

» fonte ps4 adr 240r explodiu diodo smd e resistor
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyQua 20 Mar 2024, 12:58 por Paranista

» Polyvox CP-850D - Múltiplos Defeitos (resolvido)
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyQua 20 Mar 2024, 06:46 por eduardoscooby

» Esquema do minisystem cce modelo md3280
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptyTer 19 Mar 2024, 22:27 por Rafael2

» PORFAVOR! ESQUEMA CAIXA DE SOM PHILCO MOD. PCX20000
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySeg 18 Mar 2024, 14:17 por elisondeus2024

» TV AOC 32s5195/78g precisso esquema fonte
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySeg 18 Mar 2024, 11:02 por everardes

» Pq alguns projetos nao funciona na pratica ?
Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) EmptySex 15 Mar 2024, 16:40 por nagkiller

Quem está conectado?
483 usuários online :: 4 registrados, 0 invisíveis e 479 visitantes :: 4 motores de busca

hans, Juraci.pinto@gmail.com, MARIO Y. SEGAWA, teteloduka

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41
Anuncios

    Nenhum anúncio


    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    +3
    Paranista
    WALTER JANSEN
    AARNALDORB
    7 participantes

    Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por AARNALDORB Seg 21 Jan 2019, 15:00

    Este aparelho foi ligado indevidamente em 220V e enviado para conserto em uma oficina que devolveu o aparelho semi reparado (fonte, FM, pré), no entanto alegou que não teria como concluir o conserto do amplificador  porque este  só poderia ser reparado com os seus transistores originais, que teriam que ser importados. Dado como sem condição de conserto, o aparelho foi a mim doado para que quem sabe eu resolvesse e pudesse ficar com ele. Muito bem, eu me lembro de já ter, de certa feita, reparado um aparelho destes. Troca de transistores de saída, drivers, ajuste de corrente de repouso e... problema resolvido. Antes de partir para tentar o reparo, pesquisei na internet e encontrei a mesma alegação: só é possível reparará-lo utilizando-se componentes originais.  Encontrei também quem contestou esta proposição com o argumento de que mediante equivalentes corretos o conserto obteria sucesso. Muito bem, iniciei a tentativa de reparo utilizando o par MJE3055/MJE2955 (10A) na saída, drivers equivalentes, substituindo todos os transistores dos amplificadores diferenciais dos diversos estágios, que apresentavam fugas, ajustei a corrente de repouso e... o receiver funcionou. Funcionou ate que eu atuasse sobre o controle de volume. Uma alteração um pouco brusca no volume e a saída foi para o beleléu. Refiz todo o conserto e o danado novamente funcionou. Funcionou 40 minutos em baixo volume. Resolvi abrir o volume um pouco mais e mesmo o aparelho ligado com uma lâmpada série, a saída foi de novo para o beleléu.  Bem, a minha questão é: alguém neste bom fórum já deu conta de um Receiver Kenwood SR 4090 -CCE, especificamente de seu amplificador? Há alguma dica especial para a gente garantir o funcionamento deste aparelho? Agradeço muito qualquer ajuda.
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por WALTER JANSEN Ter 22 Jan 2019, 09:06

    Olá Arnaldo, algumas dúvidas
    Os dois canais estão apresentando este sintoma?
    Você esta utilizando alternativos só no par de saída ou tem outros alternativos?
    Você chegou a conferir as polarizações de todos os transistores quando ele estava funcionando em volume baixo?
    Como você tem um vovô aí, já verificou a existência eletrolíticos secos?

    Em tempos passados, eu utilizava BD243C/244C como par de saída.
    wj
    avatar
    WALTER JANSEN
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 39 ANOS
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1592
    Idade : 69
    Cidade/Estado: : CANOAS/RS
    Humor : total
    Data de inscrição : 05/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por Paranista Ter 22 Jan 2019, 10:21

    Eu praticamente desisti de manutenir receivers pelo fato de nao conseguir Trs com qualidade.
    O que está ocorrendo é que quando aumenta o volume, a corrente de repouso se altera (desproporcionalmente) por erro de polarização e/ou qualidade dos trs.
    Tente importar, o ideal seria conseguir os ditos TRs em oficinas antigas em sucatas.

    _________________
    Tenho osciloscópio
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
                                      Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Images?q=tbn:ANd9GcRIAz7W-SxaTAfOHo3jqcmwp-dJ7C0NdaHBFM6bdAebF8A9CF7T
    Paranista
    Paranista
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 22353
    Idade : 61
    Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
    Humor : ótimo
    Data de inscrição : 04/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por AARNALDORB Ter 22 Jan 2019, 14:45

    Caro Walter, obrigado pela sua resposta. Vamos lá!
    1 - Os dois canais estão apresentando este sintoma? Não sei meu caro. Adotei a estratégia de tentar resolver um e depois o outro. Precisaria passar esta questão à limpo.

    2 - Você esta utilizando alternativos só no par de saída ou tem outros alternativos?
    A partir de inúmeros reparos, só alternativos agora.

    3 - Você chegou a conferir as polarizações de todos os transistores quando ele estava funcionando em volume baixo?
    Comi esta grande mosca. Não fiz isto. Mas acredite a primeira queima comigo se deu com o aparelho desligado. Muito intrigante. Vou explicar: O aparelho funcionava em baixo volume e eu monitorando a corrente de repouso que ficava estável em 10 miliamperes. Percebi que o botão de volume estava muito sujo gerando ruídos ao ser movimentado. Desliguei o aparelho e imediatamente acionei bruscamente o botão de volume em um vai e vem buscando "limpar", pelo movimento, as trilhas do potenciômetro. Ouvi um estalido e vi um dos drivers se enfumaçando. Incrível, ele queimou apenas com a carga dos capacitores da fonte. Iniciei as trocas dos transistores avariados. Testei todos, um a um, fuga, exatidão da substituição. Funcionou de novo, como disse, 40 minutos em baixo volume. Arrisquei aumentar o volume a 50% bem de vagar e... a saída foi para o beleléu de novo.

    4- Como você tem um vovô aí, já verificou a existência eletrolíticos secos? Outro ponto que não conferi. Como o aparelho veio de uma outra oficina, percebi que os capacitores estavam marcados com caneta. Imaginei que aquilo queria dizer:"este está OK".

    5- Em tempos passados, eu utilizava BD243C/244C como par de saída. Sim, no passado reparei um aparelho destes inclusive utilizando TIP 41 e 42 C. Hoje, optei pelos MJE3055/2955.

    Bem, depois de penar pacientemente, resolvi dar um tempo. Soube de um técnico que repara aparelhos antigos e os coloca à venda. Fui conversar com ele. Trocamos ideias e achei por bem ver se ele matava a xarada. Ele ficou 2 meses com o aparelho e me disse na semana passada: "desisti, viu, este não tem jeito". Como ele fica um pouco longe, decidi pesquisar mais e descobri este fórum. Vou buscar o aparelho em breve e reiniciar as tentativas.

    Obrigado Walter.
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por AARNALDORB Ter 22 Jan 2019, 14:56

    Caro Walter, obrigado pela sua resposta. Vamos lá!
    1 - Os dois canais estão apresentando este sintoma? Não sei meu caro. Adotei a estratégia de tentar resolver um e depois o outro. Precisaria passar esta questão à limpo.

    2 - Você esta utilizando alternativos só no par de saída ou tem outros alternativos?
    A partir de inúmeros reparos, só alternativos agora.

    3 - Você chegou a conferir as polarizações de todos os transistores quando ele estava funcionando em volume baixo?
    Comi esta grande mosca. Não fiz isto. Mas acredite a primeira queima comigo se deu com o aparelho desligado. Muito intrigante. Vou explicar: O aparelho funcionava em baixo volume e eu monitorando a corrente de repouso que ficava estável em 10 miliamperes. Percebi que o botão de volume estava muito sujo gerando ruídos ao ser movimentado. Desliguei o aparelho e imediatamente acionei bruscamente o botão de volume em um vai e vem buscando "limpar", pelo movimento, as trilhas do potenciômetro. Ouvi um estalido e vi um dos drivers se enfumaçando. Incrível, ele queimou apenas com a carga dos capacitores da fonte. Iniciei as trocas dos transistores avariados. Testei todos, um a um, fuga, exatidão da substituição. Funcionou de novo, como disse, 40 minutos em baixo volume. Arrisquei aumentar o volume a 50% bem de vagar e... a saída foi para o beleléu de novo.

    4- Como você tem um vovô aí, já verificou a existência eletrolíticos secos? Outro ponto que não conferi. Como o aparelho veio de uma outra oficina, percebi que os capacitores estavam marcados com caneta. Imaginei que aquilo queria dizer:"este está OK".

    5- Em tempos passados, eu utilizava BD243C/244C como par de saída. Sim, no passado reparei um aparelho destes inclusive utilizando TIP 41 e 42 C. Hoje, optei pelos MJE3055/2955.

    Bem, depois de penar pacientemente, resolvi dar um tempo. Soube de um técnico que repara aparelhos antigos e os coloca à venda. Fui conversar com ele. Trocamos ideias e achei por bem ver se ele matava a xarada. Ele ficou 2 meses com o aparelho e me disse na semana passada: "desisti, viu, este não tem jeito". Como ele fica um pouco longe, decidi pesquisar mais e descobri este fórum. Vou buscar o aparelho em breve e reiniciar as tentativas.

    Obrigado Walter.

    Ao amigo Paranista: talvez seja por aí mesmo. Esta foi a razão apontada pelo primeira oficina que recebeu o equipamento. Agora o que acho estranho é que a queima da saída acontece mesmo com o equipamento ligado a uma lâmpada série. É algo repentino e não cheguei a ver a lâmpada se acender e nem o aumento da corrente de repouso. Hoje trabalhamos com multímetros digitais. Nos analógicos isto era instantâneo. A gente via o ponteiro deflexionar e acudia.
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por Paranista Ter 22 Jan 2019, 15:10

    A lampada série nao muda nada, apenas limita a corrente total e te salva um fusivel.
    Cuida com os Trs que controlam a corrente de repouso.

    _________________
    Tenho osciloscópio
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

    A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
                                      Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Images?q=tbn:ANd9GcRIAz7W-SxaTAfOHo3jqcmwp-dJ7C0NdaHBFM6bdAebF8A9CF7T
    Paranista
    Paranista
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 22 anos
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 22353
    Idade : 61
    Cidade/Estado: : Curitiba/Parana
    Humor : ótimo
    Data de inscrição : 04/04/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por Eduardo Passos Ter 22 Jan 2019, 20:56

    Ao invés de 2955 e 3055 usa 15032 e 15033 são os que estou usando no lugar de TIP41, 42 e BD243 (ja comprei até com darligton internamente) e 244. Todos estes outros são visados em falsificação.

    _________________
    Att.
    Eduardo Passos

    Não dou dicas por MP, apenas via tópico!
    Trabalho exclusivamente com linha hi-end e profissional.
    Eduardo Passos
    Eduardo Passos
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 2003
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9163
    Idade : 38
    Cidade/Estado: : Florianópolis - SC
    Data de inscrição : 23/06/2011

    https://www.oficinadosomsc.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por AARNALDORB Ter 22 Jan 2019, 22:29

    Obrigado, Eduardo. A questão pode ser mesmo falsificação. Vou tentar o par  15032 e 15033 bem como drivers BD243 244.b.

    Postarei o resultado aqui. Obrigado.
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por Eduardo Passos Ter 22 Jan 2019, 22:38

    Mede antes o BD243 como falei, já comprei ele medindo como darlington.

    _________________
    Att.
    Eduardo Passos

    Não dou dicas por MP, apenas via tópico!
    Trabalho exclusivamente com linha hi-end e profissional.
    Eduardo Passos
    Eduardo Passos
    Moderador do fórum
    Moderador do fórum

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde 2003
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9163
    Idade : 38
    Cidade/Estado: : Florianópolis - SC
    Data de inscrição : 23/06/2011

    https://www.oficinadosomsc.com.br

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por AARNALDORB Ter 22 Jan 2019, 22:58

    Ah sim, valeu. Só agora entendi claramente seu alerta. Já encontrou BD243/244 que na realidade eram darlingtons ou seja...construídos fora do padrão. Estarei atento.
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty MODIFICAÇÃO NECESSÁRIA

    Mensagem por jhefferson Sex 15 Fev 2019, 04:16

    Utilize um sensor de Hall com circuito de ativação programada e uma Fan ( Ventoinha ).
    A ativação de controle de temperatura pode ser feito pelo Volume... Uma amostra de referência da tensão do volume pode Ligar/ desligar / ou até mesmo controlar a velocidade da Fan ( Ventoinha ).
    Como o aparelho Kenwood não foi projetado para "trabalhar" em países tropicais como o Brazil ele tem de a "sofrer" com a temperatura ambiente elevado, visto que o Japão tem uma temperatura máxima em média de 28° Graus Célsius nos dias mais quentes.
    Faça essa adaptação primeiro antes de qualquer teste.
    Utilizar os componentes originais são bem melhores ... Mas quando não tem temos que substituir pelo equivalente mesmo.
    Sendo assim verifique o datasheet do original e do que você está utilizando.
    Verifique a tensão de Base/Emissor e de Coletor/Emissor . Corrente máxima de trabalho entre Coletor/Emissor... Caso a tensão COLETOR/EMISSOR do transístor substituto for menor em baixa potência de volume ele funcionará normalmente, mas quando elevar o volume a tensão e corrente de COLETOR/EMISSOR irá se elevar acima do suportado acasionando a queima do mesmo. Então certifique-se que os Datasheet são equivalentes em todos aspectos.
    Troque os capacitores de saída também.
    avatar
    jhefferson
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Engenharia Eletrônica
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 5
    Idade : 40
    Cidade/Estado: : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 08/05/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por AARNALDORB Sex 15 Fev 2019, 08:22

    Bom dia, Jhefferson! Obrigado pela interessante ajuda.Como este aparelho é meu agora, e me desgastei muito tentando repará-lo, estou dando um tempo para recuperar inspiração para retornar à carga, quando então certamente poderei levar em conta as suas dicas e a dos demais bons parceiros que enviaram suas ajudas e inclusive solicitar-lhe mais detalhes sobre este sensor Hall. Valeu!!!
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por jhefferson Sex 15 Fev 2019, 20:18

    De nada ????
    avatar
    jhefferson
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Engenharia Eletrônica
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 5
    Idade : 40
    Cidade/Estado: : São Paulo - SP
    Data de inscrição : 08/05/2012

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por Tulio Moreira Ter 15 Dez 2020, 10:55

    Este SR4090 "é de rosca", como se diz na giria, tem que testar com muito cuidado os transistores antes de usar nele, ele tem via expressa para o famoso"beleleu"!!!...

    _________________
    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Tulio Moreira
    Tulio Moreira
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : desde jan 1973
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1262
    Idade : 65
    Cidade/Estado: : Uberaba-Abadia-MG
    Humor : Reativo
    Data de inscrição : 31/10/2010

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Agradecimento

    Mensagem por AARNALDORB Qui 17 Dez 2020, 09:34

    Muito grato a todos que buscaram me ajudar. Como disse, o aparelho me foi doado por um cliente. Há algum tempo descobri que os transistores utilizados nos diversos estágios compostos por amplificadores operacionais tem que ter o mesmo hfe. Um dia que tiver inspiração vou fazer uma tentativa derradeira levando em conta este fato. No mais muito obrigado a todos.
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty reciver sr 4090 kenwood

    Mensagem por gigas Seg 17 maio 2021, 14:25

    Arnaldo vi sua postagem tenho um desse a tempos comprei com canal queimado pensando que ia fazer vitoria mas dei com a cara no chao o mesmo que voce ,montei o canal e ajustei a corrente e bum ,queimou e agora comprei a saidas horiginal ,mas tem um porem os diodo stv - 4h pode achar onde o meu sumiu nao sei se estava em curto,mas vi uma pessoa usar uf 1004 sera,montei 4 em serie de acordo com o esquema e voce falou que os tr tem que ter mesmo hfe ate pensei em mudar o amplificador mas como e um canal so entao vai assim mesmo ,vou tentar me conte deu certo depois de todo esse tempo.

    _________________
    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Tenhos12
    gigas
    gigas
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde de 1980
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 20
    Idade : 69
    Cidade/Estado: : Sao Paulo cidade de Santos
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por WALTER JANSEN Seg 17 maio 2021, 17:34

    ???????
    avatar
    WALTER JANSEN
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 39 ANOS
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1592
    Idade : 69
    Cidade/Estado: : CANOAS/RS
    Humor : total
    Data de inscrição : 05/04/2011

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por gigas Qua 19 maio 2021, 11:17

    ola, voce nao entendeu a pergunta ,bom vou resumir o diodo que sao 4 no esquema voce usou o horiginal ou colocou 4 1n4148 no lugar. o diodo e o stv-4h ,vi no forum que estavam usando uf 1004 ,os tr achei iguais so um que vai ser bc ,e deu certo seu conserto do reciver kenwood.

    _________________
    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Tenhos12
    gigas
    gigas
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde de 1980
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 20
    Idade : 69
    Cidade/Estado: : Sao Paulo cidade de Santos
    Data de inscrição : 02/07/2009

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por AARNALDORB Qui 20 maio 2021, 09:03

    Bom dia, amigo. Sobre os diodos eu tentei utilizar os tradicionais IN4148 e... não deu certo, mas creio não ter sido por conta deles, o problema está mesmo nos transistores substitutos que não são de boa qualidade. Recentemente descobri que, como você disse, os transistores substitutos têm que ter o mesmo hfe e eu não havia atentado para este detalhe.  Eu acabei deixando este receiver de lado. Um dia voltarei a pelejar com ele sobretudo usando transistores com o mesmo hfe em todos os estágios, pois esta é uma exigência para circuitos com amplificadores diferenciais e como disse, não levei em conta este detalhe. Cheguei a ter a ideia de substituir os amplificadores internos do aparelho por kits de potência que são facilmente encontrados hoje, mas como a equalização é feita a partir da saída do aparelho fiquei desanimado, pois teria que trocar também o pré amplificador. Enfim, amigo, este aparelho continua em standby. Como disse, mais pra frente farei uma tentativa buscando transistores, se possível originais e com o mesmo hfe. Desejo-lhe muito boa sorte e se conseguir sucesso, por favor, me relate quais transistores e diodos utilizou. Obrigado
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por gigas Ter 25 maio 2021, 14:11

    Arnaldo, decobri onde tem os tr horiginais ,quando for la na loja vejo se tem e comunico com voce ,compro os mesmos e voce me manda para meu banco ok ,passo o dados bancarios ,antes de tudo espero encontrar no mesmo local que comprei.

    _________________
    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Tenhos12
    gigas
    gigas
    Técnico
    Técnico

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : Desde de 1980
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 20
    Idade : 69
    Cidade/Estado: : Sao Paulo cidade de Santos
    Data de inscrição : 02/07/2009

    AARNALDORB gosta desta mensagem

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Componentes Kenwood

    Mensagem por AARNALDORB Qui 27 maio 2021, 12:13

    Bom dia. Enviei um emai para você. Att. AArnaldo
    AARNALDORB
    AARNALDORB
    NOVATO
    NOVATO

    DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
    TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 20
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 70
    Cidade/Estado: : BELO HORIZONTE
    Data de inscrição : 21/01/2019

    Ir para o topo Ir para baixo

    Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída) Empty Re: Receiver Kenwood SR 4090 -CCE - (queima frequente etapa de saída)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos