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Programação pic16/pic18

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Programação pic16/pic18

Mensagem por isaacantonio3 em Sab 21 Jun 2014, 16:29

Sou iniciante em microcontroladores,gostaria de saber como programar e reproduzir um som midi,wave,mp3 ou qualquer outro formato,pressionando um botão.
utilizando um pic16 ou pic18.Podendo ser em C ou Pascal.

Exemplo :

se pressionar botao 1 = reproduzir som 1
se pressionar botao 2 = reproduzir som 2
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Re: Programação pic16/pic18

Mensagem por nagkiller em Dom 29 Jun 2014, 11:51

Dê uma olhada nesses tópicos!!!

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Não entendo porque não começam com um hello word (acender led), depois ler um botão e mudar estado do led, etc...
Nesses trabalhos de escola, mal sabem inicializar um microcontrolador e já querem fazer robô que desvia de obstáculos, tocar musica, etc...

Os projetos acima estão todos em CCS C Compiler For PIC !!!
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Você pode ainda utilizar um APLUS APR9600 (ou os antigos Winbound ISD1400) que é um chip voice recorder, grave dois pequenos trechos de musica... assim você pode tocar a musica conforme o botão pressionado.

Ou simplesmente gerar seu próprio som com um buzzer mudando a frequência de chaveamento do pino utilizado em seu projeto.

Existem diversas formas de fazer isso... Mas você deve escolher a mais fácil e mais barata a nível de projeto.

O exemplo pratico com buzzer mais simples. Um botão gera frequência de 2KHz e outro 4KHz (F=1/T).

Só mudar para outro modelo de pic, alterar os fusíveis e as portas utilizadas!!!

Detalhe importante!!! Este buzzer é sem driver interno (buzzer com driver interno são aqueles que você os alimenta com 5Volts e sai som, geralmente encontrado em placa mãe, este não serve)!!!

Código:
//*****************************************************************************
// CCS C Compiler for PIC V5.025
//*****************************************************************************
#include <12F629.h>
//*****************************************************************************
#FUSES NOWDT                    //No Watch Dog Timer
#FUSES INTRC_IO                 //Internal RC Osc, no CLKOUT
#FUSES NOMCLR                   //Master Clear pin used for I/O
#FUSES NOBROWNOUT               //No brownout reset
//*****************************************************************************
#use delay(int=4000000)
//*****************************************************************************
#define BOTAO1    PIN_A0
#define BOTAO2    PIN_A1
#define SINAL     PIN_A2
//*****************************************************************************
void MUSICA1()
{
   output_toggle(SINAL);
   delay_us(250);  
}
//*****************************************************************************
void MUSICA2()
{
   output_toggle(SINAL);
   delay_us(500);
}
//*****************************************************************************
void main()
{
   output_a(0x00);
   while(TRUE)
   {
      output_low(SINAL);
      if (!input(BOTAO1))
      {
         MUSICA1();        
      }
      if (!input(BOTAO2))
      {
         MUSICA2();        
      }  
   }
}
//*****************************************************************************

Outro modelo:

Código:
//*****************************************************************************
// CCS C Compiler for PIC V5.025
//*****************************************************************************
#include <12F629.h>
//*****************************************************************************
#FUSES NOWDT                    //No Watch Dog Timer
#FUSES INTRC_IO                 //Internal RC Osc, no CLKOUT
#FUSES NOMCLR                   //Master Clear pin used for I/O
#FUSES NOBROWNOUT               //No brownout reset
//*****************************************************************************
#use delay(int=4000000)
//*****************************************************************************
#define BOTAO1    PIN_A0
#define BOTAO2    PIN_A1
#define SINAL     PIN_A2
//*****************************************************************************
long int tempo = 0;
int tempo2 = 0;
//*****************************************************************************
void MUSICA1()
{
   tempo2=0;
   do
   {
      tempo=0;
      do
      {
         output_toggle(SINAL);
         delay_us(400);
         tempo++;
      }while (tempo <=250);
      tempo=0;
      delay_ms(100);
      do
      {
         output_toggle(SINAL);
         delay_us(750);
         tempo++;
      }while (tempo <=250);
      delay_ms(100);
      tempo2++;
   }while(tempo2 <=5);
}
//*****************************************************************************
void MUSICA2()
{
   tempo=0;
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(100);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(150);
      tempo++;
   }while (tempo <=250);
   tempo=0;
   delay_ms(100);
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(400);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(200);
      tempo++;
   }while (tempo <=250);
   delay_ms(100);
   tempo=0;
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(200);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(100);
      tempo++;
   }while (tempo <=250);
   tempo=0;
   delay_ms(250);
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(300);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(200);
      tempo++;
   }while (tempo <=250);
   delay_ms(250);
   tempo=0;
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(600);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(200);
      tempo++;
   }while (tempo <=250);
   tempo=0;
   delay_ms(250);
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(450);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(100);
      tempo++;
   }while (tempo <=250);
   delay_ms(250);  
   tempo=0;
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(850);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(100);
      tempo++;
   }while (tempo <=500);
   tempo=0;
   delay_ms(250);
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(550);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(100);
      tempo++;
   }while (tempo <=1000);
   delay_ms(500);
   do
   {
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(700);
      output_toggle(SINAL);
      delay_us(100);
      tempo++;
   }while (tempo <=250);
   output_low(SINAL);
   delay_ms(1000);
  
}
//*****************************************************************************
void main()
{
   output_a(0x00);
   while(TRUE)
   {
      output_low(SINAL);
      if (!input(BOTAO1))
      {
         MUSICA1();
      }
      if (!input(BOTAO2))
      {
         MUSICA2();        
      }  
   }
}
//*****************************************************************************

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Re: Programação pic16/pic18

Mensagem por isaacantonio3 em Dom 29 Jun 2014, 22:05

e como faço pra gravar a musica junto com a programação ?
ou com que leia um cartão de memoria e reproduza os sons ?
o que teria que alterar no codigo ?
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Re: Programação pic16/pic18

Mensagem por nagkiller em Seg 30 Jun 2014, 12:08

Pra você é mais fácil usar um hardware externo para ler o cartão e a musica... Se não terá que alocar tabelas no pic... usar base de tempos etc... dê uma olhada nos links acima!!!
Exemplo de tabela: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Tem o VS10xx que é um circuito integrado decodificador de mp3... com ele será mais fácil a utilização...

Pode ainda fazer isso sem o uso do decodificador, mas terá que decodificar o mp3 diretamente, saber sobre a partição utilizada, etc... A comunicação entre o SD card e o pic é via SPI...

Alguns projetos na net (nem todos são com PIC):

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Re: Programação pic16/pic18

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