Fórum Eletrônica2002 (Brasil)
Seja bem vindo ao fórum Eletrônica2002.

Para ter acesso a todo o conteúdo do fórum você precisa estar cadastrado e fazer o login!

Se não é cadastrado no fórum: aproveite e faça.

Para criar um tópico, você precisa se cadastrar e estar conectado.
Ao criar um tópico, vc deve colocar a marca/modelo/e defeito do aparelho no título do tópico. Isto é regra neste fórum!
http://eletronica2002.forumeiros.com/forum-de-reparacao-de-aparelhos-eletronicos-f1/regras-do-forum-t19731.htm

Falar com o administrador?
Mande um e-mail: valdeni@eletronica2002.com.br
.
Menu de navegação

Clique nas imagens abaixo para acessar os fóruns desejados.

Fóruns:

---------------------------

PARCEIROS

E PATROCINADORES

DO FÓRUM 2002:

================

Clique nos banners:

================

Quer ser um patrocinador do fórum?

Mande um e-mail para:

Valdeni@eletronica2002.com.br

Hoje à(s) 23:11 por marcelo25588

» tv philips 20pt 3331/78 nao oscila
Hoje à(s) 22:16 por antonio benedito de queir

Hoje à(s) 22:14 por antonio benedito de queir

Hoje à(s) 22:13 por antonio benedito de queir

» mini system FW-C555 som nas caixas sai baixinho
Hoje à(s) 21:52 por Eduardo Passos

» Amplificador Wattsom DBL6000 em curto
Hoje à(s) 21:33 por Daniel da Motta

» system philips fwm589 sem audio.
Hoje à(s) 21:31 por Eduardo Passos

» sony hcd-rg111 não liga standby piscando
Hoje à(s) 21:30 por Eduardo Passos

» TV CCE 2118USP/AV DESLIGANDO
Hoje à(s) 21:11 por Evandro Barbosa

» Tv gradiente mod:HRM-290S demora mais ou menos uns 5 minutos para funcionar
Hoje à(s) 20:58 por Carmo pardinho

» radio portatil PH229N sem som
Hoje à(s) 20:51 por adriano cesar

» tv samsung slim cl21z58mq, distorcendo linhas retas na vertical
Hoje à(s) 19:10 por edsonrocha12

» Tv CENTURY C2160 QUEIMANDO SAIDA HORIZONTAL
Hoje à(s) 17:15 por WALTER JANSEN

» SOM LG CM9750 COM VOLUME ALTO CORTA O AUDIO
Hoje à(s) 16:26 por Paranista

» tv lg 29fx5cl partde baixo uns 12 centimetro fechado
Hoje à(s) 16:22 por Paranista

» MINI SYSTEM PHILIPS FWT-9200 FUNÇÕES TRAVADAS E GAVETA DO CD NÃO ABRE- PRECISO DE AJUDA!
Hoje à(s) 10:20 por CARLOS AMARAL

» tv Samsung CL21A551ML listras na tela
Hoje à(s) 08:31 por Paranista

» modulo soundigital sd 8000 1D CI TL070 queimado.
Ontem à(s) 20:05 por brandao.rb

» tv sharp Modelo c-2188b com seguinte problema ao conectar o cabo de força gerava alta e desligava
Ontem à(s) 19:46 por WALTER JANSEN

» Capacometro Icel CD_300 queimou com capacitores carregado
Ontem à(s) 16:49 por eletrocosmos

» Placa tcon Sony klv40s410a com curto
Ontem à(s) 16:41 por eletrocosmos

» Projeto como fazer um testador de fonte tv LED, LCD e PLASMA.
Qua 12 Dez 2018, 16:40 por ananias h da silva

» TV SEMP 1454[PS] L BATE RELÉ MAS NÃO LIGA,LED ACESO
Qua 12 Dez 2018, 16:19 por Eletronaldo 2011

» tv lg 42lb5600 tela escura e com som
Qua 12 Dez 2018, 11:32 por baltazar alves da silva

» MINI SYSTEM DA LG CM-4330 ORA LIGA ORA NÃO LIGA
Qua 12 Dez 2018, 09:36 por Eduardo Passos

» ESTEIRA ERGOMÉTRICA MULTIPLA MODELO T1500 COM ERRO 2
Qua 12 Dez 2018, 08:44 por MarceloMatos

» TV Samsung UN32D4000NG sem imagem
Ter 11 Dez 2018, 11:03 por Léo1978

» Tv led philips 40PFL5605D som rouco
Ter 11 Dez 2018, 10:56 por Nill

» Roadstar 1600
Ter 11 Dez 2018, 10:50 por Nill

» tv cce hps 2007 linhas coloridas
Seg 10 Dez 2018, 18:56 por wagnernepo

Quem está conectado
270 usuários online :: 9 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 261 Visitantes :: 1 Motor de busca

adriano cesar, antonio benedito de queir, aritana, CACÁ, Chagas Moura, edson martins, marcelo25588, Quinhope, ZECO

O recorde de usuários online foi de 1034 em Sex 24 Jul 2015, 10:41

MÓDULO PYRAMID PB310GX SEM ÁUDIO

Ir em baixo

MÓDULO PYRAMID PB310GX SEM ÁUDIO

Mensagem por Gil-guerrero em Sab 06 Out 2018, 18:01

Olá colegas, esse módulo chegou hoje liga normalmente mas não sai som. 1º em um dos canis aparecia ronco como curto e ao verificar por baixo da placa encontrei uma trilha rompida, refiz a mesma e o ronco parou mas não saiu o som e eu colocar uma carga no canal 1 o D718 (C1598) esquenta demasiadamente e o mesmo acontece com o canal 2 só que nesse quem esquenta B688(A1941), no canal 1 está saindo 14v e no canal 2 está saindo 24v, será que os trans, de sa-ida estão trocados porque eles chegaram soltos dentro do módulo junto com os fets da fonte que tive que trocar também. Como é minha primeira vez co esse modelo de módulo estou pedindo humildemente o auxilio dos nobres colegas e sem querer desmerecer os demais eu chamo a atenção especial do colega Nill eletrônica que em outras oportunidades foi muito importante na resolução de defeito de módulos de potência. Dede já agradeço aos que se dispuserem.
Gil-guerrero
Técnico
Técnico

DESCRIÇÃO: : Técnico em Eletrônica
TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 09 anos
Número de Mensagens : 791
Cidade/Estado: : Gurjão-PB
Humor : Bem humorado

Re: MÓDULO PYRAMID PB310GX SEM ÁUDIO

Mensagem por Ohm em Sab 06 Out 2018, 20:22

Se tem tensão dc nos bornes de saída para os auto-falantes o modulo deveria entrar em proteção (esse circuito deve está com problemas ou desabilitado). Enfim, em sua dúvida sobre os transistores de saída trocados, o NPN (2SC5198) obrigatoriamente tem que está com o coletor no +VCC e o PNP no -VCC. Creio que essa fonte deve ser por volta dos 30v simétricos.

Na placa não tem escrito o código dos componentes? pode existir uma inversão dos transistores "pre" e "driver". Primeiramente dê atenção à troca ou inversão de todos os transistores. Outro ponto a ser observado é se a tensão de simétrica de 15V não está comprometida (normalmente é feita por resistor e diodo zener).
Ohm
Técnico
Técnico

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 15 anos
Número de Mensagens : 260
Cidade/Estado: : alfenas/mg

Mensagem por Nill em Dom 07 Out 2018, 17:48

@Gil-guerrero escreveu:Olá colegas, esse módulo chegou hoje liga normalmente mas não sai som. 1º em um dos canis aparecia ronco como curto e ao verificar por baixo da placa encontrei uma trilha rompida, refiz a mesma e o ronco parou mas não saiu o som e eu colocar uma carga no canal 1 o D718 (C1598) esquenta demasiadamente e o mesmo acontece com o canal 2 só que nesse quem esquenta B688(A1941), no canal 1 está saindo 14v e no canal 2 está saindo 24v, será que os trans, de sa-ida estão trocados porque eles chegaram soltos dentro do módulo junto com os fets da fonte que tive que trocar também. Como é minha primeira vez co esse modelo de módulo estou pedindo humildemente o auxilio dos nobres colegas e sem querer desmerecer os demais eu chamo a atenção especial do colega Nill eletrônica que em outras oportunidades foi muito importante na resolução de defeito de módulos de potência. Dede já agradeço aos que se dispuserem.

Olá Gil!! Vc pode começar seguindo às instruções no nosso amigo "Ohm" e vou acrescentar um ponto importante q é saber se está havendo às tensões internas de costume ex: +35 Vcc e -35Vcc e juntamente tensões do pré +15Vcc e -15Vcc. Se recebeu o equipamento com peças fora do lugar pode sim ocorrer problemas no momento da recolocação .. por isso deve-se analisar bem o circuito.Esse modelo é de fácil manutenção, com um pouco de calma logo encontrará o defeito.

Sua participação para o Fórum é muito importante...
seu retorno com a conclusão do defeito é de grande importância...
participe,compartilhe...finalize seu Tópico.
Nill
Moderador do fórum
Moderador do fórum

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 23 anos
Número de Mensagens : 5207
Cidade/Estado: : Promissão / SP

http://www.tecnilleletronica.com.br/

Mensagem por Gil-guerrero em Seg 08 Out 2018, 10:02

@Nill escreveu:
@Gil-guerrero escreveu:Olá colegas, esse módulo chegou hoje liga normalmente mas não sai som. 1º em um dos canis aparecia ronco como curto e ao verificar por baixo da placa encontrei uma trilha rompida, refiz a mesma e o ronco parou mas não saiu o som e eu colocar uma carga no canal 1 o D718 (C1598) esquenta demasiadamente e o mesmo acontece com o canal 2 só que nesse quem esquenta B688(A1941), no canal 1 está saindo 14v e no canal 2 está saindo 24v, será que os trans, de sa-ida estão trocados porque eles chegaram soltos dentro do módulo junto com os fets da fonte que tive que trocar também. Como é minha primeira vez co esse modelo de módulo estou pedindo humildemente o auxilio dos nobres colegas e sem querer desmerecer os demais eu chamo a atenção especial do colega Nill eletrônica que em outras oportunidades foi muito importante na resolução de defeito de módulos de potência. Dede já agradeço aos que se dispuserem.

Olá Gil!! Vc pode começar seguindo às instruções no nosso amigo "Ohm" e vou acrescentar um ponto importante q é saber se está havendo às tensões internas de costume ex: +35 Vcc e -35Vcc e juntamente tensões do pré +15Vcc e -15Vcc. Se recebeu o equipamento com peças fora do lugar pode sim ocorrer problemas no momento da recolocação .. por isso deve-se analisar bem o circuito.Esse modelo é de fácil manutenção, com um pouco de calma logo encontrará o defeito.
O amigo teria o esquema desse aparelho? realmente ele é relativamente simples mas cpmo nunca peguei um desse eu estou meio perdido pelo fato de ter vindo quase desmontado.
Gil-guerrero
Técnico
Técnico

Mensagem por Nill em Seg 08 Out 2018, 10:34

@Gil-guerrero escreveu:
@Nill escreveu:

O amigo teria o esquema desse aparelho? realmente ele é relativamente simples mas cpmo nunca peguei um desse eu estou meio perdido pelo fato de ter vindo quase desmontado.

Esquema ñ tenho e acho q seja complicado de se conseguir, mas se partir pelos princípio básico do funcionamento vai conseguir identificar facilmente as peças.
Transístores de saída PNP tensão no coletor -VCC e o NPN tensão +VCC os demais componentes poderá comparar com outros canais q devem estar certo.

Nill
Moderador do fórum
Moderador do fórum

Mensagem por Gil-guerrero em Seg 08 Out 2018, 21:00

Dei uma verificada rápida hoje e os trs estão na posição correta a tensão no coletor deles está 29v e caindo lentamente pra 26v e estabiliza mas o que mais está me intrigando é fato de está saindo tensão nos bornes de saída de áudio e mesmo assim não está entrando em proteção e as tensões de +15 e -15 também estão lá. Esqueci de citar que ele chego com o pino 8 do IC501 (2904D) desativado eu o ressoldei mas não mudou nada e uma trilha ligada ao negativo das saídas partida como se tivesse sofrido um curto. Aguardo mais dicas.
Gil-guerrero
Técnico
Técnico

Mensagem por Nill em Ter 09 Out 2018, 08:19

@Gil-guerrero escreveu:Dei uma verificada rápida hoje e os trs estão na posição correta a tensão no coletor deles está 29v e caindo lentamente pra 26v e estabiliza mas o que mais está me intrigando é fato de está saindo tensão nos bornes de saída de áudio e mesmo assim não está entrando em proteção e as tensões de +15 e -15 também estão lá. Esqueci de citar que ele chego com o pino 8 do IC501 (2904D) desativado eu o ressoldei mas não mudou nada  e uma trilha ligada ao negativo das saídas partida como se tivesse sofrido um curto. Aguardo mais dicas.

Verifique com um teste de continuidade se o negativo dos RCA estão em contato com o GND do secundário da fonte. Se houver falta de aterramento as tensões de estabilizações ficam alteradas. Essa tensão DC na saída é pq algum canal está irregular ou está havendo falta de GND do secundário da fonte.

Nill
Moderador do fórum
Moderador do fórum

Mensagem por Ohm em Ter 09 Out 2018, 08:28

Amigo, tensão dc na saída para auto falantes é causada por drive com problemas ou até mesmo saída (transistor com fuga ou em curto, falha na polarização, resistores alterados ou até mesmo trilha rompida).
Tem que ter muita atenção, pois, são detalhes que levam ao êxito da manutenção.

Em relação ao não acionamento da proteção é porque também está com falha neste estágio... é relativamente simples, é pegado uma "amostra" do sinal nos emissores de cada transistor de saída a qual se tiver nível de tensão dc é informado ao controlador pwm que desliga a fonte geral. No seu caso também faz parte do circuito de monitoramento dc um amplificador operacional na configuração de comparador, talvez esse ic esteja avariado. Ou, esse circuito tenha sido desligado na tentativa de localizar a falha no equipamento.

Compare uma canal com outro. Não descarte a conferencia dos resistores.
Ohm
Técnico
Técnico

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 15 anos
Número de Mensagens : 260
Cidade/Estado: : alfenas/mg

aparelho mexido e provavelmente modificado

Mensagem por glob em Qua 10 Out 2018, 23:07

se este aparelho já foi "mexido" por outra assistência ,pode ter alterações de componentes de outros valores não originais,isso é fácil de ver ,pois os canais são todos repetidos os componentes,será uma questão de observação visual,pra conseguir êxito, terá que ter por padrão o esquema elétrico lerr ,mesmo que seja de outro módulo . mas uma dica que posso lhe dar por experiencia,isole as etapas do circuito,no caso ,pré>> média potencia e por fim a parte final amplificadora,daí voce pode ir eliminando a parte que está com fuga para o aterramento. em relaçao de não acionar a proteção ,pode ter sido isolado o ponto de entrada do ci onde reconhece um curto.qual é o código deste ci?

glob
NOVATO
NOVATO

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 15 anos pra mais
Número de Mensagens : 13
Cidade/Estado: : curitiba

Mensagem por Elson Muller Junior em Qui 11 Out 2018, 18:43

Amigao quando o amp esta saindo corrente na saida mesmo sem os RCA, voce resolve ressoldando os diodos da fonte! Pois estao com solda fria nos terminais!
Elson Muller Junior
NOVATO
NOVATO

TEMPO DE EXPERIÊNCIA : 2 anos
Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado: : Cianorte Parana

Mensagem por Gil-guerrero em Sab 13 Out 2018, 11:46

@glob escreveu:se este aparelho já foi "mexido" por outra assistência ,pode ter alterações de componentes de outros valores não originais,isso é fácil de ver ,pois os canais são todos repetidos os componentes,será uma questão de observação visual,pra conseguir êxito, terá que ter por padrão  o esquema elétrico   lerr ,mesmo que seja de outro módulo . mas uma dica que posso lhe dar por experiencia,isole as etapas do circuito,no caso ,pré>> média potencia e por fim a parte final amplificadora,daí voce pode  ir eliminando a parte que está com fuga para o aterramento. em relaçao de não acionar a proteção ,pode ter sido isolado o ponto de entrada do ci onde reconhece um curto.qual é o código deste ci?
Olá colegas, troquei o outro par de saídas e os 3 ci's do pré e o mesmo voltou a funcionar normal porém tem um canal ainda saindo 24v que é o que está colocando o módulo em proteção. como eu falei no inicio existia um CI com um dos seus terminais dessoldados e é justamente o pino que monitora o remote IC501 (2904D) se eu o soldar o aparelho entra em proteção então eu o mantive dessoldado pra testar e foi aí que percebi que um canal agora está normal e o outro ainda está saindo tensão, esse que está bom agora depois da troca dos componentes antes estava saindo 12v. Com relação aos diodos da fonte está ok e bem soldados.
Gil-guerrero
Técnico
Técnico

Mensagem por glob em Ter 16 Out 2018, 10:08

oi Gil Guerreiro: parece que já resolveu 80% do problema , esse ci>> IC501 (2904D) parece ser um amplificador op com in e out ,tente trocá-lo ou retire e verifica a linhas que se ligam ao ci, tá chegando perto da resolução do problema. dai retorne pra gente.boa sorte

glob
NOVATO
NOVATO

Mensagem por glob em Ter 16 Out 2018, 10:12

achei esse esquema aqui de um modulo pyramide veja se ajuda em alguma coisa. não sei se posso postar link aqui ,mas caso o moderador não autorize peço desculpas. segue o link: modulo piramide

glob
NOVATO
NOVATO

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: